Queria experimentar a vida de nômade digital e escolhi ter esta experiência pela primeira vez – ser nômade digital em Cumbuco, no Ceará. Um lugar muito bom para começar, não acha? rsrs
Sumário
Mas o que é ser nômade digital
A palavra nômade digital tem origem na forma de vida dos nômades da antiguidade, que não possuíam uma morada fixa.
Viajavam pelas estradas, parando em perto de povoados, acampando por algum tempo e voltando a pegar a estrada em direção;cao a um novo lugar.
Na atualidade, muitas pessoas têm adotado a forma de vida nômade digital, aproveitando-se da tecnologia para trabalharem conectadas remotamente, também chamado hoje de home office, podendo estar em qualquer lugar do mundo.
Há algum tempo eu vinha pensando em fazer viagens mais longas, não mais de 20 a 30 dias, mas de alguns meses.
Desde que criei o Blog Sentidos do Viajar, em 2014, meu trabalho é em home office. Este é mais um aspecto que facilita ser nômade digital, trabalhar em qualquer lugar do Brasil e do mundo!
Sonho fazer uma viagem de volta ao mundo, mas não tenho certeza de conseguir ficar longe da família, amigos e de minha casa, por tanto tempo.
Queria começar a fazer alguns testes e a pandemia do COVID-19, que nos levou a fazer quarentena e distanciamento, veio bem a calhar.
Eu tinha que ficar em casa e manter o afastamento por causa da pandemia, o que já vinha fazendo, de março a setembro/2020, praticamente sem sair de casa.
⇒Eu conto um pouco dessa experiência aqui neste post. Descubra o que me levou a fazer a primeira viagem de avião em outubro/20, Viajar de Avião em tempos de COVID.
Não estou estimulando ninguém a viajar, viu. O melhor é ficar em casa mesmo, até quando todos estivermos vacinados e imunizados.
No entanto, optei por fazer o meu afastamento num lugar aberto para a natureza, de frente para o mar e com sol, em lugar de ficar no meu apartamento, olhando para a janela gradeada (e olha que amo meu ap!).
Por que escolhi Cumbuco para ser nômade digital?
A razão principal já citei acima, queria sair de Brasília e ir para um lugar mais perto da natureza. Queria também testar uma estada longa fora da minha cidade.
Eu costumo dizer que sou movida pelo sol. Fevereiro e março é período de muitas chuvas na capital federal e vinha chovendo muito mais do que nos anos anteriores.
O mar é outra beleza da natureza que me faz muito bem à alma, me tranquiliza, me dá energia. Amo observar a constante mudança das ondas, da maré, das cores do mar, dos pores do sol.
Então comecei a pensar em achar um lugar de praia para passar um mês. Mas eu tinha três pré-requisitos para ser nômade digital:
- precisava ser uma hospedagem que eu pudesse pagar, pois as despesas com o meu apartamento, continuavam;
- que ficasse de frente para o mar de onde pudesse contemplá-lo o tempo todo, inclusive trabalhando, como estou agora enquanto escrevo;
- que fosse seguro, pois poderia estar sozinha.
Veja também: Onde se hospedar na praia do Rosa; O que fazer em Cristalina em dois dias
Como o projeto Nômade digital em Cumbuco se tornou viável
Como eu creio que Deus conhece os desejos de nosso coração e nos é tão bom, as coisas foram acontecendo…
Companhia
Pensei em identificar uma amiga que quisesse embarcar nessa aventura junto comigo, tanto para companhia como para a divisão das despesas.
Companhia é um outro desafio, não é tão fácil encontrar uma amiga que tenha disponibilidade de tempo, dinheiro e mesmos gostos, para viajar à praia, principalmente em tempos de pandemia e por longo período.
Mais uma vez, aconteceu! Uma querida amiga topou embarcar na aventura de passar 30 dias na praia, junto comigo. Foi uma gostosa experiência de companheirismo e fortalecimento da amizade.
Obrigada Aldina, sua companhia foi fundamental para o meu primeiro projeto nômade digital em Cumbuco, curtindo o lugar e trabalhando home office!
Hospedagem, conforto e funcionalidade
Procurei em várias cidades do nordeste (minha preferência devido ao sol permanente), em São Paulo e no Rio, alternativas de aluguel por temporada, mas nada respondia aos três pré-requisitos.
