Viajar para mim é também sinômimo de descobertas gastronômicas. Espero lhe ajudar a viver novos sabores descobrindo em Pirenópolis onde comer bem.
Almoço, jantarzinho romântico ou um café, tudo faz parte da aventura do viajar!
DICA SDV: este post foi atualizado em 21/12/18.
Sumário
Alta gastronomia em Pirenópolis
Pirenóplois foi presenteada com uma unidade da Universidade Estadual de Goiás. Mas o melhor mesmo é que formam Chefs de Cozinha que estão no comando de alguns dos restaurantes locais.
Isso da à cidade o status de boa gastronomia, veja aí, algumas opções.
Onde comer bem!
Fora do centro da cidade
Fazenda Babilônia. Café goiano sertanejo. Um pouquinho retirado do centro da cidade, mas a distância vale a pena.
Lá você toma um café de fazenda que mais parece um almoço. Variedade de mais de 40 pratos, uma saborosíssima comida regional com receitas centenárias.
Linguiças, pãezinhos, bolos, salgados e doces, queijos, pastas e geléias, tudo feito na própria fazenda. Muitas opcões e tudo muito gostoso e bem feito.
Aberta para visitação aos sábados, domingos e feriados, mas na semana da passagem deste ano, estava fechada.
A Fazenda por sí só é um ótimo passeio. Muita história e peças antigas.
Na cidade
Cafés no Centro Histórico
⇒Café com Flores. Localizado na R. Aurora, 20. Na parte da frente funciona o charmoso Café com Flores e mais atrás, o restaurante. Adorei conversar com a Roberta, uma das proprietárias e barista. Ela nos deu super dicas de grãos e torras, além de me introduzir no preparo do café no Aeropress. Gostei muito da forma de preparo e do saboroso café degustado lá, feito com grãos selecionados. Esse lugar merece sua visita, eu fui em dezembro/18.
Contato: (62) 99974-8348
Se quiser ver o processo do preparo do café, assista Roberta no IGTV do @sentidosdoviajar
⇒Pé di Café, que fica na mesma rua, muito bonitinho e aconchegante. Mas não visitei ainda, só tirei fotos, fica para a próxima visita a Piri.
⇒Café Pitoresco Arte e Cultura. Tem um delicioso café coado ou expresso. Esse é outro lugar que sempre bato ponto depois do almoço. Ambiente charmoso e coisinhas bem gostosas. Recomendo o quibe assado e o café canelinha.
Cervejaria Artesanal
Finalmente em dezembro/18 conheci a famosa Cervejaria Artesanal Santa Dica! Fica quase de frente ao Café com Flores e do mesmo lado da rua do Pé di Café. Na Rua Aurora, 31, casa 2.
Abre nos finais de semana das 10h até 23h. Nos demais dias às 17 h somente. Durante o dia produzem a cerveja e o local precisa ficar fechado para evitar contaminação.
Uma parte da Casa está a cervejaria e na outra metade, as mesinhas para degustação e local de vendas.Tudo muito aconchegante. Colocam mesinhas na calçada e é um ótimo programa para fim de tarde.
Os destaques são as cervejas Santa Dica IPA, Santa Dica Hibisco (R$ 26,00) e Santa Dica Kölsch. Eu provei a Hibisco e amei, trouxe várias para casa e para presente. Tive o privilégio também, de degustar a Black Ipa que ainda não foi lançada em garrafa, estão escolhendo o rótulo da garrafa, e servem só em chopp.
A cervejaria não serve petiscos, mas tem parceria com os cafés e restaurantes da mesma rua. Levam até a cervejaria o que quiser pedir de seus cardápios. Achei super legal essa parceria de mútuo apoio.
Um detalhe é a beleza e bom gosto das garrafas de cervejas. A inspiração foi a cultura da cidade, a festa Cavalhadas! Acho que é a garrafa mais bonita que já conheci.
Contato
- Telefone: (62) 3331-1035
- Instagram: @cervejasantadica.com
- Facebook: https://www.facebook.com/cervejasantadica/
Restaurantes
Na cidade tem restaurantes para atender a todos os gostos. Pizzarias, naturais e veganos, bufes, bistrôs, portugueses e espanhóis e lanchonetes. Vamos falar aqui dos que já visitamos.
Comida Japonesa
Tsu Jiro Sushi é o mais novo restaurante da Pousada Villa do Comendador e foi nossa maior descoberta da visita de dezembro/18. O ambiente é muito aconchegante, pequenino, com música ao fundo e, à meia luz. Tudo compondo um romântico e agradável lugar. O simpático e talentoso sushiman Jairo Sousa sugeriu alguns pratos e os preparou para gente. Além de super lindos e decorados, estavam maravilhosamente saborosos. Não deixa nada a dever aos bons restaurantes japoneses das capitais.
