Sabe aquela receita bem simples de fazer mas que fica um prato super gostoso e sofisticado? É esse medalhão de filé mignon ao molho de gorgonzola, que compartilho com você agora!!!
Mãos à oba!!! Você vai se alegrar e agradar os seus queridos, saboreando os prazeres da vida!
Porção: 2 pessoas
Sumário
Ingredientes para o medalhão de filé mignon ao molho de gorgonzola
- 500 gramas de filé mignon
- 150 gramas de queijo gorgonzola
- 200 ml de creme de leite fresco
- 02 dentes de alho
- 01 colher (sopa) de azeite
- 30 gramas de manteiga sem sal
- 02 ramos de cebolete
- 02 tomates cereja
- Pimenta do reino
- Sal
- Orégano
Modo de preparo do medalhão de filé
Comece temperando os filés com sal, pimenta e reserve. Enquanto os filés vão absorvendo o tempero, prepare o molho de gorgonzola.
Fique atento com a quantidade de sal a ser colocada na carne, pois o queijo gorgonzola já é relativamente salgado e vai compor o prato no final.
Aqueça uma panela, coloque o azeite, adicione o alho e comece a selar os filés. Não precisa ficar mexendo ou apertando a carne. No caso do filé mignon, basta deixar cerca de 2 minutos de cada lado e já terá um ponto delicioso.
Quando virar os medalhões, coloque a manteiga para incorporar sabor e “gordura” na carne. Você sabe, né… o filé mignon não tem muita gordura, então….
Após esse processo, em um refratário a ser coberto com papel alumínio, coloque os medalhões e deixe descansar por uns 5 minutos para que o suco da carne retorne ao seu interior e não fique frio.
Preparando o molho de gorgonzola
Em uma panela coloque o creme de leite fresco e o queijo gorgonzola cortado em pequenos pedaços. Vá mexendo até levantar fervura, derreter o queijo e atingir a textura desejada.
Viu como é fácil?? Seu molho de gorgonzola já está pronto.
Montando o prato
No centro do prato, coloque 2 medalhões, espalhe sobre e ao redor o molho de gorgonzola, posicione os tomates cereja cortados na forma desejada e decore com os talinhos de dill. Espalhe um pouco do orégano e sirva.
Harmonizando
Normalmente a carne vermelha combina com vinho tinto. Mas é a forma de preparo da carne e o tipo de molho que vão determinar qual a uva mais indicada.
Carne vermelha grelhada servida com molho forte pede vinho tinto, de corpo médio a robusto, como o Cabernet Sauvignon, Malbec ou Shiraz.
Por se tratar de carne vermelha associada com queijo gorgonzola, você também pode harmonizar o prato com um bom vinho de sobremesa ou vinho do porto.
Acompanhamento
Se desejar acrescentar acompanhamento a este prato, sirva com arroz sete grãos.
Bom apetite!!!
- Essa receita também é indicada para quem tem restrições a glúten, ovo e soja.
Para quem gosta de queijo, assim como nós do Sentidos do Viajar, o paladar vai agradecer por esse prato!!! Simples e ao mesmo tempo sofisticado e muito saboroso.
Deixe seu Comentário