Esta cidade foi nosso segundo ponto de visitação no belíssimo país do Panamá. Vou contar aqui nossa experiência e o que fazer em Portobelo.
Viajamos ao Panamá em março de 2018. Fizemos um roteiro que pretendia visitar, em 15 dias, lugares que dessem uma visão ampla do país. Queríamos conhecer não somente a capital e San Blas, arquipélago mais visitados pelos brasileiros, mas também outros pontos de atração, até menos conhecidos, no lado do Atlântico e do Pacífico.
Vem comigo ver o que fazer em Portobelo!!!
A cidade de Portobelo
Portobelo, localizada na Província de Colón, no lado do Atlântico, foi fundada em 1597, pela colonização espanhola.
A cidade possui um profundo porto natural que no séc. 18 concentrava a exportação de riquesas pilhadas pela Espanha de regiões conquistadas nas Américas.
Segundo o censo de 2010, o Distrito de Portobelo tem 4.559 habitantes, tendo como sua capital, a cidade de Portobelo.
Você vai ver que há muito o que fazer em Portobelo, uma cidadezinha histórica.
Como chegar a Portobelo
Alugamos carro, Corola, para 7 dias, (R$ 748), ainda no Brasil. Fizemos uma road trip de 1.500 km pelo Panama, indo de um lado a outro do país. Conhecemos Porto Belo, Pedasi (Playa Arenal, Playa Venao, Isla Iguana) e Boca Chica. San Blas fomos de outra forma, conto noutro post.
Usamos para toda a viagem de carro, o aplicativo Waze e não tivemos problema em localizar os hotéis e pontos de atração.
Para que possa ter uma ideia do percurso segue-se pelo Corredor Norte, via Ricardo Arango. Siga pela España e Calle Martín Sousa sentido Colón, pelo Trajeto 9 até Calle Genea e depois até Portobelo.
Logo cedo, na cidade do Panamá, pegamos o carro na locadora, muito próximo ao
Trip by Wyndham Panama Centro, onde nos hospedamos. Saímos em direção à Província de Colón.
A distância entre Cidade do Panamá e Portobelo é de 100 km, cerca de 90 minutos de carro. A estrada, de pista dupla, é muito boa e bem sinalizada. Próximo a Portobelo a paisagem vai se iluminando com a vista da baia.
A velocidade média da pista de 80km/h. Tenha cuidado, pois as estradas do Panamá estão lotadas de policiais de trânsito, sempre em motocicletas escondidas, com radares móveis. São muito vorazes por lhe pegar acima da velocidade!!!
Onde ficar e o que fazer em Portobelo
Recebemos dicas importantes sobre onde ficar e o que fazer em Portobelo e em todo o Panamá, do @guiapanama. Roque Freitas, brasileiro e Guia de Turismo no Panamá, muitíssimo gentil e solícito, nos ajudou muito a definir o roteiro. Com certeza, recomendo.
Onde ficar em Portobelo
Como mencionei, Portobelo é uma cidade pequenina e não são muitas as opções de hospedagem. Na sua maioria são pousadas e um hotel de luxo.
El Otro Lado é a opção de maior conforto e luxo. Combina design, cultura, natureza e gastronomia gourmet. Claro que seu preço condiz com o que proporciona. Para chegar ao hotel é preciso pegar um barco no Porto e atravessar para o “outro lado” da baia.
Como nosso tempo era muito pequeno na cidade, preferimos ficar perto da cidade e explorar dali a região.
Bambu Guest House – pouco depois do centrinho de Portobelo, mais precisamente em Porto Lindo. Pousada dirigida pelo casal Bert e Sandra Werner. Atendimento muito gentil e atencioso, acomodações simples, mas de muito bom gosto ($55 a diária). Delicioso café da manhã ($6 por pessoa) com um vista maravilhosa da baia. Com reserva prévia servem jantar e super recomendo, porque não encontramos nas redondezas nada melhor.
Panama Reef Hotel – em Porto Lindo, de frente para a baia, com os quartos também de frente para a baia. A pousada fica ao lado de loja de mergulho e um bar, tudo dirigido pelo casal Franck e Nevin Gucer.
O que fazer em Portobelo em 1 dia
Chegamos à cidade no horário do almoço. No caminho já avistamos a bela baia e as ruínas dos Fortes. Demos uma rápida volta pelo centrinho da cidade, para reconhecimento. Procuramos onde almoçar, mas a maioria dos pequenos restaurantes estavam fechados e o que estava aberto, não era muito convidativo.
