Fomos ao Uruguai em fevereiro/2020. A primeira cidade que visitamos foi a charmosa Colonia del Sacramento.
Vou contar aqui, para você, o que fizemos e conhecemos, onde ficamos, durante os 2 dias que passamos nesta histórica cidade. Vem comigo!!!
Passamos 12 dias no país, escolhemos inicialmente, 3 cidades para conhecer, mas acabamos visitando muito mais. Veja nosso roteiro completo para o Uruguai aqui, O que fazer no Uruguai. Várias informações sobre o que precisa saber antes de ir ao Uruguai e dicas imperdíveis para planejar sua viagem. Vai lá e checa tudinho!
Sumário
- Quantos dias ficar em Colônia del Sacramento
- O que fazer em Colônia del Sacramento
- Fora do Bairro Histórico
- Bairro Histórico
- 4 – Puerta de Ciudadela e muros
- 5 – Rua dos Suspiros
- 6 – Farol
- 7 – Ruínas do Convento San Francisco
- 8 – Plaza Mayor del 25 de Mayo
- 9 – Plaza de Armas Manuel Lobo
- 10 – Basílica del Santíssimo Sacramento
- 11 – Museu do Humor
- 12 – Muelle del Puerto de Yates
- 13 – Centro Cultural Bastion Del Carmen
- 14 – Aquário
- 15 – Bastion de San Pedro de Alcantara
- 16 – Paseo de San Gabriel
- 17 – Casa de Vilaró
- 18 – Museu de Paleontologia
- 19 – Casa de Félix Luna
- 20 – Museu Indígena
- 21 – Carros antigos
- Como ir à Colonia del Sacramento
- Onde ficar em Colonia del Sacramento
- Conclusão
Chegada em Colonia del Sacramento
Mais perto da cidade vimos muitas usinas eólicas, muito pasto com grande rebanho. Assistimos o primeiro pôr-do-sol uruguaio, na estrada! Lindíssimo, o céu ficou vermelho!
Na chegada à Colonia a estrada se transforma em pista dupla, toda ladeada de palmeiras, como se fosse caminho para o castelo, lindo demais!!!
Mais tarde descobrimos que a cidade é repleta de ruas com altas árvores, palmeiras, plátanos, de um e outro lado, criando uma atmosfera muito romântica. Bem na entrada já se vê o enorme Colônia Shopping.
Fomos direto para o hotel, deixamos a bagagem e saímos. Fizemos câmbio (1 real = 8,1 pesos) e fomos jantar num dos restaurantes indicados pelos nossos amigos Ellen e Leo, no El Porton.
Um pouco da história de Colonia del Sacramento
A cidade fica às margens do Rio de la Plata. Foi fundada em 22 de janeiro de 1680 por portugueses. Como de costume na época, era toda murada para proteção de serem invadidos.
Hoje a cidade já expandiu muito, mas guarda sua história no que se chama Barrio Histórico ou cidade histórica. Nessa área, tanto pelas lindas construções coloniais quanto pelas ruas com calçamento pé de moleque, a cultura portuguesa colonial fica clara.
Colônia del Sacramento, por uma época, foi tomada por espanhóis, tendo assim, traços arquitetônicos das duas culturas. Justamente por essas características históricas foi declarada Patrimônio da Humanidade, pela Unesco, em 1995.
Fez lembrar nossa recente visita relatada aqui O que fazer em Paraty, cidade que tem as mesmas características portuguesa e espanhola, também é Patrimônio Mundial da Humanidade.
Quantos dias ficar em Colônia del Sacramento
A maioria das pessoas optam por fazer um bate e volta de Montevideo ou Buenos Aires. Chegam bem cedo e vão embora no fim de tarde.
Acho que é possível visitar Colônia del Sacramento assim, é uma cidade pequenina. Mas provavelmente conseguirá ver só a cidade histórica e será meio correria.
Nós optamos por chegar no fim de tarde, passar o outro dia todo, aproveitando para um jantarzinho gostoso e sair no meio da manhã seguinte.
