A execução e compartilhamento dessa receita de Moqueca de Camarão é um presente da talentosíssima Ellen Araújo. Tenho tido o privilégio de degustar de delícias, lindas e saborosíssimas, feitas por ela. Essa moqueca foi mais uma dessas experiências gastronômicas fantásticas. Sem ser exagerada, foi a melhor moqueca que já comi!
Obrigada Ellen por dar essa palhinha para gente aqui no Sentidos do Viajar.
Sumário
Ingredientes para a Moqueca de Camarão
Para o camarão
1kg de camarão
1 tomate
1 cebola
1/2 pimentão verde ou vermelho, conforme sua preferência
1 limão – suco
1 xic de chá de coentro
2 colheres de chá de sal
Para a moqueca
2 tomates
1 cebola
1/2 pimentão verde ou vermelho
1/2 pimenta dedo de moca
3 dentes de alho
100ml de leite de coco
Azeite de oliva
Azeite de dendê
Modo de Preparo da Moqueca de Camarão
Camarão: corte todos os ingredientes, para o camarão, em pedaços grandes e bata no liquidificador, preparando uma marinada.
Lave os camarões, misture com os temperos batidos e guarde na geladeira por uns 20 minutos.
Moqueca: corte o tomate, cebola e pimentão em rodelas de 0,5 centímetro. Com as pontas desses legumes (o que sobrou dos cortes) pique em pedaços menores e refogue junto com o alho, a pimenta e umas 2 colheres da marinada, usando o azeite e o dendê.
De preferência numa panela de barro, faça um camada de cada legume cortado em rodelas e o camarão. Acrescente mais da marinada.
Deixe ferver por uns 15 minutos, acrescente o leite de coco e deixe cozinhar por mais 2 minutos.
Preparando o Prato
Se você preparar a moqueca na panela de barro, ela mesma poderá ser levada à mesa. As pessoas servem dessa panela. Essa foi a forma como fizemos. Para familiares e amigos é mais intimista e informal. Mas caso queira dar um toque mais sofisticado, sirva porções individuais em cada prato. Decore com um camarão maior sobre a moqueca, salpicando de coentro sobre e ao redor da moqueca. Sirva com arroz branco.
Nada complicado de preparar com esse passo a passo dado pela Ellen. Tempo de preparo em torno de 40 minutos e você tem um saborosíssimo prato para alegrar a vida daqueles que tem por perto e no coração!
Agora é só agir! Vá lá e faça – VLF! Depois conta para gente, aqui nos comentários como foi a reação do pessoal.
Fonte de pesquisa: A Comida Baiana de Jorge Amado. Palmas Jorge Amado. Ed. Panelinha. 2014.
DICA SDV: Ellen prepara um maravilhoso bacalhau nas natas, receita de sua mãe Qk (queca), também exímia cozinheira. Veja aí a dica como encomendar. Ela prepara em descartáveis de alumínio. Eu sempre tenho em casa para um dia especial ou para uma visita inesperada. Também prepara no seu pirex, a combinar.
O sabor inusitado dessa moqueca, creio eu, pelo marinar previamente o camarão e pelo equilíbrio dos temperos, acariciou nossos sentidos do olfato, visão e sobretudo do paladar.
Deixe seu Comentário