Sumário
A profecia e a homenagem
O sonho profético de Dom Bosco motivou a construção da Ermida Dom Bosco em Brasília.
Religioso italiano, fundador da Ordem dos Salesianos, Dom Bosco, em 1883, anteviu o surgimento de uma nova civilização entre os paralelos 15 e 20, exatamente no centro do país.
Respeitando a profecia e invocando a proteção do Santo, Israel Pinheiro, primeiro presidente da Novacap, empresa estatal responsável pela construção de Brasília, fez-lhe uma homenagem.
Antes de iniciar as obras da cidade e antes mesmo da primeira missa, usou da primeira remessa de aço e cimento, construindo uma Capela dedicada ao Santo, inaugurada em 1957.
Localização e autoria
Essa foi a primeira construção em alvenaria de Brasília, e claro, um projeto de Niemeyer.
Essa singela Capela, em forma de pirâmide, tem uma pequena abertura triangular onde está a pequena imagem de Dom Bosco, olhando para a cidade.
Foi construída exatamente no Paralelo 15, onde fica hoje o fim do Lago Sul, às margens do Lago Paranoá.
Desenvolvimento da região da Ermida Dom Bosco
Inicialmente ficava distante do Plano Piloto, mas a região foi urbanizada, hoje uma grande área residencial e de parque é muito visitada.
Com uma grande pista de skate, são realizados campeonatos até mesmo nacionais. Possui ainda um anfiteatro para mais de 10 mil pessoas, e é um local ótimo para piqueniques.
Com um grande mirante, oferece uma das mais belas e amplas vistas da cidade, integrando atualmente a área de 131 hectares, do Parque Ecológico Dom Bosco.
Onde fica: Estrada Parque Dom Bosco, QL 30 do Lago Sul, próximo à Barragem do Paranoá
Contato: (61) 3367 4505
Missas: não são feitas
Entrada: gratuita, das 6 às 20h
Acessibilidade: para acesso à Ermida é plano e de lá a vista é muito linda. No entanto, para descer e chegar até o lago, existe escada bem ingrime.
Uma opção é descer pela rua lateral, das residências. Mas tenha cuidado, é bem inclinado.
Arredores da Igreja: abaixo da Ermida, está uma pista de skate, teatro e arena, um pier.
Como parte do Parque, estão ainda o Instituto Israel Pinheiro, Convento Carmelita e o Mosteiro São Bento.
Daí, você ainda pode ver o Lago Paranoá, Palácio da Alvorada, a Ponte JK.
Fica um pouquinho mais afastado do centro da capital, mas se você tiver um tempinho, vale chegar até a Ermida, tenho certeza que amará o visual. Se chegar por lá no fim da tarde com por-do-sol, vai se emocionar!!!
Segurança
Quanto à segurança na cidade, pode considerar boa. Como qualquer capital, esteja sempre alerta, não chame a atenção com joias e coisas de valor.
Durante o dia costuma ser bem tranquilo andar pela cidade, nos pontos turísticos aqui referidos. À noite não ande pelas ruas, especialmente sozinho(a), dê preferência para o carro.
Espero que com esse post da Ermida Dom Bosco você descubra um pouco das belezas arquitetônicas, urbanísticas, históricas e culturais de nossa capital.
Que esqueça a Brasília que vê, diariamente, nos telejornais, aprendendo a amar a nossa capital federal.
Visualize o Roteiro das Igrejas Históricas de Brasília no google maps.
Para conhecer os detalhes de cada uma das 5 igrejas, clique no título de cada uma delas.
Catedral Metropolitana Nossa Senhora Aparecida
Igreja Nossa Senhora de Fátima
Santuário Dom Bosco
Paróquia Nossa Senhora do Rosário de Pompeia
Tanto a própria igreja como a paisagem ao redor estimulam muito o sentido da visão!!!
Deixe seu Comentário
Gostei muito amo Brasília cidade que vi nascer.Apesar de viver fora do País a 43 anos sempre vou de visita.Gosto de apreciar as mudanças da cidade ao longo do tempo.Gostei dos lugares que você mostra boas dicas.
Olá Francisca, posso imaginar que sente mesmo saudades de Brasília, morando tanto tempo no exterior. A nossa capital é muito linda né, eu amo demais morar aqui e me encanto sempre, com seus monumentos, arquitetura, história, lago, parques e tanto verde espalhado. Muito obrigada pelo seu delicioso comentário, é sempre um prazer receber você aqui. Aproveita e conheça nosso Podcast Viajantes Bem Vividas, que você pode ouvir pelo Spotify ou YouTube, é só pesquisar pelo nome lá.
Grande abraço
Sylvia Yano