Às vezes a gente procura hotel só para dormir, o objetivo é conhecer a região, não ficar muito tempo no hotel. Então precisa ter somente o básico: segurança, boa localização, cama limpa, banheiro com bom chuveiro e, para mim, travesseiros baixos e não fumante, rsrs. Mas não é assim quando você vai se hospedar num local como o Dádiva Hotel Boutique!
O Dádiva é a mais mais nova super confortável opção de hospedagem da cidade de Pirenópolis!! Sim, o Dádiva foi inaugurado no início de 2018 e está funcionando a todo o vapor.
Vou lhe contar aqui o que este hotel tem de especial! Vem comigo!
Sumário
- Onde Fica o Dádiva Hotel Boutique!
- Veja como chegar e o que fazer na cidade no post Pirenópolis o que fazer, descubra a sua história
- A casa onde o hotel foi instalado – sua história
- A grande surpresa sobre o Dádiva Hotel Boutique!
- A surpresa – O Solar da Alegria
- Relíquias históricas do Casarão Solar da Alegria, agora, Dádiva Hotel Boutique
- A estrutura do Dádiva Hotel Boutique
- Acomodações
- Suite premium
- Suite premium plus
- Café da manhã
- Restaurante
- Piscina e Sauna
- Pacotes especiais
- Estacionamento
- Visão Social
- Minhas Impressões
- Serviço
- Veja Também
Onde Fica o Dádiva Hotel Boutique!
Pirenópolis é uma linda cidade histórica que está a 150 km de Brasília e 128 km de Goiânia. O hotel Dádiva está na Rua direita, número 36, transversal à Igreja Matriz Nossa Senhora do Rosário, bem no Centro Histórico. Fica de frente ao Museu da Cavalhada.
Sua localização é estratégica, permite visitar a região histórica central e também ir a restaurantes e cafés próximos, tudinho à pé. E o melhor, mesmo estando no Centro Histórico, está no meio da quadra e garante todo o silêncio que você deseja para um hotel boutique.
Veja como chegar e o que fazer na cidade no post Pirenópolis o que fazer, descubra a sua história
A casa onde o hotel foi instalado – sua história
O Grupo Villa Hoteis que também é proprietário dos Hoteis, Villa do Comendador, integrante do Roteiro de Charme e o hotel boutique Casarão Villa do Império, buscou um lugar mais que especial para construir o Dádiva.
Um lindo e elegante casarão azul e branco, dos mais antigos da cidade, construído em 1756, tombado pelo Patrimônio Histórico e Cultural, IPHAN, e que tem muitas histórias para contar, e que histórias!
Seu primeiro proprietário foi o maestro Silvino Odorico, fundador de uma das primeiras bandas de música de Goiás a “Euterpi” e pessoa muito respeitada na cidade.
A fachada da casa era diferente naquela época. Uma foto no hall de entrada do hotel mostra como originalmente foi construída. Possuía portas que iam do teto ao chão, divididas ao meio. A família Azeredo, quando comprou a casa, alterou as portas para janelas e deixou somente uma porta de entrada, como são hoje, mantidas pelo hotel.
Toda a antiga casa foi mantida e é onde estão o hall de entrada, recepção, sala de música, sala interna e alguns apartamentos. Onde antigamente estavam os quartos e a grande cozinha, hoje se transformaram em apartamentos. No local onde havia uma piscina, hoje está o belíssimo espelho d’água.
Na construção do hotel, além da fachada que não foi alterada, manteve-se muito da originalidade do casarão. O teto das salas de entrada, o piso, uma das pinturas da sala de música são ainda originais.
A área das suítes premium plus, suite premium, depois do espelho d’água, restaurante, piscina, estacionamento fazem parte da nova construção.
A grande surpresa sobre o Dádiva Hotel Boutique!
No réveillon de 2015 para 2016 passamos, com a família, em Pirenópolis. Estávamos no Solar da Alegria, alugada da artista plástica Claudia Azeredo que tem seu ateliê na mesma rua. Lembro de sairmos, a pé até a Igreja Matriz para ver os fogos, que estavam lindos. Conto um pouco sobre isso no post Pirenópolis, o que fazer – descubra sua história.
“É um casarão centenário. Seis quartos, três banheiros, piscina, churrasqueira, cozinha ampla com fogão à lenha, fogão a gás, microondas. Sala de jantar, varanda e um amplo terreno com pomar, tudo muito delicioso”, texto meu, naquele post, descrevendo a casa.
