Neste post vou compartilhar com você sobre minha experiência do que fazer em Omã, destacando as cidades de Muscate e Khasab.
⇒Veja também o nosso Roteiro para Croácia, Montenegro, Bósnia e Herzegovina e Hungria
Sumário
Omã – como aconteceu esta viagem
Eu nunca havia viajado em um Cruzeiro! Embora eu goste mesmo de vasculhar as cidades, andar e descobrir lugares e rotinas dos moradores, curtir a gastronomia local e, mesmo sabendo que nos cruzeiros se tem pouco tempo para visitar os locais de parada, queria vivenciar esta experiência.
Havia pensado em realizar um Cruzeiro pelo Brasil ou pelo Caribe, mas surpreendentemente, em 2018, surgiu uma excelente oportunidade. Realizar um Cruzeiro pelos Emirados Árabes, em 2019, com um grupo de amigos.
O investimento estava ótimo, R$ 2.012,00 pagos em 10 vezes, para 7 dias de viagem pela MSC, no navio Splendida, sem o aéreo.
O trajeto era visitar os dois países, Emirados Árabes Unidos, saindo de Dubai, depois de uma visita turística pela cidade, parando em Abu Dabi e ilha Sir Bani Yas e, Omã, parando em Muscate e Khasab.
Assim, em março de 2019 lá estávamos nós, viajando para Dubai de onde partiu o Cruzeiro para conhecer essas terras que me lembravam os contos infantis das arábias!!!!
Aqui, neste artigo, vou me concentrar no relato das experiências de visitação ao país de Omã e, contar um pouquinho do que fazer em Omã, com base no que fizemos, no tempo que tínhamos, 1 dia em Muscate e 1 dia em Khasab.
O que fazer em Omã – Atrações de Muscate
Omã é um país do Oriente Médio, localizado na Península Arábica, fazendo divisa com os Emirados Árabes Unidos, Arábia Saudita e Iemem. Voltada para o Golfo Pérsico, Golfo de Omã e mar da Arábia.
Muscate, a capital, e suas atrações
Muscate ou Mascate fica de frente para o golfo de Omã. É a capital e maior cidade do Sultanato de Omã. Banhada pelo Oceano Índico, possui população de aproximadamente 850. 000 habitantes.
Margeando o mar é bem urbanizada e movimentada. O contraste do terreno arenoso e seco com as montanhas altas e bem juntas à cidade, junto ao mar, encanta o olhar.
Nosso navio chegou a Muscate no dia 20 de março de 2019, uma quarta-feira. O navio atracou na cidade, às 8h da manhã.
Para quem ainda não fez um Cruzeiro, a saída do navio é organizada por grupos em horários distintos, para que não ocorra tumulto.
Nós só saímos por volta das 9h e devíamos retornar ao navio as 17h, então o tempo para visitação é curto. É preciso organizar-se, antecipadamente, para poder ter uma visão geral da cidade.
1 – Distrito de Mutrah
O navio atraca no bairro de Mutrah, parte antiga da cidade, onde já se encontram duas importantes atrações:
√ Mutrah Souq – este é um dos mais antigos Souq, ou mercado, de Omã, com cerca de 200 anos de história e tradição. A visita é imperdível, para quem gosta de coisas típicas locais.
Neste Souq você encontra enorme variedade de produtos, desde de objetos domésticos, cerâmicas decorativas típicas, com design árabe, louças, roupas e calçados, incenso, óleos perfumados, jasmim fresco, especiarias diversas, de tudo um pouco.
√ Corniche – este é o nome da avenida de frente para o mar e que vale um passeio a pé. Mesmo que você passe por lá de ônibus, preste atenção ao cenário.
Vale admirar a paisagem contrastante, altas montanhas junto à cidade e ao mar, o terreno arenoso. A arquitetura dos prédios, a beleza dos postes de iluminação, por estes eu me apaixonei, achei um estilo muito romântico.
Em todo o trajeto da Corniche existem pontos de parada, com bancos e mirantes muito confortáveis para as pessoas sentarem e apreciarem, na sombra a linda vista do mar.
2 – Palácio Al Alam
Localizado num antigo bairro de Muscat é onde fica a residência cerimonial do Sultão Qaboos bin Said Al Busaidi, que governa Omã desde meados de 1970. Pode-se visitar somente a parte externa do Palácio Al Alam, mesmo assim, super vale a visita, por sua extensão e sua arquitetura.
