Você morador da cidade ou visitante, talvez tenha ouvido falar que a Super Quadra Sul 308 é considerada modelo. Mas, modelo por quê? Vou contar aqui o porquê e mostrar todas as atrações da quadra modelo 308 Brasília e seus arredores. Vem comigo desvendar esse mistério!!!
Uma das questões mais importantes dessa quadra, sobretudo para a história e cultura da capital federal, é que na construção da SQS 308, os grandes nomes da concepção de Brasília, Lúcio Costa, Oscar Niemeyer, Athos Bulcão e Burle Marx deixaram suas marcas.
Sumário
- Como tudo começou – Atrações da quadra modelo 308 Brasília
- A concepção dos prédios (blocos) e disposição na quadra
- Atrações da quadra modelo 308 Brasília
- Centros de Educação Elementar
- Paisagismo
- Religiosidade e fé
- Divulgação da cultura de Brasília Atrações da quadra modelo 308 Brasília
- Atrações na SQS 108
- Atração na comercial da SQS 107
- Minhas impressões
Como tudo começou – Atrações da quadra modelo 308 Brasília
A Unidade Vizinhança composta pelas SQS 308 e 108, 307 e 107 é protegida por 3 instâncias. Unesco, pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (IPHAN) e Secretaria de Estado de Cultura, veja documento do IPHAN.
A SQS 308 foi inaugurada em 1962, construída, seguindo fielmente o projeto urbanístico de Lúcio Costa para as super quadras de Brasília. A proposta era criar blocos de quadras que tivessem infra estrutura básica para atender a população, nas questões rotineiras cotidianas, sem se deslocar para longe (cultura – ensino, biblioteca, cinema, lazer – piscina (clube), comércio básico, igreja).
“A cidade seria organizada em super-quadras com blocos residenciais, e nelas se localizariam as escolas primárias, de modo que as crianças percorressem o menor trajeto possível para atingi-las, sem interferência com o tráfego de veículos. Já as escolas secundárias, que se destinavam aos jovens e adolescentes, seriam construídas em locais pré-determinados e de fácil acesso, onde também se localizariam a igreja, o cinema, o comércio de varejo, etc”. Lúcio Costa
A concepção dos prédios (blocos) e disposição na quadra
Os blocos foram posicionados na quadra de forma que quartos e sala ficassem voltados para o nascente. Grandes janelas na frente e cobogós nos fundos, visando promover iluminação e ventilação natural.
Os Pilotis, parte térrea dos blocos, com piso escuro e colunas de mármore branco, foram concebidos para espaço de trânsito e convivência. E era assim mesmo há 30 anos, quando cheguei em Brasília. As crianças passavam o tempo livre no pilotis, brincando. No fim de tarde, mães e pais se agrupavam para conversar, enquanto os filhos curtiam o finzinho das brincadeiras. Paisagismo com árvores por toda a quadra, criando ambiente agradável para a vida.
Atrações da quadra modelo 308 Brasília
São várias as atrações existentes na quadra, envolvendo proposta pedagógica, urbanismo, arquitetura e religiosidade. Vamos ver cada uma delas.
Centros de Educação Elementar
Anísio Teixeira, na época da concepção de Brasília, dirigia o Instituto Nacional de Estudos Pedagógicos (INEP). Propôs modelo educacional, abrangendo os diferentes níveis de escolarização, do infantil ao superior, numa perspectiva “escola democrática que preparasse o cidadão para funções sociais, de trabalho e de consumidor inteligente dos bens materiais e espirituais da vida, ou seja: o de cultura geral, o de formação prática ou vocacional, o de formação profissional e o de formação para o lazer”. A execução seria por meio de 3 Centros de Educação: elementar; educação média; e universidade. Os Centros de educação elementar atenderiam crianças e pré adolescentes, até 14 anos, com estrutura que ali na 308 sul está bem representada.
- Jardim de Infância, um prédio amplo e todo revestido com azulejos de Athos Bulcão. Destaca-se por ter recebido visita da Rainha Elizabeth, que se apaixonou pela proposta. Perceba que na entrada do prédio está placa alusiva a essa visita.
- Escola Classe, projeto arquitetônico de Oscar Niemeyer. Essa escola seria a responsável pelo conteúdo de cultura geral, ou seja “para ensinar a ler, escrever e contar”ou a educação intelectual.
- Escola Parque, uma para cada 4 quadras, com oficinas de artes industriais, hoje, profissionalizantes e atividades artísticas, sociais e de recreação (música, dança, teatro, pintura, exposições, grêmios, educação física).
- Biblioteca, que está localizada entre as quadras 308 e 108 Sul. Também vale a visita, super bem estruturada.
Se desejar conhecer mais sobre esse modelo educacional, veja Anisio Teixeira e o Plano de Educação de Brasília
Paisagismo
A quadra tem uma praça central rodeada por várias árvores retorcidas que são atração e palco para muitas fotos. Já presenciei vários ensaios fotográficos, no local. Mas o destaque é para o Jardim de Burle Marx com espelho d’água e carpas, em frente ao Bloco F.
Religiosidade e fé
A famosa Igreja Nossa Senhora de Fátima, é a mais conhecida atração da quadra. Construída a pedido de Dona Sarah Kubistchek para pagar uma promessa frente a doença de sua filha. Projeto de Niemeyer, lembra o chapéu de uma freira. Toda revestida em azulejos azuis e brancos de Athos Bulcão, com pinturas no interior, motivos de bandeirolas e anjos de autoria de Alfredo Volpi.
