Você quer alegrar a familia ou a um grupo de amigos? Aí vai uma sugestão que vai impressionar! Veja como se faz uma Paella Marinera, não é tão difícil como parece! Tente você também!!!!
Porção: 6 a 8 pessoas
Ingredientes
– 750 gramas de arroz
– 250 gramas de lulas
– 200 gramas de mexilhão sem casca
– 200 gramas de polvo
– 500 gramas de camarão limpo (grande)
– 06 ou 08 Lagostins
– 100 gramas de ervilha fresca
– 200 ml de azeite de oliva
– 1 ½ a 2 litros de caldo de camarão
– 1 cebola grande cortada em pequenos cubos (brunoise)
– 2 tomates maduros sem pele e sem semente cortados em pequenos cubos (brunoise)
– 3 dentes de alho picado
– 3 pimentões (amarelo, vermelho e verde) cortados em tiras (julienne)
– 2 pacotinhos de açafrão em pó
– 1 pacotinho de paellero
– Sal e salsinha
Observação: Reserve alguns camarões, mexilhões com casca e pimentões para utilizar na decoração.
Como fazer?
Preparando as lulas
Limpe as lulas, corte-as em rodelas (anéis de lula), cozinhe em água fervente por até 2 minutos, em seguida coloque em água gelada, salteie no azeite e no alho e reserve.
Preparando os camarões
Retire as cascas dos camarões, limpe, cozinhe em água fervente por até 2 minutos, em seguida coloque em água gelada, salteie no azeite e no alho e reserve.
Preparando os mexilhões
Limpe os mexilhões e retire aquele “anelzinho” de borracha que fica em volta dele, e cozinhe em água fervente por até 2 minutos, em seguida coloque em água gelada, salteie no azeite e no alho e reserve.
Preparando o polvo
Limpe e coloque na pressão por 20 minutos, retire e corte os tentáculos em cubos médios, em seguida coloque em água gelada, salteie no azeite e no alho e reserve.
Preparando os lagostins
Limpe, cozinhe em água fervente por até 2 minutos, em seguida coloque em água gelada e reserve.
Preparando o caldo de camarão
Coloque 2 litros de água em uma vasilha e adicione as cascas do camarão. Quando começar a ferver, baixe o fogo e espere por aproximadamente 40 minutos. Desligue o fogo, Peneire o caldo, acrescente o açafrão e o paellero, e descarte as cascas.
Preparando a Paella
Em uma paellera, aqueça o azeite de oliva, coloque a cebola e o alho até que estejam dourados. Em seguida adicione a ervilha e o tomate (pode incluir também um pouco do pimentão). Refogue por alguns minutos e acrescente o arroz.
Coloque o caldo e em fogo alto, deixe cozinhar por mais ou menos 20 minutos. Quando a água tiver reduzido um pouco mais da metade, coloque os camarões, a lula, o polvo e os mexilhões. Baixe o fogo, acerte o sal e comece a decoração da Paella.
Compondo a Paella
Em forma de círculo coloque alternadamente: um lagostim, uma tira do pimentão verde, uma tira de pimentão vermelho e uma tira de pimentão amarelo. Repita o processo até acabarem os lagostins.
Polvilhe salsinha picada sobre toda a Paella e sirva ainda quente.
O que beber?
– Nossa opção foram os brancos: Clava – Quintay 2012 (Chile) e o Painter Bridge 2011 (EUA).
E agora é so brincar a saborear!!!!
Curiosidade:
– Dizem que o nome Paella surgiu do hábito dos camponeses, que após longos períodos no campo, ao chegarem saudosos de suas esposas, preparavam esse delicioso prato “Para Ella”.
Bom apetite!!
by:
Fotos: Sylvia Yano
Deixe seu Comentário
Rebequita querida, tem sido muito bom compartilhar com vocês nossas aventuras gastronômicas. Vamos viajando por novos pratos….