Perto de Punta del Este CasaPueblo museu é certeza de pura arte e belo por do sol! Conhecer essa atração foi a realização de um sonho antigo.
A CasaPueblo é muito mais que casa ou espaço para residência, na verdade é arte, é criatividade, é uma obra inusitada!
Eu via fotos dessa casa e ficava desejando um dia poder estar lá e ver de perto aquilo tudo.
Viajar ao Uruguai foi uma grande descoberta, uma delas foi visitar a CasaPueblo.
Uma das minhas alegrias foi, mesmo já tendo visto tantas fotos da CasaPueblo e lido a respeito, ser surpreendida ao descobrir cantinhos, formas, lugares que não imaginava que existiam.
Conheça nosso roteiro no Uruguai e descubra as grandes belezas do país.
Sumário
Visita em Punta del Este CasaPueblo museu arte e por do sol
Na tarde do nosso terceiro dia em Punta del Este fomos visitar a Casa Pueblo, organizando o horário para chegar lá, a tempo de assistir o por do sol.
Esta Casa museu, que mais parece uma escultura, está localizada em Punta Ballena, também em Maldonado, a 14 km de Punta del Este.
Obra do arquiteto, artista plástico e muralista, apaixonado por gatos, Carlos Páez Vilaró, que a concebeu, passo a passo, sob a inspiração das casas de Santorini, na Grécia. Era sua casa de verão.
Foi construída por etapas, iniciando ao redor de uma pequena casa de lata, onde armazenou portas, janelas velhas e material para a construção.
Em seguida, construiu em madeira, seu primeiro ateliê, chamando-o La Pionera.
Ao redor, foi construindo e modelando, com suas próprias mãos, “a casa”, agregando cômodos, sobretudo quando ia receber artistas para uma temporada.
Conta-se que a CasaPueblo foi a inspiração de Vinicius de Moraes, amigo próximo de Vilaró, para compôr a música “A Casa”.
Não tinha teto, não tinha nada
Ninguém podia entrar nela não
Porque na casa não tinha chão
Porque na casa não tinha parede
Ninguém podia fazer pipi
Porque pinico não tinha ali
Na rua dos bobos, número zero
Mas era feita com muito esmero
Na rua dos bobos, número zero
Tudo a ver, porque a CasaPueblo é sim, diferente de tudo que já vi, um pouco estranha? Sim, mas para mim, mais escultura do que casa.
De frente para o mar, bem no alto de uma colina, oferece belíssima vista e um espetáculo para o por do sol.
Esta é a razão que você deve chegar por lá, pelo menos 1 hora antes do sol se por, para que possa curtir este momento mágico, tranquilamente.
Nós chegamos as 17 horas, no mês de fevereiro, e foi um tempo bem legal, para visitar o museu e assistir, claro, o astro rei se despedir do dia.
Como está organizada a CasaPueblo
A construção é imensamente grande, cheguei a me impressionar, sobretudo quando vi a foto que fizemos com drone, que permite ter uma ideia mais precisa da construção.
Atualmente foi transformada em Club Hotel Casa Pueblo, para hospedagem e festas.
Por essa razão, somente uma pequena parte da construção está aberta para visitação, praticamente todo o restante é área privada de acesso aos hóspedes.
Você pode visitar a área aberta ao público: Casapueblo Museu com suas varandas e o Restaurante Las Terrazas.
Uma das coisas que mais me chamou a atenção foi uma das frases de de Vilaró – “Sem dar-me conta, a CasaPueblo transformou-se no mapa do Brasil”. Perceba a semelhança!
Como assistir o por do sol na CasaPueblo
Uma das formas mais adotada para visitar a CasaPueblo museu e assistir o por do sol é sentar-se em uma das suas varandas ao redor do museu.
Caminhe pelo museu, visite as belezas criadas por este gênio da arte e em seguida, encontre um lugarzinho na varanda e, calmamente aprecie o entardecer.
Contam que na Cerimônia do Sol, ouve-se na própria voz de Vilaró, a recitação de suas poesias.
Não pude checar essa opção, pois embora tenhamos ficado um pouco na varanda, decidimos apreciar o fim de tarde na segunda alternativa.
A outra forma de admirar o por do sol é ir ao Restaurante Las Terrazas.
Você tem que sair do museu e descer em direção à bilheteria. É na mesma entrada para o Hotel.
Que tal presenciar o entardecer, de frente para o mar e degustando uma comidinha especial, harmonizada com espumante, vinho ou outra bebida de seu gosto?
Vamos então conhecer cada um destes lugares, vem comigo!
♥ CasaPueblo Museu-Taller de Carlos Paez Vilaró
O Museu Vilaró, embora tenha 5 salas e 3 varandas, não é muito grande e você faz a visitação por conta própria, sem guia.
