Vou lhe dar excelente dicas do que fazer nos arredores de Punta del Este, no Uruguai.
Existem ótimas atrações muito próximas da cidade de Punta del Este, possíveis de serem visitadas num bate e volta ou combinando com outros passeios.
Uma delas é a belíssima Casa Pueblo, que juntamente com a escultura Los Dedos, são as principais e mais famosas atracões da cidade e região.
Estas não podem faltar na sua lista do que fazer em Punta del Este. Mas tem muito mais!!!! Veja aqui, segue com a gente! Vem!
Sumário
O que fazer nos arredores de Punta del Este
1 – Visitar uma vinícola – Bodega Garzon
Visitar pelo menos uma vinícola em Punta del Este é ponto obrigatório! Existem várias opções por perto, nós optamos pela Bodega Garzon, mas ficou aquele desejo de ter ido a várias outras também, rsrs.
Para nosso segundo dia na cidade, tínhamos agendado, ainda no Brasil, uma atração que não pode faltar na sua lista de o que fazer nos arredores de Punta del Este!
Uma visita agendada para as 12 horas, com degustação, na Bodega Garzon (1.350 pesos/p). A vinícola está localizada a 70 km de Punta del Este, na Ruta 9, km 175.
A Bodega fica no Pueblo Garzon, um pequeno vilarejo. O caminho até lá é bem fácil, os últimos 8 km são de terra batida, mas em boas condições para dirigir.
Nós alugamos carro, ainda no Brasil, e pegamos o veículo, próximo ao aeroporto, já na chegada em Montevideo.
Mas se você não estiver de carro próprio, poderá verificar, na página da Bodega Garzón, um transfer ou poderá solicitar no hotel onde estará hospedado(a), qual agência de turismo, oferece este serviço.
A Bodega Garzon é um espetáculo, a arquitetura sustentável é belíssima, o vinhedo, nossa!!! Um arraso.
O tour pela vinícola é muito interessante, você vê todo o processo de produção, ouve sobre a história da vinícola, visita o vinhedo e degusta 4 vinhos.
Você também pode almoçar na vinícola, os preços não são baratos, mas é uma enogastronomia gourmet, que sempre vale a pena, se você quiser vivenciar esta experiência!
Lembre que são 2 grupos diários e geralmente, lotados. Faça sua reserva tanto para a visita e degustação, como para o restaurante, com antecedência, antes mesmo de viajar.
DICA SDV: A vinícola Garzón foi classificada em segundo lugar entre 50 outras vinícolas como melhores do mundo, no concurso de 2020, da Worlds Best Vineyards @worldsbestvineyards.
2 – Visitar o Pueblo Garzon
O Pueblo Garzón antigamente era uma cidade férrea que estava decadente. Ressurgiu, voltada à cultura e enogastronomia, com a instalação do Hotel e elegante Restaurante Garzón, propriedade do renomado chef Francis Mallmann e a própria Vinícola Garzón.
♥Restaurante e Hotel Garzon
Tenho que contar para você que nós erramos a entrada da Bodega Garzon, que é a esquerda. Viramos à direita, foi um erro que acabou sendo legal, pois chegamos ao centrinho do Pueblo Garzon.
Num dos cantos da praça central visitamos o Restaurante e Hotel Garzon, que pertence ao Chef Francis Mallmann, mesmo chef responsável pelo restaurante da Bodega Garzon.
O restaurante é muito lindinho. Não foi permitido fotografar o menu, mas é composto de pratos típicos uruguaios. A média de preço de cada prato individual é 1700 pesos uruguaios.
Tanto o hotel, com somente 5 apartamentos, como o restaurante são bem intimistas. O atendimento nos pareceu bem personalizado.
Havia um casal almoçando na parte externa do restaurante, parecendo que tudo foi arranjado para atender especificamente àquele casal, com o maior charme e exclusividade.
Pelo aroma e pelo braseiro, parecia uma parrilada especial e repleta de legumes assados, hummmm, deu água na boca.
♥Arte – Praça e Atelier em Pueblo Garzon e Tierra Garzón
Saindo da praça central em direção à estrada principal, na outra esquina da praça, vimos, infelizmente só por fora, o Atelier de Mário Arbiza com uma belíssima escultura vermelha.
Não havia lido nada a respeito das atrações artísticas na região e infelizmente tínhamos horário e não conseguimos parar.
