Você já deve ter ouvido falar da beleza natural da Chapada dos Veadeiros não é? Mata do Cerrado, rios, árvores centenárias, os lindos morros, ou melhor, as chapadas que dão o nome à região. Pode imaginar o que é ver tudo isso lá do alto? Foi essa a experiência que tivemos no voo de balão na Chapada dos Veadeiros.
Vou contar para você tudinho com detalhes, mostrar fotos e um filme para que você possa se inspirar e fazer o seu voo!!! Aposto que vai amar!!!!
Você sabia que balão de ar quente é o mais velho veículo aéreo da história da humanidade? Acho que já aprenderam bastante para que possamos curtir essa aventura em segurança, não é?!
Sumário
- A inspiração para o voo de balão na Chapada dos Veadeiros
- Empecilhos não nos fez desistir, só adiar o sonho…
- Como realizar o sonho, garantindo a segurança
- E, finalmente o voo de balão na Chapada dos Veadeiros!!!
- Primeira parte do voo – preparo do balão
- Segunda parte do voo – decolagem e voo propriamente dito
- Terceira parte do voo – aterrisagem e comemoração!
- Serviço
- Minhas Impressões do voo de balão na Chapada dos Veadeiros
A inspiração para o voo de balão na Chapada dos Veadeiros
Você sabe por que eu escrevo esses posts aqui no Blog, no Facebook e Instagram? A resposta está bem aqui, no post Quem Somos. Mas vou lhe adiantar um bocadinho – para inspirar você a viajar pelo mundo e pela gastronomia!!!
Pois é, eu também sou inspirada por pessoas ao meu redor – a vida é bem assim!!! E foi assim que tudo começou. Era uma vez….rsrs
Lá no post da Cachoeira Santa Bárbara, em Cavalcante, falo um pouco sobre o motivo da viagem que fizemos em agosto/17. Fomos fazer o ensaio fotográfico de gestante da minha filha Rebeca, nessa belíssima cachoeira. Por sinal ficou um espetáculo.
Claro que ficou, não tínhamos a menor dúvida, pois a fotógrafa era a super talentosa e nossa amada Lorena Monjardim, que tem registrado momentos importantes da nossa família. Exatamente ela que durante nossa ida até Cavalcante, obviamente falando sobre experiências de viagens, me contou sobre o voo de balão na Chapada dos Veadeiros – eu nunca tinha ouvido falar…
Fiquei super interessada e decidi realizar esse voo. Veja como o universo, para mim Deus, conspira em direção de nossos sonhos, sabe o que aconteceu? Poucos dias depois a minha amiga Cris do blog Viajante Comum, me convidou para fazermos esse voo de balão na Chapada dos Veadeiros! Precisava de mais inspiração?! NÃO!
Empecilhos não nos fez desistir, só adiar o sonho…
Começamos a planejar imediatamente!!! E o sonho foi realizado no sábado 17/02/18!!
Só não foi antes, porque na data que havíamos agendado, a Chapada dos Veadeiros estava pegando fogo, que tristeza! Mas a natureza é inacreditavelmente viva e reparadora.
Em outubro/17 mais de 26% da Chapada dos Veadeiros foi destruída pelo incêndio que suspeita-se ter sido criminoso, terrível não é. Mas, poucos meses depois, tudo está verdinho de novo!!! Que milagre da natureza!!! Você vai ver pelas fotos e filme que fizemos.
Como realizar o sonho, garantindo a segurança
Claro que é uma delícia voar de balão, isso acho que a maioria não deve ter dúvida! Mas, principalmente depois do meu voo, ouvi de muitas pessoas que gostariam de voar, mas que tinham medo. Super legítimo!!!
Todo o esporte tem seu risco intrínseco. Como profissional da área de Seguranca que sou, sei também que o perigo existe em praticamente todas as atividades, aliás, basta estar vivo para um acidente acontecer. O que é preciso então – prevenir o risco!!! Como? Segundo todas as medidas de segurança!!!
Qualquer esporte que formos fazer: tirolesa, parapente, balão, rapel, esqui, e os ainda sonhados paraquedas e asa delta (tá chegando a oportunidade), é preciso buscar empresa de referência!
Procure saber que empresas realizam a atividade. Quem são as pessoas envolvidas, quanto tempo estão atuando naquele atividade. Pesquise na internet sobre a empresa, se teve acidentes, quantos voos já fez, qual o tipo de treinamento e periodicidade, se está habilitado para a atividade… Assim você garante que fez uma boa escolha e gerenciou os riscos.
