Em 2011, viajei à Turquia. Uma das belas cidades que visitei foi Istambul, cidade mágica. É a maior cidade do país e quarta maior do mundo.
Você sabe qual é a relação de Istambul com a histórica da famosa Constantinopla?
Vou contar aqui, para você e também um pouquinho da minha experiência de conhecer essa maravilhosa cidade.
Sumário
- Onde fica Istambul, cidade mágica e como cheguei
- Um pouquinho da história de Istambul, cidade mágica
- Onde Ficar em Istambul, cidade mágica
- Onde Comer em Istambul
- Restaurantes nos Mercados
- O que fazer em Istambul, cidade mágica
- Passeio pelo Estreito de Bósforo
- Hammam
- Basílica Santa Sofia
- Mesquita Azul
- Mesquita de Caba (Arábia)
- Mesquita nova
- Cisterna de Yerebatan
- Gran Bazar
- Bazar de Especiarias
- Compras de roupas
- Doces turcos típicos
- Palácio Topkapi
- Danças Típicas
- O cotidiano turco – seus hábitos
- Minhas impressões
- Ótima oportunidade
Onde fica Istambul, cidade mágica e como cheguei
Fiz o voo Brasil a Turquia, chegando em Istambul. Foram 12 horas de voo. São 15 mil quilômetros de distância do Brasil.
Um pouquinho da história de Istambul, cidade mágica
O império Otomano, que teve como primeiro imperador, Osmam, foi fundado em Beidick, no século XIV e cresceu muito no século XV.
Em 1453 tomaram Constantinopla, hoje Istambul. O século XVI foi o topo do império Otomano, com ascensão até o início do século XVIII. Começou a cair e, no final do mesmo século, perdeu o poder.
A antiga Constantinopla era cercada por uma grande muralha que a protegeu das várias tentativas de domínio árabe. Mesmo assim, teve sua queda em 29/05/1453 – dia da conquista de Istambul.
Hoje tem 16 milhões de habitantes, 1/5 da população de toda a Turquia, que possui 79 milhões.
Onde Ficar em Istambul, cidade mágica
Sugiro ficar próximo à Praça Taksim, onde tudo acontece.
Senator – Abdulhak Hamit Caddesi, num 9 TR 34437, Taksim, fone: +90 212 256 87 87 info@senatorhoteltaksim.com – bem localizado próximo à praçaTaksim, mas do outro lado da rua Istikal.
Grandce Vahir Hotel – Fone (212)314 42 42, info@grandce vahirhotel.com.
Gran Chevair Hotel – Dadulaceze Caddesi Okmeydam, mais distante do centro, não recomendo, tem que pegar táxi para tudo.
Hotel Cartoon – bem mais simples, mas muito próximo da praça Taksim, bem localizado.
Hotel Venera – Mesihpasa Caddesi, 72 3448, Laleli, tel: +90 212 517 94 00, info@hotelvenera.com. Embora não seja um hotel muito chique, tem quartos menores e maiores, peça o maior que é bem confortável.
Possui restaurante na cobertura, tipo bar, com ambiente bem romântico e linda vista da cidade, preços bons.
A vantagem deste hotel é que se pode ir andando para a Mesquita Azul e Basílica Santa Sofia, Hamman Cagaloglu, Gran Bazar.
Amethyst Hotel, perto do Venera, mais chique e também bem localizado,
Barceló Saray Hotel, melhor ainda localizado.
VAI A CAPADÓCIA! Compre agora voo de balão na Capadócia, clique aqui! Super promoção!
Onde Comer em Istambul
Restaurante Mahalba, Sultanahmet. Essa foi dica de um amigo, não conferida. Fica ao lado da Hagia Sofia. É o restaurante que serve o banquete do Ramadã.
360 Restaurante, não deixe de ir. Excelente local para fim de tarde ou noite. Fica na rua Istikal, num prédio de apartamentos chamado Misir, na cobertura.
Faça reserva para conseguir ficar do lado de fora que tem uma vista linda. Leve uma pashmina, fica frio à noite.
O ambiente é muito animando!!! Para ir a pé siga pela Taksim, a partir da praça, passe a Galatasary Scholl até ver a St. Antonie Cathedral, o restaurante vai estar à esquerda antes da igreja.
Faros Dine & Wine, sultanahmet.php, Divanyolu Caddesi, num. 76, Sultanahmet, tel: 0212 513 91 13. Fica no caminho para a Mesquita azul, de frente para a linha do transvia. Tem este mesmo restaurante na Taksim.
Joly Joker, na Istiklal, com música ao vivo, tem vários andares e grande opção de bebidas.