Assim, com calma, pudemos visitar vários lugares e curtir a atmosfera romântica da cidade.
Veja também O que fazer nos arredores de Punta del Este – 8 atrações e aproveite para conhecer mais este lindo país.
O que fazer em Colônia del Sacramento
No dia seguinte à nossa chegada, dividimos nosso passeio começando pelos locais mais distantes para depois irmos para o bairro histórico, onde pode fazer tudo a pé.
Fora do Bairro Histórico
1 – Intendência – a Prefeitura
Um prédio muito grande e bonito, dando frente para a ruas General Flores, rua principal da cidade, fundos para a rua Rivadavia. Uma escultura de Artigas, grande ícone nacional, General que lutou pela independência do país, bem na frente da construção.
A pousada onde ficamos fica exatamente na mesma rua dos fundos da Intendencia.
2 – Feira da Cidade
Era um domingo, a cidade estava bem calma. Saímos do hotel e fomos, de carro, em direção à a Plaza de Toro. Passamos por uma feira de rua, claro que paramos para conhecer.
Todos os domingos, na rua Dr. Daniel Fosalba, acontece até as 13h30, a Feira da Cidade. Artesanatos, frutas, verduras e muitos queijos lindos e saborosos.
3 – Plaza de Toro – imperdível!
Seguimos pela enorme Av. de Las Américas, costeando a Rambla, avenida que margeia a praia do Rio da Prata. Paramos em mirantes para fotos. A região é linda e vale passear de carro e a pé.
O Rio da Prata é imenso de largura, mais parece o mar. Passamos por várias praias e gostamos muito da praia Orea de Negro, com uma ótima estrutura coberta para curtir o lugar.
Na trajetória existem vários recantos com árvores, muita sombra, banquinhos de frente para o rio, e também as letras de Colônia, para fotografar.
A população, até por ser domingo, fazia piquenique. Parecia delicioso, encontro entre família e amigos. Me lembrou o nosso Parque da Cidade, em Brasília.
No final da avenida, tem uma casa de Informação Turística, com muito artesanato local pra vender. Também tem banheiros, mas leve seu papel higiênico ou lenços umedecidos, rsrs.
Neste ponto, siga a rua que começa em frente à este centro turístico até chegar à Plaza de Toro Real de Dan Carlos.
Fui surpreendida, porque achava que seria uma praça com alguma escultura de touro, kkk. Mas é uma enorme arena onde se realizavam as touradas, costume vindo dos espanhóis que dominaram a região, por um período da história.
Projeto do arquiteto argentino José Marcovich e do engenheiro Dupuy, foi construída no estilo mudéjar, muito parecida com as praças de toros da Espanha, com arcos e detalhes que lembram arquitetura árabe.
Inaugurada em 09/01/1910, essa é a única das Plazas de Toro que se manteve, no Uruguai.
Conta-se que aconteceram nesse espaço somente 8 touradas oficiais e mais de 80 outras, mesmo depois de touradas terem sido proibidas pelo presidente José Batlle y Ordóñez, em 1912.
O espaço está sendo revitalizado e não se pode entrar, no momento. Mas mesmo assim, vale a visita pelo exterior, pois é belíssima a construção. Veja a nossa foto feita com drone que lhe dará a magnitude e beleza do lugar.
Bairro Histórico
De lá, seguimos para a Barrio Histórico. Outro extremo da cidade e a grande atração!
Na cidade antiga não transita carros. As entradas possuem correntes, como em Paraty, para impedir a entrada de veículos. Deixamos o carro, na Rua Ituzaingo, de frente para o Rio.
Apresento aqui estas maravilhosas atrações da região histórica de Colonia del Sacramento, seguindo o roteiro que fizemos.
4 – Puerta de Ciudadela e muros
Também chamado de Bastion de San Miguel era local de defesa da cidade. Restaram somente parte dos muros, e um canhão.
Procure onde está esta Porta e entre por ela. Existe formas de chegar à cidade histórica por outro lado, já sem muros, mas não é a mesma experiência.
