A vida da cidade se transformou em correria, crianças e adultos cheios de compromissos. Informações novas a cada minuto, trilhões de mensagens no whatsaap, e-mail. Refeições rápidas, pouco tempo em família. Espera-se pelas férias para descansar e ter tempo livre. Você que mora em Brasília ou arredores tem uma alternativa diferente, um oásis para relaxar – o Rancho Canabrava, já ouviu falar?
Vou contar para você como foi o dia 15/10/17, todinho por lá. Tem atividade para todas as idades e gosto! Eu adorei, acho que você também vai amar. Vamos lá?!
Sumário
- Onde Fica o Rancho Canabrava
- Como surgiu o Rancho Canabrava
- Atividade para Crianças
- Atividades para adultos
- Arvorismo
- Tirolesa
- Passeio a cavalo
- Touro Mecânico
- Restaurante Canabrava – Gastronomia Mineira
- Quer fazer uma Festa? No Rancho Canabrava vai ser especial
- Escola de Equitação
- Serviço
- Preços
- Alguns cantinhos especiais
- Minhas Impressões
Onde Fica o Rancho Canabrava
Muito perto de Brasília, o Rancho Canabrava DF fica próximo à entrada da cidade satélite de Sobradinho. Localizado no Núcleo Rural Sobradinho I, Chácara 46. Apenas a 25 km da Rodoviária de Brasília. Toda a estrada é asfaltada, somente a rua de acesso que tem um pequeno trajeto de chão, muito fácil de encontrar.
Para quem sair do Plano Piloto (Brasília), pegue a estrada para Sobradinho e ficará à direita, na rua antes do mercado Atacadão Dia a Dia. Procure também placas da Rota do Cavalo, pois o Rancho realiza também essas rota.
Fica tão perto de Brasília que dá para ver, de longe, a Torre digital.
Como surgiu o Rancho Canabrava
O casal Sr. Canabrava e sua esposa Dona Gilda, mineirinhos, vieram para Brasília em 1971. Apaixonaram-se por uma área perto de uma das mais importantes cidades satélites da capital federal. Sr Canabrava resolveu concretizar um sonho antigo, criar cavalos, sua paixão.
Adquiriram o primeiro cavalo chamado Colorado da Invernada, pioneiramente iniciando a criação de cavalos Mangalarga Marchador, na região do Planalto Central.
Dona Gilda amava aquela terra, suas flores, espalhadas por todo lugar. Pensava que devia ser um espaço não só para a família e amigos. Ela também tinha um sonho – compartilhar a beleza de suas terras com outras pessoas. Queria abrir para visitas.
Em 1996, Sr. Canabrava, entristecido pela perda da esposa, decidiu vender as terras. Foi nesse momento que seu filho Dinho e a esposa Anna pensaram em realizar o sonho de Dona Gilda.
Nesse mesmo ano compraram parte das terras e começaram as reformas. Em 1997 as porteiras do Rancho Canabrava foram abertas ao público em geral.
Iniciaram com o restaurante rural, oferecendo um buffe de comidas mineiras. Brasília e seus arredores passaram a contar com um lugar charmoso para lazer e uma gastronomia regional de referência.
De lá pra cá? Só progresso!!! Uma a uma, novas atividades foram sendo implantadas, com muito carinho, cuidado com o meio ambiente e seguranca para os animais e visitantes.
É um empreendimento familiar. Sempre destaco isso, pois admiro quando a família tem um projeto em comum e cada um assume um papel colaborativo no negócio.
No dia que fomos, os dois filhos do casal estavam trabalhando a todo vapor, diga-se de passagem, um domingo! O mais velho no caixa do restaurante e o mais novo, foi um de nossos monitores, no arvorismo.
Olha como recebem os visitantes!
Parabéns à Família Canabrava que se destaca pela simpatia, gentileza e certamente por muita garra e trabalho!
