Neste post com a receita de Sushi você não só vai aprender como preparar sushis, mas vai fazer um curso de japonês, kkkk. São muitos termos novos, garanto que vai saborear um delicia de prato, já quanto às palavras, se não se lembrar tudo bem, rsrs.
Porção: 50 peças de sushi
Sumário
Ingredientes para a receita de Sushi
Para o Shari (arroz)
- 500 gramas de arroz japonês (kome)
- 950 ml de água
- 50 ml de sake
- 10 cm de alga kombu (opcional)
Para o Sushi-zu (tempero)
- 3 colheres (sopa) de açúcar refinado
- 70 ml de vinagre de arroz
- 1 colher (sobremesa) de sal
- 1 colher (sobremesa) de aji-no-moto (glutamato monossódico)
- 1 colher (sobremesa) de gengibre ralado (opcional)
Para a composição do sushi
- 5 folhas de alga (Nori)
- 1 cenoura média cortada em tiras
- 1 pepino japonês cortado em tiras e sem semente
- 1 manga (Palmer ou Tomy) cortada em tiras
- 30 gramas de gergelim preto torrado
Forma de preparo do Shari (arroz)
Bem levemente e com cuidado para não quebrar os grãos, em uma tigela, lave e escorra o arroz até que a água fique bem limpa e deixe descansar por aproximadamente 10 minutos.
Em uma panela, coloque o arroz, o sake, a tira de kombu, a água e tampe. Cozinhe em fogo alto até levantar fervura. Iniciando a fervura, baixe o fogo e conte 12 minutos. Após esse tempo, retire a panela do fogo, e ainda tampada, deixe descansar por cerca de 10 minutos.
Forma de preparo do Sushi-zu (tempero):
Em outra panela, misture os ingredientes para o tempero, e cozinhe em fogo baixo até ferver.
Forma de preparo do Gohan
Em um recipiente grande e não metálico, você pode utilizar uma vasilha de plástico ou madeira, espalhe o Shari (arroz) cozido.
Sobre o Shari, espalhe o Sushi-zu, ambos ainda quentes e com uma shamoji (espátula de madeira), vá fazendo sulcos no Shari, cuidando para não quebrar os grãos. Durante esse processo, vá abanando o Shari para inibir a continuidade do cozimento e retirar o excesso de líquido.
Cubra a vasilha com um pano úmido e…. pronto. Agora seu Shari recebe o nome de Gohan e está pronto para fazer o sushi.
Preparando a receita de Sushi
HOSO MAKI
Corte a Nori (alga) ao meio e com a parte brilhante para baixo, coloque sobre uma Sudare (esteira de bambu).
Faça um bolinho de gohan mais ou menos 60 gramas, coloque sobre a nori e espalhe uniformemente sobre toda a sua extensão, deixando cerca de 2 centímetros na parte de cima livre.
Coloque o recheio desejado no centro e sobre o gohan e comece a enrolar levantando a borda do sudare pelo lado mais próximo de você. Pressione o recheio com os dedos e vá enrolando até o final.
Corte a peça em duas partes iguais, coloque uma ao lado da outra e repita o processo. Você terá 8 peças ao final da operação.
URA MAKI
Corte a Nori ao meio e com a parte brilhante para baixo, coloque sobre uma Sudare (esteira de bambu).
Faça um bolinho de gohan mais ou menos 90 gramas, coloque sobre a nori e espalhe uniformemente sobre toda a extensão da alga. Jogue sobre o gohan o gergelim, vire a nori com o gohan para baixo, mantendo sobre o sudare. Não se preocupe, não vai cair.
Coloque o recheio desejado no centro e sobre o gohan e comece a enrolar levantando a borda do sudare pelo lado mais próximo de você. Pressione o recheio com os dedos e vá enrolando até o final.
Corte a peça em duas partes iguais, coloque uma ao lado da outra e repita o processo. Você terá 8 peças ao final da operação.
Dicas SDV:
- Tenha sempre ao lado um pano umedecido para limpar a faca sempre que precisar cortar.
- Mantenha as pontas dos dedos molhadas para facilitar no manuseio do shari.
- Envolva a Sudare com filme pvc para que o arroz não grude na esteira.
Sugestões de recheio:
Você pode usar como recheio o Kani, creme cheese, salmão, etc.
Harmonizando com a receita de Sushi
Optamos pelo vinho tinto Quinta Vale Veados – Touriga Nacional e Syrah – 2015 da vinícola Rui Reguinga – Portugal, mas você pode Harmonizar o sushi com vinho branco de pouca acidez que vai muito bem ou, claro, com um bom saquê.
Bom apetite!!!!
Posso garantir, que embora seja uma receita que dá bastante trabalho, o resultado é ótimo. O prato fica muito colorido e saboroso, além de ser saudável. O tempo gasto chega perto de 3 horas.
Degustar sushi é uma delicia e o sentido do paladar agradece.
Diga aí embaixo, nos comentários, se você gosta de sushi e se vai se aventurar a preparar, vamos adorar saber um pouco de você.
Deixe seu Comentário
Sra Siilvia Yano
A receita está correta mas acho que a quantidade de água no arroz se for a quantidade mencionada o arroz ficará uma papa. e do resto tudo bem.
Pratica vai fazer melhorar no seu preparo de sushi
Abraços
Takuo Okada
Olá Takuo, muito obrigada por sua visita ao nosso blog e pelo seu comentário.
Seguimos a receita do arroz aprendida com o Chef Ronaldo Catão e usamos exatamente a quantidade de água e sakê que ele recomenda. Para nós funcionou bem, o arroz não ficou empapado não.
Mas, sim, essa foi nossa primeira vez fazendo sushi e temos que praticar muito mais! Que ótimo pois assim teremos que comer também e eu adoro!!!
Venha sempre nos visitar aqui no blog e dê suas opiniões e sugestões, assim a gente vai trocando experiências.
Grande abraço
Sylvia Yano