Claro que você vai querer tirar fotos, então tenha paciência, porque está sempre cheia de gente.
Dica SDV: Quando retornamos lá na segunda pela manhã, por volta das 10h, estava vazio. Dias de semana e mais cedo podem ser melhores opções para visita sem tanta gente.
Caminhe seguindo o Muro e suba até em cima para ter ideia da vista. Se você seguir acompanhado o muro, chegará à beira do Rio da Prata. Daí se tem uma linda vista também.
Bem perto, encontrará a rua (Calle) Paseo San Pedro, onde está o restaurante Charco e logo avistará as outras atrações, nós fizemos esse percurso. Mas, se voltar à Puerta e seguir pela rua de frente, chegará na Plaza Mayor.
5 – Rua dos Suspiros
É a rua mais típica do bairro. Possui vários tipos de construções da primeira época colonial portuguesa.
o calçamento pé de moleque, formado com grandes pedras. Aproveite para conhecer, nesta rua, a Galeria de arte Fernando Fraga e o Restaurante Buen Suspiro.
Você sabia que Colonia del Sacramente tem uma afinidade muito grande com o Brasil? Descubra o porquê neste post Colônia do Sacramento: a cidade uruguaia que tem um pouquinho de Brasil , escrito pela minha xará Sylvia, do Blog Lugares de Memória.
6 – Farol
Linda construção iniciada em 1845 interrompida na época da Guerra Grande e reiniciada em 1855, sendo concluída em 1857.
Crianças acima de 8 anos e adultos podem subir os 118 degraus e apreciar a belíssima vista da cidade, em 360º.
Lá de cima avista-se a Plaza Mayor que está ao lado, o Rio de La Plata e toda a cidade ao longe, destacando a Basílica del Santíssimo Sacramento. Dizem que se o tempo estiver bom é possível avistar Buenos Aires, bem ao longe, eu não vi.
Está aberto diariamente das 10h as 12h45 e das 14h30 até o pôr-do-sol. O ingresso é de 30 pesos/pessoa (R$ 4,0 em fev/20). Militares e seus familiares de primeiro e segundo grau, com provação, não pagam, assim como aposentados com comprovação.
Do alto, avistamos além das belezas da cidade, uma enorme paella sendo preparada, no restaurante A la Pipetuá Bistro, deu água na boca!!!
7 – Ruínas do Convento San Francisco
Ao lado do Farol ficam essas belas ruínas do convento construído em 1694 e destruído por um incêndio em 1704. Com enormes janelões que nos faz pensar como devia ser linda a construção completa!
Veja também como visitar em Punta del Este CasaPueblo museu arte e por do sol
8 – Plaza Mayor del 25 de Mayo
Fica ao lado das ruínas do Convento San Francisco e do Farol. Ao redor da Praça estão vários museus, como Museo de Colonia, Museo Municipal, antiga casa do Almirante Brown, construção original de 1731, reconstruída pelos espanhóis em 1793, foi o primeiro museu da cidade. Seu acervo é composto por peças de diversos períodos coloniais.
O Museo Naval e Museo Português, típica construção portuguesa do século 18, com muros de pedras de 60 a 90 cm de espessura. Suas paredes interiores, tabiques e pisos são originais. Estão em exposição réplicas de móveis da época, e uniformes portugueses. Nessa praça também há alguns restaurantes menores e a sorveteria Fredo.
DICA SDV: Comprando ingresso para um dos museus pode entrar com o mesmo ingresso, nos demais.
No centro da Praça funciona uma feira de artesanato, que é bem maior no domingo, mas ainda funciona, com menos bancas, durante a semana.
9 – Plaza de Armas Manuel Lobo
Ao redor desta Praça estão as ruínas da Casa de los Gobernadores e a Basílica da cidade
Em frente à praça estão movimentados restaurantes, alguns com música ao vivo, e mesinhas na calçada para aproveitar o sol. Pareceu serem lugares bons para uma parada para almoço, mas não coincidiu com nossos horários.
