Nesta viagem, realizada em novembro de 2014, acompanhei um casal de grandes amigos, naturais do Espírito Santo, onde fica Venda Nova, fomos visitar sua mãe e irmã.
COMO CHEGAR: a forma mais rápida é de avião até Vitoria/ES e depois de ônibus ou carro à Venda Nova, cerca de 120 km. Mas a forma mais interessante e divertida é fazer a viagem de carro, como fizemos.
Saímos de Brasília às 6:30h de uma quarta-feira, o sol já tinha nascido e estava lindo!!
Pegamos a rodovia 040 em direção à Belo Horizonte. A paisagem inicialmente, ainda no estado de Goiás, típica do cerrado, vegetação baixa e retorcida, com sua beleza própria.
Lá pelas 8:30h, primeira parada para o café da manhã, Posto em Paracatu/MG, pão de queijo e um bom pingado, mas a diversão foi ver o artesanato mineiro para venda, sabe aquele melzinho numa corrente de pequenos saquinhos de plástico para chupar – me lembrou os tempos das minhas filhas ainda crianças, elas adoravam.
Também havia muitas cachaças e até mesmo um barrilzinho de carvalho com pinga que eu comprei há duas semanas em Gonçalves/MG do Sr. Antonio por R$ 150,00, vendendo ali por R$280,00!!
Logo entramos no estado de Minas Gerais e aí o cenário é totalmente novo, montanhas muito altas de um verde multicolor, muitas áreas plantadas e outras com as marcas da colheita. Uma exuberância magistral.
Lá pelas 13h chegamos em São Gonçalo do Abaeté/MG e fomos avistar o velho Chico por de baixo da ponte. A vista é lindíssima!!!! Contraste do rio com o concreto da ponte e a verde vegetação ao redor.
Neste local existem dois restaurantes, um deles, também hotel e oferecem além da linda vista que pode ser apreciada de um mirante, saborosos pratos de peixes – experimente o pintado ao molho, aprovado pelo Chef Chico Távares. Você ainda pode pescar e fazer passeio de barco.
Meus amigos deram a dica que se for parar por esta região para dormir, hospede-se no hotel da CEMIG, super agradável, com uma bela vista para a represa de Três Marias.
Mais à frente, lá pelas 14h chegamos a Três Marias, mais uma paradinha estratégica no posto e restaurante Mar Doce, self service com grelhados, inclusive grelhado de medalhão de tilápia.
Mas, interessante é a área envolta do restaurante, muito agradável e bonita.
Ao longe, avista-se a Represa de Três Marias, mostrando o Rio São Francisco com seu nível de água bem abaixo do normal, resultado da seca que passamos em todo o Brasil.
Chegando a BH, deixamos a rodovia 040 e pegamos a BR 381 sentido Vitória e perto de Ipatinga seguimos a BR 262 para Venda Nova.
Paramos para dormir em Rio Casca/MG, no Hotel Morada do Sol, apartamentos simples, mas confortáveis. Jantarzinho gostoso, lombinho mineiro, acompanhado de feijão tropeiro e, filé grelhado com legumes. Depois do jantar, uma boa prosa na pérgola da piscina. No dia seguinte, depois do café, seguimos viagem.
Por volta das 13:30h chegamos em Venda Nova, um gostoso dia de sol nos recebendo, ladeados por lindas montanhas.
Agora, venha comigo conhecer os belíssimos recantos de Venda Nova e Pedra Azul!!! Veja também os posts.
1- Venda Nova do Imigrante e suas fazendas
2- Venda Nova do Imigrante o que fazer na cidade do agroturismo
3- Venda Nova do Imigrante e seus arredores
4- Venda Nova do Imigrante e arredores – onde comer
Eu adorei a viagem, espero que você também goste. Deixe seus comentários e suas experiências também.
Deixe seu Comentário
Sylvia, muito interessante o seu relato e as fotos que enriquecem o post. Sensacional. Gostei. Parabéns!!
Olá Arnaldo, que bom que gostou do conteúdo do artigo. Espero que lhe seja útil. Este é meu objetivo aqui, contribuir para que cada leitor possa ter informações detalhadas que lhe inspire a conhecer o destino e suas atrações e que o ajude a construir sua viagem.
Seja sempre muito bem vindo por aqui para conhecer nossas outras matérias.
Abraço
Sylvia Yano