3 – Fortes Portugueses
Ao lado do Palácio Al Alam ficam dois fortes de construção portuguesa – al-Mirani e al-Jalali, que somente vi ao longe e, com muita dificuldade, consegui algumas fotinhos.
⇒Veja nosso Roteiro para o Uruguai
4 – Royal Ópera House Muscat
O prédio da Royal Ópera House de Muscat, localizada no Distrito de Shati Al-Qurm é imponente e de linda arquitetura contemporânea, com capacidade para 1.100 pessoas.
O Sultão Qaboos sempre foi um grande admirador das artes. Em 2001 mandou construir este magnífico prédio para desenvolver e oferecer aos moradores e visitantes, obras de música, teatro e cultura.
Sua estrutura é composta pelo teatro de concertos, auditório, loja com produtos culturais, restaurantes e centro de arte para produções musicais, teatrais e de ópera. Sua inauguração foi em outubro de 2011. Na ocasião, o tenor Plácido Domingo regeu a ópera Turandot.
O passeio por seu exterior é lindo, seus jardins muito floridos, permite ter uma visão da magnitude da construção. Também é possível visitar o interior da Ópera, o que não conseguimos fazer, mas gostaria muito de ter conhecido.
A visitação acontece das 8h30 até as 17h30, de segunda a quinta-feira. Para reservas e informações contate tours@rohmuscat.org.om
5 – Grande Mesquita do Sultão Qaboos
A Grande Mesquita do Sultão Qaboos é a principal atração de o que fazer em Omã. Fica localizada na área de Al Ghubrah Al Janubiyyah, cerca de 26 km, a oeste, do Porto de Mutrah.
Considerada a maior e mais bonita mesquita do país possui 42 hectares e comporta até 20 mil fiéis. É linda no exterior, toda clara, e impressionantemente bela, no seu interior.
Maravilhosos e imensos tapetes, confeccionados à mão, forram inúmeras salas, com lustres belíssimos, paredes decoradas, portais em arco, decorados com porcelana, tudo de grande imponência.
O salão principal de oração é forrado com o segundo maior tapete persa do mundo, com mais de 1.700 milhões de nós.
Possui 5 minaretes que simbolizam os cinco pilares do Islã, são decorados com diferentes estilos islamitas diferentes. Uma belíssima cúpula central, com farol, direciona, à noite, os fieis.
A informação que obtive antes da viagem era de que a visitação pode ser feita a qualquer dia, exceto sextas-feiras de manhã, durante o período de oração.
No entanto, mais tarde descobri de uma forma muito ruim, que a visita só está aberta até as as 11h, com entrada na Mesquita até as 10h30. A visita é gratuita. Recomenda-se roupas discretas e as mulheres devem usar véu sobre a cabeça.
Outras Mesquitas da cidade
O maior perrengue da minha vida!
Um dia tem que acontecer né! Como falei logo no início fiz esta viagem de Cruzeiro com 10 amigas, todas de Brasília.
Os Cruzeiros costumam oferecer passeios em cada ponto de parada, no entanto, já tinha a informação que geralmente são muito caros. Algumas pessoas já tinham me alertado que vale dar uma olhada em passeios, particularmente.
Além disso, o passeio oferecido pelo navio, deixava claro que a visita não incluía o interior da Mesquita e que era bem provável não ter guia em inglês, nem espanhol.
Minhas amigas me pediram para que eu desse uma pesquisada em alternativas de passeios. Um deles foi esse, em Muscate.
Pesquisei muito e descobri que a maior atração da cidade era a Mesquita do Sultão Qaboos. Sabíamos que nosso tempo na cidade era muito pequeno e que não daria tempo suficiente para ver tudo.
Verifiquei então a possiblidade de fazermos o passeio com o ônibus Hop on Hop off, aquele que passa por todas as principais atrações da cidade e que permite descer nos pontos turísticos, pregando o próximo ônibus para continuar a visita pela cidade.
O preço era bem menor e teríamos mais flexibilidade, inclusive poderíamos visitar o interior da Mesquita. Parecia uma excelente alternativa.