10 – Basílica del Santíssimo Sacramento
A matriz ou Basílica está ao lado da praça. É mais imponente por fora, mas vale conferir o seu interior. Preserva a concepção original da nave, muros portugueses de pedra e ladrilho.
Tanto a fachada como as cúpulas azulejadas dos campanários foram recuperadas a partir de 1957. É a igreja mais antiga do Uruguai (1680).
Parte da antiga igreja portuguesa, de pedras, foi conservada nesta nova construção e estão bem à esquerda, na entrada.
11 – Museu do Humor
Quase em frente à Basílica se encontra o peculiar museu do humor. Por inusitado de seu nome, interessamos em conhece-lo. Na entrada pode-se contribuir voluntáriariamente com o valor que quiser.
Tem diversos tipos de abordagem e diz ser interativo, porque lhe fazem participar de cantigas, participar de histórias, desenhar. Mas, de verdade, não me agradou muito a não ser algumas frases sobre política!
Veja também 12 atrações do que fazer em Punta del Este, Uruguai. Uma cidade que vale a pena conhecer!
12 – Muelle del Puerto de Yates
Pier ou deck onde pode andar e ver mais os barcos e iates ancorados, contemplar o Rio da Prata, sentar num dos banquinhos e relaxar, apreciando o movimento.
13 – Centro Cultural Bastion Del Carmen
Está bem próximo ao Puerto de Yates, à beira do Rio da Prata, na rua Rivadavia, 223. Foi construído em 1880 para fabricar cola e sabão, curtume, lavagem de lã e armazém de grãos.
Mais tarde foi comprado por argentinos que a venderem ao Ministério da Cultura. Este o transformou em Centro Cultural.
Chama a atenção a enorme chaminé e as ruinas. Já eu, amei a escultura à sua frente, em curva e que me pareceu ser o arco da Sequência de Fibonacci. Nesse Centro Cultural está o único teatro da cidade.
Também pode ser visitado de segunda e terça das 10h as 14h e demais dias das 10h as 20h, mas nós não entramos no prédio.
14 – Aquário
Entramos para visitar, é pequeno, com peixes de água doce, de várias espécies. Vale uma visita rápida, mas se estiver com crianças, planeje um tempinho mais, elas vão gostar. A entrada é de 60 pesos por pessoa. Em frente ao Acuario está um carro antigo, típico da cidade, com peixes no seu interior, bem cômico!
15 – Bastion de San Pedro de Alcantara
Fica no Paseo de San Gabriel. Seguindo a Rua Paseo de São Pedro ou descendo a Plaza Mayor em direção ao rio, chegará a esta histórica atração.
É uma ponta da cidade com uma linda vista para o Rio da Prata e um Mirante. Aí está uma placa em homenagem aos fundadores da cidade, sob enorme bandeira do Uruguai.
De frente para o Rio está outra placa contando sobre a Expedição de Fernando de Magalhães, portugues a serviço da coroa espanhola. Saindo de Cadis, na Espanha, em 1519, chegou em 16 de janeiro de 1520 à Enseada de San Gabriel, hoje a cidade de Colônia del Sacramento.
16 – Paseo de San Gabriel
Esta é a Rambla de Colonia del Sacramento, margeia o Rio da Prata. Com pista para pedestres e ciclistas, pode-se caminhar e apreciar a vista do Rio de La Plata. Muitas pessoas apreciam o pôr-do-sol daí. Foi o que fizemos também.
Mais cedo Paramos para um lanche no Queriendote Casa de Té y Bistrô, que fica ao lado do Restaurante Bodeguita.
Essa casa de chá tem frente para a rua Calle do Comércio e os fundos, também aberto, de frente para este Passeio de San Gabriel. Na hora do entardecer descemos até a rua para contemplar de perto o espetáculo do pôr-do-sol.
17 – Casa de Vilaró
Localizada na Calle de Las Misiones de los Tapes. Uma das ruas laterais à Plaza Mayor, descendo em direção ao Rio da Prata. Foi a casa de Carlos Páez Vilaró, em Colônia del Sacramento.
