Não dá para dizer que conheceu Brasília se não visitar essa peculiar Igreja Nossa Senhora de Fátima.
Este post foi atualizado em julho/2021
Sumário
Como surgiu a Igreja Nossa Senhora de Fátima
Mais conhecida como igrejinha foi a primeira igreja de alvenaria construída em Brasília, pagamento de promessa de Dona Sarah Kubitschek, então primeira dama, em agradecimento à cura de uma de suas filhas.
A pedra fundamental foi lançada em 26/10/1957 e construída em cem dias, sendo inaugurada em 28 de junho de 1958. O seu teto no formato de um chapéu de freira, não nega ter sido projetada por Niemeyer.
Essa Igreja é pequenina, mas muito aconchegante e tanto nas suas laterais como em seu interior encontram-se os azulejos característicos de Athos Bulcão, patrimônio espalhado por vários prédios, na cidade.
Nos dias de missa são colocadas cadeiras no seu exterior para acolher os fiéis.
Perceba que a igrejinha tem a forma de chapéu de freira. Vista pelos fundos ou lateralmente fica mais fácil visualizar. E o detalhe ainda fica mais charmoso, sendo toda rodeada pelos azulejos de Athos Bulcão.
Observe o seu design em vista lateral, toda rodeada dos azulejos de Athos Bulcão.
O Púlpito da Igrejinha também recebe a decoração de Athos Bulcão, com seus típicos azulejos decorados, mantendo o mesmo motivo das paredes externas.
A arte que foi motivo de discórdia
No interior da Igrejinha, tudo muito singelo. Originalmente foram pintados Afrescos com motivos de bandeirolas e anjos de autoria do pintor italiano, Alfredo Volpi.
A pintura central era de Nossa Senhora com o menino Jesus no colo, ambos sem rosto. Esta pintura foi vandalizada e destruída.
O Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan) tentou recuperar a pintura original, mas não foi possível.
Para fazer uma nova pintura escolheu o artista piauiense Francisco Galeno que veio morar ainda criança em Brasília, residindo em Braslândia.
Em 2009 Galeno iniciou a nova pintura tomando como ponto central a preservação da ideia original de Volpi, mas fazendo sua própria versão.
Manteve a santa no centro do altar, também sem rosto. Substitiu suas mãos por uma pipa, o rosário é um carretel de linha. A coroa é decorada com flores.
Nas paredes laterais, usou a cor azul bem forte para combinar com os painéis de Bulcão, no seu exterior.
Pipas e flores foram criadas para representar a alegria das crianças que teriam avistado a Virgem Maria em Fátima, Portugal.
Conta-se que houve discordância de moradoras da região e frequentadoras da igrejinha. Uma delas cobriu a Nossa Senhora com um pano branco.
Chegaram a fazer um abaixo assinado contra o uso de bandeirolas, que na visão da fiéis remetiam ao carnaval, sendo inapropriados para uma igreja.
Galeno precisou interromper a pintura por alguns dias enquanto o Ministério Público analisava a questão. No entanto, o Ifhan considerou os painéis, obra de arte.
O presidente do Iphan, na época, Luiz Fernando de Almeida, se manifestou dizendo “é o princípio de ser uma intervenção moderna, dentro de um monumento de uma arquitetura moderna. É isso que dá sentido a Brasília. É isso que dá sentido à cultura brasileira neste local” .
E assim, Francisco Galeno continuou sua pintura mesmo que alguns continuassem a discordar do seu estilo.
Eu particularmente, acho lindo e alegre, muito coerente com o estilo moderno da arquitetura de Niemeyer.
- Onde fica: Entrequadra 307/308, na Asa Sul
- Contato: (61) 3224-4073
- Missas: terça a sexta-feira às 12h15, sábado às 17h e domingo às 8h30, 10h30 e 18h
- Entrada: gratuita, aberta diariamente para visita, exceto nos horários de missa
- Acessibilidade: Embora tenha escadas de acesso na parte da frente é possível acessar pelas laterais dos blocos residenciais 307 e 308.
