Acredita que eu nunca tinha ouvido falar em Lavras Novas até visitá-la? Pois é, uma localidade pequenina, Distrito de Ouro Preto, desde 2005.
A história conta quero volta de 1704, exploradores procuravam minas de outro na região e encontraram, a oeste do Pico do Itacolomi, a Mina dos Prazeres. Decorrente à exploração desse minério, o povoado foi sendo formado.
Sabe qual é a maior preocupação do povo de lá? Esquecer os portões abertos! Mas se engana quem pensa que é por medo de ladrões, é não!!! Vacas e cavalos, que andam soltos pela rua, entram no terreno das casas e comem as flores!!! Oh que simplicidade!
Para nós que vivemos em cidades grandes, quem dera termos somente esta preocupação, não é? E diga-se de passagem, o povo da cidade já descobriu como resolver este problema. Constroem mata-burros na suas entradas, impedindo a penetração dos bichinhos, caso esqueçam portões abertos!
Casas e carros, não são trancados não. Nunca pensei que hoje em dia ainda houvesse lugares tranquilos e seguros assim, um paraíso do sossego para os 1.500 habitantes e seus visitantes.
Passamos lá 3 dias em maio de 2018 (período seco de maio a novembro) e foi muito gostoso mesmo. Descansamos e passeamos. Não deu tempo de conhecer tudo e fazer o que a cidade tem de atração, porque estávamos no clima de curtir sem correria.
Sumário
Onde fica e como chegar em Lavras novas
No estado de Minas Gerais, somente a 17 km de Outro Preto e 123 km de Belo Horizonte, cerca de 2 h 36 min.
A melhor maneira de chegar em Lavras Novas, se você mora fora de Belo Horizonte, é viajar de avião até a capital mineira.
Saiba aqui quando as passagens aéreas estão mais baratas para viajar a Belo Horizonte
De Belo Horizonte como chegar a Lavras Novas?
De carro: No aeroporto de Confins pegue seu carro alugado e siga pela via BR-356. A estarada é pista dupla, bem sinalizada. Verá a indicação para sair da via principal e pegar para Lavras Novas. Daí são mais 7 km, destes, 4 km de estrada de chão com algumas curvas fortes. Verá na margem deste caminho algumas enormes pedras que se equilibram como se fossem cair, mas não caem não. Contam que foram postas pelos escravos que traziam pedras para as construções da cidade.
De ônibus: Ir de carro é a forma mais rápida e econômica, mas as empresas de ônibus Passaro Verde e Gontijo levam até Cachoeira do Campo ou até Ouro Preto e de lá tem outro ônibus ou pode pegar taxi.
De Transfer: Outra opção é com serviço de transfer do aeroporto de Belo Horizonte até as pousadas da cidade. Contato com Eurico (31) 98700-6135; Nilton (31) 98615-7537; Rodrigo (31) 98991-8952.
Onde se hospedar na cidade de Lavras Novas
Por incrível que pareça, embora a cidadezinha seja bem pequena, é muito turística, devido à sua beleza e proximidade de Ouro Preto. Hospedagem não é problema, em lavras Novas. Pela foto abaixo você pode ver a quantidade de opões. Garanto que existem alternativas para todos os gostos e bolsos.
Pousada Loft da Serra foi onde ficamos, veja detalhes no post que fizemos. Um lugar super charmoso e acolhedor. Vista linda para as montanhas e cidade. Integrante do Roteiro de Charme é uma delícia e tem ótimo atendimento.
Carumbé fomos para almoçar, não conhecemos as instalações dos apartamentos. Tenho a boa referência de minha filha que já se hospedou lá e gostou muito. O área social é excelente e tem restaurante. Promove música ao vivo nos fins de semana.
Canto dos Prazeres. Ouvi de moradores que é a mais chique da cidade. Comentam ainda que a suite presidencial custa mais de R$1.000,00 a diária. Possui 9 chalés, galeria de arte e adega. Fica de frente para um vale e uma cordilheira de montanhas. Tentei visitar para poder relatar aqui, mas fui recepcionada por um funcionários da manutenção que disse não ter ninguém para atender e mostrar o lugar. Todos haviam saído. De toda a forma, vale conferir.
No centro, vi anúncios de algumas pousadinhas, tipo albergue, que pode ser mais uma opção de hospedagem.
Onde Comer em Lavras Novas
Como passamos somente 3 noites, almoçamos um dia na cidade, outro dia recebi um almoço preparado no loft onde nos hospedamos, e jantamos em Ouro Preto.
