Viajar sozinha é sempre um desafio para nós mulheres! Muitas de nós gostamos de viajar, queremos viajar, mas alguns fatores nos impedem ou dificultam que coloquemos nossos sonhos em prática. Vou apresentar aqui algumas dessas situações e você poderá acrescentar outras nos comentários deste post.
Muitas vezes não conseguimos realizar nossos sonhos de conhecer lugares porque não temos dinheiro suficiente, não sabemos organizar nossa própria viagem e porque não temos companhia para viajarmos. E o que fazer?
Vou também apresentar uma excelente possibilidade para que você mulher, que quer viajar sozinha, mas tem alguns limitantes, como financeiro e o legítimo medinho, possa viajar, sabendo que terá suporte onde se hospedar e não estará sozinha. Fica alerta que você vai descobrir uma excelente oportunidade de viajar mais, melhor e mais segura!
Sumário
Por que viajar sozinha
Primeiro de tudo, eu considero que mesmo sozinha, nunca estou sozinha! Já no meu planejamento, peço e creio que as coisas vão acontecer conforme a orientação de Deus e na Sua presença.
Estarei sendo acompanhada também, a distância, pela família, amigas e amigos e, como sou sempre de falar com as pessoas, vou fazendo contatos e amizades pelo caminho, além de encontrar com pessoas amigas, por onde passo. Mas também gosto de ficar sozinha e ter meu tempo e espaço.
Muitos fatores nos levam a viajar sozinha, alguns por desejo próprio outros pelas circunstâncias da vida.
Aquelas mulheres que já praticam o viajar sozinha, escolhem esta forma de viagem, não por solidão mas por solitude. Você sabe qual a diferença destas palavras?
Solidão não é uma escolha, é a condição de não ter ninguém, sentir-se só e sofrer por isso. Já a solitude, segundo Paul Johannes, teólogo e filósofo alemão é escolher ser ou estar sozinho e ser feliz com essa escolha. É algo feito de forma deliberada, consentida e positiva.
Minha percepção ao viajar sozinha, como tudo na vida, é que tem os ganhos e as faltas, rsrs. Pelos ganhos, percebo maior flexibilidade para realizar a viagem, por exemplo: nas definições dos horários, lugares a visitar, tempo gasto em cada atração. Percebo ainda, e talvez o mais importante, a forma como a gente sente e vive a viagem!
Noto que as emoções são muito mais aguçadas ao conhecer as atrações. Talvez pelo fato de olhar e vivenciar a experiência, sem comentar sobre ela, com outra pessoa, a vivência é mais focada e intensa. Muitas vezes me emociono, a ponto de chorar, quando visito um lugar, como aconteceu quando fui à Sagrada Família, em Barcelona. Outra vantagem que percebo é que ao viajar sozinha, a gente se abre à conhecer novas pessoas e fazer amizades.
Viajar sozinha significa conquistar um tempo só nosso, aberto para o auto conhecimento, para aprender, para novas descobertas, para nos aventurar, para nosso empoderamento, para descobrirmos que podemos!
Por outro lado, têm as faltas, sim, não temos alguém para compartilhar as emoções sentidas num determinado momento, não temos com quem dividir as despesas, temos que enfrentar nossos medos sozinhas, temos que tomar as decisões sozinhas e arcar com as consequências, kkk.
Mas garanto, por toda a minha experiência em viajar sozinha, que tem muito mais vantagens do que desvantagem, até mesmo para se apreender a viver consigo mesmo e ser feliz!
Conheça uma das minhas experiências em viajar sozinha Nômade Digital em Cumbuco
Razões que dificultam a mulher viajar sozinha
O preconceito cultural da sociedade
O simples fato de ser mulher já nos traz uma carga pesada para desbravarmos o mundo. Por mais que o Brasil e muitos países já estejam avançando nas questões de como enxergar a mulher, ainda existe muito preconceito em relação à mulher que decide viajar sozinha.
E não estamos falando de países onde a mulher não tem liberdade para estudar, ir sozinha a um restaurante, muito menos viajar, senão acompanhada por seu marido ou um homem de sua família.
