Um dos passeios imperdíveis, em Cristalina é conhecer a pedra Chapéu do Sol, monumento natural que desafia as leis da gravidade!
Uma visita incrível onde você também aprende bastante sobre a vegetação do Cerrado e vê paisagens lindas.
Sumário
- Onde fica e como chegar
- A Pedra Chapéu do Sol e sua história
- Como foi formada a escultura natural Pedra do Chapéu e suas dimensões
- Prova de uma cultura milenar
- Trilha próxima à pedra Chapéu do Sol – raridade e beleza!
- A vegetação Rupestre
- O que vem pela frente? Fique atento para as novidades!
- Minhas impressões
- Agradecimentos
Onde fica e como chegar
A Pedra Chapéu do Sol está dentro da Fazenda Sucupira, também conhecida como Fazenda Chapéu do Sol, de propriedade particular. Fica a 7 km do centro da cidade de Cristalina.
Para chegar lá não há transporte oficial. As alternativas, como todos os passeios em Cristalina são, alugar carro e pegar numa das cidades maiores ao redor, como Brasília, Anápolis e Goiânia.
Você pode também ir de bike, de mototáxi ou alugar uma Van. Veja os contatos no post Balneário Praia das Lajes, em Cristalina
O melhor acesso é pela BR 040 – GO 309. Parte da estrada é de terra. A Entrada é ao lado do Posto JK.
A Pedra Chapéu do Sol e sua história
O proprietário da Fazenda Sucupira, Sr. Eduardo Fernandes, conhecido como Duda, contou que quando comprou as terras, em fevereiro de 2014, a entrada era livre e sem controle.
A área estava muito degradada, transformara-se em motel ao ar livre, rsrs. Vândalos, usuários de drogas, frequentavam o local. A pedra estava toda pichada e até uso de dinamite tinham feito, na tentativa de ver se a pedra se mexia.
Pense numa coisa dessa, alguém querer destruir um magnífico monumento natural como esse – inacreditável!
Para recuperar o espaço, mantendo a visitação à pedra, Sr. Duda tomou algumas medidas interessantes de recuperação e preservação. Contratou José Ernane, que desde seus 7 anos mora na fazenda e conhece tudo por lá. Chegou à fazenda com seu pai, que trabalhava para o proprietário anterior.
Constituiu o papel de Guardião Chapéu do Sol e José Ernane assumiu muito bem esse cargo.Ele nos guiou na visita não somente à pedra mas na trilha acima, dando informações interessantes sobre a região do Cerrado.
Seu Duda colocou porteira, passando a controlar a entrada. Mobilizou os moradores locais e limparam toda a pixação da Pedra Chapéu do Sol. Instituiu um livro “Guardiões da Pedra do Sol” passando a valorizar aqueles que preservam o local.
Mobilizou, assim, moradores da região e visitantes a respeitar e valorizar a região. Os pichadores passaram a assinar o livro e não mais degradar o ambiente.
Por esse registro identificaram que, anualmente, são cerca de 5.000 visitantes, somente para ver a pedra Chapéu do Sol. Olha que potencial!!!
Como foi formada a escultura natural Pedra do Chapéu e suas dimensões
Embora existam algumas hipóteses, a mais aceita é que há milhares de anos, a região era mar. Com o tempo, o mar foi recuando e as pedras foram se assentando.
Nesse movimento, a enorme pedra, que estava solta, apoiou noutra, formando esse fenômeno intrigante e belo de se ver.
A pedra superior, responsável pelo nome de chapéu, pelo formato e pela sombra que produz, é um enorme quartzito de 347 toneladas. Tem 13,7 metros de comprimento e largura entre 6 a 7,3 metros*. Como se não bastasse, ela ainda está inclinada!
O mais impressionante é que com todo esse peso, tamanho e inclinação está apoiada numa área de menos de 1 metro quadrado. Como que não cai? Não sei mesmo!!!
Você olha e olha de novo e não entende como pode ficar equilibrada ali em cima. Muitas pessoas não querem nem chegar perto e muito menos ficar embaixo, suspeitando que de repente possa cair.
Bem, eu nem pensei e fui lá conferir! É muito intrigante!
*Fonte: O portal do geólogo.
Prova de uma cultura milenar
José Ernane mostrou-nos os diversos registros de pinturas rupestres existentes na pedra. Explicou que estudos foram feitos e estima-se que ali viveram, na própria pedra e nos arredores, civilizações milenares – estamos falando de habitantes há 12 milhões de anos. Época que não existia papel, deixaram sua comunicação e registros por meio de desenhos.
Trilha próxima à pedra Chapéu do Sol – raridade e beleza!
