Passar 10 dias na Turquia foi uma experiência mágica. O país tem uma enorme diversidade de atrações: beleza natural incrivelmente linda, atividades de aventura, cultura muito rica, hábitos diferentes dos nossos.
Veja em detalhes o que foi essa aventura!
Sumário
- Como surgiu a oportunidade de passar 10 dias na Turquia
- Dia 1 de 10 dias na Turquia – Istambul
- Dia 2 – Saída de Istambul para e Troia e Canakkale
- Dia 3 – Canakkale, Pérgamo, Esmina e Kusadasi
- Dia 4 – Kusadasi, Éfeso, Pamukkale
- Dia 5 – Pamukkale, Konya, Capadócia
- Dia 6 – Capadócia
- Dia 7 – Capadócia e Ankara
- Dia 8 – Ankara a Istambul
- Dia 9 – Istambul
- Dia 10 – Istambul
- Minhas Impressões sobre os 10 dias na Turquia
Como surgiu a oportunidade de passar 10 dias na Turquia
Em setembro de 2011 participei de um Congresso Internacional sobre Segurança e Saúde no Trabalho, uma de minhas áreas de atuação profissional, realizado em Istambul.
Além de aproveitar as noites para conhecer a cidade, combinei com uma amiga de Salvador/BA que também participaria do mesmo congresso, viajarmos pelo país, logo em seguida ao Congresso. Tirei 10 dias de férias e foi demais!!! Maria Fernanda, obrigada pela companhia.
Embora eu seja meio avessa a viajar com grupos, pelo pequeno tempo que tínhamos para conhecer o país, resolvemos contratar, antecipadamente, uma excursão e tivemos a maior surpresa, era um grupo de brasileiros, todos muito legais, alguns tenho amizade até hoje.
Fomos guiados pelo competente e simpático Mehmet Ali Baskut, baskut@gmail.com, telefone (009) 05362735961, @guianaturquia, que fala fluentemente o português e sabe tudo da Turquia, super recomendo! Aliás, ele está com grupos de brasileiros para a Turquia, duas vezes no ano, num preço muito bom. Veja o Programa 11 dias na Turquia com o Mehmet*.
O pacote, incluindo toda a viagem de ônibus, hospedagem e refeições, além de translado para o aeroporto/hotel/ aeroporto em Istambul, custou USD 1.472 com câmbio do dólar, na época, à R$ 1,74, bons tempos aqueles!!!
Essa é uma viagem que pode ser feita facilmente, alugando um carro, para mim, a melhor maneira de conhecer um lugar com mais independência e flexibilidade. As distâncias são pequenas de um ponto a outro, permitindo que possa conhecer cidades muito interessantes no caminho.
Mas tenho que dizer que me surpreendi em fazer essa viagem num grupo de pessoas. Foi muito bom, Até hoje tenho amigos daquele grupo.
A grande vantagem é que você aprende muito mais sobre o lugar. O Guia lhe conta detalhes de cada atração turística e sobre a história do lugar, coisas que dificilmente terá tempo de estudar antes de ir.
Dia 1 de 10 dias na Turquia – Istambul
A antiga capital de três impérios sucessivos: o romano, o bizantino e o otomano, oferece uma diversidade de atrações.
Museus, igrejas, palácios, grandes mesquitas e bazares. Cidade linda, que está localizada, parte no território europeu e parte na Ásia. Veja mais sobre Istambul aqui.
Dia 2 – Saída de Istambul para e Troia e Canakkale
Depois do café da manhã, saímos pela zona europeia para cruzar o Estreito de Dardanelos em direção a Canakkale, situada na zona asiática. Paramos para o almoço e continuamos a viagem até a famosa cidade de Troia. Lembra da história do Cavalo de Troia?
Presente dado pelos gregos à cidade, simulando que tinham ido embora. Mas que, segundo a lenda, serviu para esconder os guerreiros no seu interior da cidade. Quando os troianos foram comemorar a partida dos pretensos invasores, levaram para dentro da cidade o “presente”.
Na calada da noite, os soldados gregos saíram de dentro do cavalo e tomaram a cidade. Pois é, foi lá mesmo!!
Depois da visita, continuamos viagem até Canakkale, a segunda província turca que, junto com Istambul, possui território em dois continentes, Europa e Ásia. Visitamos a cidade. Jantamos e nos hospedamos na cidade por uma noite.
Dia 3 – Canakkale, Pérgamo, Esmina e Kusadasi
Logo depois do café da manhã saímos em direção à antiga cidade de Pérgamo, um dos centros culturais, comerciais e médicos do passado. Visitamos o templo de Asclepion, edifício consagrado ao deus da Medicina.
Almoçamos e seguimos até Esmirna, um dos mais importantes portos comerciais da Turquia. Fizemos uma visita panorâmica na cidade e continuamos até Kusadasi, “a ilha dos pássaros”, onde aproveitamos as belezas do mar Egeu.
