Pedasi foi nosso segundo destino depois de chegar à cidade do Panamá, em março de 2018. Passamos 3 dias na região.
Uma pequena cidade, no lado do oceano Pacífico, com praia na cidade e outras ao redor. Vou contar para você o que fizemos nesta cidade ainda pouco visitada pelos brasileiros.
Sumário
Onde fica Pedasi e como chegar
Visitamos o interior do Panamá viajando de carro, alugado ainda no Brasil. Na chegada ao país, passamos um dia na cidade do Panamá. Seguimos para Portobelo, em Colón, que fica no lado do oceano Atlântico. Lá passamos 1 dia (uma tarde, noite e manhã) e seguimos para Pedasi.
De Portobelo é preciso retornar à cidade do Panamá, são 105 km. Não é preciso entrar na cidade, margeia-se a capital, acessando o caminho à Pedasi.
Seguimos então, em direção à Pedasi, que fica a 333km, 5h de carro, da cidade do Panamá. É preciso manter-se a 80km/hora, a estrada é super vigiada por policiais.
O sentido é Via Carretera Panamericana e Via Dr. Belisario Porras, Trajeto 2. Nós usamos o Waze para nos guiar em todo o percurso, foi muito tranquilo. Pedasi fica na Província de Los Santos, exatamente no lado oposto do país, banhado pelo oceano Pacífico.
A cidade de Pedasi e suas atrações
A cidade é pequenina, o comércio praticamente se concentra na rua principal (Calle Principal), continuidade da estrada e fica distante do mar.
Na rua principal estão, tanto as melhores pousadas e hotéis como também restaurantes. Não ficam de frente para o mar. Para ir às praias precisa estar de carro ou buscar transporte. Sinceramente não vi na cidade ônibus e nem taxis.
Parroquia Santa Catalina de Alejandría
Pedasi é uma cidade comum de interior, calma e pacata. Andando por lá descobrimos a igreja, claro que passa a ser uma atração!
Praias
As praias do lado do Pacífico se diferenciam das praias do Atlântico. A areia é mais escura, a água já não é mais esverdeada e translúcida. É região vulcânica, com morros pedras pretas na praia, o que também dá o seu charme.
Não existe infraestrutura de praia, tipo no Brasil. Quiosques, barzinhos, restaurantes que montem guarda-sóis, cadeiras, sirvam comidinha, nada disso. A prática por lá é ir à praia com seu isopor suprido de bebida gelada e coisitas para comer. Farofa é oficializada, pode perder a vergonha, kkkk.
Playa Arenal, fica próximo ao centro da cidade. Embora tenha alguma sinalização, a melhor maneira de achar o caminho é perguntar a alguém como chegar. A dica é, na rua principal da cidade, próximo ao Banco Nacional, desça ao lado do hotel Lajagua em direção à praia, quase na saída da cidade. Existem poucas placas, mas você chega.
A praia Arenal tem uma grande extensão de mar e boa margem de areia. É bonita, muitos barquinhos na areia e bastantes ondas. No dia que fomos não havia ninguém tomando banho.
Da Playa Arenal saem os barcos para a famosa Isla Iguana, para mim a principal atração de Pedasi. Conto tudinho, no post, sobre essa paradisíaca ilha, clica aí em cima.
Playa El Toro, do outro lado da cidade, também vale ser visitada. Longa praia e muitas ondas. Paisagem bonita que vale o bate e volta. Fica depois do condomínio Andromeda.
Nosso roteiro neste dia foi assim: fomos pela manhã à praia Arenal, de lá saímos para o passeio até a Isla Iguana, ficamos até as 16h e no retorno à Pedasi, fomos visitar a Playa El Toro.
Playa Venao, há 30 km do centro da cidade de Pedasi, outra atração da região, que também relato para você noutro post.
Onde comer em Pedasi
Embora a cidade seja pequenina, existem boas opções de gastronomia e chegamos a nos surpreender com uma delas. Todos que visitamos ficam na Calle Principal, muito fácil de achar.
The Bakery, bem no centro, em frente ao nome da cidade. Sabe aquela marca turística, com o nome da cidade bem colorida, que em muitas cidades existe, lá também tem!!! Se você quer tomar um cafezinho maravilhoso e fazer um lanchinho, esse é o lugar. Pães artesanais deliciosos, salgados e doces gostosos, alguns típicos. Impossível não bater ponto aí, fomos e voltamos algumas vezes, recomendo demais.