Caminhando pela trilha do Mirante, bem fácil, fomos sendo chamados a atenção pelo José Ernane, para conhecer a vegetação típica daquele bioma chamada Cerrado Rupestre.
Seu Duda contou que Ernane tem sido treinado pela engenheira ambiental, especialista em bioma do Cerrado, Simoni Cortes. Estudos na propriedade fizeram descobertas muito interessantes!
Em levantamento, por amostragem, florístico, de rochas, insetos e plantas, sabe o que descobriram? Existem vegetações endêmicas que só vivem ali!!!
Chamada de vegetação rupestre, aquela que brota e cresce entre as rochas, é uma vegetação guerreira que se adapta para sobreviver em local com pouca água e sem terra. Por exemplo, um pequizeiro de lá, tem folhas diferenciadas, bem mais duras e resistentes, formando uma nova espécie.
Que fazenda especial não é? Um reduto de milagres da natureza.
A vegetação Rupestre
Veja como brota das pedras, flores e arbustos lindos!
O que vem pela frente? Fique atento para as novidades!
Sr. Duda, observando, no registro em seu livro Guardiões da Pedra do Sol, a frequência ao lugar, se deu conta de uma oportunidade!
Além de explorar a Mina de Cristais, que falaremos em outro post, está planejando construir um parque na Fazenda. Gentilmente, falou de seu sonho, mostrou a área onde pretende construir a recepção, os chalés, a piscina e como serão os caminhos inusitados para chegar até a pedra Chapéu do Sol.
Fique atento, pois em breve teremos uma ótima opção de passeio, com melhor estrutura e até hospedagem. Será possível visitar a bela pedra Chapéu do Sol, relaxar, comer bem e aproveitar das belezas do Cerrado e da natureza. com maior conforto.
Minhas impressões
Eu amei esse passeio! Adorei conhecer a pedra que desafia a lei da gravidade, aprender sobre a Cerrado Rupestre, nunca havia ouvido falar. Chegar ao Mirante e ver uma belíssima vista e ver muitas belezas da natureza.
Super recomendo a visite Cristalina e junto com as demais atrações vá à pedra do Chapéu do Sol.
Conheça um pouco mais sobre as atrações de Cristalina neste filme que fizemos para você!
A cada visita ao Cerrado e, em especial a essa pedra lindíssima, o sentido da visão é aguçado e aprimorado.
Agradecimentos
Esse passeio foi parte das atividades do I Encontro de Blogueiros do Vem Pro Cerrado em Cristalina.
- Agradecemos ao Sr. Eduardo Fernandes, proprietário da Fazenda Sucupira, mais conhecida como Chapéu do Sol, por nos mostrar as belezas de suas terras, garimpo e sonhos. Agradecemos seu apoio.
Agradecemos também:
- Prefeitura de Cristalina, à Câmara Municipal de Cristalina e à Secretaria de Turismo de Cristalina, por apoiarem o 1º Encontro do Vem Pro Cerrado (VPC).
- Sara Biacchi, Secretária de Turismo de Cristalina, pelo apoio ao Encontro, por nos acompanhar em quase todas as visitas e por sua simpatia.
- Balneário das Lajes por receber o grupo VPC e permitir conhecermos tamanha beleza natural.
- Jeep Club Cristalina pela grande aventura do passeio de jeep na trilha e rio do Balneário das Lajes.
- Ity Hotel e Cristal Park Hotel por hospedar os blogueiros participantes.
- Aos amigos Marinês e Luciano, blog Viagem sem Frescura, e Caio Fleury, ex Secretario de Turismo de Cristalina, organizadores do I Encontro de Blogueiros do Vem Pro Cerrado em Cristalina.
Conheça mais do projeto Vem pro Cerrado, clique aqui!
Que tal, gostou da Pedra? Já tinha ouvido falar nela? Deixa a sua opinião aí nos comentários. Adoramos saber de você e, se nosso post lhe entusiasmou a viajar e conhecer esses lugares especiais!
Talvez você também goste de:
Deixe seu Comentário
Parabéns pessoas! O melhor site que visitei sobre esse monumento geológico! Excelente também a ênfase às atuações do proprietário do terreno e do guardião da pedra chapeu do sol! Parabens!!!
Olá Jorge, que alegria em ouvir seu elogio, fico muito feliz de você ter gostado de nossa matéria. São incentivos como o seu que nos faz continuar a escrever e compartilhar destinos visitados.
A Pedra do Chapéu do Sol é belíssima, a região muito linda e diversa, super vale conhecer né.
Grande abraço
Sylvia Yano