Surgiu então, a oportunidade de um apartamento em Cumbuco, de uma amiga de minha filha. Tinha acabado de ser totalmente reformado, sendo alugado pelo Airbnb.
Atendia dois dos três pré-requisitos: era frente mar, lindinho demais, confortável, super bem equipado e super seguro.
O valor, agora compartilhado, ficou viável, atendendo ao terceiro pré-requisito. BINGO! Alugamos para o período de 22/02 à 24/03/21.
O @dreamvillageapt fica dentro do Condomínio Dream Village, um dos ou o mais bonito e bem localizado Village, na praia de Cumbuco.
Daqui da varanda, super bem mobiliada, de onde estou trabalhando, não só fico de frente para esta belíssima vista, como ouço o tempo todo, as ondas quebrando na praia – paraíso!
O apartamento fica no segundo andar, acesso por escada. Possui lindíssima vista, tanto para o belíssimo projeto de paisagismo do jardim e piscina e, como eu sonhava, para o mar.
Está localizado muito próximo a excelentes barracas de praia e bem perto do centrinho, onde estão mercado, farmácia, restaurantes e lojinhas.
O apartamento permite deslocamento a pé, para praticamente todos os lugares, o que é ótimo, já que estamos sem carro.
Com uma suite de casal e um quarto com duas camas de solteiro, que podem ser transformadas em casal e banheiro social, atendeu bem a nossa necessidade. Hospeda, com conforto, 4 pessoas.
Veja também: 5 destinos naturais no Brasil; 10 ótimas atrações próximas de Brasília
Possui sala de jantar e sala de TV, conjugada com a cozinha, toda completa. Utensílios para 4 pessoas, tem até taças para vinho branco e tinto, coqueleteira para drinques. Geladeira com freezer, cooktop e forno elétricos, microondas e máquina de lavar.
O único problema que senti na hospedagem devido à época de chuva e o imenso jardim, foi a presença de muitos pernilongos que vêm no final da tarde! Não há repelente que resolva!
A sala é super bem ventilada e por isso não possui acondicionado, que estão só nos quartos. O calor, mesmo à noite, é intenso e os pernilongos estão sempre famintos. Mas, este problema as proprietárias já estão resolvendo, vão instalar telas nas portas e janelas.
Enquanto isso, estou sobrevivendo, com o ventilador que minha vizinha de baixo me emprestou, rsrs. Nada como bons relacionamentos, né!
Aliás, este é outro aprendizado para ser nômade digital em Cumbuco ou em outro, lugar, fazer amigos é fundamental! Uns cuidam dos outros, é maravilhoso!
Tecnologia
Claro que para ser “nômade digital” eu precisava de boa infraestrutura para homeoffice e entretimento.
- Wi-fi de boa qualidade, no apartamento;
- Tv smart para diversão (filmes, séries, notícias, cultos, eventos);
- bom pacote de dados no celular, para usar enquanto fora do wi-fi.
O apartamento oferece excelente conexão de internet, piorando um pouco durante chuvas fortes. Tanto na enorme varanda, como nos cômodos do apartamento, a conexão funciona muito bem.
Pude instalar na TV smart meus aplicativos da Netflix, Youtube e Globoplay o que foi suficiente para a distração e entretenimento.
Não possui TV a cabo e o canal aberto da Globo, para os que gostam, não pega. Para mim não fez falta!
Já tinha contratado um pacote de dados bem robusto para o celular, o que me permite fazer stories e publicações quando estou fora do apartamento.
Seja fora do apartamento, na bela área de jardim, na praia, andando ou visitando alguma atração local, sempre consigo publicar.
Veja Também: O que fazer em Guarajuba; Praia de Guarajuba – férias em família
O imprevisto aconteceu! E agora?
Você não vai acreditar! Na segunda semana que estávamos em Cumbuco a pandemia de COVID-19 se agravou em todo o Brasil, incluindo o Ceará e também, Brasília!
Quando chegamos à Cumbuco já estavam vigorando regras de quarentena e afastamento. As piscinas dos condomínios e parques aquáticos estavam fechados.
