Mesmo quem não conhece Brasília já tem ideia dos pontos turísticos da cidade. No Eixo Monumental está a maioria deles, todos lindos e precisam mesmo ser conhecidos. Mas, à convite da Expedia Brasil vou mostrar 5 atrações fora do eixo para sua viagem a Brasília, pouco conhecidas pelos visitantes! De quebra vou dar uma dica surpreendente, para encerrar com chave de ouro!
Sumário
- Vem comigo descobrir 5 atrações fora do eixo para sua viagem a Brasília!
- 1 – Quadra Modelo na SQS 308
- 2 – Espaço Cultural Renato Russo 508 Sul
- 3 – Santuário Dom Bosco
- 4 – Memorial do Darci Ribeiro
- 5 – Praça dos Cristais
- Já vimos 5 atrações fora do eixo para sua viagem a Brasília, agora vai a super dica!
- Clube do Choro
- Minhas Impressões
Vem comigo descobrir 5 atrações fora do eixo para sua viagem a Brasília!
1 – Quadra Modelo na SQS 308
Inaugurada em 1962, tombada pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (IPHAN) desde 2009, a Quadra Modelo 308 Sul foi construída seguindo fielmente o projeto de Lúcio Costa. O Jardim de infância tem toda a fachada revestida de azulejos de Athos Bulcão e recebeu visita da Rainha Elizabete. Integrando ao projeto educacional, está a Escola Classe e Escola Parque, esta projetada por Oscar Niemeyer. Em frente ao bloco F, Burle Marx projetou um lindo jardim com espelho d’água e carpas. O climáx da quadra é a Igreja Nossa Senhora de Fátima, projeto de Niemeyer, revestimento de Athos Bulcão.
2 – Espaço Cultural Renato Russo 508 Sul
Localizado na Av W3 Sul, Quadra 508. Surgiu nos anos 70, quando artistas ocuparam um galpão vazio, antigo depósito da construção de Brasília, para ensaios e oficinas de arte. Inaugurado oficialmente em 1993, fechado por 2 vezes, recentemente por 5 anos, foi reinaugurado em junho/18. Possui ótimas e amplas instalações e 12 salas. Excelente opção cultural com mostras de arte, oficinas, cinema e teatro. Aberto das 10h às 22h, de terça a domingo. Deverá abrigar o Memorial do líder da banda do Legião Urbana.
3 – Santuário Dom Bosco
Inaugurado em 1970, o Santuário Dom Bosco é projeto de Carlos Naves. Seu imponente exterior tem 4 lados iguais e 80 colunas de concreto. No interior, vitrais como céu estrelado e lustre com 7.400 peças de vidro Murano e 435 lâmpadas, representando Jesus, a luz do mundo.
4 – Memorial do Darci Ribeiro
Disco voador ou maloca indígena é como define Lelé, responsável pelo projeto, à pedido do próprio Darci, seu amigo. Pediu também que construísse um “beijódromo”, ao ar livre, espaço para uma seresta, beijar e namorar. A ideia transformou-se em anfiteatro para 200 lugares, na encosta de uma elevação ajardinada, margeando o lago que umidifica o ar, ao fundo da sede principal. Placas metálicas móveis, regulam a luminosidade, ventilação e integra-o com exterior. Construído na Praça Maior da Universidade de Brasília (UnB), ao lado da reitoria, sedia a Fundação Darci Ribeiro, todo o seu acervo e o de sua colega antropóloga e primeira esposa, Berta Ribeiro. Tanto pela beleza e sustentabilidade do projeto arquitetônico como pela riqueza cultural das obras, vale ser visitado.
5 – Praça dos Cristais
Inaugura em 1970 e tombada pelo IPHAN em 2009, ainda hoje é desconhecida por muitos moradores. Inspirado em Cristalina, Burle Marx concebeu o projeto dessa praça, dando forma, em concreto, a 4 grupos de cristais que ornamentam espelhos d’água. A praça tem vários jardins e caminhos entre os espelhos d’água, que permitem, como quase um labirinto, andar entre as águas. Fica no Setor Militar Urbano, ladeada pela Concha Acústica, Teatro Pedro Calmon e ao Quartel General do Exército, lindas obras arquitetônicas. Um excelente local para passear, relaxando, na calma e tranquilidade sempre presentes.
Já vimos 5 atrações fora do eixo para sua viagem a Brasília, agora vai a super dica!
Encerre seu passeio pelas 5 atrações em Brasília fora do Eixo, indo até o Eixo Monumental. Mas, para conhecer um lugar pouquíssimo visitado.
Clube do Choro
O Espaço Cultural do Choro, projeto de Niemeyer, abriga o Clube do Choro e a Escola de Choro Raphael Rabello. O clima é sempre musical, alunos por toda a parte, cavaquinhos, bandolins, flautas… Você não pode passar por Brasília sem curtir esse lugar. Degustando um bom caldo ou o famoso pão de queijo, à moda do antigo Canecão, você saboreia a boa música que rola por lá. Na terça, quarta e sábado (R$ 30) e sexta (R$40), belíssimos shows. E não é só Chorinho não, tem jazz, samba jazz, blues, MPB, tocado por músicos locais e ícones da música brasileira. Aos sábados, 12h, feijoada com samba, no Café Musical. Aqui não tem errada, se você gosta de boa música, esse lugar é para você! Bilheteria: segunda a sexta 10h as 22h; sábado 19h as 21h30 ou www.bilheteriadigital.com
Se quiser conhecer um pouquinho mais dos Shows no Clube do Choro veja Brasília Samba Jazz e Leo Gandelman
Minhas Impressões
Eu amo todas essas 5 atrações fora do eixo para sua viagem a Brasília e sou loucamente apaixonada pelo Clube do Choro, volto sempre!
Gostou das dicas de uma moradora curitiboca, caidinha por Brasília? Só falta agora planejar o dia de sua viagem. A Expedia oferece muitas opções de hoteis em Brasília. Veja qual combina mais com você e venha logo visitar a capital federal!
O sentido da visão não se cansa em descobrir novos detalhes e ângulos em cada uma dessas 5 atrações fora do eixo para sua viagem a Brasília, e o sentido da audição, as belezas sonoras do Clube do Choro, tudo bem gravado na memória.
⇒Este post é um Publieditorial em parceria com a Expedia Brasil.
Deixe seu Comentário