Em maio/19 fomos mais uma vez explorar o interior do estado de Minas Gerais. Vou contar aqui o que fazer na Serra do Cipo, onde passamos 3 dias.
As grandes riquezas do interior do estado de Minas Gerais são as cachoeiras, grutas, montanhas, biodiversidade, comidinhas e hotéis charmosos, não me canso de viajar para lá!
Desta vez fomos conhecer a Serra do Cipó MG. Chegamos na segunda-feira e ficamos até quinta-feira.
Visitar a região durante a semana tem, pelo menos 2 vantagens. Menos visitantes nos pontos de atração e hospedagem mais barata.
Mas, como tudo na vida tem vantagens e desvantagens, as opões gastronômicas ficam mais restritas. A maioria dos restaurantes só abrem a partir de quinta-feira.
Sumário
Como chegar à Serra do Cipo
✈️De avião – do aeroporto de Confins são 60 km e do aeroporto da Pampulha 100 km. Do aeroporto à Serra do Cipó sugiro alugar carro. Nós sempre cotamos o preço na nossa parceira, Rentcars, que avalia muitas locadoras e conseguimos melhores preços.
Foi o que fizemos e facilitou muito visitar as diferentes atrações locais. Aproveitamos também para conhecer a Gruta da Lapinha, que fica no caminho, na cidade de Lagoa Santa. Outra alternativa é contratar taxi ou transfer. As agências de turismo e os hotéis podem ajudar a contratar.
🚗De carro – saindo de Belo Horizonte, a estrada é bem sinalizada e não tem erro. O acesso é pela MG-010, sentido Lagoa Santa. Siga em direção ao distrito Serra do Cipó, município de Santana do Riacho.
🚎De ônibus – a empresa Saritur faz a linha Belo Horizonte à Serra do Cipó.
Onde se hospedar
Conheça a deliciosa Capim do Mato Pousada & Spa by L’Occitane. Essa é nossa sugestão de onde se hospedar na Serra do Cipó. Um lugar super charmoso, muito confortável e com ótimo restaurante. Uma excelente dica, especialmente para quem quer comemorar uma data especial.
Veja outras opções de onde ficar na Serra do Cipó no Booking.com, nosso parceiro.
Pousada Essência da Serra. Conhecemos o proprietário Agnaldo que é socorrista, na cachoeira Véu da Noiva. Contou-nos que tinha acabado de abrir sua pousada. Não visitamos o lugar, mas deixamos aqui para quem quiser dar uma checada. O contato do Agnaldo é (31 ) 98365-0736; (31) 98694-5748
Onde comer na Serra do Cipo
A maioria dos restaurantes e bares só abrem de quinta-feira em diante, alguns deles, com música ao vivo. O movimento de visitantes na cidade é pequeno no início da semana.
Nós tentamos, mas só conseguimos encontrar aberto, de segunda a quarta, o restaurante da Pousada Carumbé. Nos demais dias saboreamos a deliciosa gastronomia do Restaurante Ba, na Capim do Mato Pousada & Spa by L’Occitane.
Restaurante Ba da Pousada Capim do Mato. Este posso recomendar sem pestanejar! Além do maravilhoso café da manhã, tudo o que pedimos de lanche e jantar estava delicioso! Super vale fazer uma reserva e conferir, mesmo que não esteja hospedado lá. Veja mais sobre o que degustamos no Ba, aqui.
Restaurante Carumbé. Já conhecíamos o restaurante da Pousada Carumbé, de Lavras Novas. Na Serra do Cipó também fomos bem atendidos, embora o nosso primeiro pedido estava em falta, mas ficamos satisfeitos com a comida.
Nada especial, mas o ambiente é interessante, lembra muito o de Lavras Novas. Também têm música ao vivo, nos fins de semana. Fica próximo da cachoeira Véu da Noiva. Nós comemos picanha e salada.
Indico aqui os restaurantes que tivemos boas referências.
Parador Nacional, vinhos e gastronomia – por 6 vezes tem 1º lugar no Quatro Rodas. Música ao vivo nos fins de semana. A casa tem arquitetura do século 18, oferece bons vinhos e gastronomia. Também tem cervejas artesanais.