Toda de pedra e típica da arquitetura colonial, hoje funciona uma galeria de arte e restaurante.
O artista plástico e arquiteto, nascido em 24/02/1923, em Montevideo, foi pintor, ceramista, escultor, muralista, escritor, compositor e empresário uruguaio. Faleceu em Punta Balena, Punta del Este, onde construiu a bela Casa Pueblo, sua residência de verão.
18 – Museu de Paleontologia
Passamos somente pela sua frente e chama atenção tanto pela beleza do construção de pedras como pela exposição logo na entrada da ossada de um grande animal.
19 – Casa de Félix Luna
Essa casa pertenceu ai historiador argentino, Félix Luna, fica na Calle De San Pedro, 68. Voltamos a essa rua para conhecer esta casa por ser de um escritor famoso naquele país. Mas não estava aberta para visitas, só fotografamos.
20 – Museu Indígena
inaugurado em 1998, apresenta uma coleção privada que foi doada por seu autor. As peças pertenceram aos Charrúas e outras tribos da região.
21 – Carros antigos
Quando andar pela cidade, observe e procure carros antigos. Encontrará vários, alguns com plantas, bichinhos e até lanchonete, no interior. A gente também viu uma linda bike com folhagens! No Aquário também tem um bem na frente.
Se quiser ver mais carros antigos visite no Blog Uma Senhora Viagem, o post da minha amiga Lilian – Como ir a Colônia del Sacramento. Ela também chegou a cidade de ônibus, vale ver como.
Como ir à Colonia del Sacramento
Voamos de São Paulo a Montevideo, chegando por volta das 16h25. As 17:30h já estávamos na estrada, rumo a Colonia del Sacramento.
De carro: fizemos toda a nossa viagem de carro, alugado ainda no Brasil. Rodamos super bem pelo país, que é muito plano.
De Montevideo a Colônia del Sacramento são185 Km, cerca de 2 horas de carro. Tem 2 pedágios no valor 115 pesos (R$14,00) cada um. Aceitaram sem problema o real, com câmbio de 1 real para 8,64 pesos. O câmbio no aeroporto estava 1 real = 6 pesos, não vale trocar.
Como saímos direto do aeroporto estávamos um pouco preocupados se aceitariam o real. Na locadora de carro, informaram que aceitavam o real nos pedágios. Seria muito tempo perdido ir até o centro fazer câmbio, arriscamos e deu certo.
De ônibus: não temos essa experiência, mas no site Três Cruzes pode verificar todos os horários disponíveis. Existem 3 empresas que levam da capital até Colônia de ônibus, COT, Chadre e a Turil.
De barco: uma boa opção para quem está em Buenos Aires é pegar uma balsa que em 1 hora, leva até Colônia del Sacramento. São 3 empresas que fazem essa travessia, Colonia Express; BuqueBus e SeacatColonia.
Orientação GPS: usamos o aplicativo Maps.me para nossa orientação nos trajetos, na estrada e também nas cidades.
Conectado à internet você baixa o mapa do país, depois acessa off-line, pesquisando o local que quer ir. Funciona super bem sem ter que gastar seu plano de dados.
Onde ficar em Colonia del Sacramento
Aqui você tem 3 opções de níveis diferentes de hotel, em Colônia del Sacramento Uruguai:
Nova Posada, Calle Rivadavia, 463. Esta pousada fica de frente para os fundos do prédio da Intendência (prefeitura). Muito bem localizado, dá para fazer quase tudo a pé. 200m do Passo de San Gabriel, de frente para a praia.
Fica perto de bom comércio, casas de câmbio e restaurantes. É uma pousada simples, a área da recepção tem uma decoração bem criativa e agradável.
O apartamento que ficamos é pequeno, mas com cama de casal, mesinhas de cabeceira, prateleiras para roupas, com cabides, Tv a cabo, ar condicionado, frigobar e cofre.
