Você já foi à capital da Alemanha? Quer descobrir o que fazer em Berlim e onde se hospedar? Então está no lugar certo!!!
Saímos do Brasil, viajando à Paris pela Air France. De Paris, fizemos uma viagem de carro, durante os meses de junho e julho.
Visitamos algumas cidades alemãs como Munique, Dresdem, Berlim e Hamburgo, nesta ordem, e todas elas, super recomendo conhecer.
De Dresdem a Berlim foram 187 km, que fizemos em 2 horas. Chegamos na cidade às 19h.
Foi uma deliciosa aventura, a Alemanha é uma região linda! Com muita história e muito aprendizado.
Vou contar aqui, para você, nossa experiência na visita a essa linda capital alemã e tudo o que fazer em Berlim em 3 dias, tempo que ficamos por lá!
Vem comigo nesta aventura!!!
Sumário
- O que fazer em Berlim
- 1 – Alexanderplatz – Praça Alexander
- 2 – Torre de TV – Berliner Fernsehturm
- 3 – Rotes Rathaus – Prefeitura de Berlim
- 4 – Portão de Brandemburgo
- 5 – Pariser Platz ou Praça de Paris
- 6 – Reichstag, Parlamento Alemão de Berlim
- 7 – Monumento do Holocausto
- 8 – Sony Center
- 9 – Topografia do Terror
- 10 – Checkpoint Charlie
- 11 – Altes Museum ou museu antigo – Ilha dos Museus
- 12 – Berliner Dom ou Catedral de Berlim
- 13 – Conhecendo o comércio da cidade de Berlim
- Onde se hospedar em Berlim
- Onde comer em Berlim
- Não esqueça o seu seguro de viagem obrigatório
- Conclusão sobre o que fazer em Berlim
- Para Refletir
O que fazer em Berlim
Como tem muita coisa para conhecer na cidade de Berlim é essencial ter, pelo menos 3 dias inteiros, dedicados à cidade. Mas se tiver mais tempo, com certeza não faltará atrações do que fazer em Berlim, será muito proveitoso.
Nós visitamos as seguintes atrações da cidade e adoramos:
1 – Alexanderplatz – Praça Alexander
Iniciamos nossa aventura berlinense pela Alexanderplatz. Uma linda praça, com vários monumentos e onde fica a Torre de TV.
Passeie por aí, aprecie as esculturas, os monumentos, a Fonte de Netuno, os prédios ao redor.
♥ esta é uma atração imperdível da sua Lista O que fazer em Berlim
2 – Torre de TV – Berliner Fernsehturm
Depois de andar um pouco na praça Alexander, fomos direto à a torre de TV – Berliner Fernsehturm, que fica nesta mesma praça. Pela foto você pode ver como é linda e alta, possui 368 m de altura.
Por uma entrada de 13 € para o adulto, o elevador leva os visitantes, em 40 segundos, à 203 m de altura. São 6 metros por segundo, a exatos 22 km/hora.
Saindo do elevador, você se surpreende com uma vista fantástica de 360º da cidade de Berlim. Subindo mais 21 degraus você chega no belíssimo restaurante rotatório.
Se quiser pagar os precinhos salgadinhos do restaurante, reserve antecipadamente e curta uma comidinha nesse ambiente maravilhoso, curtindo com calma a vista panorâmica!
Não perca tempo, antecipe a compra de seus ingressos com o nosso parceiro Get Your Guide e curta o passeio sem ficar em filas.
Você sabia? A torre de Berlim tem 368 m de altura, a Eiffel 324m, a de Toronto 553 m, o Empire States 443m, Monparnasse com 210 m, Burja Kalifa, em Dubai, com 828 m, a maior do mundo? Mas por pouco tempo, em 2021 será inaugurada, em Jeddah, também nos Emirados Árabes, um prédio de 1km de altura. Acredita nisso?! Se prepara para ir visitar, kkk.
♥ esta é uma atração imperdível da sua Lista O que fazer em Berlim
3 – Rotes Rathaus – Prefeitura de Berlim
Bem próximo à Praça Alexander (Alexanderplatz) fica a Berlin Rotes Rathaus ou Prefeitura vermelha, devido à cor do prédio. Sedia a Prefeitura e a Câmara de Vereadores de Berlim. O prédio é muito bonito e vale dar uma espiada, rsrs.
O belíssimo projeto, em estilo neo-renascentista, é do arquiteto Hermann Friedrich Waesemann. Sua construção ocorreu entre 1861 e 1869. O prédio tem quase 100 metros de largura e sua torre, 74 metros de altura.