Atividade para Crianças
Crianças da cidade que conhecem galinha servida no prato, vaca na caixa do leite e cavalos das propagandas se esbaldam por lá.
O Rancho Canabrava tem uma fazendinha com muitos animais, vários deles em miniatura, encantando a criançada, inclusive pôneis. Eu mesma nunca tinha visto mini vacas, você já viu?
Passeio de charrete, de trator e à cavalo são outras das diferentes delícias do lugar.
Parquinho Infantil com vários brinquedos em madeira, coloridos e divertidos. Até aqueles mais grandiosos se sentem atraídos!
Você acredita que tem casinha de boneca, com mobília? E não é pequena não. Daria até para morar lá, rsrsr.
Pais, agora vocês vão adorar! Aos domingos o Rancho Canabrava providenciou uma Animadora Infantil. Ela fica brincando com as crianças maiorzinhas, enquanto os pais podem dar aquela boa relaxada. Que tal almoçar tranquilamente, fazer a trilha ou simplesmente conversar, coisa que se tem pouco tempo hoje para fazer? Tudo de bom heimmmm?
Ah, ia me esquecendo! Tem arvorismo infantil, acredita? Estruturado com desafios para crianças de 5 a 11 anos de idade com até 1,50 m de altura e 60 kg de peso. Sempre acompanhados de instrutores para garantir a segurança de todos.
O circuito infantil possui 4 metros de altura e 60 metros de extensão entre árvores e postes de sustentação. Contém 7 plataformas, 7 pistas diferenciadas e descida de rapel.
Diga aí se a criançada não vai adorar?!
E, para as crianças poderem aproveitar ainda mais, o Rancho criou um combos, oferendo pacotes de atrações com preços mais atrativos. Veja como funciona.
Atividades para adultos
Nossa visita ao Rancho Canabrava foi junto com o Grupo VemProCerrado. Fizemos juntos o arvorismo, tirolesa, passeio a cavalo, touro mecânico. Almoçamos juntos e curtimos o dia de forma muito especial, fortalecendo a amizade. Veja como estava legal tudo!
Arvorismo
Logo que chegamos fomos direto para o arvorismo. Estávamos ansiosos com o desafio.
O primeiro passo é ouvir as instruções de segurança. Especialmente sobre a importância do cabo vida, ao qual você sempre tem que estar conectado. Em seguida se paramentar: capacete, cadeirinha, cordas e mosquetão.
O circuito aéreo é composto de duas etapas com níveis de dificuldades diferenciados.
Conta José Arthur, filho mais novo do casal Canabrava, que o circuito do arvorismo foi construído com 400 m mas que as pessoas se cansavam muito. Foi reduzido para 200 metros, com 12 pistas e 13 plataformas em trilhas suspensas por cabos de aço, entre as árvores.
O circuito do arvorismo pode ser feito entre 40 minutos até 2 horas, conforme o ritmo do grupo e o tempo de parada para admirar a natureza.
Monitores bem treinados acompanham todo o trajeto, de grupos no máximo de 15 pessoas, distribuindo-se, no início, no meio e no final do grupo, para dar apoio a todos.
Posso dizer que estão bem preparados, pois eu mesminha tive um momento de dificuldade. Travei e não conseguia avançar.
Com toda a calma, um dos monitores veio até mim, me apoiou, estimulando a seguir em frente, dando orientações de como prosseguir. Pronto, com segurança, continuei até o fim do percurso e adorei!!!
Super recomendo a todos, mesmo com mais de 50 anos, a experimentar essa aventura.
Um dos desafios do arvorismo é a aranha. Você chega a uma plataforma, de lá se joga, claro, sempre seguro no cabo vida, e agarra as tramas da aranha, subindo de volta para a plataforma!!! Emocionante.
Ah, para os mais medrosos, você pode evitar fazer algum tipo de desafio que se sinta desconfortável.