Na saída para o Bodega Garzon, vimos outra grande estrutura, com os dizeres Piero Atchugarry Gallery, li mais tarde que foi instalada num estábulo reformado.
Fiquei sabendo que o local chama-se Tierra Garzón. O filho de 27 anos de Pablo Atchugarry, artista plástico de Montevidéu, reconhecido internacionalmente pela série de esculturas abstratas em mármore, abriu ali, numa fazenda de 162 hectares, um enorme empreendimento.
Com 28 chácaras de 5 hectares, reserva ecológica e exclusivo Hotel e SPA, local que está se transformando em destino cultural.
Fiquei com vontade de visitar, mas não dá para fazer tudo né, então, tive que me satisfazer em somente fotografar a frente.
Mas vale a pena você se aventurar e visitar, daí conta aqui nos comentários deste post, o que achou! Visita o Instagram da galeria @pieroartatchugarrygallery.
3 – José Ignacio
Há 30 km da Bodega Garzon, está a cidade de José Ignacio. De Punta del Este fica a 35 km e, a 160 km da capital, Montevidéu.
Você pode aproveitar a ida à Bodega Garzón e visitar José Ignacio que fica no caminho ou sair de Punta para fazer um bate e volta. O que não pode é deixar de incluir essa visita no seu roteiro do que fazer nos arredores de Punta del Este.
José Ignácio é uma antiga vila de pescadores que pela beleza de suas praias, tornou-se um requintado balneário. Muito bem estruturado e charmoso, possui vários resorts de luxo, é movimentado, mas não tão badalado como Punta e sem perder seu clima bucólico.
Muita gente se hospeda lá e vai passear em Punta del Este. Recém casados também têm optado hospedar-se num dos charmosos e requintados hotéis e resorts da cidade.
Fique atento que no verão, geralmente em fevereiro, acontece na cidade o Edición anual de Música en el Faro. Os concertos acontecem no Club del Mar Y Parador “La Huella”.
♥Farol de José Ignacio
Uma das principais atrações da cidade, está bem no meio, dividindo as praias mansa e brava. Tem um tipo pier, junto à areia da praia, ótimo lugar para andar, relaxar e curtir a praia.
Percebemos muitas famílias na praia mansa, muitos andando pelas pedras próximas ao Farol.
Dizem que a praia brava é mais frequentada pela moçada. Kite surf também é muito praticado na região, principalmente porque o vento é forte.
Logo próximo ao farol tem uma feirinha de artesanato que super vale dar uma olhada. Tem de tudo, objetos artenais de decoração, roupas, lembrancinhas, imãs da cidade.
O que mais gostei foi um tecelão que produz roupas no tear de algodão e tem até uma roca, igualzinha a da história da Bela Adormecida. Pedi para ele me mostrar como funcionava e ele gentilmente começou a fiar o algodão nela, amei a experiência!
♥Galeria de las Missiones
Andando na cidade passamos pela frente de 2 monumentos que chamaram a atenção, lindos, eram similares ao que já havíamos visto, ambos em Colonia del Sacramento.
Percebemos que se tratava do mesmo artista. Sabe o que era? A Galeria de las Missiones!
Tradicional na capital uruguaia, com acervo de arte uruguaia do século XX, instalou-se também pertinho da praia, na cidade balneário.
As esculturas que nos chamou a atenção foram a que é similar à Curva de Fibonacci que vimos no Centro Cultural Bastión del Carmen.
A outra, muito similar a que vimos na entrada do Hotel e Restaurante Charco, em Colonia del Sacramento.
Mas vale ressaltar que José Ignacio está se tornando um grande Point das artes.
Lá também estão 2 resorts de luxo voltados para a arte, Estancia Vik José Ignacio e Playa Vik José Ignacio, construído pelo norueguês Alexander Vik, colecionador de arte norueguês.
Ambos empreendimentos são totalmente decorados com esculturas, murais e pinturas, predominando de artistas locais, que além de serem admiradas, podem ser compradas.
♥Restaurante Suzana
Estávamos procurando um lugar para comer e queríamos de frente ao mar. Encontramos, na internet, o Restaurante Suzana que fica dentro de um condomínio.
Achamos estranho quando entramos no estacionamento, logo veio um senhor dizendo que para uso do estacionamento interno deveríamos consumir, no mínimo, 1000 pesos.