Quando a atividade exige uso de equipamento pessoal, tirolesa, parapente, etc., costumo pedir que faça um duplo check de todas as partes para ter certeza que está tudo correto.
A empresa Outdoor Ballooning Brasil. faz voos de balão de ar quente na região centro-oeste do Brasil, principalmente na Chapada. Fomos então conhecer como tudo funcionava.
- Filipe Tostes, o proprietário, tem uma longa história na prática do balonismo. Sua experiência é a chancela de um voo seguro. Tostes e sua esposa Fernanda viajam o mundo, participando de competições de balonismo. Ele já voou em 19 países e sabe o número de nosso voo, só na Chapada dos Veadeiros – 476º!!!
- Mais um detalhe, o casal já levou o filho de 9 meses para voar na Chapada. Quem levaria o filho para uma atividade se não tivesse 100% de segurança, kkk.
E, finalmente o voo de balão na Chapada dos Veadeiros!!!
A princípio o voo estava agendado para ser feito pela manhã. Mas dependendo do vento, por questão de segurança, pode ser reagendado. A manhã do dia D, rsrs, estava mesmo com muito vento!
Pontualmente, as 17h estávamos todos reunidos no ponto de encontro. Deixamos nosso carro na praça, em frente ao banco Itau, e fomos transportados até o local da decolagem pelo carro da empresa de balonismo. Eles seguem com um camionete que carrega o balão, o time de ajudantes e parte dos passageiros e outro carro que leva os demais passageiros.
Depois de uns 15 minutos chegamos ao ponto de decolagem, próximo à cachoeira dos Cristais. Aprendemos que o ponto de decolagem e de aterrisagem são decididos praticamente na hora, pois tudo depende das condições de vento, para que a segurança seja garantida.
Primeira parte do voo – preparo do balão
Essa é uma hora de encantamento e observação. A equipe retira da camionete o longo balão, estendo-o esticado no chão.
A cesta onde ficam os passageiros, acoplada ao balão, fica deitada, com o lado encostado no chão. Iniciam a insuflação de ar quente e gás propano para que o balão ainda deitado vá se enchendo. Como num lindo balé, o enorme balão vai tomando forma e se elevando do chão.
Quando está quase todo ereto, recebemos o comando de, aos poucos, entrarmos no balão. Somos instruídos pelo capitão (será que é assim que se chama, rsrs) sobre os quesitos de segurança, orientando a posição para decolagem e aterrisagem.
A aventura começa…
Segunda parte do voo – decolagem e voo propriamente dito
Aos poucos e muito suavemente, o balão vai subindo. Inacreditável estar tão livre, sentir-se livre e ver o chão ficando distante. As pessoas vão diminuindo de tamanho e você vai se dando conta que está voando!!!
Daí em diante é só contemplação. Silêncio gostoso, interrompido eventualmente pelas rajadas de fogo, alimentando o ar quente do balão.
Você quer olhar, e pode, em 360 graus, visão panorâmica, não quer perder nadinha!!! Seus olhos “engolem” a beleza de cada pedacinho da paisagem. Lindo demais!!! De repente, você vê a sombra do balão refletida lá na montanha…
Pode ver o longo e sinuoso caminho dos rios, a vegetação, as formações rochosas – as chapadas. Inúmeros tons de verde.
E, para coroar o passeio, lá vem ele, o pôr-do-sol, mais lindo do que nunca, visto do alto!!!
Vocês não podem imaginar quantas fotos eu tirei, kkkk, perdi a noção, fui só emoção!!!
Terceira parte do voo – aterrisagem e comemoração!
Quase 1 hora voando, não pude acreditar, passou tão rápido! Hora de começar a descida. Também muito suavemente a descida acontece. Você só percebe porque as coisas lá no chão vão ficando mais nítidas e maiores, rsrs.
Ainda se quer aproveitar de toda a paisagem, do brilho do sol esmaecendo, do formato das árvores. Quando mais perto do solo, fomos alertados pelo Filipe que prestássemos atenção porque poderíamos ver algum animal. E qual não foi a surpresa? Veados saltitantes corriam lá embaixo!
Aos pouquinhos chegamos mais e mais perto das árvores e logo estávamos tocando o chão. Os eficientes membros da equipe de Filipe, sempre conectados e em comunicação durante o voo, já estavam no local para ajudar a receber o balão, fecha-lo e coloca-lo dentro do caminhonete.