Tirolesa
No final do arvorismo – a coroação!!! Uma tirolesa deliciosa! Você desliza pelo cabo de aço, por um caminho de 100 m e chega a um anteparo. O instrutor lhe recebe e ajuda a descer, finalizando o percurso. Uma delícia!!!!
Arena de treinamento dos cavalos
Próximo da tirolesa está uma das arenas de adestramento dos cavalos Mangalarga Marchador. Foi super interessante assistir um dos mais antigos colaboradores do Rancho, treinando um lindo cavalo. Percebia-se todo o amor pelo ofício.
Trilha
A Trilha da Copaíba foi demarcada, recebendo o nome da árvore predominante, que produz o óleo de copaiba, de valor homeopático. Possui 640 m de comprimento, mas infelizmente pegou fogo, problemas da época da seca. Não foi possível conhecer.
Mas fizemos a Trilha dos Eucaliptos, muito plana, fácil de percorrer. Permite a todos visita-la, mesmo pessoas com mobilidade reduzida.
Achei gostoso o passeio. A gente vai admirando a vegetação do cerrado, claro, os eucaliptos, as obras da natureza, como uma enorme casa de marimbondo, a horta local.
Passamos pelo moradia do ícone do Rancho, o boi que desfila pela propriedade, tirando foto com os visitantes. Fomos até o pasto onde ficam soltos os cavalos. Passeio bem relaxante.
Passeio a cavalo
Essa foi outra atração que amei! Saímos em grupo, guiados por um funcionário. Circulamos o Rancho conhecendo o lugar e passeando a cavalo. Mas não se anime não, você não vai montar um Mangalarga Marchador, kkk
Touro Mecânico
Para quem gosta de aventura, adultos e crianças maiores podem se divertir como se participassem de um rodeio. A vantagem é que você pode pedir com menor ou maior velocidade. Eu? Claro que pedi bem devagarinho, mesmo assim, quase caí – oh falta e equilíbrio!!! Mas muito gostoso! É bom a gente experimentar e ver como é fazer essas coisas diferentes do dia a dia.
Restaurante Canabrava – Gastronomia Mineira
Aberto em 1996 e ampliado anos mais tarde, o Restaurante Canabrava hoje tem capacidade para 260 pessoas. Num ambiente muito agradável, ventilado e com decoração de fazenda. Tem ainda um ambiente externo com mesinhas sob as árvores, uma delícia.
Buffet inteirinho de saladas, que você pode escolher o que quer e você mesmo temperar. Pode ainda, selecionar tudo que deseja, pondo numa bacia plástica. Uma gentil cozinheira corta tudinho para você e tempera com molhos especiais, à sua escolha.
Destaco no Buffet do restaurante Canabrava as saladas, as conservas de berinjela e abobrinha, deliciosas, que estão à venda no Empório Canabrava, aliem de outras guloseimas mineiras produzidas no Rancho ou adquiridas de produtores selecionados.
Veja como ficou minha saladinha, rsrs. Uma delícia!!! Fiquei tão entusiasmada que quase não consigo comer as carnes e outros pratos. Tive que dar um tempo e depois reiniciar.
No espaço ao lado, outro Buffet sobre um enorme fogão à lenha. Carnes diversas como lombo, pernil, galinha caipira ensopada, costelinha e muitos acompanhamentos como o famoso ovo caipira frito, mandioca e batata fritas, angu de milho, farofa com linguiça, banana frita e muito mais!!
Digo para você, nem que queira vai conseguir experimentar de tudo um pouco, não cabe!!!
A sobremesa, paga a parte, tem opção de um doce de leite maravilhoso e pudins saborosíssimos, além de sorvete.
No restaurante Canabrava o almoço é para sair do regime, muitas opções e tudo muito saboroso!
Quer fazer uma Festa? No Rancho Canabrava vai ser especial
Um salão com amplas janelas de blindex, integrando com o ambiente externo da fazenda, o Espaço Belo Horizonte, nome muito apropriado, adaptado para pessoas com deficiência, recebe até 200 pessoas.