Mas, os restaurantes estavam abertos, assim como as barracas de praia. A gente seguiu rigorosamente todas as regras e usamos máscaras em todo o lugar. Só retirávamos para comer.
Logo em seguida foi decretado lockdown e tudo fechou, lojas, restaurantes, barracas de praia. Somente as barracas de praia que eram pousadas puderam abrir para atender seus hóspedes.
Felizmente, todos os restaurantes fazem entregas à domicílio. Compras de supermercado, a gente pede pelo WhatsApp e, acima de R$ 30,00 entrega à domicílio.
Mesmo assim, nada disso impediu aproveitar as belezas naturais do lugar. Andar na praia continuou sendo minha atividade da manhã e fim de tarde.
Na verdade, praticamente nada mudou do que eu já vinha fazendo em Brasília. Só que agora eu andava na praia, trabalhava olhando para o mar e ouvindo o barulho das ondas.
Veja também:
Home office chegou para ficar
Antes mesmo da quarentena por Covid-19 o mundo já estava caminhando para o trabalho remoto. Mas, com certeza a pandemia fez esta modalidade se expandir e chegou para ficar.
Descobri que vários dos apartamentos do Dream Village Condominun, do Hotel Kariri e outros prédios próximos, estão ocupados por pessoas que optaram mudar de suas cidades (a maioria de SP, MG e BSB), vindo para um lugar mais aprazível, passando a trabalhar em home office.
Alguns, devolveram seus apartamentos alugados nas cidades de origem, guardaram seus móveis em depósitos e vieram para um período de até 1 ano – sim, um ano!!! Praticamente todos, vieram com um amigo, amiga, ou em casal.
Observei também que a maioria são jovens adultos, estabelecidos na carreira, entre 35 a 45 anos. Eu sou a mais velha dos que estão “morando” aqui.
Interessante pensar porque os maiores de 50, 60, 70, 80 que talvez tivessem até mais independência para uma empreitada dessas, não se animam.
Talvez seja porque nossa geração é do tempo que ser proprietária de apartamento significava segurança. Isso nos prende mais nos lugares né. Mas vou lhe dizer, já tem passado pela minha cabeça reorganizar o meu apartamento e colocar para aluguel por temporada!
Imagino que este mesmo fenômeno esteja acontecendo em outros lugares do Brasil, com praia, serra e cachoeiras. Especificamente aqui tem mais um apelo. A praia venta muito, sobretudo no segundo semestre, assim é o paraíso do kitesurfe e existem várias escolas do esporte.
Muitos dos rapazes que estão aqui fizeram a escolha por Cumbuco para também poderem praticar o kitesurfe. Algumas das moças estão também se aventurando a aprender.
Na verdade, conheci duas jovens, uma de Fortaleza e outra de São Paulo, que já praticam o esporte há tempo e se destacam nas manobras.
Até eu fiquei com uma vontadinha de fazer aulas de kitesurfe, mas resolvi ser prudente, pois minha fratura do pé, ainda é recente.
Mudança de planos
Fui ficando tão encantada com a beleza de Cumbuco, com a praticidade de viver aqui, como me integrei ao lugar e como a vida ficou fácil e simples.
Em paralelo, as notícias de Brasília e do Brasil eram de continuidade do lockdown, maior número de casos e de mortes, pelo Covid, falta de leitos nas UTIs, pouco vacinas.
Imaginei como seria voltar a Brasília! Novamente me fecharia em casa e depois de um tempo, ansiaria por uma área aberta e natural.
Decidi, mesmo com a volta da minha amiga a Brasília, prorrogar o aluguel por mais um mês e retornar somente em 24/04.
Consegui remarcar a passagem sem custo, um preço renegociado para viabilizar a minha estada e cá estou!!! Curtindo diariamente os espetáculos das ondas, das areias molhadas, dos pores do sol, os novos amigos.
Mudança de planos 2
Tudo estava planejado para voltar dia 24 de abril. De repente descubro que a companhia aérea havia alterado meu voo para 25 de abril. Pronto, tudo começou….
Uma pessoa me questionou se eu tinha mesmo que voltar a Brasília. De pronto eu disse, que já estava em Cumbuco há 2 meses, estava com saudades dos netos e seria aniversário de um deles.