O Banheiro muito bom, amplo, com ótimo chuveiro, box blindex e uma bancada enorme para nossos apetrechos, rsrs. Toalhas macias e cheirosas, aumenteis sem grife mas de boa qualidade.
Somente o café da manhã, incluso na diária, que achei um pouco fraquinho. Bem básico, café, leite, chá, um suco, um tipo de pão, medialuna, queijo mussarela e presunto, bolo industrial e alguma fruta. Mas dá para o gasto. Bom que a gente engorda menos, kkkk
Pagamos R$ 799,25 (US$ 183) para duas diárias.
Le Moment Posada Boutique. San Pedro, Ruta 21, km 186. De propriedade de um casal francês, é mais chiqueziinho e bonito. Confortável e romântico. Esta à 16 km do Bairro Histórico, ideal para quem está de carro. Apartamentos com vista mar e vista jardim, com café incluído.
Charco Hotel. Dentro do Bairro Histórico, fica junto ao Restaurante El Charco, onde melhor comemos na cidade. Apartamentos com vista para o Rio da Prata ou para a cidade. Excelente bar e restaurante de frente para o rio, ótimo para apreciar o amanhecer ou entardecer. Ótima localização.
Veja mais opções de hotéis e pousadas em Colônia del Sacramento aqui.
Saiba quando ir, o clima, como chegar ao Uruguai e todo o nosso Roteiro de Viagem ao Uruguai aqui – O que Fazer no Uruguai
Conclusão
Visitar Colonia del Sacramento no Uruguai, foi uma super acertada decisão! Amamos a cidade, sobretudo o bairro histórico que é um charme, com suas casinhas de pedra, outras de de madeira, estilo colonial. A Plaza de Toro foi outra enorme supresa.
O Pôr-do-sol na cidade também é uma atração a parte. A gastronomia, bom Uruguai é conhecido por suas macias e saborosas carnes, comprovamos ser verdade, mas tem que escolher os lugares.
Espero que tenha gostado de nossa matéria! Desejamos que estas 19 atrações que visitamos e aqui relatamos para você, como num roteiro, lhe entusiasmem a visitar também a cidade de colônia del Sacramento e lhe ajude a organizar seus passeios!
Agora é sonhar, planejar e por no papel! Comece ainda hoje a colocar em prática! Nós temos algumas parceiras com as quais você pode, com segurança, organizar sua viagem, veja abaixo.
Viaje um pouquinho com a gente, por Colônia del Sacramento, assistindo esse vídeo que preparamos para você!
A beleza do Rio da Prata, tão extenso que parece o mar, os belos pôres-do-sol e o encanto das construções coloniais com suas histórias marcaram para sempre nosso sentido da visão!
Para Refletir
Muitos são os planos no coração do homem, mas o que prevalece é o propósito do Senhor. Provérbios 19:21
Pode lhe interessar também
Roteiro – 8 locais imperdíveis para o que fazer no Uruguai
12 restaurantes onde comer em Colônia del Sacramento
Punta del Este CasaPueblo museu arte e por do sol
O que fazer nos arredores de Punta del Este – 8 atrações
12 atrações do que fazer em Punta del Este, Uruguai
Visite nosso instagam @sentidosdoviajar e veja os stories nos Destaques e as muitas fotos do Uruguai, publicadas na timeline, com várias dicas.
________________________________________________________________
Se você gosta de nosso Blog e vai viajar, planeje sua viagem com nossos parceiros. Você não paga nada a mais, em alguns casos até ganha descontos, e nós recebemos uma pequena comissão. Assim você nos ajuda a manter o blog sempre atualizado.
- Para reserva de hotéis busque no Booking.
- Voo de balão na Capadócia
- Para aluguel de carro RentCars.
- Para Seguro viagem faça o SeguroPromo. Usando o cupom de desconto para nossos leitores – SYLVIAYANO5 , terá 5% de desconto. Pagando no boleto, mais 5%.
- Para passagens aéreas com ótimos descontos Passagens Promo.
- Para cartão de dados Viaje Conectado.
Deixe seu Comentário