De origem portuguesa, a coxinha de frango encanta a praticamente todos. Sempre presente em festinhas e bares. Mas você já ouviu falar em coxinha sem massa? Não? Até há pouco tempo eu também não sabia que existia.
E vamos lá né, a gente come coxinha com um certo peso na consciência, exatamente pelo tanto de massa que esse quitute tem e muitas vezes o frango é só um tiquinho.
Sumário
Como descobri a coxinha sem massa – ela existe sim!!!
Sabe aquelas coisas que acontecem por acaso? Foi bem assim. Estávamos viajando para a Chapada dos Veadeiros e precisávamos ir ao banheiro. Avistamos uma placa – Povoado Santiago. Tinha um certo movimento e um pequeno comércio. Resolvemos parar.
Como sou muito curiosa e adoro coisas do interior, resolvi entrar na Lanchonete Portugal. Tudo muito simples, fiquei observando uns segundos e percebi que as pessoas pediam e comiam ali mesmo no balcão. O movimento era até bem grandinho.
A maioria pedia coxinha de frango, alguns para comer ali, outros para levar. Pensei, olha que isso deve ser bom! Não tinha cardápio, então fui na onda! Pedi também a coxinha. E assim tudo começou!
Eles vendem salgadinhos diversos, sempre acompanhado de um cafézinho preto, servido no copo, cortesia da casa, acredita? A segunda surpresa foi ver que a coxinha não tinha massa! Somente uma fina camada de farinha para conter o recheio. A terceira surpresa foi descobrir que era sequinha, cheia de recheio e muito gostosa!!! Feito – amei a descoberta!
Claro que quiz saber da história da coxinha, né!
Como tudo começou
O restaurante já tem 40 anos. Seu Zé Maria chegou ao Rio de Janeiro com 7 anos, trazido por seus pais, vindos de Portugal. Anos depois, quando seu Zé Maria já estava casado com dona Fernanda, os pais quiseram sair da cidade grande. O casal acabou acompanhando e se instalaram no interior de Goiás.
Há 40 anos, seu Zé e esposa abriram o pequeno restaurante/lanchonete. Após 5 anos de funcionamento, dona Fernanda teve uma inspiração e criou a coxinha de galinha sem massa, pois não é que faz sucesso até hoje!
Eles também servem outros salgadinhos, experimentamos o rissole de carne, mas a coxinha supera. Servem também almoço, PF a R$15 e Comercial a R$23.
Onde fica a Lanchonete Portugal da coxinha sem massa
Você pode encontrar o restaurante à direita de quem vai de Brasília para a Chapada, em Pedra de Amolar, município de São João da Aliança. Presta atenção à placa escrito Povoado Santiago.
Minhas impressões
Adoro descobrir essas coisas típicas do interior e ouvir os “causos” de como tudo aconteceu! A simplicidade e sinceridade das pessoas fazem a gente acreditar na espécie humana e resgatar a esperança que ainda tem jeito para a sociedade!
Descobrir um quitute saboroso e diferente para dar aquela paradinha durante a viagem é tudo de bom.
A partir de agora, o pit stop no seu Zé para comer a coxinha sem massa faz parte das nossas viagens à Chapada dos Veadeiros.
E você, que tal experimentar? Vai lá visitar seu Zé e dona Fernanda. Prova da coxinha e depois deixa seu recadinho aqui embaixo, nos comentários. Diz para gente se você gostou.
E para você degustar um pouquinho da Chapada dos Veadeiros, essa é uma das paisagens bem próximo à Lanchonete Portugal.
Quem já não saliva quando pensa em coxinha de frango? Pois é, a coxinha sem massa do Seu Zé e dona Fernanda acariciaram nosso sentido do paladar, preparando o caminho para a gastronomia da Chapada dos Veadeiros.
Deixe seu Comentário