Mesmo assim, a pessoa considerou que eu estava tão bem em Cumbuco, com uma tranqüila e saudável vida, juntinho ao mar. Que eu voltaria para a Brasília com mais de 90% de taxa de ocupação de UTIs e muitos casos. Que teria que ficar fechada em casa!
Reagi um pouco, mas considerando, conversando com as filhas e analisando os pros e contras, pedi a Deus que se fosse para eu ficar, que tudo se desenrolasse facilmente.
Entre ligar para a proprietária do imóvel para prorrogar a estada e para a companhia aérea, não gastei mais de 40 minutos! Tudo resolvido, sem nenhum multa ou taxa – Ficarei por mais um mês!!!
Conclusão – como foi ser nômade digital
Bom ainda estou por aqui em Cumbuco e já vivendo um conflito, saudades de abraçar a família, esmagar os netos e enche-los de beijos rsrs, mesmo falando com eles praticamente todos os dias pelos aplicativos de vídeo.
Por outro lado, pensando que se o cenário da pandemia se mantiver como hoje, sei não, vai me dar vontade de voltar… ou quem sabe, aventurar em outro lugar, kkk!
O que posso dizer a você é que me senti muito bem tanto no tempo que dividi o apartamento com a amiga, como este mês que estou sozinha.
Descobri que não tem sido difícil ser nômade digital em Cumbuco e trabalhar home office fora de “minha” cidade. Na verdade, estou descobrindo que qualquer cidade pode ser “minha” por um tempo.
O que preciso experimentar mais um pouco é, qual o meu limite de tempo para aguentar ficar longe da família.
Os relacionamentos
Mantive o relacionamento com minhas amigas, de forma muito próxima, da mesma maneira que já estava fazendo desde março/20.
Nosso grupo de mulheres de oração continua se encontrando semanalmente, por videoconferência. É muito gostoso ver os seus rostos e conversar um pouco.
Também continuo ligando por video chamada e chamada comum (quando não quero ser muito invasiva) e conversando com as amigas. Algumas também me chamam.
Fiz novas amizades por aqui, e que legal tem sido manter este relacionamento com uma turma bem mais jovem. Senti que fui muito acolhida e descobri que temos alguns desafios e sonhos de vida muito parecidos.
Talvez a facilidade de diálogo seja decorrente da forma de olhar a vida, tanto esses jovens como eu, 60+. Uma mente mais liberta, buscando equilíbrio com a natureza e consigo mesmo!
Claro que, pela necessidade de manter o afastamento, os encontros ocorrem em áreas abertas e tomando os cuidados de prevenção necessários.
Concluindo, só posso dizer que estou amando esta experiência. Acho que estou pronta para enfrentar outras – que venham por aí!!! Deus tudo sabe e tem seus propósitos para cada um.
Escolhi o sentido da visão, focada no título deste post – Nômade digital em Cumbuco – lugar que tem uma beleza natural imensa que faz a gente ficar deslumbrada.
Para refletir
Porque eu bem sei os pensamentos que tenho a vosso respeito, diz o SENHOR; pensamentos de paz e suficiência, e não de mal, para vos dar o futuro que esperais. Jeremias 29: 11
Você pode gostar também
======================================================================================
Deixe seu comentário aqui ao final deste post, conta para gente o que acha de ser nômade digital? De morar por uma temporada em outro local? O que mais lhe atraiu na nossa experiência?
PLANEJE SUA VIAGEM COM NOSSOS PARCEIROS
Se você gosta de nosso Blog e vai viajar, planeje sua viagem com nossos parceiros. Você não paga nada a mais, em alguns casos até ganha descontos, e nós recebemos uma pequena comissão. Assim você nos ajuda a manter o blog sempre atualizado.
- Voo de balão na Capadócia
- Reserva de hotéis Booking.com.
- Aluguel de carro RentCars.
- Seguro viagem faça o SegurosPromo. Usando o cupom de desconto para nossos leitores – SYLVIAYANO5 , terá 5% de desconto. Pagando no boleto, mais 5%.
- Cartão de dados e internet EasySIM4U e Viaje Conectado
- Para passagens aéreas com ótimos descontos Passagens Promo.
