Os Painéis de Poty Lazzarotto no Paraná e sua capacidade de retratar a história de eras, do crescimento de cidades, da evolução de tecnologias com incrustados no concreto acinzentado ou em azulejos coloridos, me chamavam a atenção mesmo quando ainda era jovem e morava na cidade de Curitiba.
Mas, recentemente, tocou muito na minha alma a beleza de suas obras e sua capacidade de montar “justaposições de espaços e tempo”. Resolvi então, registrar aqui as diversas fotos que fiz dos Painéis de Poty Lazzarotto no Paraná, mais precisamente, em Curitiba e Foz do Iguaçu e o aprendizado que consegui por meios deles!
Preciso ressaltar que não sou nenhuma especialista em artes, somente uma apreciadora das belezas plásticas e, portanto, meu propósito é simplesmente compartilhar com você a emoção e beleza que tocava minha alma, a cada painel que eu encontrava pelo caminho, sobretudo passeando pelo centro de Curitiba.
Meu objetivo é despertar em você mais uma forma de olhar, em especial, a cidade de Curitiba, por meio dos olhos e mãos de Poty Lazzarotto.
Sumário
- Quem foi Poty Lazzarotto
- Nascimento – a afinidade com a cidade natal
- Estudos e habilidades
- Suas obras pelo Brasil e mundo
- Patrimônio Cultural do Paraná
- Os Painéis de Poty Lazzarotto no Paraná
- Aeroporto Internacional Afonso Pena
- Teatro Guaira
- Largo da Ordem
- Travessa Nestor de Castro
- Memorial de Curitiba – Largo da Ordem
- Praça 19 de Dezembro
- Torre Panorâmica
- Bosque João Paulo II
- Mercado Municipal
- Itaipu Binacional
- Poty by Bike
- Apoiadores à produção da arte e cultura
- Outros painéis em Curitiba, que ainda não visitei
- Minhas impressões
Quem foi Poty Lazzarotto
Para entender melhor suas obras, é interessante aprender um pouco sobre o artista, não acha?
Nascimento – a afinidade com a cidade natal
Napoleon Potyguara Lazzarotto, nasceu em Curitiba no dia 29 de março de 1924. Já se pronunciava que o menino teria uma afinidade enorme com a cidade, nasceu no mesmo dia do aniversário de sua cidade natal. Faleceu em 1998, com 74 anos.
Estudos e habilidades
Estudou litografia na École Supérieure des Beaux-Arts, em Paris. Lecionou em escolas de arte na Bahia, Recife e Curitiba.
Suas habilidades artísticas foram muitas. Pintor, ilustrador, gravador, escultor, desenhista e muralista. Ninguém ainda definiu em qual destas artes ele era melhor, pelo que parece, era bom em todas elas! Suas obras retratam de uma forma ímpar e criativa, o perfil da cidade, sua história e de seus habitantes.
Suas obras pelo Brasil e mundo
Responsável por obras de exposição pública, sobretudo de murais, principalmente em Curitiba e outras cidades do estado paranaense, como Foz do Iguaçu, Maringá, Palmas, Paranaguá e Tibagi. Em São Paulo, assina o painel do Memorial da América Latina (1988). Teve contribuição também no cenário artístico internacional. Em Paris, é autor dos murais da Casa do Brasil (1950).
Até 1986, Poty já havia assinado mais de 20 murais espalhados pela cidade de Curitiba, criando uma identidade visual própria para a história paranaense. Suas obras fazem parte da paisagem urbana, ocupando logradouros públicos, edifícios, hospitais, aeroportos e outras instituições públicas.
Ilustrou livros de renomados escritores como Jorge Amado, Graciliano Ramos, Euclides da Cunha, Machado de Assis, Guimarães Rosa, Gilberto Freire, Tchekov e Dalton Trevisan.
Patrimônio Cultural do Paraná
Não podia ser diferente! Em 20/08/2014 o Conselho Estadual do Patrimônio Histórico e Artístico (CEPHA), em Curitiba, determinou como Patrimônio Cultural do Paraná os painéis do artista Poty Lazzarotto, localizados em áreas públicas. Reconheceu-se assim, a importância da arte democrática desse grande artista plástico brasileiro, para a cultura local e nacional.
