Viajar para o Rio de Janeiro é sempre uma alegria!! Quando acabo de comprar a passagem já começo a antever as emoções que terei. Veja aqui todas as dicas de o que fazer no Rio de Janeiro
A começar pelo sobrevôo da chegada e da partida: mar azul, ponte Rio a Niteroi, Cristo Redentor, Pão de Açúcar, para mim, beleza de poucas cidades do mundo!!!
Checa neste post a minha experiência de tomar o café da manhã no Espaço 7zero6, que na verdade é um brunch. Fica no último andar do Hotel Praia Ipanema.
Foi somente um fim de semana, sexta a segunda-feira, um tempo vivido intensamente, mas sem pressa, curtindo tudo com muita profundidade.
Tínhamos planos um pouco diferentes, queríamos visitar o Museu do Amanhã e os espaços onde ocorreram os jogos olímpicos e paralímpicos.
Mas, estávamos de frente para a praia de Ipanema, chutamos o balde e nos rendemos às delícias da praia e um pouco da gastronomia da cidade.
Mas, fica triste não, você pode ler o que fazer no Porto Maravilha aqui nesse post do CincoCantos.
Sumário
O que fazer no Rio de Janeiro
Veja uma forma bem legal de visitar a cidade no post Sightseeing em ônibus panorâmico
Curtindo a praia do Rio de Janeiro – Ipanema
Quando chegamos no hotel, o clima não estava muito bom, bem nublado e chegou até a cair uma chuvinha.
Fomos tomar o drink de boas-vindas e curtir a sauna, a piscina de borda infinita e a belíssima paisagem da praia, vista do alto do hotel.
E depois, curtir o visual da varanda do apartamento, visão de 180 graus, do Arpoador a Ipanema, que maravilha de lugar, que natureza exuberante!!!
Já nos demais dias, a atração era acordar tarde, tomar café da manhã e curtir a praia, com todo o conforto do serviço de praia do hotel, mas sentadinha na areia, banho de mar, nem pensar.
A água estava geladérrima!!! Além disso, as ondas estavam muito altas e fortes.
No sábado havia invadido a avenida frente ao mar, na quadra seguinte ao hotel, o que causou um enorme congestionamento, durante toda a manhã, até que a prefeitura conseguiu remover toda a areia da rua.
Diversão na simplicidade
Durante a curtição da paisagem, o sol acabou chegando, admirar as pessoas que passavam, ler, cochilar, relaxar é tudo de bom.
Claro, não podia deixar de degustar o tradicional biscoito Globo, doce e salgado, adoro, o queijo coalho – quem resiste aquele cheirinho, e, arrisquei também uma empada, hummm mas não aprovei não.
Uma caminhadinha foi uma ótima opção, na tarde de domingo. Fomos até a pedra do Arpoador, mais ou menos 2,5 km e assistimos, de quebra, um campeonato de surf que estava acontecendo exatamente ali, foi bem legal.
Quer mais dicas sobre o que fazer no Rio de Janeiro? Veja o que a Lilian do Blog Uma Senhora Viagem, que mora lá, nos conta!
Curtindo a gastronomia
Chinesa
Iniciamos nosso tour gastronômico no Mr. Lam, um chinês elegante e bem diferenciado dos demais daqui do Brasil, que eu conheço.
Vale ressaltar que bem ao lado do Mr Lam está o Capricciosa, com um maravilhoso balcão de frios refinados e as maravilhosas pizzas D.O.C.
Mas, voltando ao chinês, uma decoração legal, mesas muito próximas uma das outras, pedimos de entrada um camarão empanado, que estava delicioso e, pato laqueado.
Trouxeram o pato assado, inteiro, para vermos. Depois veio todo fatiado, acompanhado de pepino fatiado e alho poró, um molho feito com melado e ameixas.
Tudo para montar panquequinhas super fininhas, feitas de arroz, servidas numa caixa charmosa de palha.
Gostei do processo de montar as panquequinhas, mas vou falar, o pato em si, estava totalmente sem sabor. Depois descobri que o bisu desse restaurante são os diversos pratos das sequências de degustação.