A maioria dos restaurantes abrem somente no fim de semana, quando a cidade fica mais movimentada.
Restaurante Camburé, fica na própria pousada de mesmo nome. Comemos carne de panela na cerveja (R$ 38), que estava uma delícia!!! O ambiente é bem gostoso, bom atendimento e nos fins de semana tem música ao vivo. O cardápio é bem variado, com fondues, carnes, peixes e massas.
Taberna Casa Antiga, passamos pela frente, construção muito interessante, lembrando mesmo uma taberna medieval, mas estava fechada.
Cadivó Confeitaria, uma gracinha assim como o nome. Ótimo lugar para tomar um café mineiro acompanhado de quitutes.
O que fazer em Lavras Novas
Comentei anteriormente que a área hoteleira fica na periferia da cidade de Lavras Novas. O Centro é histórico e muito lindinho.
O centro da cidade – Chapada
A rua principal é uma gracinha, merece a visita. Conhecido como Chapada, pela formação geográfica, são cerca de 65 moradores somente. Muitas casinhas antigas, lada a lado, mostrando a história da cidade.
As pessoas estão nas Janelas ou sentadas na frente de suas casas, mesmo sendo meio de semana. Alguns homens se encontram nas pequenas casas de comércio e ali comentam sobre as novidades da cidade.
A vida corre tranquila e calma, como se toda a correria que vivenciamos nas grandes cidades, ali não encontrasse morada.
No meio da rua, ao fundo, está a Praça Pedro Fernandes Marins, onde fica a Igreja Nossa Senhora dos Prazeres, padroeira da cidade e festejada, no mês de agosto com animada festa religiosa.
A igreja foi construída por escravos e mineradores, por volta de 1740. Seu estilo lembra as igrejas de Ouro Preto, construídas no séc 18. As paredes foram feitas em pedra, assentada com argamassa de barro e pintadas à cal. É toda murada e uma grande Cruz de pedra fica à sua frente, fora deste muro.
A igreja, por estar em um tereno elevado, permite ser vista ao longe. Da varanda de nosso loft ela compõe a moldura da montanha.
Veja um pouquinho dessa tranquilidade e casinhas históricas, neste filme.
Na periferia da cidade
Além das inúmeras pousadas que se distribuem pelas ruas de pedra, estão também os restaurantes e cafés.
O que realmente me chamou atenção foi ver em frente a cada casa uma vaquinha colorida que observando, percebi que era para depósito do lixo. Fiquei encantada com a beleza artística de cada vaquinha e também curiosa em saber o por quê desse tipo de lixeira tão criativa.
Acabei desvendando o mistério sem querer. Andando pelas ruas desta região periferia, encontramos uma casa muito colorida. Suas portas abertas deixavam ver inúmeros livros, parecendo uma biblioteca, mas também quadros coloridos, cadeiras coloridas.
Tivemos que entrar! Descobrimos que era uma garagem que se transformou em casa, Book Shop e ateliê de cadeiras da artista plástica Cintia Junqueira, @cintiabook, (31)98870-8034.
Amande de livros montou a partir de doações uma biblioteca que empresta, compra, vende e dá livros de todos os gêneros. A própria disposição dos livros já faz a decoração do lugar. Mas ainda tem mais, Cintia descobriu a arte de reciclar cadeiras. Recupera cadeiras velhas, colocando cor e arte, transformando-as em peças lindíssimas de decoração.
Ah, lembra que eu comentei sobre os animais soltos entrarem nas nas casas, pois é, eles também destruíam o lixo espalhando por tudo. Alguém na cidade (isto não descobri ainda, quem foi), teve a ideia de fazer lixeiras, reciclando latões, no formato de vaquinha. Assim o lixo ficava fechado de forma mais agradável.
Aí chegou a Cintia na cidade. Quando viu aquelas vaquinhas imediatamente achou que faltava cor, e tudo começou! Pintou uma, outra e outra e pronto! Agora todos a chamam para pintar cada nova vaquinha da cidade, e são muitas as vaquinhas coloridas!
Se quiser conhecer um pouco mais sobre Cintia Junqueira veja este filme do Notícias R7.
Mirantes
Lavras Novas faz parte de um dos caminhos da Estrada Real e no Mirante da Chapada você constata isto. Está lá o marco desta trilha. A paisagem é belíssima. A cadeia de montanhas impressiona.