Fomos então para a pousada, deixamos a bagagem e seguimos para a baia, poucos metros da Guest House, por indicação, para almoçarmos. Exatamente aí de um lado está a loja de mergulho e do outro lado o Restaurante X, isso mesmo, seu nome é x.
Depois do almoço, fizemos a travessia de barco, contratada logo depois da loja de mergulho, para ir até a Isla Mamey, passeio do dia. Jantamos na pousada.
No dia seguinte, depois do delicioso café da manhã, fizemos o check out e seguimos para o Porto Guayra, onde contratamos um barquinho para fazer a travessia e visitar a Isla Grande.
Depois de umas 3 horas, retornamos, passamos novamente na cidade de Portobelo, para comprar mais cocadas e ver mais detalhes. Seguimos viagem, em direção a Pedasi.
Atrações da cidade – o que fazer em Portobelo
Iglesia de San Felipe. Contrasta com a simplicidade do lugar, bem imponente. Marca o centro da cidadezinha. Ao lado dela já se acessa as ruínas do Fuerte de San Jerônimo.
A Iglesia de San Juan de Dios, do século XVII, restaurada em 2003, está bem próximo à Igreja de San Felipe, na rua atrás, no centro da cidade.
Museu de La Real Aduana, antigo prédio da aduana ou alfândega. Foi construída no estilo renascentista de 1630 a 1634 e restaurado em 1998. Um dos lados do prédio, faz frente à baia e outro para o coreto da praça da cidade.
O governador e funcionários reais residiam na Aduana. O prédio também armazenava produtos, fazia depósito das caixas reais e era responsável pela cobrança fiscal.
A visitação mostra peças espanholas da época e conta a história de seu funcionamento. Possui uma sala com os vestidos do Cristo Negro de Portobelo. Aberto das 8 as 16h, entrada para turistas de 5 dólares.
Festa do Cristo Negro realizada em 21 de outubro, a festa religiosa atrai inúmeros peregrinos de todo o país, para agradecer milagres recebidos. Muitos seguem a procissão de joelhos, carregando enormes e pesadas cruzes, em penitência. Na Isla Grande pode ser vista a estátua do Cristo Negro ao longe.
O centrinho, muito simples, com lojinhas, mercadinhos, casas que compõem a cidade. Uma das coisas que me chamou a atenção, foi um carrinho de cocadas, adoro. Havia muitos sabores e compramos a de gengibre, uma delícia!!! Vendem também água de coco ou pita, como é chamado por lá.
A baia de Portobelo
Uma baia de grande extensão, hoje repleta de embarcações, formando um lindo visual. Ladeada pelos fortes, pequenos prédios de 2 andares e casas. Do outro lado está a Isla Mamey. Interessante é que tem velhas embarcações abandonadas que concorrem com os belíssimos veleiros e iates.
Fortes espanhóis
Visitar as ruínas dos Fortes de arquitetura militar espanhola dos séculos 17 e 18 é imperdível. Foram invadidos por piratas, incluindo a frota inglesa. Contam que Francis Drake, capitão inglês, corsário e um navegador famoso, morreu de disenteria, sendo jogado ao mar nessa região e até hoje, lá está! Considerado herói para os ingleses e pirata para os espanhóis.
Os Fortes de Portobelo são San Fernando, San Jeronimo e Santiago El Viejo, visitamos os 2 últimos. O primeiro é preciso ir de barco, está do outro lado da baia.
Forte de Santiago EL Viejo
Antes de chegar à Portobelo, está às margens da estrada, lado esquerdo, de frente para a Baia. Uma ruína bem grande e impactante.
Fuerte de San Jerônimo
Fica dentro do centro da cidade de Portobelo. Está próximo à Iglesia de San Felipe. Muito imponente, às margens da baia. Do Forte se tem uma linda e ampla vista da Aduana e das margens da cidade.
Em 1980, o primeiro forte da região, Fuerte San Lorenzo, na foz do rio Chagres, a 43 km de Portobelo e as fortificações de Portobelo foram designados pela UNESCO “Fortificações no lado caribenho do Panamá“, como Patrimônio da Humanidade.
Considerados “Magníficos exemplos da arquitetura militar dos séculos XVII e XVIII, esses fortes panamenhos na costa caribenha fazem parte do sistema de defesa construído pela Coroa Espanhola para proteger o comércio transatlântico”.
Isla Mamey
A travessia é muito rápida, não mais que 10 minutos, feita em barquinhos dos moradores locais. Não tem ponto certo. Chegue e pergunte ara um dos moradores quem pode fazer a travessia.
A ilha é a maior de muitas outras ao redor. Praticamente deserta é explorada pelo proprietário, sob os cuidados delegados a um morador local e sua família, cobrando $5 por pessoa para passar o dia.
