Este foi o nosso terceiro e penúltimo destino, no Panamá, no mês de março de 2018. Viajamos de Pedasi até Boca Chica, na Província de Chiriqui. Nosso destino era a Ilha de Boca Brava, para nos hospedar no Cala Mia Island Resort. Um lugar que super recomendo conhecer.
Águas azuis, vegetação nativa abundante, ilhas de areias brancas, mesmo banhadas pelo Oceano Pacífico, muitas palmeiras. Este é o cenário da região de Chiriqui.
Vou contar aqui como chegar até Boca Chica, o que fazer neste vilarejo e como realizar a travessia para a Ilha Boca Brava. E noutro post falo sobre o Hotel Cala Mia Island Resort.
Sumário
Onde fica Boca Chica
Está no Golfo de Chiriqui e seu arquipélago, com cerca de 100 ilhas. A costa tem uma beleza natural pródiga, atraindo grandes hotéis para a região.
Como chegar a Boca Chica, em Chiriqui
De carro
Saindo da cidade do Panamá, via Carretera Panamericana, a direção Boca Chica , 422 km. Como já estávamos em Pedasi, foram 323km. Saímos da Playa Venao as 9h30, chegando a Boca Chica as 15h10.
Se for fazer a travessia para a Ilha de Boca Brava, chegando a Boca Chica, pergunte pelo Porto e não tem errada. Se estiver de carro, precisa deixá-lo em algum estacionamento.
De avião
David, capital de Chiriqui, tem aeroporto. Essa é outra forma de chegar a Boca Chica. São 3 voos diários da cidade do Panamá a David. Copa Airlines oferece 2 destes voos, saindo do aeroporto Internacional de Tocumen. Do aeroporto são 50 minutos de carro até Boca Chica. Os hotéis geralmente oferecem transfer.
Onde se hospedar em Boca Chica
Cala Mia Island Resort, na ilha de Boca Brava, foi onde ficamos por 3 dias. Pagamos $525 dol. com café da manhã incluído. Um lugar para relaxar, conversar, curtir o momento, comer bem e contemplar a natureza virgem ao redor. Afinal você está numa ilha!!! Veja tudo sobre esse Eco Resort aqui.
Bocas del Mar, localizado no vilarejo de Boca Chica. Não fui conhecer, mas vi de de longe, durante a travessia, possui praia privada. Os apartamentos ficam no alto com vista para o mar, banheiros incluem banheiras com vistas fantásticas. Com restaurante próprio.
Pacific Bay Resort, o acesso é também de barco. Possui praia privada, restaurante com 3 refeições diárias. Os apartamentos têm vista mar. Possuem 4 Cottages com vista mar, cada um deles possui 2 quartos.
Onde comer em Boca Chica
Como chegamos em Boca Chica para pegar o barco das 16h e vínhamos de Pedasi, estávamos sem almoço. Decidimos comer antes da travessia, pois tínhamos um pouquinho de tempo antes de embarcar.
Vimos um restaurante bem pertinho do Porto, Restaurante La Costa, praticamente em frente ao estacionamento, onde deixamos o carro. Foi ali mesmo, rsrs.
Completamente no escuro, acabamos acertando. Embora um restaurante bem simples, o atendimento foi bem simpático e a comida estava boa. Pedimos lagostim com fritas e bebemos uma Miller. Também experimentamos a panamenha Atlas Golden Light.
O prato estava muito bom mas a cerveja panamenha não faturou não, muito aguada, não é a nossa praia. Por tudo pagamos $20,25 dol.
Se tiver tempo disponível pode procurar os restaurantes dos bons hotéis em Boca Chica como o Bocas del Mar.
O que fazer em Boca Chica
Boca Chica é uma pequenina vila de pescadores, onde está o Porto de entrada para o Parque Nacional Marinho do Golfo de Chiriqui (20 minutos de barco) com 14.470 hectares e 24 ilhas, uma delas, Boca Brava.
Muitas dessas ilhas são completamente inabitadas, com belas praias e com vida marinha abundante, além de vegetação e animais nativos, como macacos, bugios, iguanas, jaguatiricas, jaguar, uni, guaxinins, tamanduás e coiotes.
