Em março de 2018 fomos ao Panamá e além de conhecer a cidade do Panamá e San Blas, fizemos uma road trip pelo país. Este foi o nosso terceiro e penúltimo destino. Viajamos de Pedasi até Boca Chica, Província de Chiriqui. Nosso destino era a Ilha Boca Brava Cala Mia Island Resort.
Passamos 3 noites neste paraíso! Um hotel numa ilha pouquíssimo explorada, praticamente nativa. Pagamos $525 dol. com café da manhã incluído, reserva pelo booking.com. Um lugar para relaxar, conversar, curtir o momento, comer bem e contemplar a natureza virgem ao redor. Afinal você está numa ilha!!!
Um lugar que super recomendo conhecer.
Sumário
- Onde fica e como chegar a Ilha Boca Brava Cala Mia Island Resort
- Onde deixar o carro para fazer a travessia até a Isla Boca Brava
- Travessia até a Ilha Boca Brava Cala Mia Island Resort
- A chegada à ilha Boca Brava Cala Mia Island Resort
- O Hotel – Boca Brava Cala Mia Island Resort
- A construção e a natureza
- A estrutura dos bangalôs
- Casa para família e Lodge para pescadores
- O SPA do Boca Brava Cala Mia Island Resort
- A piscina
- A praia e atividades aquáticas
- O bar da praia
- O Restaurante do Boca Brava Cala Mia Island Resort
- O café da manhã
- O almoço e jantar
- Outras atividades oferecidas pelo Boca Brava Cala Mia Island Resort
- Serviço
- Minhas Impressões
Onde fica e como chegar a Ilha Boca Brava Cala Mia Island Resort
Boca Brava é uma das belas ilhas do Golfo de Chiriqui, um arquipélago com mais de 100 ilhas. Faz parte do National Marine Park in the Gulf of Chiriqui. Fica na costa oeste do Panamá, banhado pelo Oceano Pacífico. A única forma de chegar até o resort é de barco.
Saindo de Boca Chica
No povoado de Boca Chica está o Porto de entrada para o Parque Nacional do Golfo de Chiriqui (20 minutos de barco) e para a Ilha Boca Brava.
Veja como chegar a Boca Chica e ao Porto no post Boca Chica, Chiriqui – povoado de pescadores, Panamá
Saindo do Aeroporto de David, capital da Província de Chiriqui
O Hotel Cala Mia pode organizar um táxi do aeroporto de David até a Marina Pedregal, a 5 minutos do aeroporto. De Pedregal, agenda um barco direto para o cais do resort. Serão 60 minutos em lagoas, manguezais, estuários e margens de rios. Um lindo passeio!
Do aeroporto de David, o hotel pode, também, providenciar um transfer até o Porto de Boca Chica. O trajeto é de 50 a 60 minutos, conforme o trânsito. Um barco do próprio resort busca os hóspedes no Porto de Boca Chica.
Onde deixar o carro para fazer a travessia até a Isla Boca Brava
Se estiver viajando de carro, como nós precisará deixar o carro estacionado para fazer a travessia até o hotel. Ficamos preocupados com isso, pois estávamos com carro alugado. Tivemos uma ótima dica do Roque @guiapanama. Ele nos indicou o estacionamento do Allan e de sua mãe Damiana. Os contatos podem ser feitos por telefone/whatsApp 62-51-9808; 63-89-1685.
Basta perguntar no vilarejo de Boca Chica pelo Allan que tem estacionamento. Todos o conhecem e indicam como chegar.
O estacionamento fica na mesma rua do porto, bem pertinho do embarque, super prático. Você estaciona o carro e desce para o porto com a bagagem. Pagará $2 dol. por dia e terá certeza de que seu carro estará protegido.
Travessia até a Ilha Boca Brava Cala Mia Island Resort
O hotel Cala Mia Island Resort faz o serviço de travessia Boca Chica ao hotel e vice-versa. Se você se hospedar de 3 a mais noites, o transporte será gratuito. Se forem menos noites ou se chegar fora do horário de rotina, o valor cobrado será de $20 dólares cada percurso.
Do porto para o hotel o barco sai as 11h, 16 e 20h e do hotel para Boca Chica, sai as 10h30.