Esse predio também foi destruído durante a segunda guerra mundial, sendo reerguido Rotes Rathaus também foi seriamente danificada durante a Segunda Guerra e restaurada entre 1951 e 1958.
Durante a separação de Berlim Oriental e Ocidental, o prédio ficou do lado soviético e sediou a Prefeitura de Berlim Oriental. Após a reunificação passou a sediar novamente a Prefeitura de Berlim, agora unificada.
Bem em frente à Rotes Rathaus está a Neptunbrunnen, ou Fonte de Netuno, uma das mais antigas fontes da cidade. A fonte foi projetada Reinhold Begas e inaugurada em 1891.
Esse monumento histórico tem 18 m de diâmetro e 10 m de altura. Bem no centro está a escultura de Netuno, deus romano do mar. Ao seu redor estão 4 mulheres, representando os 4 principais rios da Prússia: Reno, Vístula, Oder e Elba.
Bem próximo está a Marienkirche ou Igreja de Santa Maria, uma das igrejas mais antigas de Berlim.
Embora não se tenha uma informação precisa, estima-se que sua construção data do início do século 20. Seu primeiro registro na história foi em 1292.
Interessante é que foi construída para cultos católicos, no entanto, com a Reforma Protestante, foi convertida em igreja protestante luterana.
4 – Portão de Brandemburgo
Da Alexanderplatz, seguimos para avenida Unter den Linden, a mais importante da cidade e com muitas atrações. No fim desta avenida está o Portão de Brandemburgo.
Antigamente era o portão de entrada para Berlim. Hoje é um símbolo da cidade e um ícone local, significando a vitoria da paz sobre as armas.
Com um design imponente, com projeto do arquiteto Carl Langhans, foi construído, em estilo neoclássico, com 26 m de altura, no período de 1789 a 1791. Em 1795 recebeu, em cima do portão, uma quadriga de cobre, representando a Deusa da Vitória, numa carruagem puxada por 4 cavalos, em direção à cidade.
Foi praticamente destruído durante a segunda guerra mundial e somente em 1956 foi reconstruído. No entanto, depois da construção do Muro de Berlim (1961), ficou abandonada entre os dois lados da cidade, do lado comunista. Com a reunificação, voltou a embelezar a cidade – marco histórico da unificação do país .
Exatamente aí acontecem os principais eventos e comemorações da cidade. Quando fomos estava tendo uma Festival com show musical. O trânsito estava interditado e havia muitas barracas com comida típica alemã, simplesmente ameiiii!
O Portão de Brandemburgo está sempre lotado de visitantes. Mesmo assim, você precisa ir até lá e, claro, fazer sua foto, se não, não esteve em Berlim, rsrs.
♥ esta é uma atração imperdível da sua Lista O que fazer em Berlim
5 – Pariser Platz ou Praça de Paris
Bem ao lado do Portão de Brandemburgo está a Pariser Platz, uma das principais praças da cidade.
Também foi parcialmente destruída durante a segunda guerra mundial e o que restava, foi destruído com a construção do Muro de Berlim.
Somente em 1990, com a unificação de Berlim Ocidental e Oriental, foi totalmente reconstruída.
O Portão de Brandemburgo, a Pariser Platz e o Hotel Adlon, bem próximo, também reconstruído na mesma época, compõem um lindo trio arquitetônico que merece uns minutos seus de observação.
6 – Reichstag, Parlamento Alemão de Berlim
Bem próximo ao Portão de Brandemburgo está o antigo prédio do Reichstag, inaugurado em 1894. Construído no estilo clássico, hoje abriga o Parlamento Alemão.
O prédio ficou 29 anos separado do Portão de Brandemburgo, pelo Muro de Berlim. Em 1933 passou por um incêndio, do qual nunca descobriram a autoria.
Durante a segunda guerra mundial foi destruído e somente em 1956 foi reconstruído, mas sem reproduzir sua cúpula.
Em 1999, o arquiteto inglês Norman Foster, foi o responsável pela reforma do prédio e projetou, em estilo moderno, a nova cúpula em vidro, destaque da obra.
Como visitar o Parlamento e a bela Cúpula?
A visita ao Parlamento inclui andar por essa cúpula de vidro. Simbolicamente a cúpula transparente e sobre a Sala Plenos do Parlamento, representa o poder da democracia. Do alto, o povo pode ver claramente os assuntos discutidos pelo Parlamento.
Você deve comprar com grande antecedência seus ingressos para a visita ao Parlamento e Cúpula. O número de pessoas é limitado e a visita não está disponível em dias de eventos oficias do governo.
