Os acompanhamentos, na gastronomia, são como os acompanhamentos na moda do vestuário. Podem realçar e sofisticar o prato ou passarem despercebidos. Essa receita de arroz vermelho combina com muitos pratos principais e vai dar um toque muito especial à sua refeição.
Você sai do tradicional arroz branco ou com brócolos e sofistica o seu prato, com um arroz muito mais saboroso, bonito, com cor que atrai os olhos e diferente!
Eu suprimi o arroz branco da minha dieta! Digo sempre, se é pra engordar, vou engordar com alguma coisa mais saborosa e nutritiva.
Tenho optado sempre para os arrozes mais nobres, como o negro, 7 grãos, selvagem e vermelho. Além de trazer novidade ao cotidiano, sofistica o prato e traz mais charme, assim como os acessórios que usamos na nossa vestimenta, rsrs.
Porção: 14 pessoas
Ingredientes do arroz vermelho
- 750 gramas de arroz vermelho
- 1 1/2 litros de água
- 1 1/2 colher (sopa) de manteiga sem sal ou azeite
- 2 dentes de alho cortados em cubos (brunoise)
- 1 cebola roxa cortada em cubos (brunoise)
- 2 unidades de cristais de anis
- sal a gosto, lembre não exagere, faz mal à sua saúde
Modo de Preparar
Coloque a água para ferver. Aqueça uma panela funda e derreta a manteiga. Refogue a cebola e o alho por uns 2 minutos. Nesse momento você deve colocar os cristais de anis para ir perfumando tudo, rsrs.
Acrescente o arroz e mexa por dois minutos, refogando bem. Adicione, água fervendo até cobrir o arroz. A medida que vai secando a água, vá adicionando mais, aos poucos.
Cozinhe, em fogo baixo, por aproximadamente 50 minutos ou até que sinta que o grão está ao dente.
Antes da última inserção de água, acerte o sal, conforme seu gosto.
O sabor do arroz está no tipo do arroz, mas também no modo de seu preparo. O equilíbrio e o ponto certo do refogar a cebola e o alho fazem toda diferença. Nunca deixe dourar o alho e cebola, precisam ficar refogados mas macios e crocantes.
Acompanhamento
Como já mencionei, o arroz vermelho vai bem com muitos pratos, carnes ou peixes, fica maravilhoso.
Esse prato foi servido acompanhando um filé de robalo em crosta de baru, em cama de purê de batata baroa. Na parte alta do prato, dispomos o peixe sobre o purê e na parte baixa, colocamos a porção do arroz, moldada naqueles aros metálicos.
Harmonizando
Para harmonizar esse prato optamos pelo vinho verde Português Maria Bonita 2016 – uva Loureiro – vinícola Lua Cheia.
saborear um acompanhamento bem preparado faz toda a diferença e contribui para que o sentido do paladar seja totalmente acionado. Foi exatamente o que aconteceu na execução desta receita.
Deixe seu Comentário