Depois de visitá-la, jantamos e nos hospedamos.
Dia 4 – Kusadasi, Éfeso, Pamukkale
Logo após o café da manhã, saímos para Éfeso, uma das antigas cidades da Ásia Menor, em melhor estado de conservação.
Com uma população de 250.000 habitantes, nos séculos I e II monopolizava a riqueza do Meio Oriente, assim como o comércio por meio de seu porto.
Vale a pena visitar o Templo de Adriano, os Banhos Romanos, a Biblioteca de Celso, o Odeon, um pequeno teatro onde ocorriam os concertos.
Não deixe de ver o imenso Teatro, que fica acima da rua do porto. Tinha capacidade para 24.500 espectadores, considerado o maior, na época.
Depois do almoço, conhecemos a Casa da Virgem Maria. Dizem que esta foi a última casa onde morou a mãe de Jesus.
A tradição reza deixar lá um bilhetinho preso às portas da casa de Maria. Alguns fazem pedidos outros, como eu, deixam uma mensagem de registro que passou por ali.
Continuamos a viagem até Pamukkale, que significa castelos de algodão, e você vai ver o porquê! Maravilhosos terraços de travertino, uma das mais populares atrações da Turquia,
Impressiona nessa cidade é o Castelo de Algodão, gigantescas cascatas brancas, formando, ao longo dos séculos, estalactites de calcário, formando piscinas naturais e fontes termais. Declarado Patrimônio da Humanidade.
Aí fica a antiga Hierápolis, que no período Helenístico era famoso centro de cura. Conta a história que Cleopatra se banhava nessas piscinas e fontes termais.
Visitamos ainda, nesta cidade, uma fábrica de roupas de couro – Tol & Ar, que considero imperdível. A textura do couro produzido na Turquia é muito macia e tem modelos lindos. Difícil é resistir não comprar. Eu não resisti e uso até hoje o casaco vermelho que comprei lá, gostando cada vez mais dele.
Depois disso, Jantamos e nos hospedamos na cidade.
Dia 5 – Pamukkale, Konya, Capadócia
Sempre depois do café da manhã, saímos em direção à Konya. Visitamos o museu do antigo Mosteiro dos Dervixes, fundados por Mevlana no século XIII.
Nesse mosteiro viviam padres que usavam roupas brancas longas e rodadas, como parte da sua liturgia. Faziam uma dança incrementada pelas próprias roupas. Há apresentações dessas danças em casas de show com jantar, especialmente na Capadócia, imperdível.
Depois do almoço, continuação em direção à região da Capadócia, que está entre três cidades da Turquia: Kirsehir, Nigde e Kayseri.
Declarada Patrimônio da Humanidade, local inusitado por suas paisagens lunares formadas durante séculos sobre as grossas e moles camadas de lava e cinzas procedentes dos vulcões Erciyes e Hasan.
Chegamos já no final do dia, jantamos e fomos para o hotel, ansiosos pelas aventuras do dia seguinte.
Dia 6 – Capadócia
A nossa hospedagem foi fora do Vale de Goreme, mas você puder optar por uma pousada ou hotel dentro de Goreme, na maioria, dentro de grutas. A experiência deve ser muito mais emocionante.
De toda a forma, atente que hospedar-se nos hotéis das grutas não terá o mesmo conforto dos hotéis na cidade. Não terá ar condicionado, talvez só agua fria. Tem que ponderar, né!
Iniciamos o dia, de madrugada, fizemos o passeio de balão sobre a região da Capadócia. Esse passeio você não pode deixar de fazer!!! É maravilhoso ver as formações inusitadas da região. A quantidade de balões no céu, ao mesmo tempo, dá um colorido e uma energia indescritíveis!!!
Garanta agora o mais lindo voo de balão na Capadócia – adquira aqui Voo de balão na Capadócia
Depois do café da manhã, fizemos uma excursão de dia inteiro, com almoço, pela região da Capadócia. Visitamos o vale de Goreme.
Incrível complexo monástico Bizantino integrado por igrejas escavadas nas rochas com belíssimos afrescos. Os povoados trogloditas de Uchisar, a fortaleza natural de Ortahisar, as chaminés de fadas de Ürgüp, as chaminés duplicadas e triplicadas de Pasabag, e Avanos, povoado de ceramistas.
Logo após o almoço, visitamos a cidade subterrânea de Ozkonak. Conta com depósitos de cereais e poços de ventilação, utilizados como refúgio pelos cristãos da época. Alguns possuem 7 andares de profundidade e alojavam até 5.000 cristãos.
Visitamos ainda, um ateliê de tapeçaria para ver como se tecem artesanalmente os tapetes turcos.