Informei-me na empresa que vendia o bilhete se o roteiro do ônibus passava pela mesquita. Foi muito difícil receber resposta, mas acabei sendo informada que estava no caminho. Acreditei, até porque essa é a principal atração da cidade e havia no roteiro uma área de Tempos e Igrejas.
A ideia era sair do navio e, de imediato, pegar o ônibus, que tinha ponto bem perto do desembarque. Iríamos direto para a Mesquita e depois dessa visita, pegaríamos de novo o ônibus, para ver outros lugares, conforme o tempo que nos restasse.
⇒Veja nosso Planejamento para visitar a Polinésia Francesa
Saindo do navio, me dirigi juntamente com as amigas e alguns esposos, para o ponto do ônibus Hop on Hop of , para entregar os vouchers. Conversei com o atendente, que também era o motorista, que queríamos ir até a Mesquita. E aí, tudo começou a dar errado!
Ele nos informou que o ônibus não passaria por lá, que a mesquita ficava num bairro muito distante e que a visitação era somente até as 11h. Tudo diferente do que eu havia obtido de informação e pior, tínhamos pouquíssimo tempo.
Desiludidos, eu arrasada, decidimos que desceríamos na primeira parada depois da saída do porto, que seria no Muttrah District. Pedi ao motorista que nos deixasse na primeira parada, dali pegaríamos taxi e iríamos direto à mesquita.
Ficamos esperando a parada logo que saímos do Porto e, nada. É horrível quando você não conhece o lugar, fica muito vulnerável. Percebemos então, que o motorista não parou onde deveria, e seguiu viagem.
Descemos do andar de cima e pedi para que nos deixasse na próxima parada. Nesta hora, uma das nossas amigas, que tinha ficado no andar de baixo, me disse que ele já estava resolvendo tudo, que ela tinha ouvido ele falar com alguém para nos levar até a Mesquita.
Eu fiquei bem na dúvida, mas acabamos acatando. Resultado, o motorista seguiu sem parar em lugar algum, nós todos ansiosos, até que depois de uns 20 minutos ele parou, falou para descermos e nos apresentou a dois motoristas de taxi, dizendo que nos levariam até a Mesquita.
O preço, você pode imaginar né!!! Na tal situação e sob o sentimento de urgência, para não perder a entrada, aceitamos. Tivemos que nos apertar, eu mesma fui no colo, pois éramos em maior número do que comportava os carros.
Percebendo que havíamos caído num baita golpe, só não fiquei mais nervosa porque estávamos em muitos e havia 2 homens no grupo, um em cada carro.
Para piorar ainda mais, quando chegamos na Mesquita já havia passado 10 minutos do horário de visitação! Resultado? Pagamos o valor do ônibus, pagamos o taxi e vimos a Grande Mesquita Sultan Qaboos, somente por fora.
Mas para nosso consolo, um dos motoristas, praticante da religião islã, conseguiu que o liberassem para entrar e tirou algumas fotos para nos dar. Assim, as fotos do interior da Mesquita são de autoria dele.
Ficamos todos desalentados, eu, na verdade, muito mais do que arrasada, desapontada, envergonhada, muito triste. Como todo mundo ficou chateado, ninguém tava nem animado para pegar novamente o ônibus e rodar pelos demais pontos.
Acabou que os motoristas nos levaram para visitar a Ópera, mas o grupo não quiz entrar, visitando só o seu exterior. Em seguida, os taxistas nos deixaram num local na Corniche, onde o Hop on Hop off passava.
Demos uma volta pela Corniche, pegamos o próximo ônibus e retornamos ao Muttrah, parando no Souq. Dali aguardamos a hora para voltar ao navio e fim de Muscate!
DICA SDV: sempre depois de um perrengue a gente tem que aprender alguma coisa, né. Se quiser visitar a Mesquita por dentro e visitar com tranquilidade todas as atrações da cidade:
- Contrate um Guia de Turismo local – segue uma boa dica: Isabel Graça, única Guia oficial na língua portuguesa, fala também espanhol. WhatsApp +96891350016; isa22muscat@gmail.com. Ela já lhe espera na saída do navio e facilita tudo.
- Pegar um taxi já no desembarque e seguir direto para a Mesquita. Depois passeie com o mesmo taxi pelas demais atrações. Mas lembre-se de negociar valor da corrida antes de sair. Essa é uma alternativa que alguns que estavam no navio fizeram, mas ninguém foi à Mesquita. Não acho ser a alternativa mais segura, mas você decide!