Reserve pelo menos 40 minutos para visitar, calmamente, as salas do museu, ver as obras e fotos do artista, com seus inúmeros gatos, uma de suas paixões.
São muitas pinturas, peças cerâmicas e esculturas, contando sua trajetória de vida artística e pessoal.
Tem fotos e trabalhos conjuntos com outros ícones das artes, como Picasso. A maioria, das obras de Vilaró são originais e estão à venda.
- O Museu Vilaró está aberto ao público todos os dias do ano, das 10h até o pôr do sol. A entrada para o Museu Casa Pueblo, em fevereiro/20 foi de 330 pesos/pessoa.
♥Restaurante Las Terrazas
Nós decidimos ir até o Restaurante Las Terrazas, que conforme informação, tinha a melhor vista, tanto do por do sol, como da CasaPueblo.
O acesso ao restaurante é pela entrada do Hotel. Você se identifica na recepção, paga uma taxa de entrada, sendo direcionado para o elevador.
No trajeto você já tem oportunidade de ver a CasaPueblo por outros ângulos, impossíveis de ver, do museu.
Ao lado do restaurante está uma das belas piscinas da construção e é possível ver uma parte frontal do hotel.
Vale sair da mesa é ir até a piscina, apreciar as curvas e detalhes da arquitetura da CasaPueblo. Certamente essa visão só e possível daí.
Olhando a partir da piscina, para cima, você enxerga até o último andar da construção e pode admirar diversas varandas.
Este é o melhor ponto de observação da CasaPueblo!
O restaurante tem uma grande varanda, com excelente vista para o por do sol. Conseguimos uma mesa bem de frente para o mar, foi ótimo!!!
♥A surpresa inesperada!
Sabe aqueles presentes inesperados de viagem? Foi o que tivemos! Aconteceria neste mesmo dia, naquele por do sol, o desfile da coleção outono e inverno da Carmen Steffens.
Participamos do desfile, na Casa Pueblo!!! Quando eu poderia imaginar tamanha oportunidade!
Claro que os convidados do desfile estavam numa área específica, bem à nossa frente, na parte mais baixa da varanda! Assistimos tudo de camarote!
Pudemos acompanhar o espetáculo da natureza, ao entardecer, também o desfile e o show musical.
E para completar com chave de ouro, degustando o vinho Estate Pinot Noir Rosé, 2019 (800 pesos), da Vinícola uruguaia, Garzon, a mesma que visitamos.
O Rosé harmonizou super bem com salmão grelhado e risoto de parmesão (720 pesos). Foi uma tarde e início de noite, inesquecível!!!
E não posso deixar de registrar aqui que a Bodega Garzon ficou em segundo lugar numa lista de 50, no concurso das melhores Vinícolas do mundo, realizado em 2020 pela World’s Best Vineyards.
Ressalto que o valor pago de entrada para o restaurante é descontado no consumo e que pagando no cartão temos 22% de desconto (IVA).
Nossa despesa no Restaurante Las Terrazas foi R$ 150,00 (entrada, vinho e salmão com risoto, dividido para 2).
- A entrada para o Restaurante Las Terrazas foi de 600 pesos/pessoa (R$ 74), revertidos em consumação.
Como chegar na CasaPueblo museu
Para chegar de Punta del Este na CasaPueblo museu, em Punta Ballena, você precisa deslocar-se de ônibus ou de carro.
No verão existe um ônibus que leva até a CasaPueblo. Já no inverno, o ônibus deixa na pista.
Você terá que subir, a pé, uma ladeira bem razoável, por cerca de 1km, pois a CasaPueblo fica bem no alto de uma colina.
De carro alugado, use o aplicativo Mapsme que funciona super bem no Uruguai.
Você baixa o mapa antecipadamente e não precisa de internet para usá-lo cidade.
Se não estiver de carro, sugiro pegar carro por aplicativo, mas garanta o retorno, porque não tem transporte fácil na região.
Conclusão
Próximo a Punta del Este CasaPueblo museu é na verdade, um conjunto da grande obra do artista plástico e muralista Carlos Paez Vilaró.
Vilaró utilizou-se das suas habilidades criativas de pintor, escultor e arquiteto e foi dando seu toque em cada pedacinho da sua casa de verão.
Uma enorme escultura branca, cravada no alto de uma colina, voltada para o mar, com uma vista impressionantemente linda! Esta é a CasaPueblo.
Só podia mesmo tornar-se um grande monumento turístico. Se você ainda não visitou a casa de Vilaró em Punta Ballena, precisa visitar!
Planeje uma viagem ao Uruguai, visite Punta del Este e de lá, vá assistir o por do sol neste monumento conhecido internacionalmente – CasaPueblo!
Eu simplesmente amei, foi a realização de um sonho antigo. Que por do sol!!! E vou lhe dizer, fico morrendo de vontade de voltar!