Restaurantes nos Mercados
Havuzlu, restaurante típico turco, fica no Gran Bazar. Pratos prontos, churrasco Donut, carnes. Siga pelo primeiro portão, continue até próximo da saída, onde vai encontrar uma fonte, logo verá o restaurante, que tem placa em azul iluminada em led.
Pandelli, restaurante típico turco fica no Bazar Egípcio (de especiarias), a comida não é tão boa, mas o lugar é bonito.
khorasani, fica perto da Basílica Santa Sofia, atrás à esquerda. Siga a linha do trem, para cima. Antes de chegar na estação, vire a direita. Fica em Sultanahmet, atrás da rua principal por onde passa o metrô de superfície.
Servem um excelente kebap e os melhores doces kunefe, Ferenda.
Experimentei esse doce e é imperdível, serve duas pessoas. É feito de semolina, por dentro tem queijo e por cima canela. Vem quente e é delicioso, o melhor doce turco, não deixe de saboreá-lo!
Istambul Palik, ótimo lugar para saborear um peixe e ver o por do sol. Saindo do bazar egípcio, atravesse para outro lado. Sente no restaurante, em baixo da ponte, voltado para o lado do mar, para ver a vista e o por do sol, é muito lindo.
Ciragan Palace Hotel, foi a residência do Sultão Abdulazis por pouco tempo. Tem um restaurante chamado Tugra num terraço sobre o Bósforo, serve pratos otomanos ao som de música Turca. Serve os banquetes dos sultões, endereço: Ciratas 84, Cadesi – Bsikgan
Hotel Pera Palas onde se hospedaram os participantes do filme Assassinato do Expresso Oriente, deve-se tomar um chá para conhecer, endereço: Mesrutiye Cadesi t 89-100
Indigo bar, na Istiklal – música Techno
O que fazer em Istambul, cidade mágica
Passeio pelo Estreito de Bósforo
Esse passeio você não pode deixar de fazer. O Estreito de Bósforo é que separa a Europa da Ásia. A paisagem de Istambul ao deslizar do barco é fantástica!
É possível ver Mesquitas, Palácios, castelos, fortaleza e você entenderá melhor a organização da cidade.
Hammam
Claro que estando na Turquia, não pode deixar de ir a um Hammam e tomar um banho turco, realmente é delicioso e relaxador. Existem vários na cidade, mas indico estes aqui:
Cagaloglu Hamman pronuncia jagaloglu, Rua Cagaloglu 34220, te: +90 212 522 24 24, info@cagalogluhamani.com.tr. Fica nas redondezas da Mesquita Azul.
Siga a partir da Mesquita Azul, a trilha do transvia. Na segunda estação, vire a esquerda, por aí pergunte onde fica. Este é um dos 1000 lugares para ver antes de morrer, indicados por Patricia Schultz.
Os preços praticados em set/2011 eram: 50 euros (120 liras turcas) para o banho completo (banho, esfoliação e massagem). Só banho, 30 euros, banho com esfoliação, 35 euros; e outras opções mais complexas.
As massagistas estão uniformizadas com um macaquinho preto.
O outro famoso Hamman é Çhemberlitas, Vezirhan Caddesi , num. 8 – 34120, tel: _90 212 522 79 74, contact@cemberlitashamami.com. Fica no mesmo caminho para a Mesquita Azul. De quem vai de Laleli, e é mais perto.
Os preços são muito similares, um pouquinho mais caro, mas oferece reflexologia (40 euros). As massagistas ficam sem roupa como as clientes.
Hammam Saray, muito caro, 70 euros. Entre a Mesquita Azul e Hagia Sofia, à direita. Foi construído pela concubina Rochanadel que fez o Sultão Solimões se apaixonar por ela, dando-lhe uma jóia. Neste prédio fica também um restaurante.
Basílica Santa Sofia
Visitar a Basílica Santa Sofia é imperdível. Muito bonita, enorme e majestosa.
Não tem bancos, somente um lindo tapete forrando toda a construção. A melhor vista é subindo. Seus conjuntos de lustres oferecem um ar todo especial ao lugar.
Mesquita Azul
E bem perto, está a Mesquita Azul, um dos símbolos de Istambul. Foi construída no século XVI pelo Sultão Hamed. Para mostrar seu poder, pediu ao arquiteto que construísse um minarete de ouro.
Mais tarde, o arquiteto disse que interpretou errado a palavra Aultin (ouro) com Auti (seis) e construiu no lugar de um minarete de ouro, seis minaretes.