- Passagens aéreas, para saber qual a melhor época para viajar, use Viajanet
Deixe seu Comentário
Amei sua experiência, vou me preparar para uma aventura desta assim que me vacinar e melhorar um pouco esta pandemia. Tenho amigas dos cruzeiros que toparam algo assim.
Parabéns! Quem sabe ainda não viajamos juntas um dia.
Márcia querida, admiro você demais por sua competência, bravura e determinação! Você se reinventou e ama viajar como eu, certamente teremos uma oportunidade de aproveitar uma viagem juntas. O mundo é tão grande né, tenho certeza que no tempo certo você fará grandes aventuras como essa, além das que você já faz!!! Noa deixa de voltar aqui no blog e nos contar, vou amar acompanhar suas descobertas.
Meu grande abraço
Sylvia
Adorei a matéria, deu vontade de ficar um tempo também em algum lugar do mapa quando estivermos vacinados.
Adorei a ideia !!!
Minha querida Patrícia, você tem todo o entusiasmo nato, é uma mulher realizadora e não será difícil para você colocar em prática esta ideia, tudo no tempo certo. O mundo é tão grande, Deus nos deu tantas belezas naturais e tanto talento para homens e mulheres construírem magníficos lugares, precisamos aproveitar dessa belezas.
Grande abraço com carinho
Sylvia
Nossa!!! Tenho muita vontade de fazer isso, ficar tempos em lugares diferentes. Tinha até combinado com o Paulo fazer algo parecido, mas logo veio a pandemia e adiou os nossos planos. Que delicia deve estar sendo para você!!!
Minha querida amiga, olha só a sementinha brotando e crescendo devagar…. Já estava no seu coração e agora você recebe uma injeção de ideias e ânimo, tudo no seu tempo, vai se concretizando. O importante é mantermos os sonhos e partirmos para a ação! Nós podemos realizar tudo que desejamos, com organização e planejamento.
Muitas saudades de você. Receba meu abraço carinhoso e também para o Paulo.
Sylvia
Amiga vc está descobrindo o sentido de viajar. Seja acompanhada ou sozinha, não importa! O que importa mesmo é aproveitar cada instante desse mundão que Deus nos deu e se jogar!! Aproveite!!!
Minha amada amiga de longos anos, verdade, sempre descobrindo o sentido do viajar!!! É isso mesmo, nós somos parte importante de nossa própria felicidade, e não precisa ser com grandes feitos, mas buscando o que nos faz feliz e inteiras, porque só assim, podemos contagiar com amor e alegria os que nos rodeiam.
Meu grande a apertado abraço, com muito carinho
Sylvia
Muito bem.
Tudo que eu quero na vida.
Porque a vida é isso.
Ser feliz, simples assim.
Querida Carmem, disse tudo, simples assim!. Fico feliz que você já sabe o que quer, agora é só colocar em prática!No tempo certo, com todos os cuidados e planejamento, podemos ser felizes sempre!
Receba meu grande abraço e vai me mandando seus comentários de como está neste caminho!
beijos
Sylvia
Sylvia, que relato emocionante e emocionado. Você transborda a alegria das novas descobertas. Mudar de vida não é fácil mas é possível e seu post é um depoimento lindo de quem sempre é tempo de mudar. Parabéns pelo post, obrigada pelo relato e que ele seja inspiração para outras pessoas. Mil beijos
Minha linda e amada parceira de ideias!, Muito obrigada pelo seu comentário! Sim, a vida é repleta de “novas fases”, e cabe à gente recebê-las como aprendizado e descobertas, não é. E, se ainda pudermos inspirar e dar ânimo a outras pessoas na busca de novos caminhos, mais ainda ficamos felizes né.
Receba meu grande abraço, com muito carinho.
Sylvia
Que oportunidade única! Lendo os relatos, praticamente me senti nesse lugar que nem conheço… fico muito feliz com essa opção pra esse momento. Também tenho uma tia que foi fazer isolamento lá na região dos Lagos…. acabou ficando uns 4 meses, e ainda não voltou… bom demais Sylvia! Pra quem pode fazer assim, acho que é uma ótima opção, e também podemos conhecer mais do Brasil através dessas experiências! Muito bom!