Enquanto eles trabalhavam, nós fomos surpreendidos com uma mesa posta, com castanhas, frutas secas e espumante – tudo pronto para um brinde de comemoração por mais um voo realizado!!!
Esse brinde comemora os irmãos Joseph-Ralf e Jacques-Étienne Montgolfier que conceberam o balão de ar quente. Também relembra o primeiro voo tendo como tripulantes humanos, realizado dia 21 de Novembro de 1783, em Paris.
Você sabia? Os primeiros pilotos do balão de ar quente foram prisioneiros franceses. O Rei Luis XVI decretou que para o primeiro voo de balão, os pilotos deveriam ser criminosos franceses, condenados. Assim, Jean-François Pilâtre de Rozier e François Laurent d’Arlandes se candidataram, voaram no balão dos Montgolfier e entraram para a história!!! Fonte: Wikipédia.
Serviço
- Quem faz o voo de balão na Chapada dos Veadeiros – A empresa Outdoor Ballooning Brasil, na Chapada usa o nome Balonismo na Chapada.
- Quando ocorrem os voos – Janeiro a início de Julho e de Outubro a Dezembro. Pelas condições climáticas da região o Balonismo na Chapada não acontece nos meses de Agosto e Setembro.
- Agendamento do voo – é feito com a super simpática Fernanda, esposa do Felipe. O contato pode ser feito pelo WhatsApp (62) 98243-5143 ou pelo e-mail balonismonachapada@gmail.com
- Horários – geralmente Filipe realiza 2 voos nos sábados e domingos, um pela manhã e outro no fim da tarde, desde que tenham passageiros para os 2 voos. O objetivo é sempre ver o nascer ou o por-do-sol. Pode imaginar – beleza garantida!!! Mas tem uma questão de segurança também, na primeira e na última hora de sol do dia, evita-se as correntes ascendentes de ar quente que podem ser um risco para o voo. Veja o post Voo de Parapente que explico um pouco mais sobre isso.
- Ponto de encontro – em frente ao Banco Itaú, na cidade de Alto Paraíso. E seja pontual, pois para garantir que o voo pegue o nascer ou por-do-sol, precisa decolar no horário!
- Valor – para o voo de 8 pessoas, quando fomos o valor era de R$590,00 por pessoa, crianças de 06 a 11 anos R$300,00. É possível fazer voos privativos de 2 pessoas (R$900 por pessoa).
- Roupa apropriada – recomenda-se que seja usado calça comprida, camiseta, tênis e boné/chapéu. Recomenda-se também o uso de blusa de frio, especialmente nos voos da manhã, onde a temperatura costuma ser mais baixa.
- Duração – 1 hora de voo, mas reserve 3 horas para toda a atividade (deslocamentos de ida e volta, preparo do balão, comemoração).
- Siga-os no Instagram – @balonismonachapada
Minhas Impressões do voo de balão na Chapada dos Veadeiros
Nosso voo de balão na Chapada dos Veadeiros foi impressionantemente lindo!!! Amei demais a experiência. Nem por um momento senti qualquer insegurança ou medo.
Deslizar pelo céu, numa tranquilidade infinita, observar a grandiosidade e beleza da Chapada, o milagre divino do pôr-do-sol, só me fez agradecer ainda mais ao grande criador por mais esta imensa oportunidade.
Agradecemos à gentilíssima Fernanda por nos atender com tanta gentileza, ao Filipe pelo seu profissionalismo. A ambos, agradecemos por acreditarem no nosso projeto, permitindo que vivenciássemos essa experiência, podendo compartilhar aqui no blog e nas nossas redes sociais a emoção de VOAR DE BALÃO NA CHAPADA!!!
Veja esse filme do nosso voo de balão na Chapada dos Veadeiros! Preparamos para você, especialmente para que conheça e sinta a beleza e tranquilidade. Queremos inspirar você a vivenciar essa experiência!
Vai lá e Faz (VLF)!
Voo de balão na Chapada dos Veadeiros, como não se encantar?! O colorido do balão, o amarelo das chamas, os vários tons de verde da vegetação, o dourado do pôr-do-sol, as formas inusitadas da Chapada, tudo estimulou nosso sentido da visão. Que bom poder reviver essa emoção, nas lembranças que vêm à nossa mente…
Pode lhe interessar também
Deixe seu Comentário