Todo mundo já sabe que a Chapada dos Veadeiros é repleta de lindas cachoeiras, aqui mesmo no blog já mostramos a Cachoeira Santa Bárbara, que fica perto da cidade de Cavalcante. Mas o que quero lhe contar agora é sobre as 3 cachoeiras da Fazenda São Bento.
Isso mesmo! Já pensou em ficar hospedado num lugar que além da pousada, tem 12 atrações e dentre elas, 3 lindas cachoeiras? Esse lugar existe! Veja como chegar e tudinho sobre a hospedagem na Pousada Fazenda São Bento. Descubra novas possibilidades de passeio maravilhoso, bem pertinho de Brasília.
Neste post vou focar somente nas cachoeiras da Fazenda São Bento, e já tem muito assunto, kkkk e beleza!!!
Sumário
- Quais são as 3 Cachoeiras da Fazenda São Bento?
- Cachoeira Almécegas I
- Trilha, queda e piscinas
- O poço da cachoeira
- Rapel na Almécegas
- Cachoeira Almécegas II
- Cachoeira São Bento
- Enquanto você não vai visitar as cachoeiras da Fazenda São Bento, curta mais um pouquinho com as imagens que fizemos para você neste filme!!!
- O que levar na visita às Cachoeiras da Fazenda São Bento:
- Minhas Impressões sobre a visita às Cachoeiras da Fazenda São Bento
- VAI VIAJAR?
Quais são as 3 Cachoeiras da Fazenda São Bento?
Além de serem 3 cachoeiras, ainda possuem graus de dificuldade diferentes para acesso, permitindo que crianças, pessoas mais idosas, obesos, também possam curtir as suas belezas. Não se restringem somente aos aventureiros e super treinados em trilhas.
Falo isso, porque há muitos anos, quando minhas filhas eram ainda garotinhas, fomos passear no Parque Nacional da Chapada dos Veadeiros. Um lugar lindo, realmente maravilhoso, com muitas cachoeiras, mas que precisa andar 12 km.
Por pouco não paramos no hospital, too much para nós!!! Hoje, nem pensar que me aventuro novamente, kkk.
Vamos às Cachoeiras da Fazenda São Bento!!!
Cachoeira Almécegas I
Para chegar à cachoeira Almécegas I, saia da Casa principal da Pousada ou de seu apartamento, de carro. Alguns mais jovens e treinados vão a pé, euzinha faço de carro até onde dá para guardar as energias para a trilha, rsrsr.
A estrada é de terra mas está muito bem conservada. Pelo caminho você já vai apreciando a beleza da fazenda e da mata do Cerrado. Passa por um rio, à sua esquerda e geralmente encontra alguns dos animais da fazenda pelo caminho.
Siga até uma placa apontando para frente, a cachoeira Almécegas I e para a direita, a Almécegas II. Continue em frente e estacione o carro. Tem uma grande área de estacionamento, procure uma sombra, pegue sua água, chapéu, e siga!!!
Aí também tem um ponto de aluguel de bicicletas.
Trilha, queda e piscinas
Aí começa a trilha que é feita a pé, com 1.300m. Grande parte é reta e fácil de caminhar, mas possui um trecho mais pesado, bem inclinado que exige um pouco de resistência. Nada que não dê para fazer, mesmo que andando mais devagar.
Pelo caminho você vai encontrando um trabalho artístico feito com pedras, umas sobre as outras, com equilíbrio. Imagino eu ser um trabalho coletivo dinâmico. Quem passa pelo caminho se sente movido a contribuir com mais uma pedra. Claro que eu deu minha contribuição!
Com 43m de queda e grande beleza faz com que todo o esforço seja rapidamente recompensado. Você começa a ouvir o barulho da cachoeira, vê, mas ainda por trás de muitas árvores. Já fica louca para tirar fotos, conseguir ver melhor. Calma!!!
Vai ver uma placa indicando piscinas, recomendo não seguir por aí ainda. Continue em frente e chegará num lindo mirante. E agora você vê aquele show maravilhoso de águas caindo, lindamente, um ruído maravilhoso, um poço enorme!!!
Agora você pode tirar as fotos que queira, sentar no chão do mirante e apreciar por quanto quiser toda a beleza da Almécegas I.