Estamos falando da mulher que quer se aventurar viajar pelo Brasil, pelas Américas ou Europa. Vários fatores impactam na decisão de uma viagem solo.
As pessoas, geralmente vêm como loucura uma mulher decidir viajar sozinha, outras sentem pena da mulher que está viajando só, achando que está naquela condição por solidão, não tem amigos, parceir@, não se relaciona bem com as pessoas, não tem dinheiro para uma excursão. As próprias mulheres criticam e julgam suas conhecidas, amigas e familiares que desejam e realizam seu desejo, de uma viagem solo.
Se a viajante for jovem será menos criticada, por acharem que o jovem é aventureiro. No caso de mulheres 50 ou 60 mais, a censura é ainda maior, entendem ser desilusão, doença, e coisas do tipo. O idadismo é ainda uma condição agregada para as mais velhas enfrentarem.
São vários desafios comportamentais de nossa sociedade que ainda temos que vencer, ao se propor a viajar sozinha! Temos muito a evoluir!
Você sabia que muitas mulheres, no passado, enfrentaram todo o tipo obstáculos culturais e desbravaram o direito de viajarem sozinhas? Que a história relata, já no ano de 380, a primeira mulher que concretizou esta proeza? Ouça o episódio 38 – Mulheres Viajantes pioneiras da história, descubra e inspire-se com várias mulheres que enfrentaram todo o tipo de preconceito e começaram a preparar o mundo para nos aceitar viajando sozinhas!
Os aspectos financeiros no viajar sozinha
A minha experiência tem mostrado que viajar em duas sempre é mais barato, em vários quesitos. A hospedagem é um dos grandes fatores influenciadores. Infelizmente não temos a prática, no turismo, de se cobrar valores menores quando é somente um hóspede. Até dá para entender, porque a hospedagem estará sendo usada totalmente. Mas esta condição, faz que uma única pessoa pague por duas, implicando em uma carga financeira maior para quem viaja sozinha.
A alimentação, pelo menos no meu caso, rsrs, é também uma sobrecarga financeira. Explico, dependendo do local onde se faz a refeição, é possível dividir o prato ou provar de diferentes pratos compartilhando-os e melhorando a experiência gastronômica, compartilhar um vinho, dividindo o custo em duas pessoas.
Quando você está sozinha, se não for oferecida meia porção, opção poucas vezes disponível, acontece de ter que deixar comida no prato, se não tiver como levar pra onde está hospedada, desperdiçando o alimento e desembolsando um valor por aquilo que não consegue comer.
Passeios e deslocamentos, quando não são cobrados por pessoa mas por transporte, é outra despesa que precisa absorver sozinha, como por exemplo, uso de aplicativo de transporte, transfer, passeios de barco, dentre outros.
Assim, é preciso planejar seu orçamento para a viagem, definindo sua verba para hospedagem, alimentação e transporte, escolhendo as melhores opções e alternativas, gerenciando suas despesas.
O planejamento da viagem
Muitas mulheres não sabem como organizar e planejar suas próprias viagens, não que isto seja uma premissa para viajar sozinha, mas que ajuda, ajuda.
Vários fatores colaboram para esta falta de experiência. Porque viajaram muito pouco na vida; sempre viajaram com os pais, familiares ou amigos e, nestes casos, outra pessoa se responsabilizou pela organização; acostumou-se a viajar com ajuda de uma agência de viagem.
É claro que é confortável termos ajuda de outras pessoas para planejar a viagem pra gente, como as próprias agências de viagem, mas como tudo na vida, tem suas vantagens e desvantagens.
Mas, se vamos viajar sozinha são varias questões que podem nos exigir organizarmos a nossa viagem. Podemos não ter quem planeje pra ou com a gente, o roteiro; o tempo em cada lugar; decida por hospedagens; compre as passagens e passeios.
Ou ainda, podemos ter restrições econômicas para contratar agência de viagem ou travel design. Ou mesmo, porque gostamos de ter mais flexibilidade na formatação de nossa viagem.
Para trazer variáveis diferentes sobre este aspecto, sugiro ouvir o Episódio 2 e Episódio 3 do nosso Podcast Viajantes Bem Vividas.
