Já ouviu falar em Cristalina? Sabe por que tem esse nome? Onde fica? Descubra essas respostas e o que fazer em Cristalina, cidade de muitos tesouros!
Sumário
- As riquezas da cidade
- Onde Fica Cristalina e como chegar
- Como se locomover pela cidade
- Como Cristalina Surgiu
- Onde se hospedar
- O que fazer em Cristalina
- Prefeitura
- Igreja Matriz de São Sebastião
- Rua das lojas de Cristais
- O colecionador que além de cristais, tem outra riqueza!!!!
- Mercado do Cristal – fundamental atividade como parte das atividades de o que fazer em Cristalina
- Cachoeiras
- Fazenda Sucupira, também chamada de Fazenda Chapéu do Sol
- Onde Comer
- Minhas Impressões
- Agradecimentos
As riquezas da cidade
Pouco divulgada como atração turística, possui belezas naturais, aventuras e riquezas históricas impressionantes, além de ser a maior jazida de cristais do planeta.
Integra o Cerrado brasileiro e, além de ter, ainda hoje, cristais brotando do chão, gerando atividade garimpeira, lapidação da pedra e artesanato, é também a maior área irrigada da América Latina.
Quando cheguei em Brasília, há 30 anos, ouvia-se da migração de agricultores sulistas para plantar soja em Cristalina.
Destacou-se nesse plantio expandindo para outros cultivos como milho, feijão, algodão, café, batata, alho nobre, cebola, cenoura, beterraba, trigo, aveia, sorgo, eucalipto, leite, principal atividade econômica da cidade, atualmente.
Garanto que tem muito o que fazer em Cristalina. Veja tudinho aqui!!!
Onde Fica Cristalina e como chegar
Uma cidade pequena, com menos de 55 mil habitantes, localizada no leste de Goiás. Integra o Entorno de Brasília, distando 135 km da capital federal e 281 km de Goiânia.
Chegando à cidade de carro
BR 040 – Liga Brasília ao Rio de Janeiro e Belo Horizonte, passando por Cristalina;
BR 050 – Liga Cristalina a Catalão, Triângulo Mineiro, São Paulo e Região Sul do Brasil;
GO 436 – Liga Cristalina ao Distrito Federal passando pela Região do PADF, Planaltina/DF e Unaí/MG;
BR 251 – Corta Cristalina, ligando Brasília a Unaí e a GO
BR 457 – Liga Cristalina a Goiânia e Anápolis;
Dica SDV: Uma opção é programar uma parada de dois dias em Cristalina, quando fizer uma viagem para uma cidade mais distante, como Rio, BH, SP. Mas, você vai ver que vale a pena programar uma viagem para lá mesmo e curtir tudo o que a cidade tem para oferecer.
Chegar à cidade de ônibus é muito fácil. Existem várias empresas com linhas até Cristalina, a partir de Brasília, Goiânia e arredores, basta consultar nas rodoviárias.
Como se locomover pela cidade
A cidade não possui serviço de transporte coletivo. A melhor maneira é ir à cidade com carro próprio ou carro alugado, pois terá mais flexibilidade e indepedência para visitar as atrações.
Lembro que os principais pontos turísticos estão distantes, pelo menos 15 km do centro da cidade.
Outra forma de locomoção é taxi, mototaxi como o Mototaxi União e similares. Para grupos maiores, pode alugar uma Van. Recomendo o Sr. José Ailton (Zé) que nos transportou. O contato dele é (61) 99682-5947.
Como Cristalina Surgiu
Os bandeirantes, em expedições pela capitania de Goiás, lá pelo no século XVIII, chegaram a uma serra onde encontraram espalhadas pelo chão, grandes pedras de várias tonalidades. Como estavam em busca de ouro ou prata, não se importaram com os cristais, a não ser para nomear o local de Serra dos Cristais.
Muitos anos, depois – 1879, os franceses Etienne Lepesqueur e Léon Laboissière exploradores de ouro, moradores da cidade, hoje chamada de Paracatu, impressionados com a quantidade de cristais que brotavam do chão, mandaram amostras para França. Pelo nível de pureza do mineral fizeram sucesso, venderam tudinho!
Mudaram-se para a Serra dos Cristais dando-lhe o nome de São Sebastião da Serra dos Cristais. Iniciaram o garimpo, atraindo muitos outros garimpeiros. O mineral era levado até Paracatu e de lá ao Porto do Rio de Janeiro, seguindo à Europa para uso como lentes de equipamentos óticos e satélites.
