Uma das ótimas surpresas de nossa viagem ao Panamá, em março de 2018, foi conhecer a Isla Iguana. Mesmo ficando do lado do Oceano Pacífico, suas águas são super translúcidas e de um verde caribenho.
Sumário
- Onde Fica e como Chegar na Isla Iguana
- Saída para a Isla Iguana
- Como fazer a travessia até a Isla Iguana
- Independente, por sua própria conta
- Contratando Agência de Turismo
- O que ver e fazer na Isla Iguana
- Snorkel
- Caminhadas
- Observar as aves migratórias
- Visita ao Museu – Centro de Visitantes
- Memórias da II Guerra Mundial
- El Faro
- Playa El Sendero
- As iguanas
- Minhas impressões
Onde Fica e como Chegar na Isla Iguana
A Isla Iguana fica no Golfo do Panamá, próximo na Província de Los Santos, cidade de Pedasi. A melhor maneira para visitar esta paradisíaca ilha é ir da Cidade do Panamá à Pedasi. Nós alugamos carro ainda no Brasil, pegamos na cidade do Panamá, próximo ao hotel onde nos hospedamos. A viagem de carro são 333km, cerca de 4h30.
Caso você não vá alugar carro, existem empresas de turismo que fazem transfer privado da cidade do Panamá até Pedasi. Super recomendo contato com Roque Freitas, brasileiro, da empresa Guia Panamá @guiapanama +507 6612 7355.
A Venao Tours, @VenaoTourspa, +507 6274 3222, faz Panamá a Pedasi nas terças, quintas e sextas-feiras, cobrando $35 dol. Nos demais dias faz o trajeto Pedasi a Panamá. Aos sábados é preciso ter pelo menos 5 passageiros.
Saída para a Isla Iguana
Na cidade de Pedasi, a saída para a Isla Iguana é na Playa El Arenal. Da rua principal da cidade vá em direção como se fosse voltar à cidade do Panamá. A rua de acesso à praia El Arenal fica próxima ao Banco Nacional, ao lado do Hotel Lajagua. Mas o melhor mesmo é perguntar por ali. A sinalização não é muito boa.
Na Playa El Arenal já vai ver movimentação de carros chegando e saindo e barcos que levam os visitantes até a Isla Iguana.
Bem aí onde os barcos saem tem um bar chamado El Bajadero, simples mas que oferece boa infraestrutura e bom atendimento. Com banheiros, ducha, água, cerveja bem geladinha e petiscos para que se supra para levar ao passeio ou para curtir enquanto espera o barco sair.
Dica SDV: se você comprar alguma coisa no bar não cobram pelo uso dos banheiros, mas cobram pela ducha.
Como fazer a travessia até a Isla Iguana
A travessia de barco, saindo da Plaza El Arenal até a Playa El Sirial, na Isla Iguana, é muito rápida, menos de 20 minutos e também bem tranquila.
Existem 2 formas de você ir até a Isla Iguana. Primeira, por sua própria conta e segunda com agências de turismo.
Independente, por sua própria conta
Se decidir não pagar agência de turismo, a dica é chegar bem cedo na praia, tipo 8h ou um pouquinho antes.
A travessia é feita em barco pequeno, que cabem 8 pessoas. Os barqueiros cobram $70 dol, ida e volta, por barco. Para 1 ou 2 pessoas fica muito caro.
Precisa chegar cedo e identificar outras pessoas que estão indo por conta própria para compartilharem o barco e ficar mais econômico para cada um.
Se chegar tarde ficará muito difícil conseguir pessoas para dividirem o custo do barco e terá então que chorar por um desconto. Nós conseguimos pagar $60 dol.
Dica SDV: antes de ir à Playa El Arenal, passe na Bakery, rua principal de Pedasi, veja detalhes aqui no post sobre Pedasi, ou mercadinhos próximos e compre bebida e comida para levar. A Isla Iguana é deserta não tem nadinha!!!
Contratando Agência de Turismo
Tour básico de 5horas, com barco compartilhado, $39.99 p/p
- Saída diária as 10h; retorno 15h.
- Ponto de encontro: Hotel Selina, Playa Venao, caso esteja hospedado lá.
- Inclui: transporte até Plaza Arenal, barco e taxa de entrada na ilha.
Tour intermediário de 6horas, $59.99 p/p
- Saída diária entre 8 às 10h30;
- Ponto de encontro – Playa Arenal
- Máximo 6 pessoas por barco
- Inclui: barco, taxa de entrada na ilha, cooler com refrigerante, gelo, sanduiches (atum, frango, omelete), biscoitos e frutas
Tour completo de 6 horas, $79.99 p/p
- Saída diária entre 8 às 10h30;
- Ponto de encontro – Playa El Arenal
- Máximo 6 pessoas por barco
- Inclui: barco, taxa de entrada na ilha, cooler com refrigerante, gelo, sanduiches (atum, frango, omelete), biscoitos e frutas, equipamento de snorkel
O que ver e fazer na Isla Iguana
A ilha é parque nacional e tem o maior arrecife de corais do Panamá. São 16 hectares de corais e mais de 542 espécies de peixes. A ilha ainda possui tartarugas, caranguejos e muitas aves migratórias e, claro, iguanas de montão, razão do seu nome.
Snorkel
Fazer snorkel uma atividade ótima para realizar nessa ilha, face aos arrecifes que existem. Lembrando que as águas são muito límpidas, de tom verde claro o que favorecem o esporte.
