Sete Lagoas, uma linda e charmosa cidade mineira, não muito distante de Belo Horizonte, que surpreende por seus encantos!
Incluímos conhecer Sete Lagoas, em Minas Gerais, no retorno de nossa viagem de Brasília ao belíssimo Museu Inhotim.
Queríamos visitar a Gruta Rei do Mato, que integra a Rota das Grutas de Peter Lung e fica em Sete Lagoas.
Com 400 mil habitantes, Sete Lagoas é a oitava economia do estado. Curtimos momentos muito gostosos na cidade, embora numa passagem muito rápida, somente 1 dia. Veja o descobrimos por lá.
Sumário
O que fazer em Sete Lagoas
Gruta Rei do Mato
Uma das 50 maiores cavernas de Minas Gerais, a Gruta Rei do Mato possui 4 salões de beleza impressionante. Estalactites e estalagmites com diâmetro de até 30 cm e altura de 15 metros.
Consideradas raras, essas formações foram construídas pela natureza, a partir da combinação de gotas d’água e minerais, existentes no local, temperatura e pressãoNoalto
Veja mais sobre a Gruta Rei do Mato aqui. Visitar essa belíssima Gruta foi uma das partes alta de nossa viagem de Brasília a Inhotim.
Foi uma semana de muita aventura e belas paisagens. Veja nossas dicas para que tenha uma excelente visita a Inhotim, o que você precisa saber antes de visitar .
Serra de Santa Helena – vista da cidade
Já no finalzinho do dia subimos até a Serra de Santa Helena, de formação calcária, está distante 7 km do centro da cidade.
A estradinha de acesso é estreita, com cerca de 3 km, mas é asfaltada e leva ao alto da Serra. A parte mais alta fica a 400m acima da cidade e 1.100m acima do mar.
No alto da Serra, os amantes de vôo livre se encontram regularmente, para voarem e verem a cidade por um ângulo todo especial. Essa experiência está à disposição dos aventureiros.
A vista da cidade do alto do Monte é belíssima!! De um grande descampado consegue-se ver uma enorme área verde, duas das sete lagoas, e a cidade em geral.
A paisagem é limitada pelas Serras do Curral, da Piedade e do Espinhaço, no vale do Rio das Velhas.
Chegamos numa hora muito boa, ainda estava claro. Pudemos curtir uma linda vista da cidade, ainda com luz.
DICA SDV: vá visitar a Serra de Santa Helena, bem antes das 17h, pois neste horário já está ficando escuro.
Logo em seguida, pegamos o nascer da lua sobre a cidade e do outro lado o pôr do sol. Um verdadeiro espetáculo da natureza.
Capela Santa Helena
Quando nos saciamos com a beleza natural, fomos conhecer o local. Visitamos a Capela Santa Helena, que fica bem no alto da Serra de Santa Helena.
Foi construída em 1852, singela, mas muito bonitinha, tanto por fora como no seu interior.
Uma das coisas interessantes que vivenciamos aí foi ver um senhor de meia idade, varrendo a frente da igreja que estava repleta de grãos de arroz. Havia ocorrido um casamento, mais cedo.
Ele nos contou que era alcoolista e estava internado em instituição religiosa de recuperação. Uma de suas atribuições era cuidar da igreja.
Mas percebemos que o que ele gostava mesmo era conversar e contar os causos históricos da cidade, uma simpatia!
Cruzeiro
Mas vamos voltar à visita. Em frente à Capela de Santa Helena está um enorme Cruzeiro. O original foi instalado em 1857.
Recentemente foi recuperado e iluminado todo em led o que permite enxergá-lo lá de baixo, na cidade.
A ação foi liderada pela Associação da Igreja de Santa Helena e financiado 50% por um empresário local. A outra metade pelos devotos da paróquia.
Esse Cruzeiro é destaque no alto do monte, junto à Capela Santa Helena.