Minha amada Juliana, fiquei muito feliz com seu comentário aqui no post. Me alegra muito saber que você pode “viajar” um pouquinho para esta praia linda de Cumbuco, por meio dos meus relatos, só isso já alegra a alma! Como a Bíblia diz, há tempo para tudo, não é! Cada qual tem o seu próprio tempo, seus sonhos, desejos e missões! Certamente Deus está trabalhando nos seus, em sintonia com os dEle para você e sua família! Amei saber da sua tia que tem o mesmo espírito livre que o meu. Passa para ela o endereço do meu blog e deste post, quem sabe ela goste.
Receba meu grande abraço, com muito carinho.
Sylvia
Sylvia, que prazer ler o seu roteiro de nômade digital!!! Até me inspirou a tentar algo parecido quando me aposentar!
Continue nos inspirando!!!
Minha amada e eterna professora e amiga, que delícia receber seu comentário aqui! Este é o objetivo, lançar uma sementinha que vai crescendo, devagar, para que no momento certo, floresça e dê muitos frutos. Deus nos presenteou com a vida, saúde e uma natureza estupenda, precisamos receber de braços abertos, estes presentes.
Receba meu carinho e torcida para que seus sonhos se concretizem.
Beijos
Sylvia
Acompanhei sua estadia e curti com vc todas as paisagens incríveis. Fiquei com muita vontade de fazer algo parecido e vc me motivou demaiss. Beijos no coração.
Amada prima, senti você bem presente nestes dias, me acompanhando de pertinho. Fico muito encantada com o seu relato, pois este é o melhor retorno que posso ter do meu trabalho, estar realmente motivando as pessoas a quebrar a rotina e aventurar-se numa nova forma de descobrir as belezas que Deus criou e nos ofereceu! Agora é planejar para por em prática, no seu melhor momento!
beijos com muito carinho.
Sylvia
Que matéria linda! Que bom ver como você aproveita bem a vida! Eu espero um dia chegar la!!! Já comecei a contagem regressiva pra aposentadoria!!! Beijos
Querida Leila, verdade, a vida é repleta de dificuldades, de dores e perdas, como estamos vivendo nesta pandemia, mas cabe a nós decidir se vamos nos afundar no sofrimento ou vamos buscar alternativas de sermos felizes (obviamente sem esquecermos de ser solidários). Se vamos ver só o lado sombrio ou vamos focar nosso olhar nas belezas que nos rodeiam. criadas por Deus. Sempre existem alternativas para buscarmos o que nos faz feliz, no meu caso, viajar é uma delas.
Grande abraço, querida Leila, é isso mesmo, a aposentadoria é um tempo de grandes oportunidades!!!
Sylvia
Ótimo relato e um grande incentivo para o desapego. Soltar as amarras para permanecer mais tempo, que um simples turista. Tenho feito este tipo de viagens há dez anos. Há dois anos estou na Itália. Um ano na Sicília e o último ano pandêmico em Perugia. Parabéns pelo blog, verdadeira injeção de ânimo para viajar.
Olá Rui, muito obrigada por deixar aqui seu comentário. Fico feliz que gostou da matéria, meu objetivo é bem esse, despertar novas possibilidades de soltar as amarras e aproveitar de tantas alternativas de liberdade e descobertas, nesse nosso lindo Brasil e mundo a fora.
Um abraço
Sylvia Yano
Que bela experiência!!! E como vc foi feliz na escolha do local!!! Nada como viajar para enriquecer a mente e alegrar o coração. Junto com as inúmeras perdas devido a pandemia temos a restrição de movimentação, de novas aventuras. O bom é q tudo na vida passa e em breve poderemos estar por aí a desbravar este mundo lindo. Aproveite bastante!!! E que o futuro te reserve mais surpresas agradáveis!!!❤️
Querida amiga Regina, muito obrigada pelo seu comentário e pelos votos para o futuro, que os anjos digam amém! Sim, com certeza tive uma grande ajuda do alto na “escolha” do lugar, aqui é muito lindo e aprazível!!! Com certeza tudo passa! Muito em breve todos poderão sair para lugares de prazer e alegria. Façamos a nossa parte para que este amanhã chegue mais rápido!!!
Grande abraço
Sylvia
Eu amei o seu texto e a sua experiência!
