A Bahia tem suas inúmeras belezas! Visitei duas delas Itacaré e Serra Grande, e vou lhe contar o que vi por lá.
Sumário
Como Chegar em Itacaré e Serra Grande
Voe até Ilhéus, alugue um carro e siga pela Costa do Cacau em direção a Itacaré.
Onde Ficar Itacaré, Ilhéus e Serra Grande
Se você gosta de agito e muito movimento pode se hospedar nas diversas pousadas, hotéis, resorts de Itacaré onde a cidade e as praias são bem movimentadas.
Se preferir um lugar mais calmo, opte por uma das pousadas entre Ilhéus e Itacaré. No meio do caminho, à 30km de Ilhéus, em Serra Grande, Vila do Sargi, pode optar entre Pousada Serrazul, simples, mas confortável, bom atendimento e excelente café da manhã, mas também pode ficar com mais conforto no North Hotel ou Aldeia da Mata Eco Lodge. A praia neste local é excelente, atende crianças e adultos, forma piscinas naturais, mas também tem boas ondas. Com larga extensão de areia, é excelente para andar, fazer esportes ou simplesmente deitar e esquecer o mundo, ouvindo o barulho do mar.
O que fazer em Itacaré
Visite a praia da Concha que é pequenina mas muito gostosa e aconchegante. Uma boa dica é ficar na Cabana Guaiamum, do Sr. Ilo, que atende no verdadeiro estilo mineirinho, gentileza em pessoa.
Prove a isca de peixe badejo, deliciosa, e claro, o guaiamum, se tiver paciência de dissecá-lo.
Outra praia urbana é da Tiririca, com deliciosas duchas naturais para se refrescar. Visite ainda as praias de Resende e Costa. Nesse caminho tem lojas com artesanato local, destaque para os jogos americanos feitos de madeiras da região.
À noite, divirta-se andando pela avenida principal de Itacaré. A partir da praça dos cachorros, encontrará lojinhas charmosas e simpáticos restaurantes, creperias, pizzarias e bares.
Nesta mesma rua existem várias agências de turismo, onde pode contratar os passeios para os arredores, como para Barra Grande e Taipu de Fora.
O que fazer em Barra Grande – Baia de Camamu
Seguindo a rota do dendê, se estiver de carro, vá até a Baia de Camamu. Em tamanho é a segunda baia do estado e a terceira do país (Baia de Todos os Santos, Baia da Guanabara e Baia de Camamu).
De lá pegue a escuna que visita cinco ilhas, a primeira imperdível, Ilha da Pedra Furada, R$ 5,00 a entrada. Possui diversas rochas furadas, algumas com formas que lembram o rosto de Jesus, o mapa do Brasil e, conforme a imaginação, outras formas.
O terreno esconde, sob a areia, camadas de argila que com um bom guia você poderá localizá-las e fazer uma seção de rejuvenescimento com um banho de argila. As demais ilhas são visitadas para banho.
A maior parada é em Barra Grande, que vale muito conhecer. Vilarejo com uma ruazinha central repleta de lojinhas charmosas e bons restaurantes.
Um deles é o Donanna, com pratos como peixe grelhado, peixe à Taianá, com molho de tomate pelado com manjericão – delicioso e serve dois. Ambiente acolhedor, boa música e muito boa comida!!!
DICA: busque fazer a saída de Camamu direto para Ilha da Pedra Furada. Então para Barra Grande, ou somente a segunda, para poder curtir o lugar.
Outra alternativa para ir à Barra Grande é pela estrada de chão. Para hospedar-se uma opção pode ser a pousada Porto da Barra que fica próximo da Donana.
O que fazer em Taipu de Fora – Península de Maraú
Pode chegar lá de jardineira que sai de Barra Grande. Outra alternativa é saindo de Itacaré de Land Rover, aberta ou Van, fechada e com ar condicionado.
Prepare-se a viagem é de duas horas em estrada de chão com muito sacolejo e solavanco. A praia é linda, mas o passeio lhe permite passar somente umas cinco horas no local.
Procure um restaurante distante da entrada principal da praia onde estão os restaurantes Buda e o das Meninas.
Embora esses restaurantes sirvam pratos saborosos, na alta temporada estão lotados. Gastará seu tempo, em vez de curtir a praia e a comida, aguardando o almoço e, provavelmente, longe da frente do mar.
Gisele, do Blog Destinos por onde andei, também visitou, na Península de Marau, Taipu de Fora. Veja que dicas legais ela dá pra gente, desta linda praia!
Onde Comer em Itacaré e Serra Grande
Em Itacaré, explore as diversas opções de restaurantes, pizzarias, creperias e bares da rua principal. Experimente o Rio de Contas, com excelente música ao vivo – MPB e uma ótima muqueca de camarão e peixe grelhado.
Em Serra Grande, ao lado da pousada Serrazul, no restaurante Paraíso, saboreie bons pratos. Boas opções são moquecas de peixe, mista ou de camarão, risotos, peixe grelhado ou frito. Sempre sob o som de ótima MPB ou um bom Sax.
Seja onde se hospedar, o que você não pode deixar de fazer é parar na Cabana da Empada, km 20, sentido Itacaré.
A vontade é provar todas! Mas recomendo a de bacalhau, camarão com catupiri, carne seca com abóbora, tomate seco com rúcula. Sugiro como acompanhamento o suco de cacau ou de araçá boi – deliciosos!!!!!
De sobremesa ainda tem várias opções de empadas doces irresistíveis.
Servem também almoço e foi o melhor tempero da região. Experimente camarão no côco ou no abacaxi, peixe grelhado com castanhas, tudo misturando o sabor baiano e o requinte tropical.
Outra opção por perto é a Casa da Tapioca, opções salgadas e doces e sucos diversos, com destaque ao suco de rúcula, imperdível!
Bem ao lado está o Café com cacau, vale conferir e pra quem não conhece o processo de colheita e secagem do cacau, pode ver ali.
Eh nossa Bahia! como é linda!!! Encantos para descobrir, curtir e sentir!!! Vai lá você também e conta aqui pra gente a sua experiência!!! Você já visitou Itacaré e Serra Grande?
DICA do SDV: tanto Barra Grande como Taipu de Fora merecem hospedar-se por uns dias para poder curtir os seus encantos, eu vou voltar.
É tanta beleza que os olhos são estimulados a cada instante.
Deixe seu Comentário
Quero receber novidades para curtir a vida
Ola Simone, muito obrigada pela sua visita aqui no Sentidos do Viajar. Fico muito feliz que está gostando e quer receber novidades. Estamos publicando toda a semana aqui e divulgando muito coisa no Instagram @sentidosdoviajar e no facebook https://facebook.com/sentidosdoviajar/. Siga a gente aí também!!!
Uma vez ao mês envio, por WhatsApp, todos os links das novas publicações.Caso queira receber pode me enviar seu numero de celular, por aqui mesmo, que não divulgarei e passo a lhe enviar as novidades.
Grande abraço
Sylvia Yano
Eu realmente adorei visitar Itacaré e a Península de Maraú, aliás eu adoro a Bahia, um estado onde eu me sinto muito bem. Os baianos sabem receber os turistas com muita simpatia e cordialidade, além da gastronomia de dar água na boca. Gosto tanto que já estamos de viagem marcada para lá em maio deste ano. #ansiosa!
verdade Gisele, Itacaré e a Península de Maraú tem paisagens lindas, o mar maravilhoso, ótima gastronomia e boa gente!!!Que bom que vai voltar logo. Tomara que eu também! Bjos e grande abraço