As 5 Igrejas históricas em Brasília fazem parte desta cidade – a capital federal, profetizada num sonho de Dom Bosco.
Atualizado em 2020.
Sumário
- Como surgiu Brasília
- Cidade sem esquinas! Selva de pedra!!!
- Urbanismo e arquitetura
- O que fazer na cidade – 5 Igrejas Históricas em Brasília
- 1 – SANTUÁRIO DOM BOSCO
- 2 – IGREJA NOSSA SENHORA DE FÁTIMA
- 3 – CATEDRAL METROPOLITANA DE NOSSA SENHORA APARECIDA
- 4 – PARÓQUIA NOSSA SENHORA DO ROSÁRIO DE POMPEIA
- 5 – ERMIDA DOM BOSCO
- Como Chegar em Brasília
- Onde se hospedar
- Segurança na cidade
- Minhas impressões
Como surgiu Brasília
Padre italiano, fundador da Ordem dos Salesianos, Dom Bosco, em 1883, anteviu o surgimento de uma nova civilização entre os paralelos 15 e 20, centro do país.
Esse sonho de Dom Bosco começou a se concretizar somente em 1960, com o projeto do urbanista Lúcio Costa, desenhando a cidade na forma de um avião – Eixo Monumental – corpo; Asa Sul e Asa Norte, como o próprio nome diz, as asas.
A cidade começou a surgir com os belos prédios e monumentos emanados dos traços curvos e únicos de Oscar Niemeyer.
Cidade sem esquinas! Selva de pedra!!!
Ouve-se muitos falaram que Brasília não tem esquinas, que é um amontado de concreto, gelada, trantando-a como inóspita e nada receptiva ou integrativa para as pessoas.
Veja vista aérea do Eixo Monumental com a Catedral Metropolitana bem ao centro – mãos que se erguem para o céu.
Perceba que o solo está sem vegetação, realidade da cidade no tempo, de pelo menos seis meses, de seca. Mas a beleza é que logo depois da primeira chuva, num milagre, a grama aparece e tudo volta a ficar verdinho!!!!
Mesmo nesse cenário de seca observe a predominância do verde em grandes áreas, a extensão do lago Paranoá que deu à cidade o título de terceira posição em frota de veículos nauticos, no país.
Urbanismo e arquitetura
Ande um pouco pela cidade e verá que, circindando cada quadra do Plano Piloto, há um excelente plano urbanístico.
Pistas para pedestres, estimulando as caminhadas. Arborização intensa e o aparelhamento de lazer, que além, dos grandes parques da cidade, ainda distribui nas próprias quadras residenciais, parques infantis, quadras poliesportivas, bibliotecas, escolinhas de artes e leitura.
Sem falar nos inúmeros restaurantes e bares da cidade.
O grande mestre da arquitetura
Grande parte de seus monumentos foi projetado por Oscar Niemeyer, arquiteto de renome internacional, projetos e traços, conteúdos de muitas faculdades de arquitetura, no Brasil e mundo.
Eu já encontrei grupos de alunos do exterior fazendo tour na cidade, especificamente para conhecer essas obras, que muitos brasileiros ainda desconhecem ou só viram pela televisão..
Aproveite! Conheça a história de Brasília!!! Você vai descobrir uma linda e jovem cidade com muitas riquezas arquitetônicas, naturais, gastronômicas, muitos programas e visitações totalmente de graça.
O que fazer na cidade – 5 Igrejas Históricas em Brasília
Uma forma de conhecer a Capital Federal e compreender um pouco de sua história é fazer a Rota das Igrejas Históricas.
Como moradora dessa linda cidade, quero lhe mostrar as cinco Igrejas mais relevantes para descobrir Brasília, apresentando um roteiro que facilitará sua visitação.
Darei também, indicação dos pontos turísticos nos arredores de cada uma dessas igrejas, ajudando você a conhecer melhor nossa cidade.
Como tudo começou
No dia 03 de março de 1957 foi realizada a primeira missa no Distrito Federal, lançando a pedra fundamental da construção de Brasília e abençoando a futura nova capital.
Essa missa foi realizada no ponto mais alto da zona urbana, de onde decidiu-se começar a construção do Eixo Monumental, hoje chamado Praça do Cruzeiro, com 1.172m de altitude, fica bem próximo ao Memorial JK.
Por ser tão alto é um dos melhores locais para assistir a um dos belos e famosos pores-do-sol de Brasília.