Procuro um aluguel assim, na cidade de Cascavel, mas pelo que vi ainda não se antenaram nesta nova tendência.
Aproveita muito!!
Olá Dariane, que delícia receber sua mensagem e saber que você gostou do texto e já está buscando novas oportunidades de viver essa experiência!!! Sabe, a gente vai procurando essas alternativas e vai formatando e estimulando um novo cenário, mesmo nas cidades mais pequeninas que ainda não se despertaram para essa nova forma de negócio. Minha sugestão é você fazer contato com os proprietários dos imóveis e sugerir a eles esse novo tipo de arranjo de moradia temporária! Vai mostrando a eles/elas as vantagens disso. Tudo vai mudando, embora não na velocidade que a gente gostaria!!!
Grande abraço e aparece por aqui sempre para ver as novidades.
Sylvia Yano
Adorei a matéria. De fato , podemos ser Nômades digitais.
Para quem está na ativa, a tecnologia pode ser usada para trabalhar e viajar ao mesmo tempo. O conceito de trabalhar em um local fixo está tomando novas formas.
Podemos unir o útil ao agradavel e o texto deixou isso bem claro.
Ao meu ver a matéria diz tudo quando menciona que: ” Na verdade, estou descobrindo que qualquer cidade pode ser ” minha” por um tempo.” Simplesmente adorei. É isso aí.
Owwww amiga amada, que delicia ler o seu comentário! Você fez parte desse início de minha experiência nômade e estou muito feliz por você ter se superado e vencido seus medos e dúvidas e topado ficar um mês numa praia comigo!!! Mais feliz ainda porque percebo que você está em transição, abrindo-se para novas formas de vida e de morada!!!
Receba meu abraço super apertado e agradecido.
Beijos
Sylvia
Muito legal a experiência e o relato.Tudo que amo,sol ,mar e peixe e frutos do mar .Parabéns,fiquei com vontade de experimentar .Nunca usei o airnb mas não deve ser complicado não?bjs
Oi querida Guerti, adorei receber seu comentário! Então está aí uma boa opção para curtir tudo que você gosta!Usar o Airbnb não é complicado não, você manda mensagem ao proprietário, na própria plataforma e acerta tudo por lá. É tranquilo de usar e tem muitas opções pelo Brasil e pelo mundo.
Grande abraço
Sylvia
Depois de ler esse texto leve e bem escrito, só me resta fazer as malas e sair por aí por esse mundão do meu Deus! Que delícia! Quem sabe um dia faça isso, também. Amo viajar e acredito que não terei dificuldade de me adaptar a esse novo estilo de vida. Sylvia, obrigada por compartilhar! Um beijo!
Querida Maristela, amei ver seu comentário aqui!!! Obrigada pelos elogios.
Se você gosta de viajar, no tempo certo a oportunidade surgirá e tenho certeza que você vai amar!!!
Tantas maravilhas Deus colocou na terra né, temos que aproveita-las!
Grande abraço
Sylvia
Nossa!!!!!que experiência interessante ! Não conhecia essa sua disponibilidade e versatilidade ! Já estou aqui desejando viver algo semelhante, não para agora pois ainda tenho situações que me amarram, mas quem sabe em breve ! E já tenho onde me inspirar e me orientar
Oi amiga querida, que bom que a sementinha da inspiração já está plantada. NO tempo certo ela vai dar frutos!!!
Grande abraço
Sylvia
Oi Sylvia! Se você quer fazer uma outra viagem do nômada digital, e você quer trabalhar fora do Brasil: de que tipo de papel de imigração precisaria? Um visa de tourismo é suficiente ou precisa de um visa de trabalho? Se usa um visa de tourismo, acho que tem uma limite de tempo para deixar no país, né?
Olá Ondine, que bom que leu nosso artigo e está querendo ter essa experiência. O visto de turismo não permite trabalhar no país, regularmente. Mas se você vai trabalhar online por conta própria não precisa de visto de trabalho, ou se continuará a trabalhar online vinculada à uma empresa de seu país, da mesma forma.O visto de turismo sempre tem prazo limite de permanência no país, geralmente é de 90 dias. Mas vale checar bem as regras do pais para onde está querendo viajar.
Grande abraço e muito sucesso
Sylvia Yano