“O Parque é refúgio natural para muitas das 900 espécies de pássaros do Panamá, 1200 variedades de orquídeas e 100 variedades de borboletas”. Fonte: Página do Hotel Cala Mia
Os barqueiros locais ficam no Porto, próximo ao deck, à espera de clientes. Transportam os visitantes às ilhas e praias do Parque Nacional, para uma variedade de atividades, como pesca em alto mar, mergulho, snorkeling e caiaque no mar.
Curtir a estrutura do hotel
Sim, uma programação é curtir a infraestrutura do hotel onde ficar hospedado. Atente para isto na hora de escolher o seu hotel. Pois o vilarejo não tem muitas atrações nem restaurantes mais requintados.
Geralmente os hotéis oferecem bangalôs ou chalés com vista mar, praia privada, esportes náuticos e boa estrutura para atender ao hóspede. Reserve um tempo para aproveitar dessas mordomias, foi o que fizemos no Cala Mia Island Resort.
Observar baleias e outros animais
Nas Isla Parida e Isla Seca, na época de temporada, por volta de agosto a novembro, podem ser observadas baleias, tubarões, arraias e golfinhos. Existem excurções montadas especificamente para a visualização desses grandes animais marinhos.
Ilhas de destaque do arquipélago
São muitas as opções entre as 24 ilhas do arquipélago de Chiriqui. Geralmente o tempo de estada na cidade não é suficiente para visitar todas.
Recomendo visitar pelo menos as ilhas de Boca Brava, Isla Bolaños, Isla Parida, Isla Palmira e Isla Gámez.
Do Porto de Boca Chica os barqueiros locais levam você às ilhas. Os hotéis também oferecem pacotes de passeios às ilhas, incluindo em alguns casos jantar ou lanchinho.
Pesca
Essa área é muito procurada para prática da pesca. No Porto de Boca Chica está o Sport Fishing Lodge. Hoteis como o Cala Mia criam toda uma estrutura própria para apoiar grupos de pescadores que vão à Boca Chica para a pesca esportiva.
Minhas Impressões
Como decidimos nos hospedar na Ilha Boca Brava, nosso contato com Boca Chica foi muito rápido, na chegada e na saída. Mas, pelo que pude ver, existem boas opções de hotéis no vilarejo permitindo descanso e curtir a região. Os passeios são pelas ilhas ao redor do Golfo de Chiriqui e terá bastantes opções de barqueiros locais para visitá-las. A cidade em si não oferece muitos serviços, atém do básico.
Veja o filme de Boca Chica, Boca Brava e Hotel Cala Mia Resort lá no nosso canal do Youtube. Aproveita e entra lá, se inscreve e clica no sininho para receber aviso quando publicarmos novos filmes.
Tanto conhecer a vida simples do vilarejo, até mesmo a desorganização das coisas e muito mais pela visão das lindas estruturas hoteleiras e ilhas ao redor durante a travessia, nosso sentido da visão foi estimulado.
Para Refletir
Suba o primeiro degrau com fé. Não é necessário que você veja toda a escada. Apenas dê o primeiro passo. Martin Luther King Jr.
_________________________________________________________
Deixe seu comentário aqui ao final deste post, contando para gente a sua experiência. Se gostou deste post, se você já foi ou quando você pretende ir ao Panamá!!!
PLANEJE SUA VIAGEM
Se você gosta de nosso Blog e vai viajar, planeje sua viagem com nossos parceiros. Você não paga nada a mais, em alguns casos até ganha descontos, e nós recebemos uma pequena comissão. Assim você nos ajuda a manter o blog sempre atualizado.
- Para reserva de hotéis busque no Booking.com
- Para aluguel de carro RentCars que busca melhores preços em mais de 100 locadoras
- Para Seguro viagem faça o SeguroPromo. Usando o cupom de desconto para nossos leitores – SYLVIAYANO5 , terá 5% de desconto. Pagando no boleto, mais 5%.
- Para Cartão de dados e internet EasySIM4U
- Para passagens aéreas e saber qual a melhor época para viajar, use Viajanet
Deixe seu Comentário