Veja na foto, a cruz da Praça do Cruzeiro, simbolizando a primeira missa no Distrito Federal. Ao fundo, o Memorial JK.
Essa é a cruz de madeira usada na primeira missa realizada em Brasília, hoje exposta na Catedral Metropolitana. No local origina da missa, foi construída uma grande cruz, como marco da primeira missa e lançamento da cidade.
A primeira missa – Praça do Cruzeiro e arredores
Essa missa foi presidida pelo então Arcebispo de São Paulo, Cardeal Mota, contou com a presença do Presidente do Brasil Juscelino Kubitschek, o Vice-presidente João Goulart, representantes diplomáticos, parlamentares, artistas e escritores brasileiros e todos os trabalhadores que estavam construindo a Capital Federal.
Vale a pena ver o filme dessa primeira missa, especialmente para ter a dimensão do número de participantes e ouvir o discurso do Arcebispo.
Se quiser saber um pouco mais da historia do local, assista a interessante entrevista em comemoração aos 55 anos de Brasília, com o jornalista que veio cobrir o evento e nunca mais saiu daqui.
Onde fica: Eixo Monumental, s/nº – Próximo ao Memorial JK. Lembre-se, o Eixo Monumental é o corpo do avião. Uma longa avenida que vai acabar na Esplanada dos Ministérios e Praça dos Três Poderes.
Entrada: monumento ao ar livre
Acessibilidade: embora tenha degraus para acessar a cruz, não é necessário subir. O espaço é mais usado para acender velas. Ao redor do monumento tem uma murada em concreto, para sentar e a locomoção em toda a praça é fácil.
Arredores da Praça do Cruzeiro
Memorial JK, imperdível, pois conta toda a história da construção da cidade. Bem em frente está o Memorial dos Povos Indígenas.
Próximo ainda ficam o Palácio do Buriti, Câmara Legislativa do Distrito Federal, Centro de Convenções, Estádio Nacional Mané Garrincha, Ginásio Nilson Nelson, Planetário, Clube do Choro, Parque da Cidade e, claro, você não pode deixar de visitar a Torre de TV, suba no mirante, é uma das melhores vistas da cidade.
Nas quintas e sábados, por volta das 19h, é apresentado um show de águas dançantes do chafariz da torre. Vale assistir, tem até projeção no vapor d’água, sobre a história da construção da cidade.
Vamos então às igrejas? Visualize este roteiro aqui no google maps e para conhecer os detalhes de cada uma das 5 igrejas, clique no título de cada uma delas.
1 – SANTUÁRIO DOM BOSCO
Homenagem ao Padroeiro da cidade, São João Belchior Bosco. O Santuário Don Bosco, possui 1.600 m² e capacidade para 1.200 pessoas.
Foi projetado pelo arquiteto Carlos Alberto Naves, com a coautoria do seu irmão Cláudio Naves e de Richard Lima.
Sua construção iniciou em 1963 e foi inaugurada em 23/05/1970.
2 – IGREJA NOSSA SENHORA DE FÁTIMA
Mais conhecida como igrejinha. Foi a primeira igreja de alvenaria construída em Brasília. Pagamento de promessa de Dona Sarah Kubitschek, então primeira dama, em agradecimento à cura de uma de suas filhas.
3 – CATEDRAL METROPOLITANA DE NOSSA SENHORA APARECIDA
Saindo da Igrejinha em direção à Esplanada do Ministérios você encontrará essa belíssima obra arquitetônica moderna e futurista.
Projetada por Oscar Niemeyer, com cálculo estrutural do engenheiro Joaquim Cardoso, foi tombada pelo Patrimônio Histórico.
4 – PARÓQUIA NOSSA SENHORA DO ROSÁRIO DE POMPEIA
Conhecida como Igrejinha de madeira da Vila Planalto, está num dos bairros mais antigos da cidade. A Vila Planalto abrigou o acampamento dos que na época trabalharam na construção da Capital.
A capela foi fundada em 1959, para que os operários e engenheiros que ali residiam pudessem praticar sua fé.
5 – ERMIDA DOM BOSCO
Agora, de volta ao início, lembra do sonho profético de Dom Bosco? “Uma nova civilização no Paralelo 15 e 20”?
Israel Pinheiro, primeiro presidente da Novacap, empresa estatal responsável pela construção de Brasília, fez uma homenagem.
Usou da primeira remessa de aço e cimento. Construiu uma Capela dedicada ao Santo, inaugurada em 1957.