Juju Gastrô. A Chef Juju participou de um programa de gastronomia da GNT e fez sucesso com o prato lasanha de abobrinha com queijo canastra e taioba. Ouvi e li muitos elogios sobre o restaurante. Infelizmente, pelo que li na sua página, em 25 de abril/19, encerrou seu restaurante na cidade.
Filomena Bistro e Casa de Chá, funciona sexta-feira e sábado das 14h às 22h e domingos das 12h às 20h. Recebe bons elogios quanto ao ambiente, atendimento e qualidade da comida.
O amigos do Blog Mineiros na Estrada dão mais algumas opções de onde comer na Serra do Cipó, bem interessantes. Checa aí e experimenta!!!
O que fazer na Serra do Cipo em 3 dias
Nós não queríamos fazer maratona. Fizemos nossas visitas, tranquilamente. Tem muita coisa para conhecer na região. Se quiser visitar tudo ou, a maioria, precisará de mais dias e maior intensidade nas visitas, a cada dia.
1º dia – Parque Nacional da Serra do Cipó
A biodiversidade e a paisagem montanhosa da região encanta e é parte da atração do passeio.
O Parque Nacional da Serra do Cipó está localizado na área central do Estado de Minas Gerais. A vegetação da região tem predominância típica do Cerrado.
Com aproximadamente 34.000 hectares, abrange os municípios de Jaboticatubas, Santana do Riacho, Morro do Pilar e Itambé do Mato Dentro e tem divisa com Itabira.
Esse é o lugar com mais opções de o que fazer na Serra do Cipo. O Portão de acesso está no km 94 da rodovia MG-10. Os passeios são realizados sem guia. Existem 2 trilhas, Vale dos Mascates e Vale d0 Bocaina. Fizemos a primeira.
As trilhas são bem leves, quase tudo plano. No início da trilha você tem a sinalização das atrações, são várias, mas tudo bastante distante. Veja os pontos turísticos e suas distâncias, no mapa abaixo.
Nós optamos por visitar somente a Cachoeira da Farofa, mas deu vontade de conhecer o resto.
Para chegar à Cachoeira da Farofa, atravessa-se o Córrego das Pedras.
As principais atrações são:
♥Cachoeira da Farofa
Fica a 6,4 km, cerca de 2h de caminhada, bem tranquila. Não esqueça que tem mais 6,4 km de volta, rsrsr. A cachoeira tem 270 m de altura e é muito bonita. Você a enxerga de longe, mas para chegar ao poço e vê-la de frente e inteira, precisa atravessar o rio. Pela outra margem, seguir pela mata até chegar à grandes pedras e o poço. A água é bem fria, mas vale entrar um pouquinho. Banho é permitido
Cânion das Bandeirinhas
Com extensão de 6 km, foi formado pelo afunilamento do Ribeirão Bandeirinhas, tem um conjunto de cascatas. A trilha de 12 km é bem mais difícil, gastando em média 3 horas a pé. Banho é permitido.
Como Fazer as trilhas
- a pé – seguindo as indicações do mapa recebido na entrada e as placas.
- de charrete – estacionadas na entrada do Parque, cobram em média R$150,00 para levar próximo à cachoeira da Farofa, aguardam e depois levam até o Cânion. Embora o preço, pode ser uma alternativa viável para fazer as 2 atrações num mesmo dia.
- de bike 🚲 – também na entrada do parque estão várias empresas que alugam as bicicletas, bom para pechinchar o preço.
Lembre que esses meios de transporte lhe deixam perto da atração, mas sempre tem um trechinho que precisa fazer a pé.
Serviço
- acesso gratuito
- entrada: de 8h às 16h
- saída: até as 18h
- não tem infraestrutura, leve água, lanchinho, protetor solar, repelente
- e-mail: para.serradocipo@icmbio.gov.br
Dica SDV: se você desejar voar com drone é necessário, antes de ir à Serra do Cipó, fazer a solicitação formal ao ICMBIO. Faça com antecedência pois nos disseram que a resposta não é rápida. Não sabíamos e fomos proibidos de voar.
