Há tempo que eu vinha pensando e até mesmo falando do meu desejo de experimentar algum prato com rã, pois ainda não conhecia esta especiaria. Fui então surpreendida pelo Chef Chico Távares, em plena terça-feira à noite, com o menu Rã à Provençal, acompanhada de um arroz que mais gosto – o arroz negro. Veja como é fácil o preparo e como rã é nutritiva.
Porção: 4 pessoas
Valor nutricional da rã:
Vão aqui dois quadros para você conhecer um pouquinho mais sobre Rã, o primeiro, com dez razões porque consumir rã, e o segundo, comparando o valor nutricional da rã com outras carnes que estamos mais acostumados – você vai se surpreender!!
Ingredientes
– 4 rãs (inteiras)
– 3 xícaras de arroz negro
– 700 ml de água
– 1 cebola cortada em cubos (brunoise)
– 2 tomates sem pele e sem semente (italiano)
– 5 dentes de alho
– 1 limão
– 1 colher de chá de gengibre triturado
– Sal
– Pimenta do reino
– Ervas de Provence
– Azeite
Como Fazer?
Preparando as rãs:
Tempere as rãs com sal, alho, pimenta do reino e gengibre. Adicione o suco do limão, mexa bem e reserve para que o tempero impregne na carne enquanto prepara os outros ingredientes.
Preparando os aspargos:
Cozinhe os aspargos no vapor, tempere com sal e pimenta do reino e reserve, o ponto ideal é que fique crocante, cuidado para não deixar muito tempo no vapor.
Em uma frigideira, aqueça uma colher de sopa de manteiga, acrescente o alho, a cebola, os aspargos e os tomates. Refogue tudo e reserve.
Preparando o arroz negro:
Em uma panela média, coloque um fio de azeite e aqueça uma colher de sopa de manteiga. Coloque a cebola, misture por alguns minutinhos, acrescente o alho, o sal e uma pitada de erva de Provence. Mexa mais um pouco e em seguida acrescente o arroz. Dê uma fritadinha nessa mistura por uns 2 ou 3 minutos.
Comece então o cozimento do arroz acrescentando água fervente (pouco à pouco), até que o arroz fique ao dente.
Finalizando:
Quando o arroz estiver quase pronto, de continuidade ao preparo da rã. Passe as rãs na farinha de trigo cobrindo bem toda a sua superfície.
Em uma frigideira aquecida, ponha um fio de azeite, derreta a manteiga, acrescente o alho, a cebola, refogue por alguns minutos e coloque as rãs, deixando dourar de um lado e depois do outro.
Acrescente o aspargo já preparado.
OBS.: O preparo da carne de rã é muito rápido. Então, não demore muito com ela na frigideira.
Compondo o prato:
Coloque uma porção do arroz negro, dois pedaços de aspargo misturado com o tomate e a rã. Enfeite o prato com tomates cereja cortados ao meio e/ou ramos de alecrim.
Harmonizando:
Para essa harmonização as uvas Riesling e Chardonnay vão muito bem. Nossa opção foi o vinho branco americano Château Ste Michelle 2010 (Riesling).
Sendo esta a minha iniciação no saborear rã, fiquei surpresa, carne muito leve, macia (o sabor vai depender muito do preparo e do tempero), gostei muito e fiquei entusiasmada com o valor nutricional e baixo valor calórico – RECOMENDO!!!
by:
Deixe seu Comentário