UM FIM DE SEMANA EM CASCAVEL
Depois de 34 anos retornei à Cascavel, cidade onde iniciei minha carreira profissional. Tempo demais, muitas recordações, em cada esquina a busca por alguma lembrança!!! Sensação muito gostosa!!!!
Embora o motivo da viagem foi compartilhar o belo momento do enlace dos primos Raquel e Rafael, não poderia deixar de registrar aqui as belezas dessa pequena cidade do oeste paranaense, hoje com mais de 300 mil habitantes. Como cresceu! Somente o aeroporto continua o mesmo rsrs.
COMO CHEGAR Uma boa opção é combinar uma visita a Foz do Iguaçu, e de lá, de carro ou de ônibus, chegar em Cascavel, 140km, cerca de duas horas. Mas eu optei por ir direto à Cascavel, voando pela Azul, saindo de Guarulhos/SP, viagem de 1h45 minutos.
ONDE FICAR Eu tive o privilégio de ficar no conforto da casa dos familiares, vivendo bons momentos em família, mas boas opções de localização são os hotéis Copa Verde, que fica ao lado da Catedral, Bourbon Cascavel Express Hotel, também próximo, Hotel Plaza Cascavel e o previsível e confortável Ibis, com preço justo.
O QUE FAZER Mesmo sendo uma cidade de interior, a cidade tem um ótimo comércio, tudo é muito perto e as coisas do dia a dia são resolvidas de forma muito rápida. O trânsito é excelente, mesmo na hora do rush. Andar na rua, de dia ou de noite, sem nenhuma sensação de insegurança não tem preço!! Verdadeira qualidade de vida. Um destaque na cidade é a valorização dos imigrantes europeus que iniciaram sua colonização, reconhecidos em monumentos como na Praça dos Imigrantes e na Praça da Itália.
A primeira, muito imponente, mostrando braços paralelos que convergem para a mesma direção, demonstrando a contribuição de cada um que ali chegou, trazendo o crescimento da cidade.
A segunda, embora em reforma na ocasião, também confirma o reconhecimento dos desbravadores e embeleza com suas formas refletidas nas águas da praça.
Chama a atenção e encanta a cidade, a Praça da Bíblia, iluminando os casais nos encontros de domingo à noite
e ainda o diferente chafariz da Praça Wilson Jofre.
Mas, o cartão postal da cidade é a Catedral Nossa Senhora Aparecida, bela em seu interior e com exterior de arquitetura inusitada, conta ainda, com uma típica escultura do famoso Dirceu Rosa, que tem como característica de suas obras, o tamanho avantajado dos dedos. Vale a pena conhecer a casa desse escultor que mora na cidade, onde suas obras decoram a fachada. Infelizmente eu não a visitei, ficou para a próxima vez.
Mas a novidade da cidade é o Teatro Municipal, Rua Rio de Janeiro, 2786, que após 24 anos de construção foi finalmente inaugurado, no início de 2015. Embora o tempo gasto, o prédio ficou bonito e moderno, permitindo receber até 1370 visitantes. Parece que o novo espaço cultural da cidade está sendo bem aproveitado, pois passei por lá no domingo a noite e estava cheio.
Ao seu lado, onde funcionava o teatro, hoje está o Centro Cultural Gilberto Mayer, com grafites étnicos muito interessantes e um bonito jardim.
Para os que gostam da natureza e caminhadas, as opções são o Parque Vitória e o Parque Ecológico Paulo Gorski, mais conhecido como Lago, este construído artificialmente, oportunizou aos cascavelenses sentirem-se perto do mar, como nós brasilienses fazemos, olhando o lago Paranoá, e caminhado por entre suas árvores. Conforme a placa inaugural de 1964, o objetivo era de reintegrar os moradores da cidade com a natureza!
Já na chegada ao lago, você se depara com uma linda igrejinha de madeira – Igreja Nossa Senhora de Fátima, inaugurada pelo Arcebispo de Toledo, Don Armando Sírio, em 1958, poucos anos depois da fundação da cidade, um charme e patrimônio histórico da cidade. ONDE COMER Bom, eu comi muito bem, mas na festa de casamento e na casa dos parentes, assim, dou aqui dicas recebidas do primo Fábio, que mora na cidade e curte comer bem, não poderia ser melhor né!!!
Martignoni Bier, casa muito bonita, bem movimentada e ótima cerveja! No Armazém, não deixe de experimentar a traíra sem espinhas, muiiiito bom! Já no Picasso, que fica no topo de um prédio, na região central da cidade, além de oferecer uma vista panorâmica, tem música ao vivo e a comida é uma delícia, experimente o carpaccio! E ainda pode saborear bons pratos e ter momentos especiais com os amigos no Ecke Bar, Pizzaria Quinta da Oliva e Banggai, um bistrô asiático, com linda decoração e ótimos pratos.