O casarão colonial, embora antigo e faltando alguma manutenção, tinha um charme próprio, em especial a grande sala, logo à direita da entrada, Hoje sala e sala de música. Aproveitamos muito o casarão e foi tempo de muita alegria, conversa, comida e comemoração! Também teve preocupação, minha filha, grávida de primeira vez, ainda no segundo mês, começou a ter contrações, mas graças a Deus não teve consequências.
A surpresa – O Solar da Alegria
Voltando à surpresa! No segundo dia no Dádiva Hotel Boutique, me deu uma sensação estranha, tipo déjà vu e de repente perguntei para a recepcionista. – Nesta rua fica um ateliê de uma artista plástica? De imediato ela disse, da Claudia Azeredo? Sim, eu respondi! E ela confirmou que sim, um pouco abaixo. A ficha caiu!!!!
– Eu já fiquei aqui nesta casa! disse. Naquele momento identifiquei que ali era o Solar da Alegria!!!! Fiquei tão emocionada com a descoberta. Estava eu ali na mesma casa onde passamos momentos tão importantes juntos, agora desfrutando do mesmo lugar numa versão luxuosa!!! Adorei e passei a amar ainda mais o lugar!
Relíquias históricas do Casarão Solar da Alegria, agora, Dádiva Hotel Boutique
Além da própria arquitetura de mais de 200 anos e suas construção no estilo colonial, a casa ainda tem outras 2 relíquias históricas.
A primeira você encontra logo na entrada, na sala de música. Ali está, na janela do canto esquerdo, uma pintura de 1759, com 2 soldados portugueses, chamada Passo da Paixão. Representava os guardiões da casa e da rua. Essa pintura foi integrada aos ritos religiosos da cidade e são a principal razão do tombamento da casa. Não podem ser alteradas e as janelas só podem ser abertas uma vez ao ano, por ocasião da Semana Santa, Festa do Divino Espírito Santo, durante as procissões. De frente às pinturas é montado um altar forrado com manto branco, sobre ele, uma pintura, de mais de 200 anos, da Nossa Senhora das Torres. Os guardiões ficam então “guardando”a imagem.
A segunda relíquia é uma Helicônia rara, outra só existe no Jardim Botânico do Rio. E ainda tem mais, essa planta foi produzida pelo famoso paisagista e artista plástico brasileiro, Burle Marx, que a presenteou ao casal amigo, Claudia e Mauricio Azeredo, então proprietários do casarão azul.
Essas 2 relíquias são algumas das dávidas que o casarão trouxe consigo, verdadeira razão do nome dado ao Hotel!
A estrutura do Dádiva Hotel Boutique
Agora que já sabe o principal motivo do hotel receber o nome de Dádiva, já conheceu um pouco da história do casarão onde está instalado, vamos ver o que o hotel tem para lhe oferecer não é!
Acomodações
O hotel tem 3 categorias de suítes: dádiva, premium e premium plus. Todas possuem em comum, cama box casal, Tv LCD, 42″, Frigobar e ar condicionado split, welcome drink de boas vindas na recepção (água saborizada e café expresso); chocolate de boas vindas, enxovais 400 fios e abertura de cama com mimos de boa noite, geralmente um chocolatinho.
Já as suítes Premium e premium Plus possuem banheira com hidromassagem ou imersão, maior espaço e decoração mais aprimorada.
A que conheci fica no térreo, depois do espelho d’água, com maior privacidade. Muito ampla, varanda privativa com espelho d’água e sofás sob a sombra de árvores. Banheira de hidromassagem.
São 2 e ficam acima do restaurante. Também lindíssima e muito confortável. Ambas têm vista para a piscina e para a montanha. Uma excelente localização
Café da manhã
Servido até 10h30 no restaurante, de frente à piscina com vista também para a montanha. Para começar, você pode brindar o dia com espumante. Desfrute das guloseimas do buffe, frutas, pães, biscoitos, bolinhos, frios. Você ainda pode pedir omelete e tapioca (não gostei muito da tapioca, muito massuda).
Restaurante
O Dádiva Hotel Boutique não tem restaurante, mas oferece serviço de bar que atende aos que estão na piscina e podem levar no apartamento. Possuem caldo, alguns petiscos e destaco a bruschetta de mussarela, muito saborosa.