O município de São Sebastião dos Cristais foi fundado, oficialmente, em 16 de julho de 1917, acabou de completar 101 anos. Em 31 de março de 1918 teve o nome mudado para Cristalina.
Fonte: Wikipedia e relatos de moradores
Onde se hospedar
Como a cidade recebe, especialmente durante a semana, muitos visitantes para atividades de negócios agrícolas, além dos turistas e místicos que vão motivados pelos cristais e cachoeiras, possui boa rede hoteleira. Cito aqui os 2 hoteis que conhecemos.
Ity Hotel, aberto em julho de 2017, apartamentos com decoração clean e confortável. Veja detalhes no post Onde se hospedar em Cristalina
Cristal Park Hotel, excelente localização, fica em frente à Prefeitura, no centro da cidade, embora bem mais simples e carecendo um pouquinho de manutenção.
O que fazer em Cristalina
Prefeitura
O prédio foi reformado, mantendo o interior original e aumentando no exterior. A arquitetura é moderna e bem interessante. Recebe o nome de Palácio Etienne Lepesqueur em homenagem ao pioneiro da cidade.
Ao lado da Prefeitura estão duas estátuas em bronze, a primeira, um busto do José Adamian, ex-prefeito da cidade, que dá nome à praça. Seu sobrinho, filho de Cristalina, o ator Stepan Nercessian voltou à sua cidade natal, para a inauguração do monumento.
A segunda estátua, do ex prefeito Augusto Peixoto dos Santos, em tamanho natural, retrata um hábito do personagem, que diariamente ia à praça, sentava no mesmo banco e lia o jornal. Esse monumento foi inaugurado em comemoração ao Centenário da cidade, 17/07/2016.
Preciso ainda destacar que no dia de nossa visita, próximo à Prefeitura, uma árvore chamava a atenção. Carregada de flores que, ao vento, caiam como flocos de neve, sob um calor de mais de 28 graus.
Igreja Matriz de São Sebastião
Em homenagem à cidade São Sebastião dos Cristais, foi construida em 1948, recebendo o mesmo nome. Transformou-se em Paróquia em 1956.
Está localizada no bairo de Cristalina Velha, hoje centro da cidade, na Rua 7 de setembro, nº 52. É patrimônio histórico do município e um de seus importantes símbolos.
Infelizmente estava fechada e só visitamos por fora. Dizem moradores da cidade que o Cruzeiro de madeira que está a seu lado esquerdo data de antes da construção da igreja.
Rua das lojas de Cristais
Várias lojas de cristais estão sediadas na rua Padre José Borsato, antiga rua da saudade. Lá você encontra muito artesanato de pedra e também utensílios para o lar.
O colecionador que além de cristais, tem outra riqueza!!!!
Visitando as lojas de cristais, na rua Padre José Borsato, achamos muito mais que produtos em cristais e outras pedras!
Conhecemos o Sr Osail Gusmão, proprietário da loja Lapidação Itamaraty. Simpático e bom de prosa, mostrou sua coleção das revistas do Globo Rural. Ele tem desde o primeiro número!!! E está a venda!!! Olha só o que se acha, andando e conversando com as pessoas pelo caminho.
Dica ADV: Colecionadores, quem sabe tenham aí uma relíquia heimmmm!
Mercado do Cristal – fundamental atividade como parte das atividades de o que fazer em Cristalina
Inaugurado em 13 de dezembro de 2013 foi construído numa parceria público privada. A Prefeitura cedeu terreno de 1.745m². O BNDES e o Instituto Meio contribuíram na construção. Também o Instituto Camargo Corrêa. Este em contrapartida social pela construção da barragem da Usina Hidrelétrica Batalha, da Eletrobrás Furnas. Fica entre os municípios de Cristalina e Paracatu (MG).
O espaço tem 7 lojas, uma delas de lapidação de cristais. Algumas que vendem pedras naturais, lapidadas, produtos com pedra e 2 joalherias. Possui sala multiuso e lanchonete. Cedia também, a Associação dos Artesãos de Cristalina.
Destaco a loja Neusa Biacchi Jóias Contemporâneas, com design próprio e super estiloso. Colares, brincos, pulseiras, tudo num estilo bem requintado e de muito bom gosto. Não resisti e claro, comprei 2 brincos, adorei e tenho usado muiiiito! Veja os colares que Neusa e eu estamos usando, lindos!
Associação dos Artesãos de Cristalina (AAC) – com cerca de 80 artesãos mineiros, afiliados, objetiva apoiar e promover a comercialização do artesanato da cidade. Com loja própria, logo na entrada do Mercado do Cristal, expõe do cristal bruto ao beneficiado, em objetos do uso diário e decoração, dos diveros artesãos locais.
