Isla Grande Portobelo é uma das muitas ilhas do belíssimo Panamá. Seu nome dado não por acaso, foi por ser uma das maiores da região e também mais desenvolvida. Isso é bom ou ruim? Você vai ver aqui neste post.
Visitamos o Panama em março de 2018 e logo depois de chegarmos à cidade do Panama, fomos a Portobelo, onde conhecemos a Isla Grande.
Mas o que surpreende em Isla Grande? Além da temperatura e águas de cores caribenhas, é a forma como se desenvolveu. O povoado foi crescendo, desordenadamente, criando um charme todo peculiar.
Sumário
Moeda do país
A moeda do Panamá é o Balboa, mas só existe moeda, não tem dinheiro em papel. O valor de 1 Balboa é 1 dólar. Na verdade, o comércio todo é feito em dólar. Leve dólar em espécie, usará os Balboas como troco.
Como chegar a Isla Grande Portobelo
Acesso a Portobelo
Saímos da cidade do Panamá de carro alugado no Brasil. Um Corola novinho, num preço ótimo! Seguimos em direção à cidade de Portobelo que fica na Província de Colón, no lado do país banhado pelo oceano Atlântico. Sempre fomos guiados pelo Waze.
São apenas 100km feitos por uma excelente estrada, pista dupla e bem sinalizada. Só não se pode correr, velocidade máxima de 80 km, cheia de policiais ávidos para uma multa ou uma propina (parte ruim da história).
Você também pode ir de ônibus, mas não recomendo. No país o sistema de transporte é ainda precário. Embora os ônibus sejam muito coloridos e divertidos de se ver, são bem antigos, na maioria sem ar condicionado, nada agradável para viajar.
Existem empresas de turismo que levam visitantes a cidades de maior atração, no país. Indico o serviço do Guia Panamá, que nos atendeu, ajudando a montar o roteiro, indicando hospedagem e mostrando a cidade do Panamá. Super recomendo.
Veja onde ficar e comer em Portobelo e descubra quantas atrações a pequena cidade possui.
Acesso a Isla Grande
A saída é do Porto La Guayra. Não tem muita sinalização de como chegar, mas siga sempre em frente, na estrada principal de acesso a Portobelo. Caso tenha dificuldade, pergunte para um morador local onde se pega o barco para a travessia até Isla Grande, ou onde fica o La Guayra. São sempre muito simpáticos e gostam de ajudar.
Tudo funciona bem informal. Chegue até essa estrutura laranja (foto) e contrate o barquinho que faz a travessia. São barcos a motor, pequenos, como esses da foto abaixo. Você acerta com o barqueiro que horas quer que volte para lhe buscar.
A travessia é muito rápida, pouco mais de 5 minutos ($3 por pessoa). Você enxerga a ilha do outro lado.
DICA SDV: Sempre é bom pegar o número do whatsApp do barqueiro, mas a maioria não tem. Pegue o número do celular, pois caso você atrase para chegar ao local de encontro, queira ir mais tarde ou mais cedo, tem como se comunicar.
Desembarque na Isla Grande
O barco nos deixou no pequeno pier, em frente ao enorme Hotel Isla Grande, enorme para a ilha né, rsrs. Achei meio caídinho, parece que já teve seus tempos áureos. Tem um grande e bonitinho restaurante, assim como um bar que atende a praia.
Tanto pode se hospedar nesse hotel, não conheço as instalações, como também passar o dia ($8 por pessoa, ou $12 com cadeira. Para 4 pessoas e 4 cadeiras, $50).
O hotel tem uma praia privativa bem gostosa. A água é translúcida e morna. Tem bastante espaço de areia o que quase não se vê no restante da ilha.
As pessoas chegam para o day use com enormes isopores, trazendo sua bebida geladinha e comida. Não se acanhe em fazer o mesmo, a “farofa” é institucionaliza por lá.Vista da Isla Grande, pier de chegada, em frente ao Hotel Isla Grande
Walk tour pela Isla Grande Portobelo
Como nós fizemos praticamente um bate-volta em Portobelo, nosso tempo para visitar a Isla Grande era de algumas horas. Assim, fomos para conhecer e não para tomar banho de mar e pegar sol, peninha, bem que eu teria gostado.