Festa do Caldo da Lua
Exatamente no dia em que visitamos o alto da Serra de Santa Helena, 09/06/17, estava acontecendo a 8ª Festa do Caldo da Lua, que acontece todos os anos, das 19h até 1h da manhã.
A área do alto da Serra estava toda decorada, repleta de barraquinhas com quitutes locais. Música ao vivo, apresentada por várias bandas da cidade era outra excelente atração.
Dizem que chega a ter mais de 2 mil pessoas. Pense nisso!!! O objetivo da festa é arrecadar alimentos, agasalhos e cobertores.
Em 2016, arrecadaram 1 tonelada de alimentos, distribuídos pelas instituições de assistência social, local.
Festa de Santa Helena
Em procissão, no mês de maio, os devotos de Sete Lagoas sobem a Serra de Santa Helena em procissão, pela estradinha que leva ao mirante, comemorando a Festa de Santa Helena.
Centro Cultural Nhô Quim Drummond
Localizado no centro da cidade, Praça Tiradentes, número 257, o Centro Cultural Nhô Quim Drummond é uma construção histórica e aristocrática, com 2 andares, 30 cômodos, e muitas janelas.
Mais conhecido como Casarão. Foi construído em 1795 pelo Padre Antônio Salustiano Moreira.
Em 1890, adquirido pela família Chassim-Drummond funcionando, até 1960, no andar inferior, órgãos públicos, quando integralmente passou a sediar uma escola.
Infelizmente o prédio foi abandonado no final dos anos 70. Mas em 1986 foi tombado, sendo restaurado em 1988, passando a hospedar o Centro de Artesanato e Folclore da cidade.
Em 1991, como homenagem ao centenário do historiador, recebeu o nome de Centro Cultural Nhô Quim Drummond.
O mais interessante é que foi um movimento popular “Casarão Te Quero”, com participação do povo em geral, estudantes, artistas e intelectuais locais que mobilizou o tombamento e restauração do Casarão. Legal a força popular né!
Ah, e esse casarão tem história. Diz a lenda popular que o inconfidente Joaquim José da Silva Xavier – Tiradentes dormiu nesse casarão. Se é verdade ou não, ninguém sabe!!!
O ilustre personagem da cidade – Mauro Faccio Gonçalves
Você sabe quem foi Mauro Faccio Gonçalves? Pois eu também não sabia! É o nosso conhecido humorista do time dos Trapalhões – Zacarias, que nasceu em Sete Lagoas.
Todo o acervo de Zacarias foi instalado no Casarão. Seu nome foi dado ao anfiteatro que fica atrás do Casarão.
Esse anfiteatro resgatou a arquitetura da antiga Sorveteria Nevada, ponto de encontro dos fanáticos pelo time Bela Vista Futebol Clube.
Catedral de Santo Antônio
Bem próximo ao Casarão, Praça Tiradentes, 09 está a Catedral de Santo Antônio. Arquitetura antiga e bonita, simples por fora, surpreende com a beleza do seu interior.
Na hora de nossa visita estava acontecendo uma missa e a igreja estava lotada, mostrando a religiosidade local. Ao lado estava tudo organizado para uma festa junina, parece que ia ser das boas.
Foi construída onde havia, desde 1775, uma capela. Fundada em 1841, somente em 1886 foi concluída sua construção.
Na comemoração de seu primeiro centenário, em 1941, foi reformada e transformada em Catedral Matriz de Santo Antônio.
Mais duas reformas foram realizadas, em 1970 e 2007, reparando a Capela Mor alterando a estrutura da igreja, paredes e alicerce.
As belas pinturas no teto e paredes são de autoria do pintor italiano Julio Goretti. Contam os moradores que a cidade iniciou ao redor da Catedral e foi com o tempo se expandindo.
As visitas estão abertas de segunda a domingo das 8h às 10h ou 13h às 19h. Aos sábados das 8h às 10h.
Lagoa Paulino
Nós vistamos somente as Lagoas Paulino e Mucuri. Ambas são pontos turísticos e de grande agito. Ao seu redor estão restaurantes, bares, feiras, atividades esportivas e grande comércio.