E para ajudar você a aprender a planejar sua viagem, recomendo ler os blogues de viagem, sobre os lugares que deseja visitar, assim como os podcasts de viagem, como o nosso, @viajantesbemvividas onde damos sempre muitas dicas de roteiros e o que conhecer nos lugares.
Perca o medo e aventure-se, comece a exercitar construir um roteiro, você vai descobrir que você pode! Inicie planejando uma viagem curta e para perto de onde você mora, isto lhe ajudará a perceber as necessidades e dificuldades. Outra dica, não tenha vergonha de perguntar para as amigas ou blogueiras qual é a melhor forma de fazer tal coisa! Nós, independente de nossa idade, podemos aprender tudo que quisermos, basta determinação e ir a luta.
Conheça os aprendizados que tive na minha Viagem a Portugal
A hospedagem e o viajar sozinha
Escolher onde se hospedar é outro desafio para a mulher que viaja sozinha. Primeiro pela questão financeira que já mencionamos. Mas ainda existe a questão da segurança, o grande desafio. Você tem que estar atenta a vários fatores, um deles a localização onde vai se hospedar, pois sozinha, escolher uma hospedagem segura é ainda mais importante.
Me lembrei agora, escrevendo este artigo, de uma viagem que fiz, a trabalho, quando ainda não era blogueira de viagem, Fiquei num hotel, que a primeira vista era bom, bem localizado, quartos razoáveis, limpo.
Quando desci percebi um movimento estranho na recepção e hall do hotel, fiquei observando e entendi que ali era um local de “encontros”. A princípio isso pode não ser problema, mas de repente pode favorecer a sermos abordadas e mal interpretadas só por estar no lugar errado, rsrs
Aspectos para escolher uma hospedagem:
- localização: disponibilidade de transporte próximo e seguro, possibilidade de chegar a pé na hospedagem, podendo transitar a noite, em segurança, devem ser analisados. Não muito afastada dos pontos de atração para que não gaste tempo e dinheiro em transporte.
- serviços: se existe opções de mercado, restaurante, farmácia, próximo. Se a hospedagem dispõe de serviço de recepção 24horas, ou contato com o proprietário, em caso de passar mal, ficar doente ou ter alguma emergência.
- preços: que lhe permita hospedar com conforto e segurança por valores razoáveis, pois sozinha, arcará com os custos totais.
- tecnologia: é importante sempre verificar se tem boa conexão de internet/wifi para que possa se comunicar facilmente com familiares e amigos por video chamada e mensagem. Possa pesquisar atrações e pontos turísticos, serviços de transporte, se necessário. Possa também, dispor de acesso à itens de lazer, como filme, música, para o tempo que estará na hospedagem e quiser se distrair.
Sisterwave, ótima opção de hospedagem para quem viaja sozinha
Eu tive a oportunidade de conhecer Jussara, a CEO da Sisterwave, em 2020, uma jovem empreendedora que ama viajar e também, viajar sozinha! Percebendo que para muitas mulheres é difícil encorajar-se a viajar sozinha, teve um sonho, que acabou se tornando real – criar uma forma de apoiar as mulheres a viajar mais e, quem desejar, viajar sozinha com mais segurança!
Em março de 2023 fui convidada a ser Embaixadora da Sisterwave, me senti muito honrada e claro que aceitei, pois eu mesma viajo sozinha e super apoio o propósito e a missão dessa Comunidade. 2023
“É uma comunidade de mulheres que oferecem serviços de viagem entre si e apoiam umas às outras”.
Mulher apoiando mulher que deseja viajar sozinha.
Para aquelas de nós que ainda não teve experiência no viajar sozinha, que sente receio de estar só numa cidade desconhecida, é uma grande alternativa para sentir-se mais segura e tranquila, na tomada de decisão. É uma excelente oportunidade para conhecer pessoas locais, fazer amizade, sentir-se acompanhada e ter uma pessoa de referência na localidade, para qualquer necessidade ou emergência!
E tem mais: não existe nada melhor do que receber dicas de uma moradora local, sobre o que visitar, onde comer, como transitar…
A Sisterwave permite que você identifique, no destino para onde quer ir, anfitriãs que moram no local. Essas anfitriãs não só disponibilizam hospedagem, em suas casas, para mulheres, que podem até estar acompanhadas de homens, desde que a anfitriã aceite, mas também estão disponíveis para orienta-la sobre o local.