♥ esta é uma atração imperdível da sua Lista O que fazer em Berlim
7 – Monumento do Holocausto
Próximo do Portão de Brandemburgo está o Monumento do Holocausto ou Monumento memorial aos judeus assassinados na Europa.
Entre 2003 e 2005 foram construídos 2.711 blocos de concreto, de diferentes alturas, significando cada um dos judeus assassinados pelo regime nazista de Hitler.
Seu objetivo é homenagear e manter vivo o tema. É um monumento que lembra vários túmulos, lado a lado e não tem como não sentir a carga emocional da história.
♥ esta é uma atração imperdível da sua Lista O que fazer em Berlim
8 – Sony Center
O Sony Center, localizado na Potsdamer Platz, é um centro comercial moderno e diferente. Além das lojas, restaurante e bares, é um passeio imperdível para crianças, para visitar a Legoland Discovery Center, no subsolo do prédio. Diversão certa!
Sugiro comprar os ingressos online para a Legoland pois o preço é menor do que comprando no local.
9 – Topografia do Terror
A Topografia do Terror é um dos pedaços originais do Muro de Berlim que foi mantido como marco histórico.
O objetivo do monumento é que ninguém esqueça do fato político que levou à cidade ser dividida em 2, separando famílias e amigos por longos.
No mesmo local existe uma exposição permanente, contando a história detalhada de todos os fatos que culminaram no fortalecimento do governo nazista e a tragédia do holocausto.
10 – Checkpoint Charlie
Na Rua Friedrichstrasse, uma das principais avenidas do centro da cidade, está o Checkpoint Charlie.
Mantido até hoje, muito mais como atração turística e manutenção da memória histórica, está aí a guarita onde funcionava o posto oficial do governo americano.
Nesse local era controlado e vistoriado todos aqueles queriam atravessar o muro de Berlim, até o lado oriental. O muro já não existe mais, somente a guarita e atores que se vestem de guardas americanos.
Ao lado está o Museu do Muro de Berlim, com exposição de peças históricas da época. Vale conferir.
Veja ingresso para o Museu do Muro de Berlim no Checkpoint Charlie, sem fila, neste link.
♥ esta é uma atração imperdível da sua Lista O que fazer em Berlim
11 – Altes Museum ou museu antigo – Ilha dos Museus
Por solicitação do rei da Prússia Friedrich Wilhelm III, o arquiteto Karl Friedrich Schinkel, muito famoso na época, foi o responsável pelo projeto.
No estilo arquitetônico do classicismo, o museu objetivava receber as obras de arte da realeza. A construção durou de 1825 a 1830.
Sua beleza começa nos jardins, com uma linda fonte. O prédio também é belo. Suas 18 colunas na fachada, com 87 metros de largura são responsáveis pela sua beleza.
O Altes Museum possui obras importantes da cultura grega, romana e etrusca. É considerado um dos mais importantes do mundo.
O prédio foi grandemente destruído na época da segunda guerra e sua restauração foi conluida em 1966.
Este museu fica na Museumsinsel ou Ilha dos Museus, uma ilha no Rio Spree. Juntamente a ele estão outros 4 importantes museus:
- Neus Museu (museu novo)
- Alte Nationalgalerie
- Bode-Museum
- Pergamonmuseum
A Ilha dos Museus foi declarada Patrimônio da Humanidade pela UNESCO em 1999, formada para divulgar a arte e a ciência.
Como são muitos museus e todos grandes, você precisa decidir qual vai visitar. Alguns preferem o Pergamon, que tem grande um acervo do Antigo Oriente Médio.
O destaque é que reproduziram várias estruturas da Grécia Antiga e Babilônia, em tamanho real, como o Altar de Pérgamo, parte da Acrópole na cidade grega de Acrópole.
O Templo de Atenas, o Portão de Mileto e o imponente Portão de Ishtar na Babilônia, também podem ser admirados em tamanho real.
Adquira aqui ingresso para todos os museus da Ilha dos Museus em Berlim
♥ esta é uma atração imperdível da sua Lista O que fazer em Berlim
12 – Berliner Dom ou Catedral de Berlim
Impossível não visitar a belíssima Catedral de Berlim, localizada na Ilhas dos Museus. O prédio é emblemático e imponente.
Sua história é muito antiga e passou por várias reformas. Primeiramente era uma capela católica, chamada St. Erasmus e integrava o Palácio Real de Cölln. Em 1465 foi elevada à igreja (Domkirche).
O príncipe Joachim II, em 1535, mandou reformar a igreja Dominicana, ao sul do palácio, para ser a igreja da corte. Passou para lá então a Domkirche.
