Quer arrasar no seu jantar ou almoço? Então veja esta receita de robalo com crosta de gergelim, acompanhado de arroz negro e farofa de castanhas, simplesmente maravilhoso!!!!
Só estes pratos já são suficientes para uma ótima de requintada refeição, mas aqui trazemos para você a oportunidade de um menu em 5 etapas, acho que vai gostar!!!
Veja todas as opções e depois deixa seu registro do que achou, lá embaixo, nos comentários. Adoramos essa interação com você!!!
Porção: 14 pessoas
Para receber os amigos em mais um agradável encontro, optamos por fazer um robalo no forno com alguns acompanhamentos que deixaram o prato principal cheio de sabor, e o mais importante, saudável.
Vamos lá…
Sumário
Ingredientes
- 2,1 quilos de filé de robalo
- 800 gramas de arroz negro
- 200 gramas de farinha de mandioca
- 40 gramas de castanha do Pará
- 40 gramas de castanha de caju
- 50 gramas de uva passa preta
- 1 pimenta dedo de moça cortada em pequenos cubos (brunoise)
- 3 dentes de alho cortados em pequenos cubos (brunoise)
- 1 cebola
- 1 unidade de anis
- 1/2 limão (suco)
- 50 gramas de manteiga sem sal
- Folhas de manjericão
- Pimenta do reino
- Brotos de alfafa
- Ervas finas
- Azeite
- Sal
Modo de preparo – Filé de robalo
Comece temperando os filés de robalo para que absorvam o tempero. Você já pode fazer isso diretamente no refratário que vai utilizar para finalizar o peixe no forno.
Regue o refratário com azeite e disponha os filés de robalo, adicione o alho, a pimenta dedo de moça, as ervas finas, o sal, o suco de limão, salpique algumas folhas de manjericão, e reserve.
Molho de mostarda
- 100 gramas de mostarda dijon
- 20 ml de azeite extra virgem
- 1 colher de sopa de mel
- Sal e pimenta do reino
Misture bem os ingredientes para incorporar todos os sabores, acerte o sal e a pimenta. Unte cada pedaço do robalo com o molho de mostarda.
Salpique agora, o gergelim, previamente torrado em frigideira, sobre o robalo, formando uma crosta.
Em forno pré-aquecido (180º), coloque o refratário e mantenha os filés de robalo por aproximadamente 20 minutos. Lembrando, que esse tempo pode variar dependendo do seu forno.
Modo de preparo – Arroz negro
Em uma frigideira aquecida, coloque um fio de azeite e derreta a manteiga 10 (gramas).
Em seguida coloque metade da cebola cortada em pequenos cubos (brunoise), o alho, o anis e refogue por uns minutos até que a cebola fique transparente.
Adicione o arroz, frite por uns 2 minutinhos e coloque a água fervente. Acerte o sal, tampe a panela.
Aguarde uns 30 minutos e vá acompanhando o ponto do arroz, lembrando que esse arroz negro, deve ser servido um pouco mais durinho (al dente). Reserve.
Veja como preparar o arroz negro também aqui nesta deliciosa receita Arroz negro com camarão e legumes, à moda do Chef.
Modo de preparo – Farofa de castanhas
Em uma frigideira aquecida, coloque um fio de azeite e derreta a manteiga (40 gramas). Adicione a outra metade da cebola cortada em meia lua, refogue por alguns instantes, coloque a uva passa e misture um pouco.
Ponha a farinha, dê uma torradinha e acrescente as castanhas picadas grosseiramente. Gosto de sentir a crocância, mas se preferir, pode passar as castanhas por um triturador deixando-as mais finas. Acerte o sal e a pimenta, misture bem e reserve.
Compondo o prato
Na parte alta do prato, faça uma pequena cama com os brotos de alfafa ou o broto que desejar. Coloque o filé de robalo sobre a cama de broto.
Abaixo, utilizando um aro, coloque uma porção do arroz negro. E, ao lado, uma porção da farofa de castanhas.
Na decoração do prato, colocamos umas flores comestíveis que acabou dando um toque especial.
Harmonizando
Para acompanhar esse prato, degustamos o vinho tinto português Cova do Frade – Dão – Portugal, Reserva, 2015.
Menu completo
Este prato principal de robalo com crosta de gergelim foi o escolhido para compor este menu para um dos nossos jantares com amigos. E super combinou!
Mas, fique à vontade para compor o seu próprio cardápio. No menu Receitas, você encontrará muitas receitas para entrada, acompanhamentos e sobremesa!
- boas vindas: canapés de camarão com uva verde
- entrada: figo grelhado com melão e Parma
- entre prato: mozzarella de búfala com pesto de hortelã
- prato principal: robalo com crosta de gergelim, arroz negro e
- sobremesa: cheesecake com creme de ricota
Conclusão
Acredite, esta receita de robalo com crosta de gergelim, acompanhada de arroz negro e farofa de castanhas fica uma delícia!!! Certamente vai encantar seus convidados. O equilíbrio dos sabores super combina.
a crocância da crosta de gergelim contrastando com o sabor dos temperos do robalo e de seus acompanhamentos despertaram o melhor do nosso sentido do paladar!
Deixe seu Comentário