Basta chegar ao porto um pouco antes destes horários e perguntar pelo barco para o Hotel Cala Mia, vão lhe indicar qual é.
É preciso se programar para esta chegada ao porto de Boca Chica e informar ao hotel seu horário. Caso seja fora do horário de rotina, eles providenciam barco para lhe buscar no porto. Neste caso será cobrado a parte.
A travessia é feita em barco pequeno. Como é um Golfo, não tem ondas fortes e o mar é super tranquilo. O percurso é também muito rápido, não mais que 10 minutos, a ilha está somente a 200m de Boca Chica.
A chegada à ilha Boca Brava Cala Mia Island Resort
A própria travessia já é um belo passeio. Você vai admirando os hotéis de Boca Chica, a maioria bem no alto do monte, entre a mata, mas na costa. Dá para ver de longe a infraestrutura muito boa dos hotéis.
A aproximação do Hotel Cala Mia também é bem interessante. Vai se avistando o hotel conectado a outra pequenina ilha por uma ponte suspensa. Barcos à frente e a praia. A curiosidade bate forte para descobrir quais são as surpresas que lhe esperam.
O barco para no pier do hotel (lado da praia) e no alto do caminho você é recebido por uma gentil nativa que lhe trás uma toalha umedecida e perfumada para se refrescar.
Em seguida a gerente do hotel lhe recebe com um belo sorriso e um chá gelado, dando-lhe as informações sobre as acomodações e funcionamento do hotel. Enquanto isso, sua bagagem já foi para seu bangalô.
E daí por diante é somente curtir o espaço, com toda a sua natureza.
O Hotel – Boca Brava Cala Mia Island Resort
A construção e a natureza
O hotel foi construído na ponta longa da ilha. Um lado está voltado para o mar, sem praia, e o outro lado, voltado para a praia privativa.
Os bangalôs estão dispostos nas margens de cada um destes lados, em sequência um ao outro, com distância entre eles, mantendo plena pravidade. Muitíssimo arborizado, as construções se integram com a natureza, exatamente no meio da mata.
A estrutura dos bangalôs
O Boca Brava Cala Mia Island Resort criou um conceito de hospedagem com bangalôs. Todos são praticamente iguais em tamanho e disposição, variando a decoração temática de cada um.
A grande diferença, e que você deve estar alerta, é que os bangalôs voltados para o mar possuem cama de casal e possuem preço pouco maior. Já os voltados para a praia têm 2 camas Queen, lado a lado.
Todos os bangalôs possuem um amplo quarto que se integra, por meio de enormes portas de vidro, com a varanda como se fosse uma enorme barraca de praia coberta de palha. Super charmosa, tem sofá, mesinha de centro e rede. Lugar delicioso para o fim de tarde, esperando o pôr-do-sol.
O banheiro num rústico chique tem box de tijolos de vidro, produzindo luminosidade maravilhosa! O ambiente é muito silencioso, romântico e aconchegante.
Não tem televisão o que é ótimo pois você se volta a curtir a natureza ao redor, o bater da água na praia ou nas pedras, o pôr-do-sol, o amanhecer, o vento no rosto, maior contato com a natureza.
Casa para família e Lodge para pescadores
Além dos bangalôs para casal ou 2 pessoas, o hotel possui bangalôs duplos, unidos pela varanda. Oferece ainda uma casa, construída com o mesmo conceito de bangalô, voltada para hospedar famílias. Inclui quartos, sala, cozinha e varanda.
Também oferece um lodge com capacidade para várias pessoas. Espaço compartilhado com quartos duplos e boa infraestrutura, bastante confortável. Este é bem usado para hospedar grupos de pescadores.
O SPA do Boca Brava Cala Mia Island Resort
Solitário como um mosteiro, o bangalô do Spa, coberto de palha como uma enorme barraca vista mar, fica numa ilhota adjacente ao hotel. Sabe como são unidos? Por uma ponte suspensa para pedestres!
Sabe aquelas pontes de madeira que balançam quando se anda e que você olha para baixo e dá um friozinho na barriga? Essa mesmo.
Fiquei pensando que deve ser para você se estressar um pouco (morro de medo) e poder relaxar no Spa, porque ali naquele paraíso, não existe estresse, rsrsr.