Segreto, essa foi nossa grata surpresa. Restaurante italiano, pequeno, super charmoso, bem requintadinho. A decoração muito agradável, janelas e jardim lindos. Até a decoração do banheiro é especial, vá checar, rsrs. Excelente atendimento e ótimo Chef. Fica bem perto do hotel Lajagua. Por ser o melhor restaurante da cidade, geralmente está lotado. Faça reserva, fone 6822 7575. Abre as 18h.
Smiley’s, mais despojado, tipo restaurante/bar. Fomos fazer um happy hour. Na verdade não gostei muito, achei as opções dos petiscos muito gordurosas. Acabamos pedindo um ceviche. Parecia que havia 3 dias que estava pronto, achei até que estivesse estragado, não comi. Tem música ao vivo numa das noites. A cerveja, excelente, gostamos muito desta Balboa, local.
Achamos em blogs que consultamos antes da viagem, outras 2 indicações de restaurantes: Bienvenidush que não conseguimos achar e o Los Vientos, no condomínio Andromeda. Fomos até lá e soubemos que fechou há muitos anos. A vantagem é que bem próximo a este condomínio está a praia El Toro, assim que a descobrimos.
DICA SDV: compre na The Bakery e mercadinhos próximos, coisinhas para comer e beber na Isla Iguana. Lá não tem nada de infraestrutura.
Onde se hospedar
Como comentei anteriormente, as melhores opções de hospedagem parecem ficar na rua principal e não possuem vista para o mar. Esta foi a razão que optamos em nos hospedar na Playa Venao, distante 30 km do centro de Pedasi.
Mas para quem não vai de carro, o melhor talvez seja ficar em Pedasi, próximo a Isla Iguana. Para decidir, leia o post de Playa Venao para ver o que prefere. Vou indicar aqui alguns hotéis mas somente visitei o Lajagua e gostei bastante.
Hotel Lajagua, na rua principal da cidade, distante do mar, 3 minutos de carro da praia Arenal, próximo a restaurantes. Bem aconchegante e agradável.
Dejavu B&B, fica a 4 minutos a pé da praia, a caminho da Playa del Toro, Casa Turquesa, Pacific View, perto do condomínio Andromeda. Esses são os que ficam na direção do Hotel Lajagua, mas próximo ao mar.
Villa del Sol B&B Boutique, fica a 850 metros da Playa Destiladeros. Fica distante do centrinho de Pedasi.
Pedasi Ocean Properties, na Playa Destiladeros, informa ser beira mar e ter algumas unidades com terraço e/ou varanda com vista do mar. Distante do centrinho de Pedasi.
Minhas impressões
A cidade em sí não tem muito a oferecer, é uma cidadezinha de interior. As praias são bonitas, mas nada também que mereça uma viagem de 333km, mas a Isla Iguana vale por todo o resto. Assim, se quiser conhecer as belezas dessa ilha, curta o que tem de bom na cidade de Pedasi. Não deixa de ser mais uma experiência.
O ambiente e sobretudo o sabor da comida do Restaurante Segreto foram marcas nesta viagem, estimulando nosso sentido do paladar.
Pode também lhe interessar
O que fazer em Portobelo – caribe panamenho
Marula Cocina Boutique – Casa Casco, Panamá
Isla Grande Portobelo – belezas do caribe panamenho
Isla Iguana, o caribe no pacífico panamenho
________________________________________________________________
Deixe seu comentário aqui ao final deste post, contando para gente a sua experiência. Se você já foi ou quando você pretende ir ao Panamá!!!
Se você gosta de nosso Blog e vai viajar, planeje sua viagem com nossos parceiros. Você não paga nada a mais, em alguns casos até ganha descontos, e nós recebemos uma pequena comissão. Assim você nos ajuda a manter o blog sempre atualizado.
- Para reserva de hotéis busque no Booking.
- Para aluguel de carro RentCars.
- Para Seguro viagem faça o SeguroPromo. Usando o cupom de desconto para nossos leitores – SYLVIAYANO5 , terá 5% de desconto. Pagando no boleto, mais 5%.
- Para Cartão de dados e internet EasySIM4U
- Para passagens aéreas e saber qual a melhor época para viajar, use Viajanet
Deixe seu Comentário