*Outras atrações
- Vila de pescadores de Quriyat
- Wadi Arbayeen, piscinas de água profundas entre palmeiras
- Wadi Dayqah
- Amouage Factory & Visitors’ Centre, criadora de perfumes de luxo, fundada em 1983
- Museu Bait Adam (cédulas, pinturas, fotos e armas de fogo)
- Restaurante O Bait Al Luban, almoço ou jantar – o melhor da cidade
- Hotel Hyat
*Dicas pesquisadas no post Lugares para Visitar em Muscate do blog Alma de Viajante que explorou a região.
O que fazer em Omã – atrações de Khasab
Perceba no mapa acima, onde fica Khasab, capital da Península de Musandam. Um pedacinho de terra, separado do restante do país.
Colado aos Emirados Árabes, fica de frente ao Estreito de Hormuz. Imagino a luta que não foi para manter este pedaço de terra, já lhe digo o porquê?
Pelo que vimos de Khasab, andando de Van, é uma cidade bem pequena. A atração mais importante são os Fiordes de Musandam! Sim, fiordes! Atração imperdível na lista do que fazer em Omã!
6 – Fiordes de Musandam
Chamada também de Noruega das Arábias é um passeio feito em barco típico local chamado Dhow, todo forrado de tapetes, que desliza por entre o mar, rodeado de imensas montanhas de diferentes cores. Uma paisagem mágica e enlevante, quase inacreditável!
O passeio é feito pelos fiordes de Khor Sham, permitindo observar nas encostas das montanhas, praia de areia branca, típicas e pequenas aldeias omanitas, na maioria de pescadores, principal atividade da população, e golfinhos.
Este foi um dos passeios mais lindos que fizemos na região e, desta vez, a minha escolha acertou em cheio!!! Foi um passeio de meio dia, das 10h às 13h, face ao tempo que dispúnhamos, mas se você não estiver em Cruzeiro, opte pelo passeio de dia inteiro, a região é belíssima!
Eu conto todos os detalhes lá no Blog Uma Senhora Viagem, da minha amiga Lilian, neste post O que visitar em Omã na Península Arábica. Clique e descubra como fazer este passeio e as belezuras que verá neste paraíso de lugar!
Para reservar seu passeio, super recomendo a empresa Musandam Sea Adventure Travel & Tourism que nos atendeu perfeitamente bem, durante toda a negociação e atendimento local.
Pagamos 42 dólares americanos por pessoa, incluindo, buscar nosso grupo no desembarque do navio e nos levar até o porto para embarcar no Dhow. O barco cabe 25 pessoas, mas eles fecham em 20 para ficar mais confortável.
Há uma taxa de entrada no país, mas no navio já recebemos um cartão com a permissão do visto.
Servem refrigerantes, frutas, chá e café e o Guia, falando em inglês, vai mostrando a região, o povoado, contando algumas histórias locais e um pouco de sua cultura. O passeio inclui observação de golfinhos e parada para mergulho e snorkel.
A empresa ainda oferece outras atrações como mountainbike, trekking, viagem de pesca, kayak, safari nas montanhas e turismo em Khasab.
Conclusão
Esta linda experiência nos permitiu descobrir as principais atrações do que fazer em Omã, um país muito diferente do nosso e que permite uma aventura de experiências.
Sem sombra de dúvidas visitar a Mesquita e a Ópera em Muscate e os Fiordes de Musandam foram as atrações mais bonitas.
Achei interessante a experiência de visitar esse país durante um Cruzeiro, mas confirmei meu pressentimento, o pouco tempo em cada lugar me gera um sentimento de “quero mais” e que ficou muito ainda, a descobrir. Quem sabe um dia volto por lá!!!
Assista este vídeo e passeie comigo por Muscate!
Aproveita e se inscreve lá no nosso canal do Youtube e clica no sininho para receber aviso quando fizermos nova publicação.
As belezas das diferentes atrações do que fazer em Omã encantaram meus olhos!
Para refletir
Entrega seu caminho ao Senhor, confia nele e Ele tudo fará! Salmo 37: 5
Ouça o Audiolivro 30 dias na Terra dos Salmos e descubra como enfrentar fases de sofrimento, angústia e perdas.