Quando se sentir satisfeito, retorne um pouco e siga a placa das piscinas. Vai descobrir outro mundo. Um lugar enorme, com grandes pedras para sentar e até tomar banho de sol. Outras com a água passando por elas e fazendo pequenas cachoeirinhas ótimas para massagear o corpo. Um adorável lugar para descansar, tirar uma soneca, pegar sol, namorar.
O poço da cachoeira
Não descemos até o poço. Se estiver bem disposto a descer pela encosta e depois subir, é bem íngreme, pode seguir em frente, depois do mirante e descer. Com certeza para quem gosta de tomar banho em cachoeira e não liga para a água gelada, essa descida vai valer a pena.
Tenho uma boa notícia! A proprietária da Fazenda disse que está planejando construir um caminho mais estruturado para chegar até o poço. Quem sabe se logo não poderemos todos ir até lá embaixo com mais tranquilidade e segurança, não é?!
Reserve pelo menos 2h30 para esse passeio. Se quiser parar e ficar curtindo o lugar, reserve meio período do dia.
Rapel na Almécegas
Para quem gosta de aventura, poderá fazer rapel nessa cachoeira. Aproveitando a queda de 43 m, a empresa Travessia Ecoturismo montou toda a estrutura de rapel com 50m de altura. Instrutores bem experientes acompanham os que querem viver mais essa experiência. Veja detalhes no post 12 Atrações da Fazenda São Bento.
Dica SDV: não deixe de sentar no chão do mirante, bem perto das cordas de proteção. Para mim foi a melhor vista da cachoeira, rsrs
Se for pela manhã, na volta pode curtir o almoço da Pousada Fazenda São Bento, servido no fogão a lenha e comidinha típica da fazenda.
Cachoeira Almécegas II
Siga a mesma estrada para a cachoeira Almécegas I. Quando vir a placa mostrando à direita, vire e continue em frente. Vai dirigir ainda um bom pedaço e logo verá o estacionamento. Também tem estação de bicicletas para aluguel aí.
Estacione e continue a pé pela trilha. Um percurso bem curto de cerca de 100m e fácil de caminhar. Você vai margeando um riozinho que se une, mais a frente e forma a cachoeira.
Admire o caminho, cheio de encantos. Preste atenção nas flores, são tão singelas e lindas, Fiquei apaixonada. Olhe para o alto, veja uns antigos e altos buritis, tão formosos aos pés do rio.
Ao chegar na cachoeira, eu não sabia o que achava mais bonito: a cachoeira, o paredão em curva, ao lado direito, o profundo poço ou a belíssima chapada, à frente! Fiquei encantada com a paisagem!
É facílimo descer para o poço e tomar banho. Muitos jovens arrojados saltam das pedras no poço. Quem me conhece bem, sabe o quanto não gosto desses saltos, me arrepio só em pensar no que pode acontecer.
Claro que não me contive e falei para alguns que não saltassem de cabeça, mas de pé. Mesmo me intrometendo, alguns saltaram de cabeça, sem considerar o risco de uma lesão irrecuperável. Mas, fazer o quê?! Penso se acontece um acidente, o tempo que vai levar para que o socorro chegue. Mas, vamos voltar o pensamento para as coisas boas né!
Há também pedras onde se pode sentar e ficar admirando as belezas do local, pegando sol, curtindo o lugar.
Uma cachoeira assim como a Almécegas I, imperdível!!!!
Cachoeira São Bento
A cachoeira São Bento é a menor das 3 cachoeiras da Fazenda São Bento. Está a 300m da Casa principal. Uma trilha super fácil de chegar, totalmente plana.
Saindo da Casa Principal, vire à esquerda, exatamente o caminho oposto às 2 primeiras cachoeiras. Pode passar pelo parquinho infantil, chegar ao lago e continuar.
Para quem não está hospedado na Pousada São Bento, a cachoeira São Bento pode ser acessada sem mesmo entrar na área da pousada. O acesso é pelo lado do Coffee Shop.
Você vai chegar a um deck de madeira, com bancos de madeira. Aí é um bom lugar para tomar banho. Desça pela escadinha e já estará no rio que formará mais à frente a cachoeira. Geralmente aí é mais calmo e com menos pessoas.
Para chegar à cachoeira, siga mais à frente e logo ouvirá o ruído da cachoeira, que está praticamente encoberta pelas árvores.
Desça e verá o rio correndo, várias pedras e ao fundo a cachoeira. Bem menos que as outras, mas também muito bela.