Cachoeiras, represas e montanhas
São várias cachoeiras nos arredores da cidade. Pocinhos (única que visitamos, bem pequenina), Três Pingos, do Rapel, do Falcão, dos Namorados, dos Castelinhos. Todas podem ser visitadas.
A Represa do Custódio fica na mesma direção da cachoeira do Namorados e dos Três Pingos.
Encontramos aventureiros fazendo as trilhas a pé, mas na cidade existem, pelo menos 2 empresas que fazem estes passeios de Qradricross, 4 x4 e de UTV. Foi-nos recomendado o UTV por ser coberto, o sol é bem forte nesta época, e menos duro para enfrentar as estradinhas de terra. Para contato veja na empresa Quadricross; Nefelibatas
Fonte: Informações na página de Lavras Novas http://lavrasnovas.com.br/antigo/ln_historia.html
Dicas SDV: Em Lavras Novas não tem banco, caixa eletrônico; farmácia; hospital; oficina mecânica; posto de gasolina; taxi; mercado. Esses serviços serão encontrados em Ouro Preto.
Faz muito frio na região, assim, no período de inverno vá bem preparado.
Quer ver Lavras Novas de Cima? Assista este filme que preparamos para você! Aproveita e se inscreve no nosso canal do Youtube e clica no sininho para receber avisos de novos filmes!
Minhas Impressões
Lavras Novas é uma ótima pedida para um programa diferente. Sabe aquela escapela para relaxar, com opção de muito conforto?! Mas tem também tudo para os aventureiros, trilha, cachoeiras, rapel. Uma cidade que vale conhecer!!! Tem ainda a vantagem de estar pertinho da bela Ouro Preto, podendo curtir sua história e gastronomia. Super recomendo ficar em Lavras Novas.
A beleza das montanhas, as diferentes tonalidades de verde, a vida abundante despertou nosso sentido da visão em todo o tempo que estivemos na cidade.
Para Refletir
Nas suas mãos estão as profundezas da terra, e as alturas dos montes são suas. Salmos 95:4
Pode lhe interessar também
Pousada Loft da Serra, Lavras Novas – charme puro
________________________________________________________________
Deixe seu comentário aqui ao final deste post, contando para gente a sua experiência. Se você já foi ou quando você pretende ir a Lavras Novas ou Ouro Preto, e o que fez por lá!!!
Se você gosta de nosso Blog e vai viajar, planeje sua viagem com nossos parceiros. Você não paga nada a mais, em alguns casos até ganha descontos, e nós recebemos uma pequena comissão. Assim você nos ajuda a manter o blog sempre atualizado.
- Para reserva de hotéis busque no Booking.
- Para aluguel de carro RentCars.
- Para Seguro viagem faça o SeguroPromo. Usando o cupom de desconto para nossos leitores – SYLVIAYANO5 terá 5% de desconto. Pagando no boleto, mais 5%.
- Para Cartão de dados e internet EasySIM4U
- Para passagens aéreas e saber qual a melhor época para viajar, use Viajanet
Deixe seu Comentário
Boa tarde!
Já passamos em Lavras Novas, achamos a cidade um charme e pretendemos voltar em março agora 2020, para aproveitar a paz e curtir os atrativos da cidade.
Olá Leide, que legal que você leu nossa matéria e que já visitou essa gostosa cidade!!! Que bom que vai voltar lá, depois coloca aqui seu comentário do que viu por lá!! Vou adorar saber das novidades!!!
Grande abraço e passa sempre por aqui, pra ver as novas postagens.
Sylvia Yano
Lavras Novas não é cidade. É distrito de Ouro Preto.
Oi Patricia, agora vc me fez lembrar o que vivenciei em Portugal, de onde cheguei recentemente. Lá eles ficam chateados quando a gente se refere à a uma localidade como cidade e na verdade é aldeia, rsrs. No Brasil não sinto tanto esta forma de reagir. Agradeço seu alerta, mas se verificar, já no primeiro parágrafo especifiquei que é distrito de Ouro Preto. De toda a forma, retirei o nome de cidade da primeira frase, mas mantive no título, me desculpe, mas trocar agora, impactaria junto à leitura do google.
Aproveita e leia outras matérias do blog, me segue no instagram @sentidosdoviajar e também ouve nosso podcast Viajantes Bem Vividas,Estamos no YouTube, Spotify, Apple e Google Podcast e outras plataformas de áudio, sempre falando de viagens, com roteiros e muitas dicas.
Grande abraço
Sylvia Yano