Dica SDV: Os barqueiros alugam cada snorkel por $5 dol, caso você não tenha levado o seu ou comprado o pacote completo de travessia..
Caminhadas
A praia principal, El Sirial, onde os barcos deixam os turistas é bem extensa, de areia branquinha e com muitas conchas. Caminhar pela praia é um ótimo passeio, admirando a cor da praia, os barcos, a paisagem.
Observar as aves migratórias
Uma coisa que chama a atenção na ilha são as inúmeras aves, concentradas num dos lados da ilha, voando todas agrupadas. São aves migratórias que voam formando um bale dinâmico.
Visita ao Museu – Centro de Visitantes
Existem somente 3 construções na ilha. Uma é do exército onde soldados ficam fazendo a guarda da ilha. Outra é o pavilhão onde os barqueiros ficam à sombra e a terceira, o Centro de Visitantes. Um museu que conta sobre a geologia, arrecifes, vida marinha, flora e fauna da ilha.
Está um pouco sem manutenção, mas vale fazer uma visita. Está a poucos passos da praia e é o prédio mais alto da ilha. De lá se tem também uma visão bem interessante da praia principal.
Memórias da II Guerra Mundial
Devido a semelhança com as ilhas japonesas, durante a II Guerra Mundial o exército americano utilizou a Isla Iguana como centro de provas de bombas.
Uma delas detonou em 1990 e destruiu mais de 800m do arrecife. Felizmente a natureza é sábia e em 10 anos, naturalmente, esses arrecifes se reconstituíram.
Andando pela ilha, principalmente quando você atravessa e vai até a Playa El Sendero, encontra crateras de bombas detonadas naquela época de testes.
El Faro
Saindo da Playa El Sirial em direção à Playa El Sendero, verá uma torre de metal, bem alta, de sinalização luminosa.
Esse farol auxiliava os marinheiros na navegação. Também em estado ruim de conservação, faz parte da história da ilha.
Playa El Sendero
Passando pelo farol, chegará à Playa El Sendero. Bem pequena, muito aconchegante.Além de os pássaros migratórios ficarem bem mais perto da gente, tem no canto direito da praia um efeito interessante. A água das ondas, limitadas por pedras, entram e saem, fazendo um belíssimo movimento. Vale a visita, a caminhada é bem curta.
Essas são as praias que eu conheci. Conversando com uma pessoa no hotel onde fiquei hospedada, me falou que alugou um barco privado e foi para o outro lado da ilha onde não tinha ninguém.
Essa é uma boa dica, porque os barqueiros vão todos para a Playa El Sirial, imagino que seja a de menor distância da Plaza El Arenal. A praia fica cheia de visitantes. Talvez se conseguir ir a outras do outro lado possa conhecer lugares com menos gente.
No máximo as 16h todos os barcos retornam à Plaza Arenal ficando na ilha somente os militares e um inspetor do meio ambiente que guarda a ilha.
As iguanas
Afinal, esses bichinhos intrépidos deram o nome à ilha, você precisa conhecê-los! Estão por toda a parte, entre as folhas do mato. São ariscos, se você chega perto eles fogem. Mas, nem todos, rsrs. Alguém resolveu jogar algo para eles comerem e pronto a festa estava feita, muitos correram e ficaram ali bem pertinho, dando um show.
Minhas impressões
Embora o perrengue que passamos até conseguir barco por melhor preço, nada estraga nossa viagem. Ficamos no bar El Bajadero, degustando uma Balboa vermelha, a nossa queridinha, e admirando o lugar.
Passar algumas horas na Isla Iguana foi um agradável passeio. Eu adoro essas travessias de barco, me divirto! A ilha, um verdadeiro paraíso, totalmente preservada, naturalíssimo! Sem casas e moradores. Nada de lojas, botecos, barulho? Só o do mar e das aves voando no céu. Até os visitantes falavam baixo, kkkk.
A cor da água, bom nem preciso comentar, você viu nas fotos não é! Na minha opinião, um passeio que vale a pena!
Assista o filme que fizemos da Isla Iguana em nosso canal, no Youtube. Aproveita e se inscreve e clica no sonho para receber aviso quando publicarmos novos filmes.
A quantidade de pássaros sobrevoando a ilha e a cor da praia, num verde sem tradução, foram as imagens que impregnaram nosso sentido da visão. Guardado na memória para sempre!
Pode lhe interessar também
Pedasi, Panamá – o que fazer na cidade
O que fazer em Portobelo – Panamá
Isla Grande, Portobelo – Panamá
Marula Cocina Boutique – restaurante cidade do Panamá
________________________________________________________________
Deixe seu comentário aqui ao final deste post, contando para gente a sua experiência. Se você já foi ou quando você pretende ir ao Panamá!!!
Se você gosta de nosso Blog e vai viajar, planeje sua viagem com nossos parceiros. Você não paga nada a mais, em alguns casos até ganha descontos, e nós recebemos uma pequena comissão. Assim você nos ajuda a manter o blog sempre atualizado.
- Para reserva de hotéis busque no Booking.
- Para aluguel de carro RentCars.
- Para Seguro viagem faça o SeguroPromo. Usando o cupom de desconto para nossos leitores – SYLVIAYANO5 , terá 5% de desconto. Pagando no boleto, mais 5%.
- Para Cartão de dados e internet EasySIM4U
- Para passagens aéreas e saber qual a melhor época para viajar, use Viajanet
Deixe seu Comentário