É também uma maneira de lidar com o custo financeiro da viagem, pois no geral, os valores são bem mais acessíveis do que hotel, apartamentos, pousadas.
E ainda tem outra grande vantagem, você também pode se tornar uma anfitriã e receber em sua casa, mulheres viajantes, além de passar a ter uma renda você ainda terá contato com mulheres de diferentes lugares. Essa diversidade só lhe desenvolverá, inspirando-a e abrindo novas possibilidades de amizade, novas viagens e muito mais.
Como funciona a Sisterwave
Para que você possa fazer parte de comunidade é muito simples, veja como funciona:
⇒Acesse a página da Sisterwave: conheça um pouco sobre a plataforma. Conheça e visite também, o blog e o podcast Conexão Sister.
⇒Registre-se: para você se comunicar com as sisters, para usufruir dos serviços de hospedagem ou ser uma anfitriã você precisa fazer seu cadastro na plataforma e preencher seu perfil pessoal. Escolha o plano de assinatura mensal ou anual (a anuidade, em abril de 2023, é de R$ 153,80).
Sendo eu Embaixadora da Sisterwave, você pode ter desconto de 15% na sua anuidade, basta usar o voucher SENTIDOSDOVIAJAR
⇒Usufrua: agora é só selecionar o local para onde quer ir, escolher a anfitriã e manter contato para agendar a sua viagem, sozinha ou acompanhada! Analise também a possiblidade de se tornar uma anfitriã, terá uma renda extra e conhecerá mulheres de todas as partes.
Ah, e sobre a segurança de hospedar-se na casa de uma pessoa desconhecida, claro que isso é também uma preocupação. A Sisterwave verifica toda a documentação das anfitriãs para lhe dar mais segurança.
Além disso, você poderá manter contato pessoal com sua potencial anfitriã. Solicite as informações que achar pertinente, faça chamadas de vídeo, desenvolva um ambiente de amizade, antes mesmo de viajar, para que esta conexão seja muito boa.
E agora é só se organizar e fazer as malas! Boa Viagem!
Conclusão
Viajar sozinha é uma das melhores escolas da vida! Você aprende a se organizar e organizar uma viagem que lhe atenda nas suas próprias preferências. Você se conhece no seu íntimo! Você descobre como é bom estar com você mesma! Percebe que é capaz de “se virar” e aproveitar seu tempo com qualidade, resolvendo tudo que precisar! Você cresce como pessoa!
“Viajando sozinha, sendo totalmente responsável por você, vai ser inevitável descobrir o quanto capaz você é”
Hospedando-se na Sisterwave, você ainda estará se relacionando com uma mulher que também ama viajar, terá alguém de referência e que pode lhe ajudar e orientar, no local para onde vai, dando-lhe maior segurança, além da possiblidade de fazer uma nova grande amiga!
Viajar sozinha lhe ampliará a visão sobre si mesma e sobre a vida!
Para Refletir
Seja forte e corajoso/a! Não se apavore nem desanime, pois o Senhor, o seu Deus, estará com você por onde você andar”. Josué 1:9
______________________________________________________________________________________
PLANEJE SUA VIAGEM COM NOSSOS PARCEIROS
Se você gosta de nosso Blog e vai viajar, planeje sua viagem com nossos parceiros. Você não paga nada a mais, em alguns casos até ganha descontos, e nós recebemos uma pequena comissão. Assim você nos ajuda a manter o blog sempre atualizado.
- Voo de balão na Capadócia
- Reserva de hotéis Booking.com.
- Hospedagem p/ mulheres Sisterwave. Usando o cupom de desconto SENTIDOSDOVIAJAR, terá 15% de desconto.
- Aluguel de carro RentCars.
- Seguro viagem faça o SegurosPromo. Usando o cupom de desconto para nossos leitores – SYLVIAYANO5 , terá 5% de desconto. Pagando no boleto, mais 5%.
- Cartão de dados e internet OMeuChip e Viaje Conectado
- Para passagens aéreas com ótimos descontos Passagens Promo.
Deixe seu Comentário