Essa foi a primeira construção em alvenaria de Brasília.
Como Chegar em Brasília
Razão pela qual foi construída – integrar o Brasil, Brasília está conectada, por estradas ou avião, a todas as capitais do país e a muitas outras cidades e tem muitas promoções de passagens aéreas para cá, só precisa ficar de olho, organizar e vir, aposto que vai gostar!!!
Para fazer o roteiro que apresento aqui é preciso carro, as distâncias em Brasília impedem fazer a pé. Assim, sugiro alugar um carro ou contratar um Uber ou taxi.
Para os adeptos do ciclismo, uma excelente opção é o Projeto Bike Brasília com estações de bicicletas para aluguel em pontos estratégicos por todo o plano piloto.
Você terá o conforto da locomoção e a flexibilidade de investir o tempo que achar necessário em cada local.
Onde se hospedar
Uma das grandes vantagens da cidade é ter uma área específica para os hotéis, tanto na Asa Norte como na Asa Sul, ambas bem próximas, e em qualquer lugar que ficar estará bem localizado, com opções para todos os gostos e bolsos.
Há também pousadas espalhadas pela avenida W3 Sul, que oferecem preços bem mais em conta e alguns hotéis nas cidades satélites, que embora distantes dos pontos turísticos, podem resolver.
Às vezes acontece de todos os hotéis do Plano Piloto estarem lotados, sobretudo quando a cidade recebe grandes eventos.
Reserve seu hotel com antecedência, pelo nosso parceiro Booking.com. Além de garantir o menor preço e um serviço de qualidade, você também ajuda a manter o blog e nos motiva a produzir cada vez mais conteúdo.
Segurança na cidade
Quanto à segurança na cidade, pode considerar boa. Como qualquer capital, esteja sempre alerta, não chame a atenção com joias e coisas de valor.
Durante o dia costuma ser bem tranquilo andar pela cidade nos pontos turísticos aqui referidos.
À noite não ande pelas ruas, especialmente sozinho(a), dê preferência para o carro.
Os setores hoteleiros, como são chamados, podem ser um pouco perigosos, não recomendo andar a pé, durante o dia, sem problemas.
Minhas impressões
Espero que com esse post você descubra as belezas arquitetônicas e culturais de nossa capital.
Meu desejo é que esqueça a imagem caótica que recebe, diariamente, nos telejornais. Que descubra que Brasília é muito mais do que políticos e política.
Visualize este roteiro no google maps.
Informações de outros blogs de viagem, do Cerrado
Se você quiser saber mais detalhes de alguns dos pontos turísticos citados nos arredores das Igrejas, veja o que Cris e Eugênio, do blog Viajante Comum, indicam e também o que a Carol e Miranda dividem com a gente nos posts um, dois e três do blog Vamos por Aí.
E, ainda tem mais, a Adriana do blog Atravessar Fronteiras mostra os lugares cívicos da cidade.
Para conhecer os detalhes de cada uma das 5 igrejas históricas, clique no título de cada uma delas.
Catedral Metropolitana Nossa Senhora Aparecida
Igreja Nossa Senhora de Fátima
Santuário Dom Bosco
Paróquia Nossa Senhora do Rosário de Pompeia
Ermida Dom Bosco
Com tudo que você viu aqui, claro que a visão foi o sentido mais aguçado nessa nossa viagem por Brasília.
Para Refletir
E a paz de Deus, que excede todo o entendimento, guardará os vossos corações e os vossos pensamentos em Cristo Jesus. Filipenses 4:7
=======================================================================================
Deixe seu comentário aqui ao final deste post, contando para gente a sua experiência. Diz aí se você já foi a Porto Portugal ou quando pretende ir!!! Este post foi útil para você?
PLANEJE SUA VIAGEM COM NOSSOS PARCEIROS
Se você gosta de nosso Blog e vai viajar, planeje sua viagem com nossos parceiros. Você não paga nada a mais, em alguns casos até ganha descontos, e nós recebemos uma pequena comissão. Assim você nos ajuda a manter o blog sempre atualizado.
- Reserva de hotéis Booking.com.
- Aluguel de carro RentCars.
- Seguro viagem faça o SegurosPromo. Usando o cupom de desconto para nossos leitores – SYLVIAYANO5 , terá 5% de desconto. Pagando no boleto, mais 5%.
- Cartão de dados e internett EasySIM4U
Deixe seu Comentário