2º dia – Zareia Integração Ambiental
A Zareia Integração Ambiental é propriedade privada. A área é enorme e belíssima, lugar super bem cuidado, vale pagar o ingresso. Também um dos lugares imperdíveis de o que fazer na Serra do Cipo.
Merece conhecer devagar. A trilha é bem tranquila e reta, e em vários pontos existem lugares de descanso. Mirantes, lindos bancos de madeira, balanços nas árvores que desafiam seu equilíbrio e me fizeram voltar à infância.
Dentro dessa propriedade estão excelentes opções de o que fazer na Serra do Cipo:
Cachoeira do Tomé
Fica bem próxima à entrada, é pequena mas muito gostosinha. Pode-se ver o rio Cipó correndo livre.
Poço da Chica
Na trilha para o Poço da Chica, um balanço e árvores que instigam voltar à infância!
Para chegar ao poço, tem uma área toda de pedrinhas brancas, lembrando as praias europeias. Ótimo local para estender uma toalha e ficar curtindo. Quando nos aproximamos, um moço estava tocando saxofone e foi lindo! Até a namorada dele nos ver e avisá-lo – parou imediatamente, mesmo eu pedindo para tocar mais…
Poço do Lajeado
♥Cachoeira Grande
A trilha para a Cachoeira Grande é de somente 1 km. Você leva tempo porque é a última a se alcançar. Claro que a gente vai parando em cada um dos pontos anteriores que também são bonitos, mas o maior presente é ao final, quando chega nela.
Tem um mirante que é possível ver de longe a magnitude da cachoeira.
Você chega por cima da cachoeira, a visão que se tem é de lado. É preciso descer por uma escadinha, um pouco antes de chegar à cachoeira e então alcançar o poço da cachoeira e olhá-la de frente. Um lugar ótimo para tomar banho.
Possui apenas 9 m de queda, mas quase 50m de extensão! Sua águas são límpidas e repletas de peixinhos. Uma das mais belas da região. É possível fazer caiaque na parte superior da cachoeira.
Cachoeira de Baixo
Pensávamos que a cachoeira estivesse no mesmo espaço da área do Zareia. Não vimos sinalização e só na saída, descobrimos o porquê!
Dica SDV: A Cachoeira de Baixo fica dentro da Pousada Monjolo, de frente para a Zareia. Só pode ser visitada pelos hóspedes. Mas dá para contornar, seguindo um caminho pela Cachoeira Grande, por dentro do Zareia. Peça informação na entrada.
Na saída, fomos presenteados com um show de vários miquinhos que pulavam de lá pra cá, de galho em galho. Alguns desceram pelos troncos e chegaram bem pertinho da gente.
Serviço
- entrada: das 8h às 17h
- ingresso: R$ 30, por pessoa
- não tem infraestrutura, leve sua água e lanchinho
Embora estivéssemos bem pertinho da Cachoeira Véu da Noiva, decidimos voltar para a pousada e curtir as delícias do lugar.
3º dia – ACM Camping – Cachoeira Véu da Noiva
Essa unidade da Associação Cristã de Moços – ACM recebe o nome da própria cachoeira – Véu da Noiva, fica 5 km à frente do Zareia. Tem infraestrutura de camping e chalés. Oferece vestiários, chuveiros com água quente, quadras de vôlei e peteca, campo de futebol, piscina natural, restaurante self-sevice, lanchonete e a belíssima cachoeira Véu da Noiva.
Possui espaços acessíveis para pessoas com mobilidade reduzida, inclusive sanitários.
Para chegar na Cachoeira Véu da Noiva percorre-se, da entrada, 200 m de carro + 200 m a pé, até a cachoeira. Uma pequena subida por pedras na parte final da trilha mas com corrimões nas partes mais difíceis.
É preciso atravessar a piscina natural pisando em pedras. Na época de muita chuva, essas pedras ficam cobertas de água, precisa nadar.
♥Digo a você, visitar a cachoeira Véu da Noiva é ponto obrigatório! É belíssima, com 70 m de queda, no período que fomos, de seca, a água não estava tão intensa, mas mesmo assim, a beleza permanece.
