Sabe aquele programa em Madri “ir de tapas”? Temos algo semelhante no Brasil! Essa é a nova maneira de conhecer uma cidade, unindo história, conversa, cerveja e comidinhas! É “ir de bar em bar”. Foi exatamente isso que o Tour Comida de Boteco nos proporcionou. Uma ótima maneira de o que fazer a noite em Curitiba! Conhecemos 4 bares imperdíveis. Anota a dica para quando for visitar essa bela cidade. O que fazer a noite em Curitiba
Coordenado por Carol Moreno do Blog de viagens Mochilão Trips, saímos, a pé, pelo centro de Curitiba, conhecendo as peculiaridades de bares super especiais.
Vou contar aqui a nossa experiência nesta aventura de sair de bar em bar, na noite curitibana!
Na primeira semana de novembro/18 foi realizado o II Encontro da Rede Brasileira de Blogueiros de Viagem – ERBBV, na cidade de Curitiba. O Tour Comida de Boteco foi uma atividade pré-encontro, para aquecer os motores e começar a fortalecer os laços entre os participantes. Uma ótima descoberta sobre o que fazer a noite em Curitiba.
Saiba mais sobre o que aconteceu no ERBBV pelos olhos da Lilian do blog Uma Senhora Viagem
Sumário
- “Ir de bar em bar” – o que fazer a noite em Curitiba, bares e comidinhas
- O Tour Comida e Boteco
- Nossa experiência nos 4 bares em Curitiba, centro histórico | O que fazer a noite em Curitiba
- Armazém Califórnia
- Alchemia Bar
- Garden Hamburgueria
- Bar do Alemão – Schwarzwald
- Serviço – Tour Comida de Boteco
- Minhas impressões
“Ir de bar em bar” – o que fazer a noite em Curitiba, bares e comidinhas
Há 3 anos funcionando, o Tour Comida de Boteco proporciona não só provar de comidinhas e bebidas, mas uma experiência única, por diferentes bairros da cidade. Turistas e curitibanos aprendem mais da história e origens da cidade, das deliciosas comidinhas típicas, dos bares locais, conhecem novas pessoas e fazem novos amigos.
O Tour Comida e Boteco
Toda quinta-feira, 19h e sábado, 17h, são visitados 4 bares de um mesmo bairro. Alternadamente, o tour é feito em 8 bairros da cidade, visitando bares selecionados, a dedo, pela organizadora.
- Centro: Barbaran, La Santa Brigadeiro, Marduk, Saint Patrick Pub, Ao Distinto Cavalheiro, Janela Bar
- Centro Histórico: Alchemia, Quintal do Monge, Mr Hoppy Trajano, Garden Hambargueria, Armazém Califórnia, Sirène, Bar do Alemão, Oriente Árabe
- São Francisco: La Santa, O Torto, Paradoja, Don Almeida, Corleone Craft Burgers, Insano Bar, Square 131
- Mercês: Bruschetta d’Italia, Jardinete, Growler Brasil, Dali da Esquina, La Boca, Mr Hoppy Mercês, Flame, O Jardineiro
- Itupava: Canabenta, Redface Brewpub, Menina Zen, Sí RestoBar, Banzai Craze Jap, Barbarium Pocket, Golden Mile
- Batel: Abbey Road Pub, Volken Pub, Tasca Bar, Chicano Pub Libre, Armazém Colônia, Aurora Bar, Templo da Cerveja, Sirène Vicente, Porks Vicente
- Centro Cívico: Cervejaria da Vila, Amsterdam Lounge Bar, Zapata Mexican Bar, Porks – Porco e Chope, Mr Hoppy Beer & Burger, CWBest Beer
- Água Verde: Confraria Água Verde, BarVinho, Mr Hoppy Beer & Burguer, Hamburgueria Água Verde, Jabuti, Izakaya Tanuki
A visita é feita em grupos de no mínimo 8 e máximo de 15 pessoas, com duração de 4h30. Em média, os participantes ficam 1h em cada bar.
Os bares são próximos e os deslocamentos, feitos à pé. Cada bar oferece petiscos aos participantes, incluindo, em alguns casos, a opção de pratos vegetarianos.
Nossa experiência nos 4 bares em Curitiba, centro histórico | O que fazer a noite em Curitiba
Para os participantes do ERBBV foram oferecidas 15 vagas no Tour pelos bares de Curitiba – Comida de Boteco. A região definida foi a do Centro Histórico, visitando os bares Armazém Califórnia, Alchemia Bar, Garden Hambargueria e Bar do Alemão. Amei logo de início, pois o centro histórico é uma área linda da cidade. Claro que corri para me inscrever, queria conseguir vaga!
A coordenação do tour enviou, com antecedência, todas as informações, abrindo canal para tirar qualquer dúvida. O ponto de encontro é sempre em frente ao primeiro bar, no nosso caso foi no Armazém Califórnia .