Fizemos uma caminhada por toda a ilha, dando volta em pelo menos 2/3 dela. O 1/3 restante não tem como acessar andando, só com barco e tem muitas pedras.
O passeio que levou cerca de 1 hora, foi adorável. Fomos calmamente admirando a paisagem, as construções, os detalhes e fotografando.
O que existe na Isla Grande Portobelo
A Isla Grande faz jus ao nome. Diferentemente da Isla Mamey, outra ilha imperdível de Portobelo, é bem povoada, tem uma vila grande e é muito explorada pelo turismo.
Existe uma enormidade de pousadas, bares e pequenos restaurantes. Na maioria todos os estabelecimentos estão de frente para a linda vista, água e montanhas. Excelente ambiente para sentar, bebericar e ficar admirando o horizonte, vendo os barquinhos indo e vindo para a Ilha Grande e suas vizinhas.
O povoado é tipo vila de pescadores, muito simples. Alguns lugares menos arrumados outros já bem mais arrumadinhos. Muitas das casas colocam na frente de sua construção, um bar. O que me pareceu é que a maioria explora o turismo.
Manifestação de fé e religiosidade
Chama a atenção o Cristo Negro distante da orla. Depois fiquei sabendo que existe uma festa religiosa em Portobelo, dedicada ao Cristo Negro, onde centenas de peregrinos chegam à cidade para pagar penitência por milagre recebido.
Passamos pela Iglesia Virgen Del Carmen e um parquinho bem bonitinhos, construídos em 2012.
A água do mar ao redor da ilha é de um verde transparente, típico do Caribe. Mas não tem muita areia de praia. Essa é uma atração que precisa estar incluída em o que fazer em Portobelo.
Os 50 tons de verde
Minhas Impressões
Nesta viagem ao Panamá tivemos experiência bem simbólica. Pudemos vivenciar a Isla Mamey totalmente natural, sem nada de construção e infraestrutura e a Isla Grande Portobelo com um grande povoado e crescimento desordenado.
Definir o que é melhor? Difícil! Claro que uma ilha natural, sem grande intervenção do homem, com grande preservação natural e mesmo assim com resultado econômico, para mim é o melhor dos cenários.
Mas não posso deixar de ressaltar que uma vila de pescadores, embora com crescimento desordenado, tem o seu charme. Percebi que há interesse dos moradores em desenvolver e deixar a ilha bonita aos olhos, com detalhes que chamam atenção.
Mas sim, percebe-se os gatos na fiação elétrica, não vi estruturaras de regulação do uso da água, esgoto, tratamento de lixo, o que certamente é problema local.
Mas tenho que dizer que ambas são muito bonitas, com uma natureza exuberante e que vale a visita!
As cores, as montanhas, a brisa, os detalhes e as próprias construções da Isla Grande Portobelo instigaram nosso sentido da visão.
Talvez também lhe interesse
O que fazer em Portobelo – caribe panamenho
Marula Cocina Boutique – Casa Casco, Panamá
Pedasi, Panamá – o que fazer na cidade
Isla Iguana, o caribe no pacífico panamenho
________________________________________________________________
Deixe seu comentário aqui ao final deste post, contando para gente a sua experiência. Se você já foi ou quando você pretende ir a Isla Grande Portobelo, no Panamá!!!
Se você gosta de nosso Blog e vai viajar, planeje sua viagem com nossos parceiros. Você não paga nada a mais, em alguns casos até ganha descontos, e nós recebemos uma pequena comissão. Assim você nos ajuda a manter o blog sempre atualizado.
- Para reserva de hotéis busque no Booking.
- Para aluguel de carro RentCars.
- Para Seguro viagem faça o SeguroPromo. Usando o cupom de desconto para nossos leitores – SYLVIAYANO5 terá 5% de desconto. Pagando no boleto, mais 5%.
- Para Cartão de dados e internet EasySIM4U
- Para passagens aéreas e saber qual a melhor época para viajar, use Viajanet
Deixe seu Comentário