Construíram na praia, algumas cabanas de palha e outras de lona ($25), para a proteção do sol. Algumas cadeiras, mesinhas e espreguiçadeiras ($5 cada) são também oferecidas aos visitantes. É possível acampar na ilha ($5 por pessoa), mas não existe nenhuma infraestrutura – pura natureba!!!.
Ficamos até o por-do-sol e voltamos para Porto Lindo no barquinho da família que cuida da ilha, fechamos a ilha com eles, kkkk
Isla Grande
Isla Grande em Portobelo, é outra ilha que vale ser visitada. Bem maior que a Isla Mamey, se diferencia por ser habitada. Um povoado com peculiaridades próprias que tornam a ilha um lugarzinho aprazível. Sem falar nas águas translúcidas de muitos tons de verde!
Mergulho
Nosso desejo era fazer mergulho aí pois é um dos melhores lugares do Panamá. Mas desistimos pelo tempo necessário. Optamos por conhecer mais lugares ao mergulho. Mas se você tiver tempo, esse é o lugar. A dica é contactar o Panama Reef Divers, de frente à baia de Porto Lindo
Apresentação de Congo
Tradição vinda dos escravos negros, durante colonização espanhola. O Tambor de los Congos é música típica local. Zombaria para os reis espanhóis, durante o carnaval, os participantes representam os negros Marrons fugindo dos espanhóis. Lutam contra o diabo a solta e finalmente vencem para a Rainha Conga.
À noite, enquanto jantávamos, ouvíamos a música vindo do povoado. Não tivemos tempo de ir até o local, mas vale a pena ver se consegue assistir a uma dessas reuniões.
Onde Comer em Portobelo
Bambu Guest House – a pousada serve jantar, com reserva prévia. Comemos um delicioso prato de pescado ($12,50) e de carne ($12). Ambos muito bem preparados e saborosos. Provamos a cerveja panamenha Balboa Premiun Classic (vermelha), deliciosa, ficamos fã ($1,75).
Restaurant X – em frente à baia, próximo à loja de mergulho, no canto esquerdo. Um lugar bem simples. Vários pratos que integram o cardápio, pregado na parede, estavam em falta. Como estávamos com fome, a alternativa foi provar uma panqueca, que matou a fome, nada de mais nem de menos, rsrs. A cerveja foi a mesma e provamos também a Panamá. A Balboa permaneceu nossa queridinha.
Fonte das informações históricas: Wikipedia.
Minhas Impressões sobre o que fazer em Portobelo
Foi interessante visitar Portobelo. Conhecemos 2 ilhas, uma deserta e outra com um grande vilarejo, simples e bem turística. As fortificações militares, da época da colonização espanhola, são outras ótimas atrações de o que fazer em Portobelo. A simplicidade da cidade tem muita história pra contar.
No entanto, se fizesse novamente este roteiro, ficaria mais tempo. Pelo menos 1 noite e 1 dia todo no hotel El Otro Lado, para ver o glamur do local e outro dia visitaria as ilhas de Mamey e Grande, meio dia em cada, deixando pelo menos 1 hora e meia para visitar o centro da cidade.
Saber o que fazer em Portobelo, mais detalhadamente permite reorganizar o tempo de forma a otimizar sua visita.
Veja neste filme, que fizemos para você, um pouco mais da cidade para saber o que fazer em Portobelo!!! Aproveita e se inscreve no nosso canal lá no Youtube!!!
A paisagem das ilhas e da baia de Portobelo encantaram nosso sentido da visão.
Pode lhe interessar também, sobre o Panamá
Isla Grande Portobelo – belezas do caribe panamenho
Marula Cocina Boutique – Casa Casco, Panamá
Pedasi, Panamá – o que fazer na cidade
Isla Iguana, o caribe no pacífico panamenho
Boca Chica, Chiriqui – Panamá
Isla Boca Brava Cala Mia Island Resort
________________________________________________________________
Se você gosta de nosso Blog e vai viajar, planeje sua viagem com nossos parceiros. Você não paga nada a mais, em alguns casos até ganha descontos, e nós recebemos uma pequena comissão. Assim você nos ajuda a manter o blog sempre atualizado.
- Para reserva de hotéis busque no Booking.
- Para aluguel de carro RentCars.
- Para Seguro viagem faça o SeguroPromo. Usando o cupom de desconto para nossos leitores – SYLVIAYANO5 , terá 5% de desconto. Pagando no boleto, mais 5%.
- Para Cartão de dados e internet EasySIM4U
- Para passagens aéreas e saber qual a melhor época para viajar, use Viajanet
Deixe seu Comentário