Dia 7 – Capadócia e Ankara
Saímos pelo Lago Salgado, o segundo maior lago da Turquia, na região de Anatólia Central, com destino a Ankara, capital da República turca.
Chegamos no início da tarde. Visitamos o Museu das Civilizações de Anatólia e o Mausoléu de Ataturk, fundador da República.
Dia 8 – Ankara a Istambul
Saímos da capital da Turquia, passando por Bolu, pequena cidade famosa pelos seus centros de esqui e paisagens de montanhas.
Seguimos pela autopista de Istambul que é a maior cidade da Turquia e centro histórico-cultural do país.
Dia 9 – Istambul
Lembrando que Istambul está situada entre dois continentes, Europa e Ásia, visitamos a Basílica de Santa Sofía. Obra prima da arte bizantina, que contém um dos mais ricos museus do mundo.
Próximo, visitamos a Cisterna de Yerebatan, a Mesquita Azul, revestida interiormente com azulejos de Iznik e a única com seis minaretes.
Fomos ainda ao hipódromo Romano, dentre outros lugares. Veja mais detalhes de Istambul aqui
Um local que não pode deixar de visitar é o Grand Bazar. Vá com tempo, pois este centro comercial tem mais de 4.000 lojas, eu voltei duas vezes.
Dia 10 – Istambul
Manhã para a última olhadinha na cidade e preparativos para o traslado ao aeroporto de Ataturk.
Voltando para casa com muitas novas imagens, cheiros e sabores. Mais uma nova cultura na memória!!!!
Minhas Impressões sobre os 10 dias na Turquia
Eu adorei esta experiência de 10 dias na Turquia. Gostei também do roteiro. É um tempo bom, mas se tiver um pouco mais, acho que vale a pena, para ter umas pausas no meio da viagem. De repente, ficar um pouquinho mais num dos hotéis e curtir o local.
A Turquia é maravilhosa, linda demais!!! Muita história, cultura, beleza arquitetônica e religiosidade. Vale muito a pena conhecer, super recomendo passar 10 dias na Turquia!!!
Deguste um pouquinho das belezas que você vai ver na Turquia, neste vídeo que preparamos para você!!!
* Comentei aqui sobre o Guia na Turquia, mas esclareço que não estou recebendo nenhum benefício financeiro ou de outra espécie, por divulga-lo. Somente divido aqui a minha experiência e recomendo-o porque gostei muito da viagem, da organização e das informações sobre os locais visitados.
Foram inúmeras pequenas e grandes coisas à nossa frente nesses 10 dias na Turquia. Nossos olhos se atiçaram, ficaram atentos, para não perder nadinha. Esse sentido da visão é super, hiper estimulado durante toda a viagem!
Deixe seu comentário aqui ao final deste post, contando para gente a sua experiência. Se você já foi ou quando você pretende ir à Turquia!!!!
Pode lhe interessar também:
Turquia e seus valores
Turquia e sua cultura – hábitos e curiosidades
Istambul, cidade mágica. A pérola da Turquia
______________________________________________________________
Se você gosta de nosso Blog e vai viajar, planeje sua viagem com nossos parceiros. Você não paga nada a mais, em alguns casos até ganha descontos, e nós recebemos uma pequena comissão. Assim você nos ajuda a manter o blog sempre atualizado.
Para reserva de hotéis busque no Booking.
Para voo de balão na Capadócia
Para aluguel de carro RentCars.
Para Seguro viagem use o SeguroPromo, com 5% de desconto para nossos leitores.
Para Cartão de dados e internet EasySIM4U
Para passagens aéreas e saber qual a melhor época para viajar, use Viajanet
Deixe seu Comentário
Olá Sylvia boa tarde! a gente compartilhou o seu site em nosso site . podemos né?? ? :))
Lindo texto, lindas emoções.!!parabéns e sucesso!
grato!
Oi Mehmet!!!
Com certeza, pode sim compartilhar.
Muito obrigada!!!
Grande abraço
Sylvia Yano
Oi,Sylvia
Entrei em contato com o Ali e citei que foi por indicação sua. Quero fazer essa mesma viagem que vc fez mas achei poucos dias em Istambul e pensei em chegar antes ou ficar mais dois dias para aproveitar melhor. Você achou que deu para conhecer bem Istambul ?
Oi querida Lilian, eu fui a trabalho, participar de um congresso, assim fiquei mais dias em Istambul. Mesmo trabalhando, aproveitava as noites para conhecer e, o próprio Congresso criou atividades em lugares típicos para divulgar suas atrações.
A ideia de ficar mais tempo pode ser legal sim. Tem que conseguir fazer pelo menos as coisas principais. Discute com o Mehmet isso. Ele é muito tranquilo.
Você vai adorar a viagem, eu amei a experiência de conhecer a Turquia. Não deixa de fazer o voo de balão na Capadócia!!!
beijo e grande abraço
Sylvia