Você pode usufruir dos restaurantes do Grupo Villa, claro além dos demais que existem na cidade. No Casarão do Império, que fica na mesma rua Direita, está o Barroco Bistrô, mas até onde sei, só funciona nos fins de semana.
Já no Villa do Comendador, a 4 km do Dádiva você conta com 2 restaurantes. O Restaurante da Villa que tem pratos gostosos, nós provamos, desta vez, um risoto de funghi com filé, no molho de goiaba cascão, muito equilibrado. Mas, para mim, quem arrasou foi o Tsu Jiro Sushi, com opções bem inusitadas e super saborosas feitas pelo simpático e talentoso Chef Sushiman Jairo Sousa.
Piscina e Sauna
A piscina feita com pedras que vieram da Indonésia, é aquecida, simplesmente amei!!!! Com cadeiras espreguiçadeiras dentro da d’água e confortáveis poltronas e mesinhas ao redor. Um ambiente super confortável e romântico. Vista linda para o Morro do Frota.
Próximo, está a sauna a vapor, complementando o relaxamento depois do banho de piscina. Um destaque são as macias e muito perfumadas toalhas, tanto da suite, como da piscina.
Dica SDV: se você gostar do cheiro das toalhas, descobri que vêm perfumadas da lavanderia. Você pode comprar a essência para borrifar as da sua casa. Chama-se água de Cheiro Imperial (62) 99603-0391. Você compra na casa de materiais de construção Alicerce. Sabe cidade pequena, todo mundo é parente! A lavanderia é da sobrinha ou filha do dono dessa loja, rsrs.
Pacotes especiais
Se você quiser dar um up na sua estadia e surpreender quem você ama, pode contar com 3 opções de pacotes especiais
- pacote premier
- pacote celebração. Este eu vivenciei! Frutas saborosíssimas, Chandon e castanhas. Cama decorada com flores, cartão e chocolate. Nã tem como não agradar!
- jantar romântico oriental, no Tsu Jiro
Estacionamento
O hotel dispõe de estacionamento próprio que oferece gratuitamente aos hóspedes. Embora a melhor forma de ir a Pirenópolis é de carro, os que são de outros estados, sugiro alugar carro, para irem de Brasília ou de Goiânia.
Muitas das atrações da cidade são visitadas a pé. A rua dos restaurantes, onde esta o Maiale, por exemplo, é fechada e não entra carro. Outros, como o Bacalhau da Biba, Pitoresco Café, Café com Flores, Umani Bistro, Santa Dica Cerveja ficam próximos ao Dádiva Hotel Boutique e dá para ir andando.
Veja onde comer bem neste post Pirenópolis, onde comer e encantar-se com a gastronomia local
Visão Social
O Grupo Villa tem parceria com o Projeto Arte da Rua. O projeto recolhe material descartado que não é reciclável e produz arte como esses quadros. Também levam às escolas e público em geral, oficinas estimulando a arte.
Conheça mais um pouquinho das belezas do Dádiva Hotel Boutique neste filme que fizemos. Aproveita para entrar no nosso canal no Youtube e se inscrever! Aciona o sininho para receber aviso quando publicarmos um novo filme.
Minhas Impressões
Simplesmente adorei o Dádiva Hotel Boutique, tanto pela sua história, coincidência em ter estado ali em outra situação, como pelo conforto, beleza e qualidade do atendimento do hotel. Adorei a Suite Premium Plus!
Dica SDV: se puder visitar o hotel no meio de semana, fora de feriados, vai conseguir um preço reduzido das diárias e desfrutar de tudo com menor movimento. Super recomendo!
Serviço
- Reservas: reserva@dadivahotel.com.br. Telefones (62) 3331 2424; 3331 1367; 3331 2662. Das 8h as 20h.
- Tarifas: http://dadivahotelboutique.com.br/tarifas/
- Site: http://dadivahotelboutique.com.br
- Instagram: @dadivahotelboutique
- Facebook: https://www.facebook.com/dadivahotel/
Geralmente destaco o sentido do tato para os hotéis, pelas sensações de toque das roupas de cama e banho, mas no Dádiva Hotel Boutique é tanta beleza que tive que destacar a visão impregnada por cantinhos e decorações belíssimas além de peças históricas!
Deixe seu Comentário