- “Escolhi o mural como suporte, por ser este meio, em parte, mais democrático do que as outras formas de arte” Poty Lazzarotto numa de suas últimas entrevistas ao jornal Estado de São Paulo.
Os Painéis de Poty Lazzarotto no Paraná
Em Curitiba estão espalhados pela cidade. Você os encontra no Centro, Alto da XV, Centro Cívico e Mercês.
Vou mostrar agora para você aqueles Painéis de Poty Lazzarotto no Paraná, que tive o privilégio de encontrar pelo caminho.
Aeroporto Internacional Afonso Pena
O aeroporto está localizado em São José dos Pinhais, na grande Curitiba, há 18 km do centro da capital paranaense.
Na minha chegada ao aeroporto em outubro/18, no desembarque, saí à direita em busca de informação sobre preço do ônibus executivo e me deparei com o belíssimo painel de Poty, que traça a história da aviação no mundo.
Na volta à cidade em dezembro/18, com a família, enquanto pegávamos o carro alugado, vi de longo outro painel, voltado para a área externa do aeroporto. Naquele momento não podia fotografar, fiquei ansiosa. Mas, no embarque de volta a Brasília, fui lá com meu neto, registar o lindo painel.
Sim, no Aeroporto existem 2 painéis de Poty! Um eterno sonho de 1981 , que aborda o desejo de voar, e A viagem, de 1996, uma de suas últimas obras, que aborda o tema viajar em todas as suas formas.
Teatro Guaira
Minha vida enquanto adolescente e jovem, na cidade de Curitiba, tinha muita proximidade com o Teatro Guaíra. Uma das importantes obras da minha mãe foi nos introduzir à musica clássica. Sempre nos levava ao teatro para assistirmos a Orquestra Sinfônica, na maioria das vezes com entrada grátis, uma das razões para irmos, rsrs. Portanto, tenho um amor especial por esse lugar.
Nas 3 vezes que estive em Curitiba em 2018, fiquei hospedada no Mabu Business Hotel, na Praça Santos Andrade, exatamente onde está este belíssimo teatro. Até do meu quarto de hotel, ficava admirando, além da praça, o belíssimo painel de Poty – O Teatro no Mundo (1969) – com 4 x 27,60m, decora os umbrais do prédio, abrindo as portas para a arte e cultura. “Conta a criação e evolução das artes cênicas, a partir da tragédia grega. Caminha por Hamlet e Shakespeare, música, ópera, dança e finaliza numa carroça mambembe que carrega mundo”.
Largo da Ordem
Este painel foi mesmo um achado totalmente sem querer. Estive lá em novembro/18 por ocasião do Encontro da Rede Brasileira de Blogueiros de Viagem e no domingo fomos à Feira do Largo da Ordem. Andando entre as muitas barracas, ouvi música ao vivo, outra das minhas paixões, e fui até ela. O músico estava sentado em frente ao restaurante Espaço Carmela, na rua Claudino dos Santos, 72. Quando olhei para cima, estava ali, um lindo painel de Poty – Tropeiro (1995), com o,5 x 5 m, destaque da figura do tropeiro bem no meio. Não sei a historia desse painel, mas imagino que o dono do restaurante devia ser um grande amigo do artista e um grande apreciador de suas obras.
Travessa Nestor de Castro
No caminho para quem vai ao Largo da Ordem, a pé, ainda no centro, está a Travessa Nestor de Castro. Era meu caminho, da Praça Santos Andrade até o Largo da Ordem. Um imenso painel de 49 m, super colorido, impossível não chamar a atenção. Entitulado Imagens da Cidade (1996), foi produzido para o aniversário de 300 anos de Curitiba. Resume a história da cidade e seus ícones como casas de imigrantes, araucária, gralha azul. Outras imagens como a estação tubo, enfatizam a atualidade . No centro, Poty mesclou seu outro tradicional trabalho, esculpir no concreto, destacando pinheiros em relevo. Este painel é considerado o maior painel cerâmico do país.
Mas também está nesta mesma Travessa o Painel O Largo da Ordem (1993), com 8,70 x 22,40m. Trata da cidade de Curitiba na época em que os imigrantes vinham de carroças vender seus produtos no Largo da Ordem. Existem registros que Poty, quando criança, acompanhava sua avó neste trabalho. Além das carroças e da colona carregando cestos de alimentos, estão representados no painel, os pinheiros e a Igreja da Ordem.