Serviço
- ingresso: R$ 11,00 para 1 hora ou R$ 30,00 para o dia
- camping: R$45,00/pessoa e +1,00 por barraca
- chalés: a partir de 262,00 por casal/dia. Aluga por períodos de segunda a quinta e sexta a domingo. Não oferece roupa de cama e de banho. Valor não inclui café da manhã.
- segurança e portaria 24h
Outras atrações
Além de tudo que mencionamos aqui de o que fazer na Serra do Cipó, ainda tem cavalgadas, circuito de aventura, passeio de canoa pelo rio Cipó, rapel na Cachoeira Véu da Noiva. Para essas opções precisa buscar agência de turismo, na cidade.
Cachoeiras
- Capivara
- Caverna
- Serra Morena
- Riachinho
- Gavião
- Congonhas
- Andorinhas
- Taioba
- Braúnas
Lagoas, Poço e Represa
- Lagoa Comprida
- Lagoa Dourada
- Poço Azul
- Represa Val da Lagoa
Vai lá, explore mais e conte aqui pra gente!!! Ah se puder vai conhecer a estátua do Juquinha e conhecer a sua história!
Conclusão
A Serra do Cipó é uma região belíssima! Além das formosas cachoeiras, tem lagoas, cadeia de montanhas, vegetação do Cerrado, com flores maravilhosas que nascem espontaneamente no meio da mata.
Boa opção de hospedagem, atendendo os diferentes níveis de exigência e bolso. Bons lugares para comer e, nos fins de semana, geralmente com música ao vivo.
Um lugar que você precisa conhecer, ir com tempo e vontade de andar. Viu como tem o que fazer na Serra do Cipo!
O que está esperando?! Comece hoje mesmo a planejar sua viagem à Serra do Cipó! Você vai amar!!!
Para todo o lado que se olha é muita beleza! Paisagens que mais parecem quadros e com certeza inspiraria os grandes pintores. Meus olhos não se cansaram de admirar a beleza da Criação, 🙏 só mesmo agradecer.
Para Refletir
Os rios batam as palmas, regozijem-se também as montanhas, perante a face do Senhor. Salmos 98:8
=======================================================================================
Essas dicas foram úteis para você? Por favor, então deixe um comentário e compartilhe também nas suas redes sociais. Este blog é feito com muita dedicação e carinho. Seu apoio e participação realmente nos ajudará a mantê-lo no ar. Conta para gente a sua experiência. Diz se você já foi a Serra do Cipó, o que conheceu lá ou quando pretende ir!!!
Se você gosta de nosso Blog e vai viajar, planeje sua viagem com nossos parceiros. Você não paga nada a mais, em alguns casos até ganha descontos, e nós recebemos uma pequena comissão. Assim você nos ajuda a manter o blog sempre atualizado.
- Reserva de hotéis inclusive o Capim do Mato Booking.com.
- Aluguel de carro RentCars.
- Ingressos para as atrações TourOn e Get Your Guide
- Seguro viagem faça o SegurosPromo. Usando o cupom de desconto para nossos leitores – SYLVIAYANO5 , terá 5% de desconto. Pagando no boleto, mais 5%.
- Cartão de dados e internet EasySIM4U
- Passagens aéreas e saber qual a melhor época para viajar, use Viajanet
Deixe seu Comentário
Obrigado pelo artigo, estou avaliando a a possibilidade de me hospedar lá no final do ano, já que é caminho para casa dos meus pais e agora tenho bastante informação a respeito.
Olá Enivaldo, que bom que encontrou bastante informação em nosso blog sobre esta belíssima região – a Serra do Cipó. Fico feliz por poder ter lhe ajudado na decisão de hospedar-se por lá e visitar as belezas locais. Você vai adorar, muitas atracões legais e naturais, ótimas para este período em que estamos passando.
Depois conta aqui nos nossos comentários sobre suas experiências por lá, vou gostar muito de saber a sua opinião.
Grande abraço e aproveite muito!!!
Passa sempre por aqui para ver as novidades!
Sylvia Yano