Que tal inovar? Hoje apresentamos aqui uma receita muito fácil de preparar e que vai dar um toque sofisticado ao seu prato principal – cogumelos recheados!!! Veja como é fácil preparar.
Poucas pessoas têm o hábito de comer cogumelos no dia a dia e esse é um alimento muito saudável e também versátil.
Eu descobri que adoro e temos usados mais rotineiramente nas nossas refeições, principalmente refogando vários tipos diferentes.
Mesmo sendo um prato para acompanhamento, temos usado como prato principal para o lanche da noite, porque é leve, saboroso e não engorda, kkk.
Na foto, os cogumelos e arroz sete grãos vão acompanhar atum
Sumário
Ingredientes
– 8 cogumelos frescos (Portobelo) – 200 ml de vinho tinto – 2 colheres de aceto balsâmico – 2 colheres de açúcar – 2 colheres de sopa de manteiga – 1 cebolas (roxa) – 2 tomates sem pele e sem semente (italiano) – 3 dentes de alho – Sal, pimenta do reino, ervas de Provence e azeite
Modo de Preparo dos Cogumelos Recheados
Preparando a redução do vinho
Para a calda (redução) do vinho, junte em uma panela pequena, o vinho tinto, o açúcar, o aceto balsâmico e um fio de azeite. Em fogo baixo, deixe ferver até ficar em ponto de fio, mexendo de vez em quando.
Preparando o cogumelo
Utilizando uma colher de chá, retire o miolo dos cogumelos, abrindo espaço para o recheio. Corte em cubos pequenos (brunoise) uma cebola, quatro dentes de alho e os tomates. Em uma frigideira, aqueça um pouco 1 colher de sopa de manteiga, doure os cogumelos e reserve.
Recheando os cogumelos
Aproveitando o restinho da manteiga, coloque a cebola cortadinha, misture por alguns minutinhos, acrescente o alho, mexa mais um pouquinho acrescentando em seguida, o tomate.
Tempere a seu gosto com sal, pimenta do reino e ervas de Provence.
Refogue essa mistura por uns 4 minutos e adicione (deglasse) 50 ml de vinho branco. Após a evaporação do vinho, acerte o sal, faça o enchimento dos cogumelos.
Pronto!!! Simples assim!!! Esse é um acompanhamento que vai super bem com carnes e peixes.
Montando o prato com Cogumelos Recheados
Agora é só montar seu prato principal, acompahado desses cogumelos recheados ou dispô-los no prato como prato principal, enfeitado com tomatinhos cereja.
Use a redução de vinho para enfeitar o prato ao redor dos cogumelos e um fio em cima de cada um. Terá uma refeição leve para um jantarzinho ou um lanche. Prepare-se para os elogios!
Claro que o paladar foi o sentido mais estimulado, mas o olfato foi também aguçado desde o início do preparo!!!
Deixe aí embaixo, nos comentários, o que achou dessa receita!!! Adoramos ouvir sua opinião!!!
Deixe seu Comentário