A vista que se tem do Spa é fantástica! Todo aberto para o mar. Enquanto você relaxa aprecia, lá de cima, o mar ao longe. Demais!
A piscina
De frente para o restaurante, de borda infinita é simplesmente deliciosa. Ao seu redor mesinhas e espreguiçadeiras para seu desfrute. No jardim redes onde também pode curtir o sol ou fazer a sesta, depois do almoço.
A piscina fica voltada para o lado do mar. A vista mar enquanto curte a piscina ou relaxa em volta dela é deslumbrante!
A praia e atividades aquáticas
A praia é particular do hotel. É uma praia calma e para quem se hospeda deste lado, o bater das ondas praticamente aos pés de seu bangalô, acalenta e induz seu sono.
Com uma boa estrutura de praia, atende muito confortavelmente os hóspedes. Redes dispostas à beira mar, cadeiras e mesinhas. Um ambiente aconchegante e confortável.
São oferecidos gratuitamente pranchas de SUP, snorkeling e caiaques para curtir a praia e enseada.
Além disso, organizam atividades conforme o interesse do hóspede:
- cruzeiros à vela, diurnos e no pôr-do-sol;
- passeios de barco pelos manguezais;
- mergulho, com reserva antecipada;
- passeios de barco ou à vela para outras ilhas ao redor (Isla Palenque, Isla Bolaños, Isla Gamez, Playa Grande or Islas Secas). No post de Boca Chica conheça sobre as ilhas.
- Oferecem snorkeling e podem preparar lanches para piquenique na praia e nas ilhas.
O bar da praia
Na praia você tem ao seu dispor um lindo e confortável bar. Funcionários simpáticos e talentosos em preparar drinks, comidinhas e até pizza um forno de barro.
Você pode tomar seu café e ir para a praia. Lá, curtir boa parte do dia com atividades esportivas, bebidinhas e comidinhas, numa boa estrutura e conforto.
O Restaurante do Boca Brava Cala Mia Island Resort
Super transado, o restaurante tem vários ambientes internos e toda a varanda também possui mesinhas. Na parte externa, de frente para a entrada têm uma mesa, disputadíssima, porque tem visão para a piscina e praia.
Você pode escolher uma vista para cada dia: para o lado da praia, do mar, para a piscina, para o jardim, ou para o bar interno.
Sim, logo na entrada do restaurante está o bar. Lugar de ponto de encontro dos hóspedes para conversar, apreciar e saborear os bonitos drinks preparados pelo barman.
Preste atenção no pequeno quadro negro na entrada. Diariamente está o menu do almoço e jantar. Não possuem um menu impresso, o chef prepara, dia a dia, o menu.
O café da manhã
Muito saboroso é trazido, em etapas, na mesa. Iniciando com frutas e suco, depois ovos mexidos, omelete ou frito, acompanhado de lingüiça típica, saborosíssima, sabor com um mix de sal e doce que amei, com torradas. Iogurte preparado lá mesmo, com granola, geléias, queijo, presunto, café, chá ou chocolate. Praticamente um brunch.
Com a maravilhosa vista do mar, cada dia pode escolher um novo ângulo, o café da manhã é muito mais que uma refeição. É contemplação, tempo para conversa, reflexão, compartilhamento, relaxamento. As etapas vão sendo saboreadas, sem pressa, com muita simpatia e descrição dos garçons.
O almoço e jantar
Nós geralmente tomávamos o café da manhã e pelo meio da tarde bebericávamos e comíamos alguma coisa no bar da praia. Jantávamos no restaurante.
Os pratos são muito bem preparados, decorados e saborosos. O ambiente sempre muito aconchegante, boa música, muito gentileza.
DICA SDV: Lembre-se, você está numa ilha e distante de outros estabelecimentos. A melhor opção é fazer as refeições no restaurante ou no bar da praia. Nossa reserva incluía o café da manhã e definia preço de $15 dol para o almoço e $30 para o jantar, por pessoa. Lembrando que o hotel não aceita que leve bebida ou alimentos.
Outras atividades oferecidas pelo Boca Brava Cala Mia Island Resort
Subida ao pico da Ilha Boca Brava: um passeio que você pode fazer por sua conta. Nós fizemos na tarde de nossa chegada. Uma subida razoável, mas que a vista super compensa. Não deixe de fazer.
