A Paróquia Nossa Senhora do Rosário de Pompeia, mais conhecida como Igrejinha de madeira da Vila Planalto, um dos bairros mais antigos da cidade, que abrigou o acampamento dos que vieram trabalhar na construção da Capital.
Sumário
Fundação da Paróquia Nossa Senhora do Rosário de Pompeia
A capela, construída toda em madeira, foi fundada pelo frei Dominciano Marcos Lacerda de Camargo em 1959, para que os operários e engenheiros que ali residiam, pudessem praticar sua fé.
Tombada como Patrimônio Histórico, em abril de 1989 tornou-se igreja.
O incêndio destruidor
Toda em madeira, aos quarenta anos de existência foi consumida por um incêndio ocorrido em 03 de março de 2000.
Lembro daquele dia e da tristeza que reinou nos corações dos moradores da cidade, contemplando um símbolo histórico a quem todos tínhamos um grande carinho, desaparecer.
Polêmica da reconstrução
Com a destruição houve uma polêmica na cidade se deveria ser reconstruída ou não, se deveria ser mantida em madeira ou feita em alvenaria.
Mas o movimento popular atuou para a preservação da história e foi reconstruída igualzinha ao projeto original, em madeira, utilizando materiais similares ao original.
Embora li em relatos, na internet, que somente as janelas originais, em ferro, resistiram à destruição e foram usadas na sua reconstrução, comprovei, em visita ao local e conversa com o Padre Sérgio, que não é verdade, foram feitas novas janelas.
Mas, para minha alegria, soube que o sino é original, única peça da época da construçã0.
Reinauguração
A igrejinha foi reinaugurada em 16 de dezembro de 2007, conquista para todos os brasilienses, sobretudo para os candangos.
Assim, você pode conhecer uma das primeiras igrejas de Brasília, que foi sede da Catedral de Brasília até 1970, quando a atual Catedral Metropolitana foi inaugurada.
Onde fica: Rua da Igreja, na Vila Planalto, Acampamento DFL, lote 6, veja mapa aqui
Contato: (61) 3306-3666
Missas: terça-feira a sábado, às 19h; domingo às 8h, 10h, 17h e 19h.
Entrada: gratuita
Acessibilidade: possui rampa de acesso e seu interior é todo plano, a exceção o altar
Arredores da Igreja
Aproveite e passeie pelo bairro, próximo à igreja ainda residem familiares dos trabalhadores da época da construção da cidade.
A Vila Planalto foi reconhecida como Patrimônio do Distrito Federal em 1988. Ganhou este título por ser, em contraposição à planejada Brasília, um vilarejo de província. Esse mérito ocorreu 1ano após o reconhecimento de Brasília como Patrimônio da Humanidade,
Seu jeitinho simples vem se transformando numa diversificada opção gastronômica. Com quase 50 bares e restaurantes, oferece de comida caseira, regional mineira e nordestina à cozinha internacional.
Algumas sugestões de restaurantes: Figueira da Vila, Traíra sem Espinha, Casarão, Feitiço da Vila.
Da Vila Planalto uma boa opção é visitar o Palácio da Alvorada, residencia oficial da Presidência da República. De lá, passe pelo Hotel Royal Tulip Brasilia Alvorada. Lugar lindo para se hospedar, opte pelos apartamentos de frente para o Lago Paranoá.
Projeto arquitetônico de Ruy Ohtake e esculturas belíssimas de Tomie Ohtake, vale a visita. Entre, visite o hall, você vai se surpreender com a beleza.
Vá até a área da piscina, observe o Lago Paranoá. Volte à recepção e tome um cafezinho sentado nas coloridas poltronas – curta o ambiente com design arrojado e moderno.
Visualize o roteiro das 5 igrejas históricas de Brasília aqui no google maps.
Para conhecer os detalhes de cada uma das 5 igrejas, clique no título de cada uma delas.
Ermida Dom Bosco
Catedral Metropolitana Nossa Senhora Aparecida
Igreja Nossa Senhora de Fátima
Santuário Dom Bosco
A arquitetura dessa igreja, encanta por sua simplicidade e estimula a visão.
Deixe seu Comentário