Cachoeiras
A cidade possui 3 importantes cachoeiras. Infelizmente não conheci a Cachoeira do Arrojado e Cachoeira dos Borelas, mas o Balneário das Lajes já deu uma excelente mostra da beleza natural da região. Veja como chegar e o que fazer no Balneário das Lajes neste post.
Deixe para visitar o Balneário das Lajes no segundo dia e reserve pelo menos 4 horas. O lugar é grande, possui restaurante e, além da cachoeira, tem corredeiras e quedas d’água, ótimas para massagear o corpo.
Fazenda Sucupira, também chamada de Fazenda Chapéu do Sol
Essa fazenda particular abriga duas lindas atrações, o garimpo de cristais e a pedra do Chapéu do Sol. Esta última, um desafio aos ensinamentos de Einstein e Newton. Veja nos posts Pedra do Sol – desafio da natureza, em Cristalina – Goiás e Garimpo de Cristais, em Cristalina, como conhecer essas duas imperdíveis curiosidades.
Onde Comer
Ity Restaurante, aberto para almoço, com serviço de self service, happy hour de 18 às 20h e jantar a la carte. Segunda à sexta: 18h às 22h30, sábado e domingo até as 23h30.
Um enorme prédio, recem inaugurado, ao lado do Ity Hotel, com espaços na varanda, interno e para festas. Decoração bem agradável e petiscos muito saborosos e bem sevidos. Destaco o Mix de Pasteis, saborosos e bem sequinhos; picanha ABC e frango a passarinho.
Restaurante Kilão Localizado em frente à praça da Prefeitura. Serve bufê bem variado. Comida saborosa e com carnes tipo churrasco, também a quilo, bem temperadas e macias. Muito bom atendimento e cerveja super gelada!!! Bem familiar e confortável.
Minhas Impressões
Você viu quantas opções de o que fazer em Cristalina!!! A cidade é muito conhecida pelos cristais, que realmente são lindos, e tem muito mais a visitar. Fique esperto, em breve haverá ainda mais atrações.
Essa adorável experiênica que relatei aqui foi fruto do I Encontro de Blogueiros Vem Pro Cerrado (VPC) em Cristalina, realizado dias 7 e 8/10/17, relatado pela Cris do Viajante Comum.
O evento foi todo organizado pelo casal Luciano e Marinez do blog Viagem Sem Frescura. Foram apoiados pelo ex secretário de turismo da cidade, Caio Fleury, que nos acompanhou em vários momentos da visita.
Fomos muito bem acolhidos na cidade e tivemos parceiros que tornaram a viagem ainda mais gostosa e agradável, a quem muito agradecemos:
Agradecimentos
- Prefeitura de Cristalina, à Câmara Municipal de Cristalina e à Secretaria de Turismo de Cristalina, por apoiarem o 1º Encontro do Vem Pro Cerrado (VPC).
- Sara Biacchi, Secretária de Turismo de Cristalina, pelo apoio ao Encontro, por nos acompanhar em quase todas as visitas, por sua simpatia. Empolgada, está cheia de planos para promover a cidade. Tivemos a honra de receber de suas mãos, um presente símbolo da cidade.
- Balneário das Lajes por receber o grupo VPC e permitir conhecermos tamanha beleza natural.
- Ao Sr. Eduardo Fernandes, proprietário da Fazenda Sucupira, mais conhecida como Chapéu do Sol, por nos mostrar as belezas de suas terras, garimpo e sonhos.
- Jeep Club Cristalina pela grande aventura do passeio de jeep na trilha e rio do Balneário das Lajes.
- Ity Hotel e Cristal Park Hotel por hospedar os blogueiros participantes.
- Aos amigos Marinês e Luciano, blog Viagem sem Frescura, e Caio Fleury, ex Secretario de Turismo de Cristalina, organizadores do I Encontro de Blogueiros do Vem Pro Cerrado em Cristalina.
Conheça o projeto Vem pro Cerrado, clique aqui! O Sentidos do Viajar é membro fundador.
Todas essas belezas típicas de Cristalina estimularam, em todo o tempo que estivemos na cidade, nosso sentido da visão!!! Deliciosamente lindo!
Talvez você também goste de:
Balneário Praia das Lajes, Cristalina/GO
Pedra Chapéu do Sol
Onde se hospedar em Cristalina – Ity Hotel
Garimpo de Cristais, em mina de Cristalina, Goiás
Deixe seu Comentário