Jogo de Xadrez: Um grande jogo de xadrez no meio do resort é outra atividade de lazer disponível aos hóspedes.
Passeio a cavalo: de barco será levado a um estábulo próximo e de lá passeará por 2 horas, pela Ilha Boca Brava, indo até a sua parte mais alta. terá a vista do mar, das ilhas ao redor e conhecerá a flora e a fauna natural da ilha.
Visita às aldeias indígenas: Na ilha Boca Brava existem várias aldeias indígenas da tribo Ngöble-Buglé. As mulheres usam vestidos bem coloridos com a cintura bordada, típica do local. O hotel organiza uma visita de 1 hora à aldeia para conhecer um pouco de sua cultura.
Interessante é que a taxa cobrada deste passei é doada para as aldeias. O hotel Boca Brava Cala Mia Island Resort emprega vários destes indígenas para ajuda-los a desenvolver outros ofícios.
Pesca Esportiva: a região de Chiriqui é muito conhecida como um dos melhores lugares do mundo para a pesca. O Boca Brava Cala Mia Island Resort hospeda grupos de pescadores de vários países, inclusive do Brasil. Tem parceria com a Panama Nautical Club e organiza pescas ao redor da Ilha ou em alto mar, com guias experientes.
Serviço
- Temperatura: mínima de 21ºC, máxima de 32ºC, a noite e no amanhecer a temperatura é um pouco mais baixa.
- Clima: seco de dezembro a abril; dias ensolarados e eventuais chuvas a noite de maio a setembro. Chuvas praticamente todas as noites em outubro e novembro.
- Se desejar fazer mergulho, avise com antecedência. Faca as reserva de seus passeios com um dia de antecedência.
Minhas Impressões
Foram 3 dias de muita tranquilidade e relaxamento. Curtimos muito a estrutura do hotel e fizemos o passeio à ilhas vizinhas, Bolaños, Paridas e Isla Gamez. Veja fotos no Post de Boca Chica. Super recomendo visitar e se hospedar no Boca Brava Cala Mia Island Resort.
Veja o filme que fizemos de Boca Chica e Boca Brava, lá no nosso canal do Youtube. Aproveita para se inscrever no canal e clica no sininho para receber aviso quando publicarmos novos filmes.
Desde a travessia de Boca Chica até Boca Brava Cala Mia Island Resort, da beleza e aconchego do bangalô, da beleza das ilhas nativas e inabitadas que visitamos, a praia, o pôr-do-sol, tudo impregnou nosso sentido da visão!
Para Refletir
Faze-me saber os teus caminhos, Senhor, ensina-me as tuas veredas! Salmos 25:4
_________________________________________________________
Deixe seu comentário aqui ao final deste post, contando para gente a sua experiência. Se você já foi ou quando você pretende ir ao Panamá!!!
PLANEJE SUA VIAGEM
Se você gosta de nosso Blog e vai viajar, planeje sua viagem com nossos parceiros. Você não paga nada a mais, em alguns casos até ganha descontos, e nós recebemos uma pequena comissão. Assim você nos ajuda a manter o blog sempre atualizado.
- Para reserva de hotéis busque no Booking.com
- Para aluguel de carro RentCars que busca melhores preços em mais de 100 locadoras
- Para Seguro viagem faça o SeguroPromo. Usando o cupom de desconto para nossos leitores – SYLVIAYANO5 , terá 5% de desconto. Pagando no boleto, mais 5%.
- Para Cartão de dados e internet EasySIM4U
- Para passagens aéreas e saber qual a melhor época para viajar, use Viajanet
Deixe seu Comentário
Que lugar lindo e relaxante!
Obrigada por dividir essa experiencia linda. Bj
Querida Lucia,
Verdade, esse lugar é muito gostoso, tranquilo, ótimo para curtir muito!!!
É sempre um prazer compartilhar nossas experiências com amigas e amigos.
Nosso desejo é que inspire a todos viajar sempre, para perto ou para longe. O que importa e descobrir e redescobrir lugares e sabores!!!
Obrigada por ler nosso post.
Beijos
Sylvia Yano