Na verdade, ele tinha como objetivo preservar sua obra, pois achou que se a mesquita tivesse um minarete de ouro levaria a lutas pelo dinheiro. A mesquita poderia ser destruída.
Mesquita de Caba (Arábia)
Essa mesquita era a mais sagrada e tinha 6 minaretes. O Sultão Hamed, não queria causar rivalidade com o imperador da Arábia e nem ser tido como desrespeitador. Mandou então, construir mais um minarete em Caba.
Mesquita nova
A Mesquita nova fica ao lado do Bazar de Especiarias. Foi construída por volta de 1600, financiada pela filha do Sultão com a mesada que recebia do Sultão.
Como ela não tinha noção do custo, foram cerca de 40 anos para ser construída. O arquiteto, para registrar o fato, construiu 40 cúpulas, simbolizando o feito.
Cisterna de Yerebatan
Ao lado da Basílica Santa Sofia está a Cisterna de Yerebatan. Construída pelo imperador Justiniano no ano de 532 para armazenar a água.
O objetivo era evitar que guerreiros inimigos destruíssem os aquedutos, como era costume na época, ou que envenenassem a água.
Com um total de 336 colunas e um ambiente na penumbra, iluminado com luzes coloridas, também vale a pena conhecer. A entrada custa 10 liras turcas (lt), sempre tem fila. Precisa ver se tem tempo para esperar.
Gran Bazar
Um passeio imperdível é o Gran Bazar. Imenso, com mais de 4.000 lojas. Tem de tudo que você possa imaginar. Frutas como damasco e tâmaras, maravilhosas, chás diversos, tapetes turcos, persas, caucásicos, belíssimos. Vá com tempo e preparado para pechinchar.
Lá você vai achar pashminas de tudo que é tipo e cor. Se estiver procurando joias de ouro, indico a loja Saray, acesso pela primeira entrada. Se procura diamantes, visite a loja Zen, na esquina tem uma loja de tapetes.
Mas se procura jóias com pedras, como por exemplo, esmeraldas, sugiro a loja Aslan. O acesso é pela porta principal, lado direito. Tem a bandeira brasileira, fale com o Toni, que é descendente de brasileiros, ele falou no programa da globo sobre a Turquia.
Se você tem interesse em ver tapetes, sugiro a loja Punto, que fica próximo ao Gran Bazar. As cerâmicas são outra bela atração do Gran Bazar, quase irresistível não trazer alguma coisa.
Bazar de Especiarias
Outro lugar interessante para visitar é o Bazar de Especiarias. Ao lado da banca 28 tem uma loja que vende as geléias Çiftekavrulmus, deliciosas!!!
Compras de roupas
Se desejar comprar roupas, não vai lhe faltar opções. Nunca vi um lugar com tanta alternativa e bom preço – aliás, muito baratas.
Tem ruas que parecem a 25 de março/SP, de tanta roupa e tanta gente. Na praça Taksim também poderá encontrar várias lojas com bom preço.
Não se assuste se vir espalhado pelo chão das praças e ruas, roupas de marca, como Lacoste, por preço irrisório. Claro que não devem ser originais, mas têm boa qualidade. Na avenida Istiklal, tem também grande variedade.
Doces turcos típicos
Claro que voçê não pode deixar Istambul sem provar, e tenho certeza de que vai comprar também, os doces típicos. Parecem um pouco com nossas balas de gomas, mas muito mais incrementado, com frutas e castanhas. Você encontra no Gran Bazar, mas também, por toda a cidade.
Palácio Topkapi
Dois Palácios precisam ser visitados, o Topkapi é um deles e visita obrigatória. Foi a residência oficial dos sultões por três séculos, construído logo após a conquista de Constantinopla. Está próximo da Basílica de Santa Sofia.
Palácio Dolmabahçe
O Palácio Dolmabahçe foi construído no fim do século XIX, ainda no império Otomano. Objetivava ser a nova residência do Sultão Abdulmacit. Na época, entenderam que o Topkapi já não mais atendia as necessidades da época.
O presidente Ataturk se hospedava lá sempre que visitava Istambul e lá faleceu, no ano de 1938. Curiosamente, na hora de sua morte – 09:05h, todos os relógios do Palácio foram parados e continuam assim até hoje.
Dolmabahçe ocupa 500m ao longo do mar e possui 285 quartos e 46 salas. É lindíssimo tanto no seu exterior, com belos jardins, como a riqueza de seu interior.
As visitas são das 9 às 16h, à exceção de segunda e quinta-feira, que não abre. Os ingressos podem ser comprados no local. Vá com tempo porque geralmente as filas são longas.