Como é cobrado somente R$15 para visitar somente essa cachoeira, geralmente está mais cheia de visitantes que as demais. Mas nada que não dê para você achar um lugarzinho para você sentar e curtir.
Enquanto você não vai visitar as cachoeiras da Fazenda São Bento, curta mais um pouquinho com as imagens que fizemos para você neste filme!!!
O que levar na visita às Cachoeiras da Fazenda São Bento:
- use calçado confortável e firme no pé, preferencialmente que proteja seu dedos. Sugiro tênis ou croc bem ajustada. Havaianas, minhas preferidas, rsrs, neste caso não são indicadas pois podem escorregar do pé e não lhe protegem, no caso de uma topada, escorregada;
- água com certeza, prefira garrafinhas térmicas para que fique fresquinha;
- passe protetor solar antes de iniciar a caminhada e leve com você para repor;
- canga que tanto servirá para se secar como para esticar nas pedras para relaxar;
- eu não senti mosquitos, mas vale ter com você um repelente, just in case;
- uma barra de cereal ou castanhas ou fruta, caso sinta fome;
- chapéu ou viseira;
- saquinho plástico, tipo de mercado, para retirar todo o lixo que possa ter produzido e leva-lo de volta. Jogue no lugar apropriado – não queremos sujar a natureza né.
- não salte e não deixe as pessoas que estão com você saltar de cabeça nos poços. O risco é enorme de bater numa pedra e sofrer um irreparável acidente. Cuidado com a Segurança de todos.
Minhas Impressões sobre a visita às Cachoeiras da Fazenda São Bento
Eu já havia me hospedado, há anos, na Pousada Fazenda São Bento e visitado as 3 cachoeiras da Fazenda São Bento. Guardava boas recordações. Naquela época ainda não tinha blog e tudo ficou guardado somente na memória e fotos que nem sei mais onde estão, rsrs.
Que bom poder deixar agora registrado aqui neste post, toda a beleza que pude rever, toda a emoção que voltei a sentir, todo o carinho com que fomos tratados!
A natureza é imensamente pródiga quando nós, seres humanos, a preservamos, não é! Parabéns à família Pfrimer por cuidar tão bem desse paraíso para que possamos aproveitar também um pouquinho dele!!!
Agradecemos à Pousada Fazenda São Bento pelo carinho no atendimento e apoio ao nosso projeto, o que nos permitiu vivenciar e compartilhar essa experiência em nossas redes sociais e aqui no blog.
Como são belas as cachoeiras da Fazenda São Bento! Encanto que faz nossos olhos brilharem, comprovam o quanto o sentido da visão foi acariciado nessa viagem.
Que tal ver mais um pouco da beleza dessas cachoeiras? Preparamos para você este filme. Aproveita, entra lá no nosso canal do Youtube e se inscreve para saber dos novos filmes!
VAI VIAJAR?
• Encontre o hotel perfeito para sua próxima viagem com garantia do menor preço. O nosso blog tem parceria com o Booking, serviço que lhe ajuda a comparar preços de hospedagem em qualquer lugar do mundo, de maneira rápida e segura. Você ainda pode fazer uma reserva com a opção de cancelamento gratuito e deixar para pagar só na hora do check-in. Garanta sua reserva de hotel agora mesmo.
• Não esqueça do seguro viagem. Economize tempo e dinheiro fazendo uma cotação na Seguros Promo. Encontre os melhores planos das principais seguradoras por preços imbatíveis. Pagamento no cartão de crédito em até 12 parcelas ou com desconto de 5% no boleto bancário. Ganhe mais 5% de desconto, comprando seu seguro com nosso cupom de desconto: SYLVIAYANO5.
• Antes de alugar um carro, faça uma comparação entre as principais locadoras do Brasil e do mundo. A nossa parceira RentCars ajuda você nessa busca de preços e oferece todas as opções de forma rápida e segura. A cobrança poderá ser feita em reais, sem IOF. Divida em até 12 parcelas no cartão de crédito ou aproveite um desconto de 5% no boleto bancário. Compare os valores e economize.
• Reservando com nossos parceiros, além de garantir o menor preço e um serviço de qualidade, ganhamos uma pequena comissão, assim você também ajuda a manter o blog, apoiando-nos a produzir cada vez mais conteúdo.
Pode lhe interessar
Deixe seu Comentário