Nós costumamos receber os convidados com o que chamamos de boas-vindas. Nada mais é que uma pequena entradinha. Esta receita de canapé de camarão com uva verde faz muito bem este papel.
A frescura da uva verde, dando seu adocicado ao camarão passado na manteiga, a aguçado pela presença;ca do manjericão, já dá o tom do jantar. Prepare o seu e veja o resultado!
Porção: 14 pessoas
Sumário
Ingredientes
- 600 gramas de camarão tamanho M
- 200 gramas de uva verde sem semente
- 15 gramas de manjericão
- 1 pimenta dedo de moça cortada em pequenos cubos (brunoise)
- 3 dentes de alho cortados em pequenos cubos (brunoise)
- 1 grama de gengibre cortado em pequenos cubos (brunoise) ou ralado (opcional)
- 10 gramas de manteiga sem sal
- Pimenta do reino
- Ervas finas
- Azeite
- Sal
Modo de preparo do canapé de camarão com uva verde
Limpe os camarões, nós sempre tiramos a tripinha. Alguns não ligam para isso, mas particularmente, acho que o sabor melhora muito com esse cuidado, super recomendo!
Tempere os camarões já limpos, com o alho, pimenta do reino, as ervas e o gengibre (opcional). Reserve para que o camarão absorva bem o tempero.
Lave bem e seque as folhas de manjericão, assim como as uvas verdes. Corte as uvas verdes ao meio e reserve.
Em uma frigideira aquecida coloque um fio de azeite e derreta a manteiga. Adicione metade dos camarões, sal a gosto e refogue por cerca de 3 minutos cuidando para não passar do ponto. Retire os camarões e repita o processo com a outra metade. Reserve.
Compondo o prato
Em um palito, e pela ordem, espete metade de uma uva, uma folhinha do manjericão, um camarão e a outra metade da uva.
Disponha as uvas voltando a parte interna, uma para a outra. Dá um maior equilíbrio na composição do canapé de camarão com uva verde.
Disponha em uma bandeira escolhida para servir ou espete na metade de um melão como fizemos.
Harmonizando
Para acompanhar esse canapé de camarão com uva verde optamos pelo espumante Arte Tradicional Brut da Casa Valduga, 2017.
Temos usado uma prática comum, para os primeiros passos do jantar, ou seja, boas-vindas e entrada, harmonizamos com espumante, valorizando a maior parte das vezes os espumantes nacionais que têm enorme qualidade e bom preço. Já os passos seguintes, harmonizamos com vinho tinto, nossa preferência, ou branco, em casos específicos.
Menu completo
Nosso jantar teve este menu e segue aí, como ideia para você. Mas fique à vontade para inserir este canapé de camarão com uva verde como entrada de qualquer outros pratos de seu gosto. Veja quantas receitas temos aqui no blog que podem lhe inspirar a organizar o seu próprio cardápio. Entre em Receitas no menu da página inicial e aflore a sua criatividade!
- boas vindas: canapés de camarão com uva verde
- entrada: figo grelhado com melão e Parma
- entre prato: mozzarella de búfala com pesto de hortelã
- prato principal: robalo com crosta de gergelim, arroz negro e farofa de castanhas
- sobremesa: cheesecake com creme de ricota e geleia de jaboticaba
Conclusão
Muito fácil e de rápido preparo, este canapé de camarão com uva verde é uma saborosa entrada.
O que leva mais tempo é montar os palitinhos e organizar no melão ou prato. Mas o resultado final, além de bonito é muito gostoso. Vale fazer!
Assim, como sugestão, e como este canapé é servido frio, você pode iniciar o preparo desta receita bem mais cedo, deixando tudo pronto para a chegada dos convidados.
Preparando mais cedo, vai ajudar a você não ter que correr e lhe libera para estar um tempinho mais com os convidados ao chegarem.
o equilíbrio do salgado do camarão com o adocicado um pouco ácido da uva verde, ressaltado pelo manjericão estimula as papilas gustativas, preparando o paladar para os próximos pratos!
Pode lhe interessar também
Deixe seu Comentário