Armazém Califórnia
É um bar e restaurante libanês tradicional, aberto em 2006, já foi armazém e frutaria. A história da casa foi contata pelo Khaliu, filho do antigo proprietário do armazém, hoje atual dono. Tudo começou em 1965, com a chegada do seu Maged, o pai, à Curitiba, vindo do Líbano. O local acabou virando um bar e restaurante por acaso. Conta Khaliu que começaram a preparar esfirras e arroz com lentilha para a refeição deles e dos ajudantes no mercadinho. O cheiro atraiu os vizinhos, que começaram a pedir as iguarias. A procura foi aumentando, colocarem 2 mesas, depois mais 2 e pronto, tudo aconteceu!!! Oferecem opções de pratos prontos para o almoço, como arroz marroquino, kafta, tabule e arroz com lentilha. Também têm petiscos variados. Simplesmente AMEI, esfirras, mix de pastas libanesas (babaganouche, homus, coalhada seca), quibe cru e frito. (Instagram: @armazem_california).
Dica SDV: não deixe de experimentar a pasta de berinjela com nozes, maravilhooooosa!
Alchemia Bar
Tem uma varanda externa com com mesinhas, vista para o Relógio das Flores, um dos pontos turísticos de Curitiba. Ótima pedida para as noites mais quentes. É um bar espaçoso, com música ao vivo em vários dias da semana. No cardápio, opções variadas de petiscos, com destaque para o bolinho de tilápia e o hambúrguer de joelho de porco com geléia de abacaxi. Tem um cardápio exclusivo só de shots, e também oferece chopps, drinks e cervejas de garrafa. (Instagram: @bar_alchemia).
Dica SDV: experimente a cerveja artesanal produzida pela casa. Eu gostei demais!
Garden Hamburgueria
Fica bem ao lado do Alchemia. Possui um jardim super aconchegante no fundo da casa, que estava lotado. O bar é espaçoso, tem música ao vivo em alguns dias da semana. O carro chefe da casa é o hambúrguer, mas tem um cardápio variado, com destaque para os bolinhos (de provolone, salmão e mandioca com carne seca) e para o quibe de tilápia. (Instagram: @gardencwb).
Dica SDV: chegar cedo se quiser ficar no jardim. Prove os bolinhos de provolone, estavam demais!!!!
Bar do Alemão – Schwarzwald
Super tradicional em Curitiba, completou 39 anos em nov/18. É o bar mais procurado por turistas que visitam a cidade. A estrutura é enorme, comporta 800 pessoas sentadas, está ao lado do Memorial de Curitiba. O destaque do bar é o Submarino, um chopp servido com um canequinho de Steinhaeger dentro, que pode ser levado como souvenir. Tem escrito embaixo: “Este caneco foi honestamente roubado do Bar do Alemão”. Se fizer o tour pode pedir o canequinho também com o nome do Tour Comida de Boteco! No nosso caso, o souvenir foi customizado com a logo e nome da ERBBV. O cardápio, claro tem petiscos e comidas típicas alemães, salsichão branco e vermelho, chucrute, joelho de porco (eisbein) e bisteca de porco (kassler). O bar tem uma área exclusiva de cervejas artesanais, e mensalmente conta com apresentações de um grupo de dança alemã. (Instagram: @bardoalemaooficial)
Dica SDV: prove o submarino! É engraçado, saboroso e você ainda leva para casa, o souvenir!!!
Serviço – Tour Comida de Boteco
- Inscrição: www.tourcomidadeboteco.com
- Valor: R$ 60,00 por pessoa, incluindo os petiscos nos 4 bares visitados. As bebidas são cobradas à parte
- Contato: Carol Moreno (41) 98814-0324; carolmorenot@gmail.com
- Instagram: @tourcomidadeboteco
- Programa de fidelidade: é oferecido desconto progressivo a partir da segunda participação e promoção para inscrição conjunta acima de 3 pessoas.
Minhas impressões
Eu gostei demais da ideia e de como foi conduzido o tour, tanto na fase de planejamento como no próprio dia. Carol é uma simpatia e os donos dos bares recebem a galera com muito carinho. Super recomendo como uma das atividades para o que fazer a noite em Curitiba. Amei essa de “ir de bar em bar“. Você pode conhecer 4 bares numa só noite, curte o lugar e diferentes comidinhas e confraterniza, de forma bem descontraída, com pessoas que têm o mesmo gosto que você. Na volta a cidade, não terei dúvida sobre o que fazer a noite em Curitiba – mais um Tour Comida de Boteco!!!!
Dica SDV: não se entusiasme demais no primeiro bar, foi o que aconteceu comigo, rsrs, porque depois não aguenta comer o quanto deseja, as comidinhas dos outros bares!!!
Você já percebeu que eu chutei o pau da barraca né! Adoro comida libanesa e fui com tudo nas pastas, quibe e tudo o mais do Armazém California. Depois, muito triste, tive que moderar, já não cabia muito. O paladar com todas essas 4 diferentes experiências de sabores foi super presenteado!
Deixe seu Comentário