A vida da cidade nos distancia de momentos delicados e bucólicos. Passar um dia na Fazenda Ercoara de ovinocultura é uma experiência muito diferente. Adultos e, em especial, as crianças ficam encantadas!!!
Sumário
Onde fica a Fazenda Ercoara
Localizada na BR 251, Km 19 município de Cristalina, entorno de Brasília. Próximo à cidade de Marajó, em Goiás, há 100 km da Rodoviária de Brasília.
Nascimento dos cordeirinhos na Fazenda Ercoara
Os meses de junho e julho são especiais na Fazenda Ercoara. São os meses em que ocorrem todos os nascimentos dos cordeirinhos! É lindo ver esse fenômeno da natureza e o início das vidas desses animaizinhos!!!
O proprietário da fazenda é Erbert Correia Araujo, mais conhecido por Bebeto. Médico veterinário, trouxe para o Brasil uma tecnologia, desenvolvida por décadas na Austrália. Um composto chamado Multimeat, que possui o gene Boroolla.
A presença desse gene garante a esses animais partos múltiplos, possibilitando assim, um aumento de 60% na produtividade do rebanho.
Com mais de 1000 ovelhas matrizes, cobertas anualmente, que podem reproduzir por até seis gestações, ocorrem cerca de 30 partos por dia durante o período de 60 dias.
A performance da fazenda se diferencia. Sua taxa de mortalidade é 10% , bem abaixo da média do setor. Com uma taxa de nascimento de 1,4 cordeiros por ovelha.
Conhecendo o Aprisco
Visitar o aprisco e ver os cordeiros e ovelhas com uma diversidade de cores e tamanhos é muito lindo. O mais interessante é observar que os filhotes andam sempre perto de suas mães.
Por mais que achemos que os filhotinhos são muito parecidos entre si, as ovelhas paridas reconhecem suas crias. Mantêm suas crias bem pertinho e não deixam filhotes, que não os seus, mamarem em suas tetas.
As ovelhas ficam o tempo todo berrando, uma orquestra de mééé 😀. Mas chama a atenção que durante o parto não se ouve quase nenhum ruído.
É incrível como elas passam pelas contrações em silêncio. Mesmo quando o parto complica, por exemplo, quando o filhote não nasce naturalmente, o ruído é mínimo, veja o filme do parto no Instagram @sentidosdoviajar.
O Processo do parto
Acompanhei uma ovelha no pré-parto. Tudo começa quando ela expulsa parte da bolsa que se rompe e parte dela fica pendurada.
A ovelha anda de um lado a outro, não transmite ansiedade e nem mesmo sentimento de dor.
Quando está perto do nascimento ela se deita e espera o filhote ser expulso de seu ventre. Infelizmente nesse parto, algo aconteceu que o bichinho não saia.
Precisou da ajuda da estagiária de veterinária, que se esforçou para retirar o filhote mas não conseguiu. Dando lugar ao veterinário e proprietário.
Mais forte e experiente ele luta para conseguir retirar o filhote que nasce sem respirar. Colocado ao lado da mãe, ela inicia o processo de limpeza.
Ao mesmo tempo, os profissionais o estimulam e até massageiam o coração, mas nenhuma reação!!
De repente, o veterinário percebe que está vindo um segundo filhote e o ajuda a vir ao mundo. Imediatamente substitui, junto à mãe, o filhote natimorto por este segundo bem mais ativo.
Durante o processo de limpeza feito pela mãe, o filhote já levanta a cabecinha e demonstra sua plena saúde.
Minutos depois já está na luta por manter-se de pé e em seguida passa a buscar pela teta. Novamente, a vantagem da gravidez de gêmeos se manifesta, pelo menos um dos filhotes, está bem.
Por incrível que pareça, 3 a 4 horas depois, o recém-nascido já está andando estilosamente ao lado de sua mãe que o enche de carícias! Mais um processo da perpetuação da vida se concretiza!!!
Logo depois do parto
Impressionante que logo após o filhote nascer a ovelha imediatamente levanta e começa a limpar a cria, comendo todo o resto da bolsa que o envolve, lambe-o todo e, em seguida, passa a estimulá-lo a se levantar.
O filhote faz várias tentativas, uma, duas, três vezes, minutos em pé e nova queda! Até que o bichinho se sustenta e começa a andar procurando, de imediato, as tetas da mãe.
Que instinto!!! Fiquei me perguntando como o filhote sabe que tem ali uma teta que dá a ele o alimento? Será que é pelo cheiro? Não sei! Quão bela é a natureza!!!
Processo de registro dos cordeiros
Cada cordeiro recém-nascido é pesado e recebe uma etiqueta na orelha, para ser rastreado. Tudo muito organizado.
Mas tem alguns filhotes que por alguma razão, não são alimentados pelas mães e aí cabe às estagiárias essa tarefa, uma fofura!!!
O papel do cão pastor
Outra grande atração da fazendo é Zoe, uma Border Colie, que com dois anos e meio de vida, um deles, todo de treinamento, auxilia no pastoreio das ovelhas.
De forma surpreendente, atende a comandos, em inglês, de seu dono. Esse grande amigo tem um papel importante na guarda e pastoreio das ovelhas.
Zoe junta o rebanho e o direciona no caminho do pasto para o aprisco. É um animal próprio para este serviço e muito inteligente.
E ainda tem mais – comidinha da fazenda!!!
No meio disso tudo, a fome chegou e outra grande atração de uma fazenda é a comida, não é?
Sabe o que nos esperava, preparado pela mãe do proprietário, um chambaril!!! Não sabe o que é? Eu também não conhecia. É um prato típico nordestino.
Um grande cozido de carne, na verdade de ossobuco. Cozido por mais ou menos 3 horas com alho, pimenta, colorau, cominho e vinagre.
No seu caldo cozinha-se legumes: chuchu, cenoura, maxixe, batata doce, batata, cebola, jerimum, vagem, quiabo, couve e o que mais você gostar.
Para acompanhar, e também usando parte do caldo, prepara-se um pirão!
É divino!!!! Maravilhoso!!!! Deixa, peão, estagiárias, veterinário, família e amigos super satisfeitos!!!
Prêmio divino no final do dia
Depois do farto almoço e de mais alguns partos, passeamos por toda a fazenda. assistimos a Zoe buscar o rebanho para o aprisco.
Encerrando o dia, nada melhor do que observar o lindo por do sol, guardando em nossa memória, todas essas novas imagens.
Muito bom curtir um dia na fazenda!!!! Vida simples, animais, natureza, amizade.
Contatos com a fazenda: ercoara@gmail.com
Siga-os no Instagram: @fazenda_ercoara
Muita novidade e aprendizado foi esse dia na Fazenda Ercoara! Nosso sentido da visão captou imagens que serão guardadas para sempre!!!
Deixe seu Comentário
Que delícia!! Vou procurar saber se já começou esse ano! Adorei!
Cris, vai começar assim que as chuvas pararem. E, terá ainda mais novidades!!!
beijocas
Que legal, ver o parto de uma ovelha deve ser demais. Achei legal o silêncio no trabalho de parto. Nós, humanos, devíamos ser assim né???
Dei, obbligata pelo seu comentário e visita ao blog.
Verdade, temos muito o que aprender com os animais ïrracionais”
beijos
Sylvia