Memorial de Curitiba – Largo da Ordem
Caminhando pela Largo da Ordem vai chegar até o Memorial de Curitiba. Um ponto de referência é estar ao lado do Bar do Alemão, kkk, assim ninguém erra, pois quem não vai tomar uma cervejinha lá, né?! A obra de Poty que se encontra no interior desse Memorial não é um painel, mas insiro aqui, pois você não pode deixar de ver uma de suas esculturas. Essa, feita em concreto, é de Leonardo da Vinci (1993).
Praça 19 de Dezembro
A famosa e polêmica Praça 19 de Dezembro, também chamada de Praça do Homem Nú recebeu o primeiro mural de Poty, em Curitiba. O 1º Centenário da Emancipação Política do Estado do Paraná (1953), painel com 3 x 30 m. Lindíssimo, e comemorativo ao evento, é todo em tons de azul, em 7 quadros, mostrando a história evolutiva do Estado. Figuras representam garimpeiros de ouro, Jesuítas e os índios, bandeirantes que fundaram as primeiras vilas, tropeiros que desenvolveram o comércio, a navegação fluvial que desenvolveu o interior.
Torre Panorâmica
Localizada no bairro das Mercês, lindo ponto turístico, permitindo ter uma vista em 360º da cidade. Além disso, ao centro do salão, em formato circular está um enorme painel, em concreto, traçando em alto relevo, a história da cidade, desde sua fundação e também focando a evolução das comunicações. A obra chama-se As Comunicações e a História de Curitiba (1992).
A Torre está aberta de terça-feira a domingo das 10h às 18h30. Ingressos no local.
Bosque João Paulo II
Localizada bem ao lado deste parque, na entrada principal à esquerda, está a sede do Grupo de Escoteiros Marechal Rondon. Este painel também descobri bem ao acaso. Estava andando no Bosque e avistei ao longe o painel, rapidamente reconheci que era de Poty e fui mais perto para conferir. Lá estava o painel Movimento Escoteiro (1994), com 5 x 2m, na frente do prédio. O mural representa um escoteiro fazendo rapel e o lema oficial dos escoteiros – Sempre Alerta!
Mercado Municipal
Itaipu Binacional
Em Foz do Iguaçu, a Itaipu também prestigiou o artista e ele àquela obra com o Painel O Barrageiro, de 1998. Ele tem um dos lados em azulejos coloridos com destaque de eras da obra de construção da hidrelétrica e do outro lado, o painel é em concreto, com uma formação que representa o Vertedouro, local por onde a água escoa quando a barragem está cheia e também esculturas em alto relevo com o tema.
Quando você visitar a Hidroelétrica de Itaipu não deixe de fazer o Passeio Panorâmico, realizado de ônibus com 3 pontos de paradas para fotos. Exatamente na terceira parada, em frente ao prédio está uma escultura de um robô, também representando o barrageiro e do outro lado da rua está esse belo painel!
Poty by Bike
Eu visitei todas essas obras a pé ou de carro, as que estão no centro, a pé mesmo. Mas existe um tour de bicicleta, super organizado, com 13,5 km. O trajeto está todo detalhado em maravilhoso material impresso, produzido por órgãos do governo de Curitiba, contendo o mapa do trajeto, com os pontos onde se encontram os 14 painéis de Poty.
Dica SDV: chegando ao aeroporto vá ao ponto de informacao turística e peça a publicação Poty by Bike, é gratuito. No mapa também tem os locais one pode alugar bicicletas. A cidade conta com o programa de bicicletas e patinetes elétricas para aluguel. Outra forma de visitar esses painéis, caso bike não seja a sua praia, é usar a Linha Turismo, aquele ônibus turístico que tem um serviço muito bom na cidade. Os pontos de parada também estão indicados no mapa.
Disque turismo, help desk: turismoserv@turismo.curitiba.pr.gov.br, atendimento 24 horas. Ou disque 156 em Curitiba e para outras localidades (41) 3350-6456.