A primeira, Lagoas Paulino é bem grande, fica bem no centro da cidade. É rodeada por prédios antigos, que hoje sediam escolas, lembram a época nostálgica da cidade.
Vários barzinhos por toda essa área, comprova que o local é ponto de encontro dos moradores e turistas.
Lagoa Mucuri
Já a Lagoa de Mucuri, estava ainda mais movimentada. Toda a sexta-feira a noite tem feirinha de artesanato e você e diverte vendo coisas lindas.
Não resisti e comprei um vestido de festa junina para minha netinha de 10 meses, coisa de avó né, rsrsr.
A feira é repleta de barraquinhas de comida e brinquedos, alegrando a meninada e os adultos.
As 7 Lagoas que dão nome à cidade
- Lagoa Chácara secou há 40 anos;
- Lagoa Catarina foi esvaziada e seu fundo impermeabilizado para a água não ser absorvida pelo solo, sendo mantida artificialmente;
- Lagoa do Cercadinho, a menor de todas, teve as nascentes interceptadas para mantê-la viva e cheia;
- Lagoa José Félix é a mais profunda de todas e também não foi afetada.
- Lagoa Grande tinha mais de 10 quilômetros de extensão, hoje tem somente cerca de 2 m.
- Lagoa de Mucuri fica próximo à Lagoa Paulino, tem suas próprias nascentes;
- Lagoa Paulino, cartão-postal da cidade, mantém o nível normal com alimentação das nascentes da Lagoa do Mucuri.
Como Chegar em Sete Lagoas, Minas Gerais
A cidade está a 76 km de Belo Horizonte e o acesso é via BR-040/BR-135. Cerca de 1h30 de carro.
Nós saímos da Pousada Namastê, em Casa Branca, Brumadinho, onde nos hospedamos, para visitar Inhotim.
Seguimos pela via BR-040, cerca de 108 km. Gastamos por volta de 2 horas, sempre guiados pelo GPS e a própria sinalização da estada que é muito boa.
A pista é de mão dupla e bem conservada. Uma viagem muito tranquila e relaxante, até chegar a Sete Lagoas.
Onde se Hospedar em Sete Lagoas
Hotel Tulip Inn, foi onde ficamos. Um hotel super novinho, instalações bem confortáveis, praticamente de frente para o Shopping. Atendimento muito simpático e gentil. Café da manhã bem gostoso.
Promenade Veredas Sete Lagoas/Hotel e Spa, localizado de frente ao Tulip Inn e também próximo ao Shopping é outra boa opção.
Hotel Vila Serrana, fica no centro da cidade, parece ser bem confortável. Nós o conhecemos porque é onde fica o Possui o Vila Bistrô Restaurante.
Onde comer
Restaurante Vila Bistrô, no Hotel Vila Serrana. Foi a nossa única experiência de refeição na cidade.
Escolhemos por ser o 40 na lista do tripadvisor e também estar numa lista de recomendados em folder da cidade. Aberto de segunda a sábado a partir das 18h.
Pedimos Saint Peter com risoto de quinoa (R$ 49,00). Tilápia grelhada com molho cremoso de limão siciliano e ervas. Acompanhado com risoto de quinoa com abobrinha, aspargos, berinjela e cogumelos Paris, estava muito bom.
Pedimos também o medalhão de filé mignon e arroz piemontese (R$ 59,00) que estava bom. Já o risoto de funghi e cubos de mignon (R$ 43,00), não agradou muito. Estava sem tempero e passou do ponto.
O atendimento foi muito gentil e atencioso. O ambiente é bem charmoso.
Pontos turísticos que não vistamos
Museu Histórico Municipal, próximo à Catedral e ao Centro Cultural Nhô Quim, instalado numa construção do século XVIII.
Tem grande acervo da época da escravidão. Só vimos de longe, à noite estava fechado.