Danças Típicas
Se você gosta de ver shows típicos, uma boa opção é o Show Normad’s que fica em frente à Reina Sofia, tem danças asiáticas turcas.
O cotidiano turco – seus hábitos
É interessante observar o povo, sua forma de viver, seus ofícios. A vestimenta da mulher em Istambul é bem mais leve que nos demais países mulçumanos. Elas usam um camisolão e somente lenço na cabeça.
Mas, observa-se pelas ruas, mulheres todas de preto com seus rostos totalmente cobertos. São turistas de lugares mais tradicionais.
É interessante ver que sempre estão em grupos de mulheres, com algum homem perto acompanhando ou com seus maridos. Esses, sempre vestidos de forma ocidental, confortável e despojado.
Veja o detalhe do sapateiro de rua. Seu equipamento de trabalho é uma obra de arte!
Minhas impressões
Adorei a cidade!!! E tem muito mais ainda para conhecer. Andar pela cidade de Istambul é maravilhoso, a cada instante você descobre uma coisa nova!!!
Programe-se e vá conhecer, tenho certeza que vai gostar!!!
Falando nisso, lembra que lá no início falei sobre Mehmet, nosso Guia de Turismo que fez a diferença na viagem a toda a Turquia? Ele está morando no Brasil novamente.
GARANTA SEU VOO NA CAPADÓCIA! Compre agora balão na Capadócia, clique aqui! Super promoção e segurança!
Ótima oportunidade
Se você gostou deste post, da cidade de Istambul, tenho uma boa notícia!
Mehmet, o guia de turismo que falei lá no início, em parceria com Sandro Ben, está organizando, anualmente 1 ou 2 grupos para conhecerem a Turquia. Os grupos são montados somente com indicação.
Ele esteve em Brasília e apresentou seu programa. Achei super bem elaborado, hospedagem só em hotéis 4 e 5 estrelas. De Istambul em diante, está incluído jantar.
São 13 dias de viagem, visitando 7 cidades, com 3 dias em Istambul.
Vale fazer contato com eles! Ah, eu não estou ganhando nadinha com isso. Recomendo porque minha experiência com a viagem organizada pelo Mehmet foi ótima e desejo que você tenha o mesmo!
Contatos de Mehmet All Baskut
Sites: www.atufturismo.com; www.passeiosemistambul.com
E-mail:baskut@gmail.com
Fones: Brasil (11)943733434; Turquia +90 536 273 59 61
Instagram: @guianaturquia
BOA VIAGEM!!!
Pode lhe interessar também
10 dias na Turquia – roteiro
Turquia e sua cultura – hábitos e curiosidades
Turquia e seus valores – conheça sua história
O sentido da visão esteve trabalhando muito em todo esse período de visitação a Istambul, adorei!!!
________________________________________________________________
Se você gosta de nosso Blog e vai viajar, planeje sua viagem com nossos parceiros. Você não paga nada a mais, em alguns casos até ganha descontos, e nós recebemos uma pequena comissão. Assim você nos ajuda a manter o blog sempre atualizado.
- Para reserva de hotéis busque no Booking.
- Voo de balão na Capadócia
- Para aluguel de carro RentCars.
- Para Seguro viagem faça o SeguroPromo. Usando o cupom de desconto para nossos leitores – SYLVIAYANO5 , terá 5% de desconto. Pagando no boleto, mais 5%.
- Para Cartão de dados e internet EasySIM4U
- Para passagens aéreas e saber qual a melhor época para viajar, use Viajanet
Deixe seu Comentário
Querida Sylvia,
obrigado pela indicação! o Post é uma grande fonte de infos para os brasileiros que querem fazer um plano da viagem para esssa cidade fantástica!
GRATO mesmo!
Querido amigo, somente relatei a ótima experiência que tive com sua condução na viagem à Turquia, um país maravilhoso.
Venha sempre aqui no Blog ver as novidades, será um prazer receber você. E, se puder, adorarei se divulgar nossa página e demais redes sociais para seus amigos e clientes.
Grande abraço
Sylvinha querida, amei o post !!! Sonho conhecer a Turquia e vou fazer contato com o Guia e seguir suas dicas, é claro
Beijocas
Querida amiga, que honra ter você aqui no blog, lendo nosso post!!!
Você sabe que nossa alegria é saber que as pessoas estão lendo o que escrevemos e que nossas experiências sejam úteis para outros vivenciarem as alegrias que tivemos em viajar.
Planeje mesmo sua viagem à Turquia, uma país maravilhoso e muito lindo. A dica do guia é muito boa, eu adorei o trabalho deles.
Grande abraço para você.
Beijos
Sylvia Yano