Nem tanto pelo dinheiro, pois os preços na região são altos mesmo e provavelmente gastaríamos o valor requisitado, mas decidimos estacionar na beira da estrada, como muitos outros carros fizeram.
Entramos e realmente o lugar é muito lindo, mesas grandes, mesas menores e mais aconchegantes, poltronas com mesinhas, tudo de frente para o mar, bem sofisticado.
Mas o preço, ui! A cerveja artesanal igual a que tomamos em Colônia por 200 pesos, estava 450 pesos. O lugar é bem confortável, bonito, bom atendimento, mas os preços muito “pesados”, rsrs.
♥Tilo Bar Restaurante de tapas y Tragos
Um lugar bem charmoso e aconchegante, mas não é de frente para o mar. A recepção parece uma charmosa sala de estar de casa e também alugam quartos. Localização bem legal e próxima à praia. Veja o Instagram deles @tilobar.uy
Pela nossa rápida passada pela cidade, as ruas que saem das praias estão repletas de restaurantes e bares, para todo o tipo de gosto e bolso.
4 – Puente de La Barra Leonel Vieira
Saímos de José Ignacio pela Ruta 10 em direção a Punta del Este. Chegando no Balneário La Barra, que fica a 12 km de Punta del Este, fomos parados por moças, oferecendo pedaços de medias lunas quentes, irresistível! Paramos, claro, uma delícia!
É o ML Calentitas, media lunas quentes, macias e deliciosas! A decoração é muito alegre e divertida, tudo bem colorido. Você tem várias opções de media lunas e se entrar vai ver o processo de produção! Veja o Instagram deles @medialunascalentitaspuntadeleste.
Saindo da ML Calentitas, seguindo em direção a Punta del Este, você já vê a super interessante Puente de La Barra Leonel Vieira, popularmente conhecida como a Ponte Ondulada.
Na verdade, são 2 pontes gêmeas, lada a lado, com pistas num formato ondulado, que ligam o animado balneário La Barra à Punta del Este.
A primeira ponte foi construída em 1965 e a segunda, em 2000. Projetadas por Leonel Vieira.
Em um dos extremos da Ponte, fica um enorme hotel, todo de vidro, voltado para o rio. Do alto da ponte a gente pode ver uma baita piscina na frente desse hotel.
Ah sim, você pode caminhar pelas duas pontes. No outro extremo, de um lado tem um pier com caiaques, barquinhos e umas casinhas que alugam bicicletas e os barcos. Tem lugar para estacionar e caminhar.
Mas digo logo, embora tenha uma boa descida, não é tão intenso não, friozinho na barriga, só para os mais sensíveis, kkk.
E vou dizer que muitas das “tesourinhas” de Brasília, dão mais frio na barriga do que esta ponte, rsrs. Mas, com certeza, vale você ir lá conferir e curtir o ambiente ao seu redor.
5 – Museu do Mar
É um museu de história natural localizado exatamente no balneário La Barra, a 1 km da Puente de La Barra, no Departamento de Maldonado.
O Museo del Mar foi criado em 1996 por Pablo Etchegaray, colecionador de produtos marinhos de todo o mundo. É uma das atrações do que fazer em Punta del Este e está no catálogo de todas as agências de turismo.
Possui 8.000 caracóis de diferentes tamanhos e cores, baias, estrelas e cavalos do mar e muito mais. Para quem estiver com crianças é uma atração que não pode faltar.
Aberto o ano todo, possui 4 grandes salas compondo uma área de 2.300 m². Está para visitação mais de 5.000 espécimes marinhos.
6 – Casa Pueblo e Museu-Taller de Carlos Páez Vilaró
A Casa Pueblo é uma das, senão a mais importante, atração próximas a Punta del Este. Impossível não fazer parte de seu roteiro do que fazer nos arredores de Punta del Este, visitar a Casa Pueblo !
Na tarde do terceiro dia, fomos visitar a CasaPueblo, organizando o horário para chegar a tempo de assistir o por do sol – Cerimônia do Sol.
Esta Casa, que mais parece uma escultura, está localizada em Punta Ballena, também em Maldonado, a 14 km de Punta del Este.
Obra do arquiteto, artista plástico e muralista, Carlos Páez Vilaró que a concebeu, com um estilo semelhante ao das casas de Santorini, na Grécia.