======================================================================================
Deixe seu comentário aqui ao final deste post, conta para gente o que achou de conhecer um pouco do que fazer em Omã e suas cidades de Muscate e Khasab, e se gostaria de visitar esse país! O que mais lhe atraiu na nossa aventura?
PLANEJE SUA VIAGEM COM NOSSOS PARCEIROS
Se você gosta de nosso Blog e vai viajar, planeje sua viagem com nossos parceiros. Você não paga nada a mais, em alguns casos até ganha descontos, e nós recebemos uma pequena comissão. Assim você nos ajuda a manter o blog sempre atualizado.
- Voo de balão na Capadócia
- Reserva de hotéis Booking.com.
- Aluguel de carro RentCars.
- Seguro viagem faça o SegurosPromo. Usando o cupom de desconto para nossos leitores – SYLVIAYANO5 , terá 5% de desconto. Pagando no boleto, mais 5%.
- Cartão de dados e internet EasySIM4U e Viaje Conectado
- Para passagens aéreas com ótimos descontos Passagens Promo.
- Passagens aéreas, para saber qual a melhor época para viajar, use Viajanet
Deixe seu Comentário
Ainda nao conheço nada da Ásia. Nao imaginava que Omã tivesse lugares tão bonitos e bem cuidados. Adorei o clima “Mil e Uma Noites” nos ambientes forrados de tapetes e com lustres fantásticos.
Uma pena o perrengue e ainda bem que você estava com pessoas legais. Tomara que um dia possa voltar.
Fotos lindíssimas. Mil beijos
Querida Lilian, pois é, eu nunca tinha ouvido falar em Omã antes de ver o roteiro desta viagem de navio. Me surpreendi também. Quanto aos perrengues, fiz questão de contar, para mostrar que acontece com todo mundo que viaja!!! Mas nada que não sirva para o aprendizado.
O importante é que sempre todos que estão juntos numa viagem, saibam que problemas podem acontecer, mesmo com planejamento. Existem duas formas de olhar: reclamar e se frustar de forma que estrague todo o ambiente e contamine a todos OU ficar chateado, porque somos humanos, mas transformar o perrengue em aprendizado, buscar colocar humor na situação – dizem que quem ri de si mesmo, vive muito mais feliz (estou buscando aprender isso, kkk), e continuar a viagem curtindo as grandes e pequenas coisas maravilhosas que nos apresenta a vida!!!
Amiga, obrigada pela sua leitura.
Grande abraço
Sylvia
Que ilustração fantástica de sua viagem Sylvia! Quanto ao perrengue você sendo uma pessoa de ótimo astral, quis ajudar e procurar atrações legais para você e suas amigas, creio que você fez o melhor e com certeza quando nos propomos a viajar com grupo de amigos, todos temos que prever imprevistos, e principalmente o bom humor, fazendo a viagem prazerosa e divertida!!
Obrigada querida pela maravilhosa matéria!
Oi querida Wanda, que delícia receber seu comentário! Esse é o maior presente que posso receber, minha recompensa deste trabalho aqui no blog!
Muito obrigada pela solidariedade, viajar é sempre uma aventura e as vezes temos algumas não tão boas né, mas tudo é aprendizado!
Viajar é sempre um caminho para descobertas, aventuras, informações, fortalecimento de amizades, colaboração, aprendizados.
Grande abraço
Sylvia
Boa tarde!
Farei essa viagem em 2023 já com o cruzeiro da MSC reservado. Estou pesquisando bastante sobre a necessidade de visto para entrada em Omã. O que pode me dizer a respeito?
Obrigado
Juliano
Olá Juliano, que legal que leu meu artigo, fico feliz que pode pegar dicas lá! Vc vai amar está viagem. Não deixa de fazer o passeio pelos fiordes, é muito lindo!
Sim, foi isso mesmo. Nós não tiramos visto não. O próprio navio, MSC, providência a autorização de entrada (imigração) dos passageiros!
Que legal, faça um excelente viagem.
Grande abraço e vem sempre visitar o blog.
Agora temos também um podcast – Viajantes Bem Vividas, é mais voltado pra mulheres, mas qualquer pessoa pode ouvir. Falamos tudo sobre o viajar!
Estamos no YouTube, Spotify e outros canais. Veja alguns onde pode acessar os episódios, aqui no Instagram
https://bit.ly/3sk713y
Grande abraço