Museu do Ferroviário, inaugurado em setembro de 1896, representa o marco da primeira expansão da cidade.
Em 2000 foi transformado em museu, preservando peças, vestuário, ferramentas e vagão, guardando a memória da época de seu funcionamento.
Minhas impressões
Achei a cidadezinha de Sete Lagoas, muito ativa e movimentada. Não concordo com quem diz que a cidade não tem nada para conhecer.
Gostei muito do que visitamos e ficaria mais tempo para conhecer melhor e com mais calma. Amei a Gruta Rei do Mato e a Serra de Santa Helena.
E você já visitou Sete Lagoas? Não, então está aí uma ótima oportunidade para redescobrir nosso Brasil!
Se já visitou, conheceu o Museu Histórico Municipal e o Ferroviário? Deixa aí nos comentários se gostou da visita e também deste post. Vou adorar conhecer um pouco de você.
Nosso Brasil é tão lindo e rico em atrações como esta de Sete Lagoas, o que não faltam são opções. E, quando tudo este tempo de pandemia passar e ja estivermos seguros, viajar pelo Brasil será excelente opção.
Quer conhecer outras ótimas dicas para viajar pelo país, veja no blog Expedições em Família ” Circuito Trilhas dos Inconfidentes – conheça os destinos“, no blog Mai Viagens “Lençóis: paraíso escondido em Sergipe“.
No blog Vamos Viajar pra onde agora “O que fazer em São Miguel dos Milagres“, no blog
6Viajantes “O que fazer em Ilhéus” e no blog Lugares de Memória “Aracaju: a terra do cacique Serigy” ainda tem mais!
No blog Viaje com Norma “Cachoeiras do Jalapão para conhecer e se encantar“. Que tal acessar o link Brasil, aqui no blog Sentidos do Viajar e descobrir todas as nossas dicas sobre os belos lugares em nosso imenso país!
A cidade de Sete Lagoas é uma charme, a vista do alto da Serra de Santa Helena oferece uma paisagem linda da cidade, encantando nosso sentido da visão.
Para Refletir
Confia no Senhor de todo o teu coração e não se apoie no teu próprio entendimento. Reconhece-o em todos os teus caminhos e Ele endireitará as tuas veredas. Não sejas sábio a teus próprios olhos, teme ao Senhor e aparta-te do mal. Provérbios 3: 5-7.
Pode lhe interessar também
- 7 lugares incríveis na Gruta da Lapinha
- Lavras Novas, Minas Gerais. Cidade para relaxar e curtir
- Pousada Loft da Serra, Lavras Novas – charme puro
- Monte Verde, charmosa e bucólica – paraíso para descansar
======================================================================================
Deixe seu comentário aqui ao final deste post, contando para gente o que achou deste artigo e se pensa em visitar Sete Lagoas ou se já visitou, o que achou da cidade.
PLANEJE SUA VIAGEM COM NOSSOS PARCEIROS
Se você gosta de nosso Blog e vai viajar, planeje sua viagem com nossos parceiros.
Você não paga nada a mais, em alguns casos até ganha descontos, e nós recebemos uma pequena comissão.
Assim você nos ajuda a manter o blog sempre atualizado.
- Voo de balão na Capadócia
- Reserva de hotéis Booking.com.
- Aluguel de carro RentCars.
- Seguro viagem faça o SegurosPromo. Usando o cupom de desconto para nossos leitores – SYLVIAYANO5 , terá 5% de desconto. Pagando no boleto, mais 5%.
- Cartão de dados e internet EasySIM4U e Viaje Conectado
- Para passagens aéreas com ótimos descontos Passagens Promo.
- Passagens aéreas, para saber qual a melhor época para viajar, use Viajanet
Deixe seu Comentário
Minas Gerais é um estado para passar um mês, no mínimo, né? cada vez que eu leio os blogs descubro um lugar novo por lá. Adorei saber das sete lagoas e o que conhecer, lugar incrível para visitar.