Quando eu visitar novamente o Uruguai, pois ainda quero conhecer outros lugares e vinícolas, certamente farei um bate e volta na CasaPueblo.
Veja quantas belezas Punta del Este oferece, neste vídeo que fizemos para você! Aproveita e segue a gente lá o youtube e clica no sininho para receber informação sobre os novos vídeos.
Muitas belezas, arquitetônicas, esculturas, pinturas, cerâmicas, mar, por do sol, tudo isso estimula o nosso sentido da visão!
Para Refletir
Muitas são, Senhor, Deus meu, as maravilhas que tens operado e os teus pensamentos para conosco; ninguém há que se possa comparar a ti; eu quisera anunciá-los, e manifestá-los, mas são mais do que se podem contar. Salmos 40:5
Pode lhe interesar também
- 8 locais imperdíveis para o que fazer no Uruguai – Roteiro
- Colonia del Sacramento no Uruguai – 21 atrações do que fazer
- 12 restaurantes onde comer em Colonia del Sacramento
- 12 atrações do que fazer em Punta del Este
- O que fazer nos arredores de Punta del Este – 8 atrações
Este post faz parte de um projeto coletivo com o tema: Para onde quero voltar quando tudo isso passar! CasaPueblo é um dos lugares que eu quero voltar a visitar.
Veja também para onde amigas blogueiras estão planejando voltar:
⇒Expedições em Família – Vale Europeu – descubra os destinos para onde viajar
⇒Mai Viagens – Road trip na Austrália: uma das viagens que mais quero repetir
⇒Vamos Viajar pra onde agora – Roma a cidade eterna
⇒Viajante Econômica – Lago di Como: bate-volta de trem a partir de Milão
⇒Viaje24h – Road trip Uruguai, Argentina e Chile: uma viagem para repetir quando tudo passar!
⇒Família que Viaja Junto – Veneza no inverno, sem fila nem aglomeração: uma cidade pra chamar de sua
⇒6 Viajantes – 5 Destinos incríveis para repetir!
⇒Uma Senhora Viagem – Roteiro Patagônia Argentina: Bariloche, Villa Angostura, San Martin de Los Andes
E você, para onde gostaria de voltar? Conta para gente aí embaixo, nos comentários, vamos ver qual dos lugares desse mundão será mais desejado pelos leitores!
======================================================================================
Deixe seu comentário aqui ao final deste post, contando para gente a sua experiência. Diz aí se você já foi a Punta del Este e o que achou! Se visitou a CasaPueblo. Ou se e quando pretende ir!!! Este post foi útil para você?
PLANEJE SUA VIAGEM COM NOSSOS PARCEIROS
Se você gosta de nosso Blog e vai viajar, planeje sua viagem com nossos parceiros.
Você não paga nada a mais, em alguns casos até ganha descontos, e nós recebemos uma pequena comissão. Assim você nos ajuda a manter o blog sempre atualizado.
- Voo de balão na Capadócia
- Reserva de hotéis Booking.com.
- Aluguel de carro RentCars.
- Seguro viagem faça o SegurosPromo. Usando o cupom de desconto para nossos leitores – SYLVIAYANO5 , terá 5% de desconto. Pagando no boleto, mais 5%.
- Cartão de dados e internet EasySIM4U e Viaje Conectado
- Para passagens aéreas com ótimos descontos Passagens Promo.
- Passagens aéreas, para saber qual a melhor época para viajar, use Viajanet
Deixe seu Comentário
Amei ler seu texto e conhecer com mais detalhes sobre CasaPueblo. Certamente é um local que gostaríamos de revisitar!! Nestas férias de julho retornaríamos a Buenos Aires e de lá, Colônia de Sacramento, Montevidéu e cidades do entorno. Casapueblo estava em nosso roteiro! Ficará para uma oportunidade futura! Amei seu texto! Obrigada!
Deyse, que peninha né a gente ter que mudar nossos planejamentos de viagem. Também aconteceu comigo. Mas com certeza virá a nova oportunidade de realizarem este plano e revisitarem o Uruguai. Eu também amei Colônia de Sacramento, um charme. O Uruguai me encantou, quero muito voltar, revistar lugares e desbravar outros, inclusive vinícolas!!!!
Grande abraço
Sylvia
Maravilhoso esse teu roteiro. Lugares clássicos para visitar em Punta Del Este: Casa Pueblo museu e o pôr do sol, nossa um espetáculo atras do outro. Obrigada por compartilhar essas dicas.
Obrigada Mairim, realmente o nosso pais vizinho tem obras de tirar o chapéu. Atrações maravilhosas que merecem visitara e voltar.