Apoiadores à produção da arte e cultura
Percebi que em quase todos os painéis de Poty, tem a assinatura de uma marca ligada à azulejos ou construção. Fiquei então imaginando o quão difícil é tornar real um painel desses. Como viram, praticamente todos são enormes e a matéria prima, seja azulejo ou concreto e todo o resto, como tinta, instrumentos dentre outros, precisam ser pagos. Lembrei dos Mecenas do tempo antigo que mantinham os artistas da época, na maioria muito pobres.
Não conheço a história pessoal de Poty e não tenho nem ideia do quanto lutava para conseguir patrocinadores, mas penso que se não houvesse apoio, talvez hoje não tivéssemos o privilégio de conhecer esses painéis lindos e que retratam tanta história.
Acho que vale ressaltar os nomes que encontrei nos painéis como Incepa, Portobelo, Indústria Cerâmica Paraná S.A., R.A. Machado Construções Civis LTDA, e ao próprio Governo de Paraná e a Prefeitura de Curitiba, que fizerem a arte ser produzida e disponibilizada, democraticamente, à população.
Outros painéis em Curitiba, que ainda não visitei
- Alegoria ao Paraná – Palácio Iguaçu
- A Catedral (1993), 13 x 10 m – Rua XV de Novembro esquina com Marechal Floriano
- Picos Econômicos do Paraná – Centro Politécnico CIETEP, Av. Com. Franco, 1341, Jd. Botânico
- Caminhos do Conhecimento (1994) – Vitral da Biblioteca da PUC/PR, Rua Imaculada Conceição, 1155
- História de Curitiba (1967), 300m – Rua 29 de Março
- História do Paraná (1972), 3,8 m – entrada do edifício BADEP, Av. Vicente Machado , 445
- As Quatro Estações (1984), 37 x 10 m – Rua Lourenço Pinto, 456, Centro
- Vagão do Armistício – Cartório do Cajuru, Av. Pres. Afonso Camargo, 763. Visitas de segunda a sexta-feira 8h as 17h, sábado das 8h as 12h.
- Monumento aos Guarda-Freios (1983), 2 x 3,60 m – Largo Isaac Lazzarotto, Av Sete de Setembro , 1160
- Evolução do Saneamento (1996), 120 m – Praça das Nações, Av Mal. Humberto e A. Castelo Branco, 50
- São Francisco (1962), Cemitério da Água Verde, jazigo da família
- O Batismo de Cristo (1980) – Igreja Cristo Rei, Rua Pe. G. Mayer, 410
- A Comunicação (1969) – Museu Metropolitano de. Arte de Curitiba – MUMA
- Ofícios (1977) – SENAC. hall de entrada. Rua André de Barros, 750
- Solar do Rosário (1994) – Rua Duque de Caxias, 4, Centro
- História da Tecnologia (1964) – UFPR Centro Politécnico, saguão, Av. Cel. Fco. H. dos Santos, s/n
- Profissões (1974) – UTFPR, Av Sete de Setembro, 3165 – Rebouças
Minhas impressões
A admiração que eu tinha pelos poucos painéis que conheci na minha adolescência e juventude, na cidade de Curitiba (saí de lá em 1982), transformou-se em amor profundo, após encontrar pelas minhas andanças na cidade, tantas belas obras desse artista talentoso.
A pé, de carro ou bike, o que importa é visitar cada um desses Painéis de Poty Lazzarotto no Paraná, em Curitiba, Foz do Iguaçu e onde mais puder. Eu agora, vou ficar de olho, para conhecer todos eles e você?
Conta aí embaixo, nos comentários, se você conhece algum desses painéis ou outros que não conheci e fala o que achou deles?
Fonte de pesquisa:
- Ferreira, Luciana. Os Murais de Poty Lazzarotto na cidade de Curitiba. Anais do VIII Fórum de Pesquisa Científica em Arte. Curitiba: ArtEmbap, 2011. ISSN 1809-2616. Acesso em 06/02/19 em http://www.embap.pr.gov.br/arquivos/File/Forum/Anais_VIII/004_Luciana_Ferreira.pdf
- Governo e Curitiba. Poty by bike. Coleção Roteiros Turísticos, ed 2015.