Pois é Mairim, verdade, oh estado com muitas atrações é este!!! Já fui várias vezes para visitar lugares diferentes, como Sete Lagoas e tenho outros tantos roteiros já na listinha, para próximas viagens. Vou aproveitar este período pós pandemia para redescobrir nosso Brasil!!! Vamos todo mundo também?!
Obrigada
Sylvia Yano
Eu como mineira fico tão feliz quando alguém escreve algo tão especial sobre as nossas cidades. Sobretudo Sete Lagoas, uma cidade incrível e que poucos conhecem! Amei seu texto!
Deyse, muitíssimo obrigada. Amo visitar o interior de Minas, é tanta diversidade, cultura e beleza, que não me canso em voltar ao estado. Ainda quero visitar Conceição de Mato dentro, cidade de uma grande amiga minha, a Rota da cachaça, do café, do queijo canastra e a viagem que cancelei face à pandemia, Capitólio!!!
Grande abraço
Sylvia Yano
Que maravilha essas informações do que conhecer em Sete Lagoas. Não tinha a menor ideia da origem do nome da cidade. Quando estiver naquela região, também vou fazer questão de conhecer tudo que você descreveu. Parabéns pelo belo post.
Oi Norma, muito legal ter você por aqui. Fico feliz que gostou de conhecer um pouco de Sete Lagoas pelo nosso olhar. Isso mesmo, super vale visitar a cidade, quando puder, vá mesmo.
Grande abraço
Sylvia Yano
Ahh, depois que li esse post, fiquei com voltar em Sete Lagoas e conhecer melhor a cidade. Adorei essa lista com oito maravilhas.
Angela, que legal que já conhece a cidade de Sete Lagoas e que se animou a voltar e descobrir ainda mais atrações na cidade. Obrigada pela sua leitura.
Grande abraço
Sylvia Yano
Sylvia, adorei descobrir Sete Lagoas através de sua matéria. Nunca tinha pensado em ir lá e depois que li seu texto já mudei de ideia.
Olá Sylvia, que super fantástico que gostou e se animou a conhecer essa deliciosa cidade de Sete Lagoas, um dos cantinhos de nosso Brasil com muitas atrações.
Grande abraço
Sylvia Yano
Oi amei o texto voce arrsou muito em falar tao minha de coraçao tao amada sete lagoas.
pois vim de sao paulo ainda criança morar.
So queria fazer uma correçao a contagem das 7lagoas so é valida com a do boa vista que vc nao sitou por nao ter tempo de conhecer visitar.
Nao que vc esteja errada em contar com a do mucuri ,mas ela foi criada por ultimo de forma artifcial , onde antigamente era o clube praça de esportes. No qual só restou o ginasio coberto ao lado da lagoa mucuri,paulino e feirinha .
Olá Amanda, fico feliz que gostou do nosso artigo sobre a cidade onde vc mora. muitíssimo obrigada pela informação. Quando fiz minha pesquisa não identifiquei que havia a Lagoa da Boa Vista. Que ótimo porque assim preciso voltar à Sete Lagoas para visitar a de Boa Vista.
Volta sempre por aqui, para ver as novidades.
Grande abraço
Sylvia Yano
Ahh que delícia ver um post sobre a cidade em que cresci. Morei 7 anos em Sete Lagoas durante minha infância e meu sonho é voltar. Sou apaixonada por MG!
Oi Ana Paula, também amo todo o Estado, tenho vários artigos de Minas. ë um estado muito rico em lugares históricos, cultura e excelente gastronomia. Gostei demais de Sete Lagoas, muito legal que você lei o post e relembrou suas memórias. Gostei muito da cidade.
Obrigada pela sua visita, sua mensagem e venha sempre por aqui, no blog e também me segue no Instagram @sentidosdoviajar e no Podcast Viajantes Bem Vividas. Estamos no YouTube, Spotify, Apple e Google Podcast e outras plataformas de áudio, sempre falando de viagens, com roteiros e muitas dicas.
Grande abraço
Sylvia Yano