Se você estiver com mais três pessoas, uma ótima opção é a degustação com pato laqueado. Mas se forem só duas pessoas, a degustação com crispy duck é uma boa alternativa.
Cozinha Contemporânea
No domingo à noite fomos ao Restaurante Irajá, arte e gastronomia do chef Pedro de Artagão que também é o responsável pelo maravilhoso restaurante Formidable.
O Irajá, sim adorei !!! Inaugurado no início de dezembro de 2011, montado numa casa do século XIX, tem ambientes bem charmosos.
Embora um menu bem enxuto, cinco pratos de entrada, cinco principais e cinco sobremesas. Com algumas alternativas a mais, conforme o dia, os pratos são bem interessantes.
De entrada pedimos Atum, sobre coalhada e pepino e o sonho de lagostim, todos os dois são muito bons, mas eu amei o Atum.
Como prato principal, aventurei pedir Coração de palmito “Cássio e Pepe“, um prato vegano. Não é minha praia, mas estava simplesmente maravilhoso, suave, delicado, muito saboroso, tudo de bom.
O outro pedido não está no cardápio. Era uma opção do chef para o dia, Risoto de rabada, também muito saboroso. Mas já achei bem pesadinho, rabada, né gente, não tem muito como ser diferente.
De sobremesa, o maravilhoso bolo brigadeiro, imperdível!!!! E o aipim com côco e doce de leite, não gostamos, estava meio seco.
A experiência no Irajá valeu muito a pena, super recomendo e baterei ponto, na próxima ida ao Rio.
Atum, sobre coalhada e coberto com pepino
Sonho de lagostim
Coração de Palmito
Risoto de Rabada
Bolo de Brigadeiro com uma calda deliciosa, imperdível
Aipim com côco e doce de leite
Tradição e vista imperdível
No fim de tarde da sábado, aliamos a paisagem e gastronomia. Fomos à Confeitaria Colombo do Forte de Copacabana. Lugar que eu adoro e, sempre quando posso, vou conferir e rever a sua belezas da praia.
Mesmo que meio nublado, sentar naquelas mesinhas externas é maravilhoso. Contemplar o mar, as ondas batendo, as montanhas ao longe. As ondas quebrando na areia e a plena convivência com a cidade, tudo é delicioso.
De quebra, saborear os quitutes da tradicional Colombo é uma experiência que envolve todos os sentidos.
Se você ainda não conhece esse ponto turístico do Rio, insira na sua lista de desejos, pois é realmente imperdível.
Paisagem a partir do Forte de Copacabana, bem ao centro está o Museu de Imagem e Som, ainda em construção.
Estava com muita vontade de pedir alguma coisa salgada e quentinha. Minha opção foi o ravioli recheado com mussarela de búfala, com molho de tomate e manjericão.
Estava duvidando que estivesse bom, por não ser um prato típico da Confeitaria, mas para minha surpresa estava delicioso.
Experimentamos ainda, sanduíche, tortinha folhada de camarão e claro, cafés e capuccinos, tudo muito bom.
A questao da confeitaria Colombo é sempre o tempo de espera por uma mesa.
Enquanto esperávamos, caminhamos pelas calçadas do Forte, apreciando a paisagem. Enquanto andava, descobri um outro restaurante, também no Forte – Café 18 do Forte. Muito movimentado, mas me pareceu mais fácil conseguir mesa. Fica aí a dica, não conheci, mas na próxima vez vou checar.
Conclusão
O que fazer no Rio de Janeiro? “Cidade Maravilhosa, cheia de encantos mil”!!! Quanto mais viajo para lá, mais descubro novas atrações! Desta vez dedicamos o tempo em curtir praia e saborear as delícias gastronômicas da cidade!!!
E, por último, se quiser conhecer passeios alternativos no Rio de janeiro, veja aqui.
Embora toda a beleza da cidade maravilhosa, a visita aos restaurantes aguçou muito o nosso sentido do paladar.
Curta mais um pouquinho nesse filme as belezas e gostosuras do Rio!!! Essa cidade maravilhosa!!!
Deixe seu Comentário