De frente para o mar, bem no alto de uma colina, construiu sua casa de verão com belíssima vista, espetáculo para o por do sol.
Aberto ao público está o Museu-Taller que expõe as obras do artista, muitas delas, à venda. Existem 3 varandas que permitem sentar e admirar o sol se por.
Nós tivemos uma maravilhosa surpresa ao chegar lá, vivenciamos uma experiência nunca imaginada, fomo ver o por do sol no Restaurante La Terraza e estava acontecendo um desfile super badalado que a gente, de tabela, aproveitamos.
O Museu Vilaró está aberto ao público todos os dias do ano, das 10h até o pôr do sol. A entrada em fevereiro/20 foi de 330 pesos/pessoa.
7 – Cidade de Piriápolis
A cidade de Piriápolis está a 32 km de Punta del Este, super vale a esticadinha de Punta até lá. Tem atrações bem interessantes para visitar.
Listamos as atrações que queríamos visitar e buscamos os endereços pelo aplicativo Maps.me que pode ser usado offline. Veja como usar esse aplicativo no post 8 lugares imperdíveis do que fazer no Uruguai e descubra todo o nosso roteiro no Uruguai.
Olha tudo que visitamos em Piriápolis!
- Castelo de Píria;
- Cerro do Toro;
- Plaza de Vênus;
- Cerro de San Antonio com teleférico até a Marina; e
- Rambla, vista da praia.
♥Castelo de Píria
Afastado do centro da cidade, o Castelo de Píria é imponente e bonito. Foi residência particular de Francisco de Píria, até seu falecimento, em 1933.
Estava localizado no centro agroindustrial de Piriápolis, que já naquela ocasião, tinha como atividade econômica os vinhedos e bodegas, no Cerro do Pão de Açúcar.
Francisco de Píria foi pioneiro no local e iniciou a formação da cidade, a qual em sua homenagem, recebeu seu nome.
O projeto e construção do castelo é do engenheiro Aquiles Monzani que o concluiu em 1897.
Hoje o Castelo funciona como museu. Mantém os móveis e utensílios da época, contando um pouco da história local.
O que mais gostei foi ver um mesa de telefonista da era de cabos para conexão entre os números que eu só havia visto em filmes.
♥Cerro del Toro
Do Castelo de Píria, fomos para o Cerro del Torro. Cerro é uma pequeno monte e várias das atrações da cidade ficam numa parte elevada.
O Cerro del Toro é uma fonte bem no alto do Cerro com um grande touro no topo.
A fonte não estava funcionando e realmente, não considero que seja uma atração que vale muito visitar.
Isto porque tem que subir o morro e é longe dos demais pontos turísticos. Claro se você tiver tempo para andar pela mata e trilha do local, aí pode ser legal
♥Cerro Santo Antônio
Seguimos para o Cerro de San Antônio, e já no trajeto a gente vai admirando linda vista panorâmica da cidade, do Porto e da Marina.
No alto da montanha está a Capela de San Antônio. Ao seu redor, várias lojinhas de souvenires da cidade e do país e pequenas lanchonetes que vendem água, café, algum lanchinho.
Do Cerro sai um teleférico que leva e traz as pessoas até a Marina. Já de volta, iniciando a descida do monte, paramos para fotografar.
Fiquei com super vontade de andar no teleférico, mas não tínhamos tempo, rsrs, peninha. Não dá pra fazer tudo né!!!
♥Rambla, vista da praia
Estava muito quente neste dia, 32 graus e quase sem vento. Saímos do Cerro Santo Antonio e resolvemos ir para a Rambla, de frente para o mar. A vista é linda, da beira-mar, vale andar um pouco por ali.
Existem vários restaurantes nessa área, escolhemos um deles, o Restaurante Poseidon. Escolhemos as mesas que ficam na calçada, sentamos para relaxar um pouco, observar o movimento e beber uma cervejinha local, para refrescar.
♥Praça e Fonte de Vênus
Já refeitos e descansados, fomos em direção à saída da cidade. No caminho vimos, um parque bem arborizado com uma fonte. Descemos para visitar, era a Fonte de Vênus, estilo romano, muito lindinha.
Casais mais idosos, sentados em cadeiras desmontáveis, curtiam a tarde e tomavam seu chimarrão. Havia alguns jovens também conversando.