- Gazeta do Povo. Paineis de Poty Lazzarotto são tombados como Patrimônio Cultural do Paraná. Acesso em 06/02/19 em https://www.gazetadopovo.com.br/vida-e-cidadania/paineis-de-poty-lazzarotto-sao-tombados-como-patrimonio-cultural-do-parana-ece5pqirrn9qm48c904qzjpla/
- Guia Geográfico Curitiba. Poty Lazzarotto. Acesso em 06/02/19 em http://www.curitiba-parana.net/arte/poty-lazzarotto.htm
- Curitiba Space. Poty Lazzarotto. Acesso em 06/02/19 em https://curitibaspace.com.br/poty-lazzarotto/
No concreto ou em azulejos, cada um dos painéis de Poty Lazzarotto contam histórias e encantam a visão!!!
Para Refletir
O que me consola na minha angústia é isto: que a tua palavra me vivifica! Salmos 119:50
=======================================================================================
Deixe seu comentário aqui ao final deste post, contando para gente a sua experiência. Diz aí se você já foi a Curitiba e onde comeu ou quando você pretende ir !!!
Se você gosta de nosso Blog e vai viajar, planeje sua viagem com nossos parceiros. Você não paga nada a mais, em alguns casos até ganha descontos, e nós recebemos uma pequena comissão. Assim você nos ajuda a manter o blog sempre atualizado.
- Reserva de hotéis Booking.com.
- Aluguel de carro RentCars.
- Ingressos para as atrações TourOn e Get Your Guide
- Seguro viagem faça o SegurosPromo. Usando o cupom de desconto para nossos leitores – SYLVIAYANO5 , terá 5% de desconto. Pagando no boleto, mais 5%.
- Cartão de dados e internet EasySIM4U
- Passagens aéreas e saber qual a melhor época para viajar, use Viajanet
Deixe seu Comentário
Muito obrigado pela bela exposição de Poty, motivação de minha busca. Muito feliz, junto dele, Poty, encontrar você, just great! Suas palavras me vivificaram!
Olá Joaquim, obrigada pela sua visita aqui no blog Sentidos do Viajar e principalmente pela sua leitura da matéria sobre nosso maravilhoso artista Poty.
Fico feliz que gostou do texto e que gosta da obras desse nosso ícone das artes democráticas.
Venham sempre nos visitar aqui e ver outras matérias.
Grande abraço
Sylvia Yano
Tem um painel dele no hall de entrada do hotel Alta Reggia Plaza
Olá Fernando,
que ótimo receber seu comentário e essa super dica! Vai para a listinha e na próxima visita à cidade irei lá fazer umas fotos!!!
Obrigada pela sua leitura de nossa matéria e sempre passa por aqui, para ver as novidades!!!
Grande abraço
Sylvia Yano
OLÁ, ESTOU FAZENDO UMA PESQUISA SOBRE POTY PARA TRABALHAR COM MEUS ALUNOS, E ENCONTREI SUA PÁGINA. MUITO OBRIGDA POR COMPARTILHAR ESSES CONHECIMENTOS SOBRE NOSSA ARTE, RIQUEZA DO NOSSO PARANÁ. TEM O MONUMENTO AOS TROPEIROS, NA CIDADE DA LAPA PR. SÃO DOIS PAINÉIS ENORMES NA ENTRADA DA CIDADE, BEM LINDOS TBM. GRATA
Olá Andrea, que felicidade em saber que gostou de nosso post e que pode lhe ajudar na sua atividade profissional. A arte de Poty é simplesmente maravilhosa e precisamos mesmo divulgá-la!!! Não sabia deste Monumento aos Tropeiros na Lapa, já anotei aqui para uma próxima visita à Curitiba, ir até a Lapa e conhecer este painel. Muitíssimo obrigada pela ótima dica!!!
Grande abraço e aparece sempre por aqui, para ver as novidades.
Sylvia Yano
Adorei teu blog com as informaçoes de obras de Poty. Vi um painel na Vinicola Araucaria
Olá Marise, muito obrigada de me enviar mensagem, fico muito alegre quando consigo conversar e ouvir um pouco dos leitores. Amo painéis de azulejos e e Poty foi sempre uma paixão, desde quando era menina!
Grande abraço e visita nossos outros artigos aqui no blog. Conhece também o Podcast @viajantesbemvividas, publicamos quinzenalmente, às quartas-feiras, novos episódios.
Grande abraço