Arredores da igrejinha
As quadras 107, 307, 108, 308 onde está a Igreja Nossa Senhora de Fátima, compõem a Unidade de Vizinhança Modelo, pensado por Lúcio Costa para que servissem de referência para as demais quadras.
O propósito era que as unidades fossem autônomas, com escola, comércio local básico, igreja, biblioteca, clube e unidade de saúde.
Parte dessa ideia foi mantida para as demais unidades, sobretudo o comércio. Infelizmente somente em algumas quadras foram construídas as escolas e bibliotecas. Essa Unidade Modelo foi tombada como Patrimônio do Distrito Federal, em 20/04/2009.
Observe o paisagismo de Burle Max na quadra 308, ande por aí e contemple a beleza das frondosas árvores.
Nessa quadra existem um jardim de infância, Escola Classe, projeto de Niemeyer, tombado como Patrimônio do Distrito Federal em 02/09/1988.
Está ai também a Escola Parque, projeto de José de Souza Reis, tombados como Patrimônio do Distrito Federal desde 04/08/2004, todas as três escolas, concretizavam o Plano Educacional constituído por Anísio Teixeira, integralizando o ensino.
Sugestão de restaurantes
Você precisa visitar a Pizzaria Dom Bosco, que fica na comercial da 107, Bloco C, rua bem de frente à igrejinha, a mais antiga e tradicional da cidade, praticamente com a mesma idade da capital federal.
No seu estilo próprio, serve pizza em fatias, de um único sabor – mussarela e você saboreia de pé. Atendimento rápido, barato e gostoso. Todo mundo ama!!!
Dica: peça duas fatias e coma uma sobre a outra e beba mate, é assim que o brasiliense faz.
Também aí na esquina, sim, Brasília tem esquina sim!! está o Restaurante Xique-Xique, de carne de sol, tradicional na cidade.
Outra opção tradicional da gastronomia da cidade é o restaurante bar Beirute, na comercial da 109, funcionando há 40 anos.
Eclético quanto aos frequentadores, promovendo convivência harmoniosa entre os diferentes, oferece sua própria cerveja, a Beira, e comida muito saborosa, destaque para o quibeirute e bife à parmigiana.
Visualize o Roteiro das 5 Igrejas Históricas de Brasília – roteiro no google maps.
Conclusão
A Igreja de Nossa Senhora de Fátima, na sua singeleza e ao mesmo tempo, na riqueza de arquitetura e decoração conta um pouco da história de Brasília e precisa ser visitada.
Para conhecer os detalhes de cada uma das 5 igrejas, clique no título de cada uma delas.
Catedral Metropolitana Nossa Senhora Aparecida
Santuário Dom Bosco
Paróquia Nossa Senhora do Rosário de Pompeia
Ermida Dom Bosco
Atrações da Quadra Modelo 308 de Brasília
Pequenina e bela, encanta e aguça o sentido da visão.
Pode ser acessada pelos blocos residenciais ao lado. Na frente possui escadas.
Deixe seu Comentário
O desenho de Alfredo Volpi, uma Nossa Senhora com o menino Jesus no colo, os dois sem rosto, foi destruído. O Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan) tentou recuperar a pintura original, mas disse que não foi possível. Então, escolheu o artista piauiense Francisco Galeno para fazer novos painéis.
Na nova pintura, a santa no centro do altar é Nossa Senhora de Fátima sem rosto. Ela tem uma pipa no lugar das mãos. O rosário é um carretel de linha. A coroa é decorada com flores. Nas laterais, predomina a cor azul bem forte. Pipas e flores foram criadas para representar a alegria das crianças que teriam avistado a Virgem Maria em Fátima, Portugal.
Oi Valdomiro,
Adorei essas informações!!! Não tinha conhecimento. Onde posso encontrar a fonte? Adoraria inserir esses dados no post.
Muito obrigada pela sua visita ao blog e contribuição.
Passa sempre por aqui para ver as novidades!!
Grande abraço
Sylvia Yano