Picanha invertida e recheada com quatro queijos é uma receita bem diferente do trivial. Recheada com 4 diferentes tipos de queijos só pode ser uma delícia né. Vamos ver como preparar?
Porção: 5 pessoas
Sumário
Ingredientes para a picanha invertida e recheada
- 01 picanha com aproximadamente 1,2 quilo
- 250 gramas de queijos diversos (estepe, brie, gouda e mussarela)
- 06 dentes de alho cortados em pequenos cubos (brunoise)
- 10 gramas de gengibre cortado em pequenos cubos (brunoise)
- Orégano
- Ervas de Provence
- Pimenta do reino
- Sal
- Azeite
Modo de Preparo da picanha invertida e recheada
Corte os queijos em pequenos cubos, tempere com a erva de Provence, a pimenta, o orégano, acrescente 2 dentes de alho, misture tudo e reserve.
A picanha é uma carne normalmente servida mal passada. A gordura existente na picanha não será plenamente derretida durante o processo do cozimento. Dessa forma, optamos por retirar essa gordura e usarmos apenas aquela própria dos queijos.
Retire toda a gordura da carne, removendo também a membrana aderida à carne, para que a textura, no cozimento, fique mais macia.
Faça um corte horizontal na parte alta da picanha e siga cortando em direção à ponta, cuidando para não chegar muito nas laterais e fundo. Esse cuidado é importante porque no processo de inversão, as laterais podem romper, permitindo que o queijo extravase durante o processo de cozimento.
Faça a inversão da picanha, passando a ponta menor por dentro do corte realizado. Recheie a picanha inserindo o mix de queijo no espaço aberto. Feche o corte inicial, utilizando palitos de dente ou costure com barbante.
Após o fechamento da picanha, espalhe o restante do alho e do gengibre nas 2 faces da carne, tempere com sal a gosto e reserve por um tempo, enquanto aquece o forno a 180º.
Coloque a picanha em um refratário, sob papel alumínio e regue com um pouco de azeite. Cubra com papel alumínio. Coloque a picanha para assar por aproximadamente 45 minutos. Retire o papel alumínio de cima e deixe por mais 10 minutos.
Retire do forno e deixe descansar por uns minutinhos antes de cortar e servir. Esse tempo será importante para que os líquidos da carne retornem ao seu interior.
Preparando o Prato
Servimos esse prato com arroz negro ao toque de anis. Veja como preparar o arroz negro neste post Camarão ao molho de gorgonzola e arroz negro. Acrescente o anis logo depois de inserir a primeira água. Verá o perfume e o sabor maravilhoso que ficará este arroz.
Dividimos o fundo do prato na metade. Numa delas colocamos 2 fatias da carne e a outra metade dividimos entre o arroz e folhas de alface.
Harmonizando
Nossa opção foi o tinto português – 2010 e super combinou!
Bom apetite!!! Anime-se e prepare esta receita. Garanto que você vai receber aplausos de pé!!!!
A mistura de sabores da picanha com os queijos e o vinho resultou numa experiência super saborosa para o paladar.
Deixe seu Comentário