Quando Joachim II converteu-se ao Protestantismo, transformou a Domkirche do catolicismo em protestante luterana.
Em 1747, Friedrich II ordenou que um novo prédio fosse construído, pois o antigo já estava em estado muito precário.
Seguindo projeto de Johann Boumann, em estilo barroco, novo prédio foi construído de 1747 a 1750, para sediar a catedral.
Por volta de 70 anos depois, comemorando a união das comunidades luteranas da Prússia, o prédio teve, tanto o interior como o exterior, reformado. O arquiteto Karl Friedrich Schinkel foi o responsável, alterando o projeto para o estilo neoclássico.
A nova Catedral
Na época do rei Friedrich Wilhelm IV, a família real achou que a igreja era muito simples e não estava à altura da monarquia, decido fazer outra catedral mais luxuosa.
Puseram abaixo a antiga igreja e entregaram a responsabilidade da construção de uma nova Catedral à Julius Raschdorff.
Este a construiu, no período de 1894 a 1905, em estilo barroco, com influência do renascimento italiano.
A atual Berliner Dom, possui imponentes cúpulas de cobre, dando-lhe cor esverdeada, 114 m de comprimento, 73 m de largura e 116 m de altura.1
Em 1944, assim como praticamente toda Berlim, uma bomba caiu sobre a cúpula e danificou muito a Catedral, principalmente seu interior. Em 1975 deu-se início à sua reconstrução, que se concluiu somente em 2002.
Uma vista magnífica do centro de Berlim pode ser admirada se você estiver com bom preparo físico, rsrs. São só 270 degraus, mas vale a pena!!!
♥ esta é uma atração imperdível da sua Lista O que fazer em Berlim
13 – Conhecendo o comércio da cidade de Berlim
O Point é a Rua Kurfürstendamm ou Kudam e sua continuação, a Tauentzienstraße. Você pode chegar, indo de metro até a estação Kurfürstendamm.
Aí vai encontrar as principais lojas e marcas. Também está aí a famosa KaDeWe, loja de departamentos alemã.
Outra opção é a avenida Friedrischstrasse, perpendicular a Unter den Linden, onde fica a loja de departamento francesa, Galeries Lafayette.
Você vai encontrar nessa loja marcas como Dolce & Gabbana, Michael Kors, Armani, Burberry, Boss, Carrera, Cartier, Céline, Furla, Fossil, Gallia, Gucci, Hermés, dentre outras.
Nessa mesma rua, existem muitas outras lojas que valem ser visitadas e também muitos restaurantes.
Dica SDV: visitar a loja Kriolam, paraíso para maquiagem. Desça na parada 18 do ônibus amarelo. Ou vá à Esquina da BMW. O passe diario de transporte de ônibus é 6,70 euros. Valide na máquina, ao lado no inicio do uso.
A Kriolam vende produtos naturais para quem trabalha em teatro, circo e precisa se de muita maquiagem. Mas, mesmo para quem não é artista, eles têm produtos que super valem a pena. Vale conferir! Embora, hoje já exista uma loja em SP.
Destacado o delineador Aqua Color e Corretivos (camuflagem crema). Peça ajuda da vendedora para encontrar o melhor tom para sua pele.
Onde se hospedar em Berlim
Para que você possa curtir a cidade, tem que definir onde ficar em Berlim. Essa é uma decisão estratégica, pois pode fazer você ganhar muito tempo e poder visitar mais atrações.
Minha sugestão é ficar na ou próximo à Alexanderplatz, pois nesta praça e seus arredores estão muitos dos monumentos e pontos importantes para conhecer.
Como segunda opção, você pode ficar próximo à Potsdamer Platz, que também ficará próximo de alguns pontos turísticos.
Nós decidimos viajar somente com a reserva de hotel em Paris, nosso ponto de chegada, e ir fazendo as demais reservas durante a viagem.
Às vezes eu gosto de fazer isso para ter mais flexibilidade e poder decidir se fico, mais ou menos, tempo num lugar.
Mas como na vida tudo tem prós e contras, e sempre existe um risco, em Berlim tivemos mais dificuldade para encontrar, de última hora, hotel num preço razoável.
Conseguimos, no mesmo dia da viagem, reserva para o Novohotel da Potsdamplatz. O preço estava um pouco mais caro que nas demais cidades. Pagamos 132 € a diária, mais 14 € por dia, de estacionamento.
No entanto, o apartamento era excelente. Amplo, confortável, com microondas, chaleira elétrica para café e chá.