Para casamentos, aniversários, encontros de fim de ano, formatura ou qualquer outra comemoração, é excelente opção. Entrada com um arco de flores vivas, um lugar bem especial de comemoração. Achei o espaço realmente muito legal.
Escola de Equitação
Com tanto conhecimento acumulado, preparam crianças e adultos na arte de cavalgar. Já trabalharam também com equoterapia mas, por ora, está suspendo.
Serviço
Restaurante: funciona das 12h às 16h
Arvorismo: inicia às 9h30, de preferência, agendar com antecedência
Contato: telefone: (61) 3591-1694 – (Tim) 98147-0201.
E-mail: ranchocanabrava@gmail.com.br
Endereço web: http://ranchocanabrava.com.br
Instagram: quer saber mais sobre ele, segue @ranchocanabrava
Combos para criançada: O Rancho oferece combos com preços promocionais para que as crianças possam curtir várias atrações, de forma mais econômica.
Preços
Buffe – R$ 44,90 por pessoa; Crianças até 5 anos não pagam; de 6 a 10 anos pagam a metade. Não inclui bebidas. Sobremesa paga por quilo.
Arvorismo adulto – meio circuito R$ 40,00, circuito inteiro R$ 70,00
Arvorismo infantil – R$ 30,00
Tirolosa – 25,00
Passeio à cavalo – 20,00 por pessoa
Trilha – gratuita
Touro mecânico – 5,00 a ficha
Festa infantil – R$ 85,00 por criança, incluindo todos as atrações infantis (arvorismo, passeio à cavalo, trator e charrete, touro mecânico, trilha), almoço e bebidas.
Alguns cantinhos especiais
Minhas Impressões
Incrível, moro há quase 30 anos em Brasília e não conhecia o Rancho Canabrava. Como falta maior divulgação das atracões locais.
Para mim foi uma grata surpresa ver que tão pertinho de Brasília podemos contar com um lugar tão bem organizado, cuidado e preparado para proporcionar um dia de muita curtição, descanso e proximidade da ruralidade.
Me diverti demais, aventurei, ri, andei, conversei, bebi, comi e o dia passou que nem vi. Ixi, rimou!!!
Super recomendo um sábado ou domingo, de tempos em tempos, para desopilar o fígado. Para curtir com a família, com amigos, para uma festa. Garanto que grandes e pequenos vão amar!!!
Encerramos o dia com um presente servido pelo Sr. Dinho Canabrava, para todos que ainda estavam lá no fim do dia – jaca prontinha para comer, uma delícia!!!
Pela diversidade de atrações posso dizer que vários sentidos foram acionados, a visão de tanta beleza natural, da decoração. O paladar das comidinha deliciosas que saboreamos. Mas escolhi o sentido do tato para descrever essa experiência, porque fazer o arvorismo, andar a cavalo aguçaram em mim a sensibilidade do toque na pele, das sensações quase imperceptíveis do vento no rosto, das folhas das árvores nos braços… Uma delícia!
Agradecimentos
Essa foi uma aventura do Grupo Vem Pro Cerrado, do qual nós, Sentidos do Viajar, somos membro fundador.
Essa ação foi uma parceria do VemProCerrado com o RuralTur e Rancho Canabrava.
Agradecemos o convite gentil da família Canabrava para que passássemos um dia tão gostoso em sua propriedade.
Olha a turma do VemProCerrado aí!!! Turminha aventureira essa!!! O jovem de camiseta laranja, à direita é o José Arthur.
Veja mais do Rancho Canabrava neste filme que preparamos para que você deguste, antecipadamente, um pouquinho do lugar.
Diga aí nos comentários se ficou com vontade de conhecer o Rancho Canabrava, se já visitou, e o que achou!!! Adoramos saber sua opinião.
Conheça mais sobre nós aqui
Deixe seu Comentário