Grande abraço
Sylvia
Esse é o tipo de passeio que adoramos fazer. Com certeza mais que absoluta Punta del Este CasaPueblo museu estaria no nosso roteiro no Uruguai. Me senti na Grécia só pelo seu post, rs.
Olá Fabíola, que bom que gostou do post e do lugar, tomara que logo possa conhecer e aproveitar tudinho!!!
Então, parece muito mesmo estar em Santorini, com aquelas casinhas brancas, a CasaPueblo arrasa muito!!!
Grande abraço
Sylvia
Sylvia que lindas fotos seu post está um espetáculo. Parabéns ! Quando estive ai não tive o privilégio de ver o por do sol, vou ter que voltar. kkkk
Muitíssimo obrigada Hebe!!! Ahhh se não conseguiu ver o pôr do sol tem que voltar mesmo. O museu é lindo, a casa uma escultura imensa, maravilhosa, mas o entardecer com sol é um espetáculo!!!
Fico aqui torcendo para que seja um dia maravilhoso em sua vida!!!
Grande abraço
Sylvia
Eu amei conhecer a Casa Pueblo em Punta Del Este e o pôr do sol de lá é imperdível mesmo. Que sorte que vocês tiveram de ainda ver um desfile da nova coleção da Carmen Steffens. Também visitamos o museu e ficamos encantados com tudo. Um dia também adoraria voltar lá.
Olá Cecília, pois é, foi mesmo muita sorte, eu consumo dizer, bençãos que recebemos do papai do céu, que nos surpreende, dando muito mais além daquilo que planejamos para nossas viagens!!! Volta sim e quem sabe você também não será surpreendida com alguma coisa inusitada, pois o pôr do sol já é um imenso presente!!
Grande abraço
Sylvia
Sylvinha, como sempre lindíssimas fotos e ótimo texto sobre Punta del Este e Casapueblo, museu e por do sol . Já estive em CasaPueblo e a vista é belíssima. Fomos em um tour que visitou Casapueblo e Punta. Quero muito voltar ao Uruguai mas fazer tudor por conta própria para ter liberdade de ficar o tempo que quiser em cada lugar.beijocas
Querida amiga Lilian, realmente visitar a CasaPueblo faz parte obrigatória do roteiro de visitas no Uruguai né! Aquele pôr do sol é imperdível, assim como o museu e eu ainda digo, que é preciso ir ao Restaurante Las Terrazas. Concordo com você, fazer os passeios por conta própria nos dá mais liberdade de curtir o momento e o lugar com tranquilidade e da forma que gostamos, né. Vai ser muito bom mesmo seu retorno.
Grande abraço, amiga
Sylvia
Viajei com você lendo esse post! Que lindo e poético! Meu próximo destino será Punta del Este e quero muito conhecer a CasaPueblo. Fiquei encantada com essa construção que por si só já é uma obra de arte. Adoraria visitar o museu e ficar para o por do sol
Oi Ângela, que legal que gostou do post e pode antever as belezas que irá encontrar na sua próxima viagem, Você vai amar o Uruguai, Punta del Este e a Casa Pueblo. Um país bem pertinho da gente e bem gostoso. Eu havia ido a Montevideo, a trabalho, muitos anos atrás, não tive como conhecer muita coisa e sonhava em voltar com tempo para visitar o país. Adorei fazer essa road trip, muito confortável. Quero voltar para rever alguns lugares e conhecer outros. Boa viagem para você e fique à vontade para enviar qualquer dúvida.
Meu abraço
Sylvia
O pôr do sol na CasaPueblo é realmente fantástico! Tive o prazer de visitar o local, mas confesso que você mostrou aqui alguns detalhes que eu não havia percebido! Adorei relembrar esse lugar maravilhoso do Uruguai! Ainda com um desfile de quebra! Show de bola!
Olá Cintia, que bom receber seu comentário. A Casapueblo encanta mesmo né. É muito legal lermos diferentes posts sobre o mesmo assunto não é, a visão e a experiência de cada um pode ser diferente e assim, vamos agregando novas informações a respeito do mesmo lugar. Grande abraço
Sylvia
Sylvia, obrigada pela excelente postagem. No restaurante não toca o poema no por do sol?
Olá Raquel, que bom receber você aqui. Fico muito feliz que leu nossa matéria sobre esse maravilhoso ícone uruguaio.
Os relatos dizem que sim, toca-se poemas lidos pelo próprio Vilaró, mas no museu, onde você pode sentar em bancos e assistir o por do sol. Nós assistimos o por do sol no Restaurante, não sei se também lá também tocam os poemas, no dia em que estávamos lá, estava tendo um desfile e tinha um DJ.
A vista é linda e o lugar é imperdível. Super recomendo essa visita.
Venham sempre ver as novidades e deixe suas mensagens, amo receber contato dos leitores.
Grande abraço
Sylvia Yano