Uma boa dica é que na mesma rua estão o hotéis IBIS Berlim City Potsdamer Platz e o IBIS Buddget, este bem na rua avenida Friedrischstrasse. E também o Relaxa Hotel.
Todos ficam muito perto da praça Potsdamplatz e do Check Point, um dos pontos imperdíveis, que já citamos.
Veja mais opções de hotéis aqui no Booking.com, nosso parceiro!
Onde comer em Berlim
Posso lhe garantir que não vai faltar opção de bons restaurantes para você comer na cidade de Berlim. Também não vai faltar a boa cerveja.
Eu comi muito bem por lá e, claro, você precisa comer os pratos típicos alemães. Portanto vão aí para você algumas dicas:
- Berliner Eisbein ou o clássico joelho de porco com chucrute;
- as diversas salsichas, brancas vermelhas, pretas;
- spätzle, o macarrão alemão;
- schnitzel que embora originalmente seja austríaco, já se tornou prato típico alemão
Sugiro que você veja as dicas do Guilherme, do Blog Quero viajar Mais, para saber onde comer em Berlim.
Não esqueça o seu seguro de viagem obrigatório
Você já sabe agora o que fazer em Berlim, onde se hospedar e comer. Mas tem uma coisa muito importante que precisa saber, antes de viajar!
Para ir à qualquer país da Europa é obrigatório fazer Seguro de Viagem Internacional. Você precisa estar com sua apólice do seguro em mãos, na sua entrada no país.
Se o funcionário da imigração lhe pedir a apólice e você não tiver para apresentar, poderá ser mandado de volta ao Brasil.
Mas não é somente por ser obrigatório que você deve fazer seu seguro. Adquirir seu seguro viagem é para garantir que estará protegido em caso de qualquer contratempo.
Claro que quando a gente viaja espera dar tudo certo. Mas pode acontecer de sua bagagem ser extraviada, o voo atrasar, e pior, você ou alguém que está viajando com você ficar doente.
Só com um bom seguro de viagem internacional você terá assistência 24 horas, numa situação de emergência!
Veja nosso post sobre Seguro Viagem aqui com tudo o que você precisa saber sobre o assunto e quais as vantagens de fazer um bom seguro.
Conheça dicas para você fazer um excelente seguro por um preço incrível e, ainda com desconto! Você vai economizar muito e ganhar tranquilidade!
Conclusão sobre o que fazer em Berlim
Nossa viagem foi maravilhosa! Conhecer Berlim foi a realização de um sonho antigo. A cidade é belíssima! Fácil de se transitar e visitar as atrações.
Os resquícios dos Muros de Berlim concretizam informações históricas, lidas e ouvidas e fazem com que a gente reflita sobre nosso papel pacificador na sociedade.
Aqui mencionamos 13 atrações de o que fazer em Berlim, já é bastante coisa para ver na cidade. Mas ainda tem muito mais!
Quanto mais tempo tiver disponível para ficar na cidade, mas vai descobrir lugares interessantes!
Uma coisa lhe digo, difícil é não gostar de Berlim! Agora, começa logo a planejar sua viagem e vá descobrir a capital da Alemanha!
Ah, e se conhecer outros lugares legais, deixa as dicas aqui, nos comentários, para ajudar aqueles que ainda não foram!
As belezas dos prédios históricos da cidade impressionam e estimulam o sentido da visão
Para Refletir
A benignidade do Senhor jamais acaba, as suas misericórdias não têm fim. Renovam-se cada manhã. Grande é a tua fidelidade. Lamentações de Jeremias 3: 22 e 23
=======================================================================================
Deixe seu comentário aqui ao final deste post, contando para gente a sua experiência. Diz aí se você já foi a Berlim ou quando pretende ir!!! Este post foi útil para você?
PLANEJE SUA VIAGEM COM NOSSOS PARCEIROS
Se você gosta de nosso Blog e vai viajar, planeje sua viagem com nossos parceiros. Você não paga nada a mais, em alguns casos até ganha descontos, e nós recebemos uma pequena comissão. Assim você nos ajuda a manter o blog sempre atualizado.
- Reserva de hotéis Booking.com.
- Aluguel de carro RentCars.
- Ingressos para as atrações TourOn e Get Your Guide
- Seguro viagem faça o Seguros Promo. Já com o cupom de desconto inserido no link, nossos leitores terão 5% de desconto. Pagando no boleto, mais 5%.
- Cartão de dados e internett EasySIM4U e Viaje Conectado
- Passagens aéreas Passagens Promo e, saber qual a melhor época para viajar, use Viajanet
Deixe seu Comentário