Aproveitam bem os seus espaços e ficam muito tranquilos, demonstrando que a segurança é grande por lá.
- Na cidade de Piriápolis, considero que seja imperdível conhecer o Castelo de Píria, o Cerro Santo Antonio e a Rambla.
8 – Fazenda Lapataia
Seguimos para a Fazenda Lapataia, que fica a 20 km de Piriápolis e 12km de Punta del Este. É uma das maiores produtoras de doce de leite e vários outros produtos derivados.
A fazenda abre ao público de 15h às 20h durante os meses de dezembro a março. É enorme e com muitas atrações para crianças.
É um passeio que não pode falar no roteiro do que fazer em Punta del Este, especialmente se estiver com crianças.
A fazenda tem vários brinquedos de subir e escalar, um parquinho bem interessante. As crianças podem alimentar carneiros e cabritos, ver cavalos, vacas.
As 18h oferecem um passeio de trenzinho puxado a trator (50 pesos/pessoa), visitando a fazenda. Eles tem uma loja com os produtos produzidos lá e também bastante artesanato.
Numa área aberta, tipo uma grande varanda, você vai no balcão e escolhe quais das gostosuras vai provar e se senta para degustar. A estrela é o doce de leite!
Nós comemos um crepe salgado e a estrela da casa – de doce de leite (300 pesos cada um). Muito bom, mas de novo, pra mim, muito doce. A fazenda estava lotada, acho que as pessoas saem de Punta e vão lanchar lá.
E assim, encerramos mais um dia de passeio. Voltamos para o hotel e nem tivemos coragem de sair para jantar.
⇒Caso queira combinar as 4 atrações na mesma direção, sugiro:
- Saia pela manhã e vá até a Capela San Rafael (item 12).
- Siga para Piriápolis, visite a cidade e saia as 14h30 para a Fazenda Lá Pitaia.
- Organize-se para chegar à Casa Pueblo, por volta de 17h30h, visite o museu, basta 30 minutos, e espere o pôr-do-sol nas varandas do Museu ou no restaurante Las Terrazas.
- O pôr-do-sol, em fevereiro, acontecia entre 19:30 e 20h, dando tempo para fazer bastante coisa, sem correria.
Veja, ao vivo e a cores, as belezas de Punta del Este e seus arredores, neste filme que fizemos para você. Curta antecipadamente as mais belas atrações que verá por lá!
Passeios turísticos
Se você estiver sem carro e preferir contratar passeios, aí vão alguns contatos:
- Consórcio Punta del Este – 5204909;
- Hotel Florinda – CasaPueblo (15 dol) e Punta del Este (25 dol) – +598 9506 3544;
- Savelli Turismo – Punta del,Este; Piriápolis, Montevideo 099 934 438;, 4223 3711;
- Alma Aventuras – 094 021 022 @almaaventuras.
São muitas atrações de grande beleza que fazem o sentido da visão ser totalmente estimulado e você pode sentir isso o tempo todo
Pode lhe interessar também
12 atrações do que fazer em Punta del Este, Uruguai
8 locais imperdíveis para o que fazer no Uruguai – Roteiro
Colonia del Sacramento no Uruguai – 21 atrações do que fazer
12 restaurantes onde comer em Colonia del Sacramento, Uruguai
=======================================================================================
Deixe seu comentário aqui ao final deste post, contando para gente a sua experiência. Diz aí se você já foi ao Uruguai e o que achou! Ou se e quando pretende ir!!! Este post foi útil para você?
PLANEJE SUA VIAGEM COM NOSSOS PARCEIROS
Se você gosta de nosso Blog e vai viajar, planeje sua viagem com nossos parceiros.
Você não paga nada a mais, em alguns casos até ganha descontos, e nós recebemos uma pequena comissão. Assim você nos ajuda a manter o blog sempre atualizado.
- Reserva de hotéis Booking.com.
- Aluguel de carro RentCars.
- Seguro viagem faça o SegurosPromo. Usando o cupom de desconto para nossos leitores – SYLVIAYANO5 , terá 5% de desconto. Pagando no boleto, mais 5%.
- Cartão de dados e internet EasySIM4U e Viaje Conectado
- Passagens aéreas, para saber qual a melhor época para viajar, use Viajanet
Deixe seu Comentário