Divulgação da cultura de Brasília Atrações da quadra modelo 308 Brasília
Em 2015, a jornalista recém aposentada, Conceição Freitas, adquiriu a Banca 308, resignificando-a como um elemento histórico e cultural. Criou um ambiente aconchegante, com mesinhas que promovem espaço para conversas e leituras, harmonizadas com café expresso. Sua banca é linda, repleta de livros e objetos de design, inspirados na cidade. Perceba os painéis de Lucio Costa e Jucelino Kubistchek, praticamente em tamanho natural. Vale conferir!
Atrações na SQS 108
- Clube vizinhança. Para que os moradores da região pudessem ter acesso a lazer e atividades físicas, sobretudo piscina.
- Primeira banca de revista da cidade. O baiano Lorivaldo Marques (80) chegou a Brasília em 1960. Abriu, na SQS 108, a primeira banca de revistas da cidade. Sempre lá, tem maior prazer em contar suas histórias, uma delas ter plantado, em 1963, dois pés de Ficus para fazer sombra na banca.
- Árvore portal do desejo. Lorivaldo conta que foi moldando as raízes das 2 árvores, enquanto cresciam, formando um portal tão imponente que, hoje é atração turística. Conta ainda que o portal tem dons especiais. Quem por ele passar e realizar 3 pedidos, feitos com alegria, será atendido! Que tal? Vem tentar!
- Balanço de corda, dos tempos de criança. Ande em direção à comercial, poderá voltar no seu tempo de criança. Não consegui descobrir quem foi o autor, mais encontrará um balanço feito de cordas e acento de madeira, pendurado num alto galho de árvore. Não tem quem resista, você vai ter que se balançar, rsrs.
Atração na comercial da SQS 107
- Primeira pizzaria de Brasília, a Dom Bosco foi aberta pelo mineiro Enildo Veríssimo Gomes, em 1960. Vende somente pizza de muçarela com molho de tomate, em pedaços. Acompanhada de chá-mate gelado, você come em pé. Simples assim e sempre lotado, tradicionalíssima na cidade.
- Cine Brasília, projetado por Oscar Niemeyer, inaugurado em 22 de abril de 1960, como parte das comemorações da nova capital federal. Recebe, anualmente, o Festival de Brasília do Cinema Brasileiro. Além da beleza do prédio, oferece muitas atrações gratuitas ou com preços muito reduzidos. Além de filmes de diferentes nacionalidades, apresenta exposições de arte, cursos, seminários e outros eventos. Todas às terças-feiras, 20h, gratuitamente, é a oportunidade de ouvir o concerto da Orquestra Sinfônica do Teatro Nacional Claudio Santoro – OSTNCS.
Minhas impressões
A capital federal é repleta de história e beleza arquitetônica e cultural. Seu modelo de concepção e clima fizeram com que me apaixonasse pela cidade. Conhecer as atrações da quadra modelo 308 Brasília foi descobrir um imenso universo, até então, desconhecido, sobre os ícones Oscar Niemeyer, Athos Bulcão e Lúcio Costa.
Saber que planejaram um ambiente sustentável e eficiente para os moradores da cidade, aumenta mais o meu orgulho por esses nomes. Conhecer a proposta educativa de Anísio Teixeira foi um grande aprendizado. Espero que você tenha se encantado com o que viu aqui. Que seja despertado a visitar a cidade e, em especial, as atrações da quadra modelo 308 Brasília.
O sentido da visão é super estimulado a cada vez que visito as atrações da quadra modelo 308 Brasília. São tantas belezas, felizmente ainda preservadas.
Deixe seu Comentário
Foi uma visita prazerosa ao meu passado de moradora na 308, da sua criação a 1966, quando fui morar em outra cidade! Ótimas lembranças desse lugar!!!
Olá Denise, obrigada pela sua presença aqui no Blog.
Que gostoso saber que meu post fez você voltar ao passado e recordar bons momentos vividos na 308. Como dizem, “Recordar é Viver”, rsrs
Eu moro nesta região e realmente amo muito tudo por aqui. Sou sempre surpreendida com belezas e coisas inusitadas, quando ando pelas quadras, como o balanço de corda, feito na árvore, como antigamente, que encontrei na 108. Recentemente encontrei o Pedro, que me reconheceu no shopping e me contou que foi ele que fez o balanço!!
Aparece sempre por aqui para ver as novidades!!!
Grande abraço
Sylvia
Uma correção: A SQS 308 não é tombada pelo Iphan, o que é tombado pelo GDF é a Unidade de Vizinhança composta pelas quadras 107,108, 307 e 308 Sul. O Plano Piloto em sua totalidade, sim, é tombado pelo Iphan. No mais, muito boa a matéria!
Abraços
Olá Luiza Peregrino,
Fiquei muito feliz com sua visita ao nosso blog e leitura de nossa matéria! Seja sempre muito bem-vinda!
Agradeço-lhe muito pela informação, de grande ajuda e esclarecimento.
Já ajustei o texto do post, inserindo a Unidade Vizinhança 308/108/307/107 como legalmente protegido em três instâncias:UNESCO, Governo do Distrito Federal e Iphan, incluindo link de acesso à informação deste último organismo.
Espero sua visita sempre por aqui, vendo as novas matérias e interagindo comigo nos comentários!
Um grande abraço
Sylvia