Jairo ainda nos brindou com a história da inspiração do inusitado nome do restaurante. Contou-nos que o mais famoso sushi chef do mundo é Jiro Ono que tem um pequeno restaurante, de 10 lugares, em Tókio, na zona portuária. Único no mundo com 3 estrelas Michelin. Complementou, dizendo que para se conseguir reserva para o restaurante é preciso até 3 a 6 meses de antecedência. Fiquei chocada com o fato e também, por nunca ter ouvido falar disso. Fui à internet e veja o que achei! Conheça o Sukiabashi Jiro, melhor sushi do mundo.
Enquanto não vamos a Tókio, recomendo o delicioso Gunkan de anchova, massaricada, com shimeji e molho de maracujá (R$ 40,50) do sushiman Jairo, imperdível!!! Toda a vez que me lembro, salivo. Estou ansiosa por voltar lá.
Comida Contemporânea
Umami Bistrô, fica na R. dos Pirineus, 77, outra surpresa de dezembro/18! Montado num dos casarões antigos da cidade, ambiente bem agradável, área interna e externa. Como estava muito calor, senti falta de área com ar condicionado. O restaurante oferece para almoço prato executivo com opção entre 2 entradas, 3 pratos principais e uma sobremesa, que mudam a cada mês. À noite é servido a la carte. Também uma boa opção, pratos saborosos e preço justo.
Restaurante da Villa, é o maior restaurante da Pousada Villa do Comendador. Já tinha almoçado lá há uns 6 anos, quando nos hospedamos, mas não tinha gostado muito. A maioria dos hóspedes optam por fazer suas refeições nele. Serve buffe e a la carte. Nesta última ida a Piri, dez/18, almoçamos lá no dia da volta a Brasília. Pedimos um filé com risoto de queijo coalho ao molho de goiabada cascão. Gostei muito, estava bem equilibrado, doce com o sal. O Hotel ainda tem uma pizzaria também, todos abertos ao público externo. Sugiro sempre fazer reserva.
Rua do Lazer
Maiale, italiano, fica na Rua do Lazer e oferece um delicioso cardápio, recomendo a massa com camarão e funghi. Geralmente tem música ao vivo.
Empório do Cerrado, restaurante e risoteria. Também fica na Rua do Lazer. O ambiente interno é muito lindinho e tem mesinhas na rua. Recomendo o escalope de filé mignon que é preparado com molho de café, creme de leite e gengibre, com redução em cachaça especial. Como parte do prato, você pode escolher um risoto para acompanhar, muitos feitos com frutas do cerrado, como pequi, cabotiá e guariroba.
Espanhol
Montserrat, espanhol. Localizado numa ruazinha que inicia perto da ponte sobre o Rio das Almas. Este é um dos meus restaurantes preferidos em Piri, não saio da cidade sem pelo menos ter feito uma refeição lá.
O Chef Juan Pratginestós está sempre presente recebendo os visitantes. Super recomendo de entrada, o Montaditos. O Risoto de rabada e o Polpetone gratinado.
Não aceita cartão, pagamento em dinheiro ou cheque.
Português
Bacalhau da Biba, localizado na Rua do Rosário, 42 é também um antiquário. Biba é a esposa do dono, responsável pela produção do bacalhau.
Você se diverte vendo as lindas peças expostas. O inusitado é que você faz a refeição numas das mesas à venda e toda a louça e talheres são do atiquário. É demais!!!! Mesa, talheres, taças, pratos, candelabros, cada qual de um país diferente, dá um glamour todo especial ao momento gastronômico.
Sugiro reservar com antecedência. Alguns pratos têm um tempo de preparo maior. Todos os que eu já saboreei lá, estavam maravilhosos, mas recomendo o próprio Bacalhau da Biba. O preço é um pouco salgado, mas o bacalhau não, rsrsr. Vale o investimento.
Minha impressão:
Como moro em Brasília, Piri como a gente chama, carinhosamente, é um otimo programa para uma descansadinha. Sempre descubro coisas novas e novos opções de comer bem. Vamos juntos descobrir outras boas opções da boa gastronomia em Pirenópolis?
Comenta aqui embaixo o que você descobrir por lá. Visite a cidade, você vai amar!!!
Esse foi o sentido mais aguçado durante essas descobertas, humm, estou até salivando, rsrs.
Veja Também
Deixe seu Comentário
não deixe de conhecer o pé di café, um lugarzinho super charmoso com um café de qualidade e uma torta de maçã deliciosa! fica perto da pensão do padre rosa e da cervejaria Santa dica.
Adorei a dica Eika. Na próxima ida a Piri vamos conhecer esse café. Sabe que da última vez procuramos muito a cervejaria Santa Dica e ninguém soube informar onde era? Pois é, assim, vamos conhecer os dois.
Abraço e obrigada