Mesmo sendo uma pequena cidade, a preocupação com a acessibilidade está presente, percebi muitas rampas sinalizadas para deficiente, vagas específicas e não pude deixar de registrar a senhora cadeirante, usufruindo de seu direito de cidadão, aguardando o ônibus, que lhe garante a independência de ir e vir. Bons modelos devem ser seguidos!!!!
Para conhecer ou rever como foi meu caso, Cascavel é uma cidadezinha que vale visitar!!!!!
Deixe seu Comentário
Querida Prima, adorei ler sobre sua viagem, e foi uma honra tê-la conosco esses dias!! Você é uma pessoa incrível, adorei conhecê-la! E que possamos desfrutar de mais momentos maravilhosos como os dos últimos dias em breve! Beijosssss meu do Mateus e do maridão
Querida prima Raquel, obrigada pela sua visita aqui no blog, venha sempre ver as novidades. Adorei poder participar da sua linda festa de casamento e compTilhR de um momento tão lindo na sua vida. Vocês formam um casal muito lindo e querido. Desejo-lhes toda felicidade do mundo. Bjos
Muito legal o post !! Temos que marcar outro encontro!!
Obrigada Marcelo. Temos mesmo, foi tão bom né!!! Enquanto não podemos nos encontrar pessoalmente, vem me visitar aqui no blog pra saber das novidades!!!! Abraço
Bela matéria.. Parabéns!!
Obrigada pela sua visita aqui primo Fabio Coraça, e agradeço pela sua contribuição na produção do post, dando a informação sobre os rstaurantes!!!! Bjos
Em um resumo delicioso, vc descreveu muito bem nossa cidade. Parabéns
Que bom que vc está visitando i Blog e se vc que mora há anos na cidade, gostou, fico lisonjeada. Mas vc me ajudou muito a visitar os pontos turísticos, obrigada. Bj
Adorei passar por aqui, Regina. Bela descrição de Cascavel. Confesso que apesar de já ter ido lá tantas vezes, nao conheço alguns dos lugares que descreveu. Excelente!
Olá Silvia, que bom receber sua visita aqui, obrigada, fico feliz que tenha gostado do post. Venha sempre ver as novidades. Bjos
Adorei ler sobre Cascavel – cidades das tias e primas – rsrs
Seu blog é bem legal! Vc escreve muito bem, simples e direto, gosto disso. Estou freguesa! kkkkk
Quem mora em Cascavel é a tia Anetes e quem mais?
Quandp eu for ao Brasil, não sei quando..rsrs vou me esforçar para visitar Cascavel e todas ( dentro do possivel) vocês!
Bjus minha escritora favorita.
Querida prima Aneris, obrigada pelos elogios sobre o blog. Estou aprendendo ainda, lancei o blog em maio de 2014, agora, há um ano. Mas o desejo é que por meio dos posts muitas pessoas se animem a viajar!!!
Quem mora hj em Cascavel é a Vsnia e seu marido, Clairton. As filhas estão, uma em Curitiba e a Raquel que casou agora está morando em outra cidade próxima a Cascavel. Tia Anetes mora em Curitiba mas vai muito a Cascavel.
Venha sempre checar as novidades no blog, bjos
Sim, cidade maravilhosa, para visitar e a 2hs de Foz do Iguaçu e Paraguai para quem quer fazer umas comprinhas ! Vale super a pena, ainda mais. com um motivo táo especial de festa dos sobrinhos Raquel e Rafael. E ter a grata surpresa de reencontrar a prima Regina pessoa pra lá de super especial !
Super recomendo este endereço de guia de viajem !
Querida prima Eliane,
Obrigada pelo carinho, foi muito bom mesmo poder encontrar todos vocês, mesmo passando tantos anos sem encontrar o amor permanece como se não estivéssemos separados por kms.
Obrigada pela sua visita aqui no Sentidos do Viajar, como você falou, uma boa dica é a proximidade de Cascavel à Foz, que oferece uma beleza natural imperdível e o Paraguai e Argentina para comprinhas muito boas.
Venha sempre dar uma espiadinha aqui para ver as novidades.
bjos
Adorei a matéria!!! Estava pesquisando, pois pretendo passara por lá…
Olá Maria Lourdes,
Que bom que gostou de nosso post, espero que lhe ajude a aproveitar muito a cidade de Cascavel, eu gosto muito de lá.
Obrigada pela sua visita a nosso blog e lhe esperamos sempre por aqui.
Grande abraço
Sylvia Yano
Adorei seu post sobre minha cidade natal. Escreveu muito bem e indicou os melhores lugares.
Tenho 26 anos e amo viver aqui!
O Alessandra, que bom conhecer você, especialmente por morar na cidade e amá-la. Você então é especialista em Cascavel! Fico feliz em er gostado do post e confirmar as indicações. Sempre que tiver novidade na cidade, acrescenta aqui nos comentários para ajudar a divulgar essa cidade tão gostosa do nosso Paraná. Espero ter sua presença sempre por aqui, para ver as novidades sobre nossas andanças e comilanças.
Grande abraço
Sylvia Yano