Loading posts...

Quem somos

Sobre SYLVIA YANO & o Blog SENTIDOS DO VIAJAR 

Carioca de nascimento, cresci em Curitiba e depois de formada morei em Foz do Iguaçu, Marechal Cândido Rondon e Guaíra/PR. Em 1986, mudei para Brasília, onde vivo até hoje, cidade que me recebeu com carinho e que adotei como minha – costumo dizer que sair de Brasília só por uma proposta indecente – quem sabe ser nômade digital, kkkk.

Minha paixão por viajar veio da minha mãe, viúva, com cinco filhos e, mesmo com pouca grana, não deixava de tirar férias. Colocava a prole num fusquinha amarelo e pegava a estrada. Esperávamos esse momento o ano inteiro, lembro, como se fosse hoje, a excitação dos preparativos, acordar de madrugada, entulhar a bagagem no carro e partir pro mundo! Ô tempo bom!!!

Enfermeira e dentista de formação, fiz especializações na área e mestrado em Gestão Integrada em Saúde do Trabalho e Meio Ambiente. Uma workaholic curada, no final da carreira dividia 14 longas horas de trabalho (às vezes mais…) entre a odontologia e a atuação na área de segurança e saúde do trabalho. Minha trajetória profissional e o convívio de mais de 30 anos com meu ex marido, que ficou tetraplégico num acidente de carro que tivemos, me deram a oportunidade de desenvolver um olhar crítico para as questões de segurança, meio ambiente e acessibilidade, o que busco contemplar nas minhas postagens, visando a inclusão de pessoas com necessidades especiais, seja idade mais avançada, deficiência física temporária ou permanente, restrição alimentar.

Tive o privilégio de viajar muito a trabalho, tanto no Brasil como no exterior, além, é claro, das muitas viagens a lazer, mantendo a tradição da minha mãe. De nossas capitais, só falta ir à Palmas e Macapá. Conhecer a Europa era um sonho de adolescência que só se realizou aos 30 anos, mas foi em grande estilo, rsrs, comemorando meu aniversário no Trocadero, em Paris, embasbacada com o brilho da Torre Eiffel. Já visitei 43 países e estou só começando!!! Afinal, com a aposentadoria tenho todo o tempo para explorar o restante, já comecei a sonhar com uma viagem de volta ao mundo…

Depois de viajar muito e me pegar olhando uma foto sem lembrar exatamente o local ou a ocasião, decidi começar a registrar as novas aventuras, para não esquecer os lugares que tinha visitado e quando eventualmente voltasse a uma cidade, pudesse revisitar os locais favoritos. Com isso, os amigos começaram a me pedir dicas e minhas anotações despretensiosas começaram a circular. Passei a receber estímulos para fazer um blog, mas na época, trabalhava intensamente e não tinha tempo nem para pensar na ideia, continuei com os textos em word. Em outubro de 2014, com 56 anos e aposentada pude, finalmente, colocar este projeto em prática, surgindo o Sentidos do Viajar.

Na ocasião, já publicava no Facebook as aventuras gastronômicas do Chef Chico Távares, família e amigos me pediram para criar outro blog com as comidinhas. Decidi então associar viagens e gastronomia, assim, além de falar dos restaurantes e comidas saboreadas em viagens, inserimos aqui as receitas executadas em casa.

Você deve estar se perguntando, mas por que Sentidos do Viajar? Lembra-se dos cinco sentidos? Pois é, fomos agraciados por Deus com o dom da vida e com os sentidos da visão audição; tato; olfato e paladar para podermos apreciar, com profundidade, tudo o que nos rodeia, principalmente as belezas criadas por Ele. Por isso, vamos contar aqui o que vimos, ouvimos, sentimos e saboreamos. Queremos aguçar todos os seus sentidos! Em cada experiência que relatarmos no blog, destacaremos qual desses sentidos foi mais estimulado, para que você consiga viver com a gente, ainda mais, cada emoção. Usaremos uma legenda no post para facilitar a visualização da nossa experiência e possibilitar que compartilhe dela conosco.
Audiçãoazul
Olfatoverde
Paladarvermelho
Tatorosa
Visãolaranja

Nosso propósito com o Sentidos do Viajar é inspirar e empoderar você, por meio das nossas vivências e relatos, a realizar suas próprias “viagens” por lugares e sabores, descobrindo gostos e aromas, paisagens, culturas e belezas, experimentando novas emoções e curtindo as maravilhas que a vida nos oferece!!!!!

Se você, lendo os nossos posts, sentir o desejo de passar pelas mesmas experiências, motivando-se a se planejar, fazer as malas e partir, ou ir para a cozinha e se aventurar num prato para o seu amor ou amigos, o objetivo estará alcançado!!!!

Obrigada pela sua visita, sinta-se em casa, boa leitura e lembre-se de deixar seus comentários, compartilhando sua percepção e experiências! Ótimas viagens e aventuras gastronômicas!

Agora, nada mais de trabalhar 14 horas por dia, nem sábado e domingo!!! Agora é a vez da DIVERSÃO!!! Vem com a gente descobrir os sabores e a beleza de todo canto do mundo!!!!

Meu abraço carinhoso.
Sylvia Yano

Instagram: @sentidosdoviajar

Comments are closed